Penedo, Alagoas: O que fazer, quando ir e principais pontos turísticos!

Localizado às margens do Velho Chico, Penedo, Alagoas, pode até não ser um famoso destino turístico do Nordeste, mas sem dúvida, garante deliciosas experiências aos seus visitantes, já que carrega memórias do Brasil colonial.  

Por lá, os roteiros turísticos são embelezados pela sua arquitetura colonial com construção datada do período do século XVI, igrejas antigas e conventos que levam seus turistas para uma viagem ao tempo.

Como se não bastasse, as águas do Rio São Francisco também proporcionam passeios de barco deliciosos e muitas outras atrações em meio à natureza, que apaixonam seus visitantes. Veja só!

Compre passagens aéreas com os melhores preços do Brasil neste link!

Penedo, Alagoas: tudo sobre esse paraíso escondido!

Se você é daquele tipo de turista que gosta de um roteiro que mistura belas paisagens e história, a cidade Penedo, Alagoas é o seu lugar.

Situado na parte sul do estado e banhado pelo Rio São Francisco, o destino apaixona seus visitantes em razão da sua riqueza histórica e cenários naturais de tirar o fôlego.

Museus, conventos, igrejas e casarões coloniais compõem os cenários de suas ruas de paralelepípedo e oferecem detalhes riquíssimos do período em de colonização de Alagoas. 

Sem contar que a culinária da cidade também leva seus turistas por deliciosas experiências gastronômicas.

História de Penedo, Alagoas

História de Penedo, Alagoas
Fonte: Arquivo Nacional Do Brasil / Flickr

Em Penedo, Alagoas, a história da cidade remete para o século 16, quando se formou um pequeno povoado nesta região. 

Aliás, há controvérsias sobre a sua origem, a primeira das hipóteses é que o povoado tenha sido fundado por Duarte Coelho Pereira, primeiro donatário da capitania de Pernambuco.

A segunda teoria, a mais divulgada, garante que a criação do povoado, na verdade, foi feita pelo seu filho, Duarte Coelho de Albuquerque, que teria herdado a capitania.

Mas de maneira resumida, a história de Penedo começou com a conquista de Alagoas, no início de 1560, quando Albuquerque organizou dois comboios: um com destino para o norte de Olinda e outro para o sul.

Independentemente da sua origem, acredita-se que o povoado somente existiu oficialmente em 1613, sendo elevada a vila em 1636.

De lá para cá, a cidade soube como ninguém preservar seu patrimônio histórico, um verdadeiro legado do período de colonização portuguesa e holandesa.

Como chegar a Penedo?

Entender como chegar à Penedo, Alagoas, é importante para que você possa comprar as suas passagens aéreas e definir as melhores rotas e meios de transporte para chegar ao destino.

É possível desembarcar no Aeroporto Internacional de Zumbi dos Palmares, na capital Maceió, e depois fazer uma viagem de ônibus ou alugar um carro até o antigo vilarejo. 

Qual a distância de Penedo à Maceió?

Qual a distancia de Penedo à Maceió?
Fonte: Unsplash

Para quem se pergunta qual a distância de Maceió para Penedo, saiba que é de menos de 160 quilômetros, o que faz da capital alagoana a porta de entrada para o destino. Caso opte por alugar o carro, o caminho mais comum até lá é pegar a BR-101.

É possível fazer bate e volta?

A resposta é sim! Isso porque, a viagem entre os destinos tem duração de cerca de duas horas.

Portanto, se você estiver em Maceió, por exemplo, chegue bem cedinho em Penedo, pois, você conseguirá conhecer as principais atrações históricas da cidade.

    Está gostando do conteúdo?
    Receba as melhores dicas de viagens no seu e-mail!
    Fique tranquilo, não enviamos spam!
    E-mail cadastrado com sucesso!
    A partir de agora, você receberá as melhores
    dicas de viagem diretamente no seu e-mail!

    Passagens aéreas: compre com antecedência

    Agora que você já sabe como chegar na cidade Penedo, Alagoas, não deixe para a última hora a compra das suas passagens aéreas para Maceió. Isso porque, conforme a data da viagem se aproxima, os preços das passagens começam a subir.

    Se você é aquele tipo de turista que adora economizar em suas viagens, faça as suas pesquisas na nossa plataforma compradora, Passagens Promo, famosa por apresentar os preços e ofertas de voos mais vantajosos do mercado.

    Passagens aéreas para ir de Maceió até Penedo, Alagoas!
    Passagens aéreas saindo de

    Para não perder as melhores promoções, acione o alerta de preços para receber notificações sempre que o trecho escolhido entrar em promoção. 

    Siga-nos também nas redes sociais para acompanhar as melhores dicas de viagem, novidades e ofertas.

    O que fazer em Penedo, Alagoas?

    Na hora de decidir o que fazer em Penedo, Alagoas, é normal ficar em dúvida sobre quais atrações conhecer, afinal, a cidade abriga lugares carregados de história, passeios imperdíveis e belezas naturais de tirar o fôlego.

    Se você quer explorar cada cantinho de Penedo e garantir uma viagem bacana pelo Nordeste, confira as dicas de atrações que separamos para nossos viajantes.

    Centro histórico

    Comece o seu tour pelo centro histórico da cidade, que abriga verdadeiros tesouros da arquitetura colonial e construções cheias de memórias que transportam seus visitantes no período em que Alagoas vivia sob o comando dos portugueses. 

    Por todos os lados, é possível ver locais históricos, conventos e museus que dão o toque especial aos roteiros turísticos. Por isso, a regra é colocar calçados bem confortáveis, roupas leves e perambular por essa região sem ter hora para voltar.

    Igreja N.S. da Corrente

    Igreja N.S. da Corrente
    Fonte: Lucas Oriolo Rodrigues / Wikimedia Commons / CC BY-SA 4.0

    Sem dúvida, a Igreja Nossa Senhora da Corrente é um dos lugares mais bonitos e importantes da cidade de Penedo, Alagoas. 

    Construída em 1765 no centro histórico da cidade, o templo preserva sua arquitetura em estilo barroco e rococó, uma verdadeira joia da arquitetura do estado. 

    Ao entrar no templo, é possível observar suas decorações, como uma azulejaria portuguesa em policromia e um belíssimo altar-mor com detalhes folheados a ouro, que deixa seus visitantes impressionados. 

    Paço Imperial

    Não deixe de fazer uma parada também no Paço Imperial que, na verdade, é um museu, localizado na Praça Doze de Abril, bem pertinho da Igreja Nossa Senhora da Corrente.

    O espaço é um dos lugares mais interessantes para quem gosta de história, já que ele guarda relíquias do período colonial brasileiro e também conta a história da visita do Imperador Dom Pedro II a Penedo. 

    Convento e Igreja Santa Maria dos Anjos

    Na sua viagem para Penedo, Alagoas, o Convento e Igreja Santa Maria dos Anjos também são lugares que respiram história e guardam joias arquitetônicas e de arte. 

    No século 18, o local funciona como uma escolha de filosofia, francês e latim para alunos vindos de todas as partes do Brasil. Mesmo depois de anos, seus edifícios continuam intactos e permanecem abertos ao público para visitação.

    A Igreja, além de ser um templo religioso, abriga obras de arte sacra, elementos decorativos em estilo barroco, pinturas e afrescos no teto.

    Passeio de Barco

    Passeio de Barco
    Fonte: Pixabay

    Passear de barco pelo Velho Chico é uma das experiências que todo turista deve ter ao viajar para a cidade de Penedo, Alagoas. O tour tem duração de cerca de 45 minutos e você poderá observar as belas paisagens do rio mais famoso do Nordeste.

    Você passará pelas áreas de rochedos onde Penedo começou, casebres e embarcações coloridas navegando pelo Velho Chico. Para coroar lindamente o seu passeio, você poderá observar o pôr do sol, que é um espetáculo na região. 

    Ilha de São Pedro – Visita a Pedra de São Tomé

    Para quem gosta de aventura, inclua no seu mapa de Penedo, Alagoas uma visita a Pedra de São Tomé, na ilha de São Pedro. Para chegar ao local, você precisará fazer uma travessia de barco em um trajeto que tem duração de 10 minutos.

    Ao desembarcar na ilha, você precisará fazer uma trilha de cerca de 20 minutos de duração para chegar até a Pedra de São Tomé. 

    Durante o trajeto, os guias contam um pouco da história dessa ilha e o porquê a pedra desperta tanta curiosidade dos seus visitantes.

    Acredita-se que existem pegadas do apóstolo São Pedro em cima da pedra, que também cravou o seu cajado para comprar o seu poder e a presença do local.  Se é verdade ou não, ao chegar ao local, não deixe de registrar esse momento.

    Visita à Foz do Rio São Francisco

    Esse é um dos passeios clássicos para quem visita Penedo, Alagoas, já que a Foz do Rio São Francisco oferece uma paisagem espetacular, um verdadeiro presente da natureza para os nordestinos e turistas.

    Mas a foz fica localizada na cidade de Piaçabuçu, que fica a cerca de 30 quilômetros de distância. Não deixe de registar as belezas da região, composta pelo encontro do rio com o mar e lindas dunas com areia dourada.

    Os passeios para o município vizinho partem no período da manhã e seguem até o período da tarde com direito a uma parada para um almoço típico. Aproveite para conhecer a Praia do Peba, que fica na cidade.

    Passagens Promo tem as melhores ofertas para você economizar na sua viagem! Encontre sua passagem aérea com até 35% de desconto, além de pesquisar hotéis e seguro viagem em um só lugar! Clique aqui e confira.

    Área de Preservação Ambiental Marituba do Peixe

    Para quem gosta de história, mas adora contato com a natureza, visite a Área de Preservação Ambiental Marituba do Peixe, que está localizada entre as cidades de Penedo, Piaçabuçu e Feliz Deserto.

    Esse verdadeiro paraíso do sul do estado alagoano reserva as paisagens mais bonitas da região e você poderá percorrer trilhas ecológicas para observar a fauna e flora local. Em dias de sol e calor, a pedida certa é um delicioso banho de riacho.

    Para conhecer o local, você também precisará contratar um guia turístico que conheça o parque natural.

    Penedo, Alagoas tem praia?

    Penedo, Alagoas tem praia?
    Fonte: Pixabay

    Muitas pessoas se perguntam se Penedo, Alagoas tem praia, a resposta é não, pois ela não é banhada pelas águas do Oceano Atlântico, mas pelas águas do Velho Chico. Mas não precisa ficar triste, pois há lindas praias que ficam bem pertinho de Penedo. 

    A cerca de 30 quilômetros da cidade, a Praia de Peba, em Piaçabuçu, é considerada uma das mais belas do sul de Alagoas. No local, você será coroado com uma paisagem composta de dunas e coqueiros, que tornam os cenários paradisíacos.

    Entre as melhores praias de Alagoas, destaque também para a Praia do Pontal do Coruripe, Praia de Arembepe e Praia do Pontal do Peba, que também ficam em Piaçabuçu.

    Gastronomia de Penedo, Alagoas: onde comer?

    Assim como em todo o estado de Alagoas, a cidade de Penedo também oferece uma deliciosa culinária nordestina e com pratos que agradam aos mais diferentes paladares.

    Para os turistas que querem saborear a comida alagoana, o Restaurante Forte da Rocheira é uma opção deliciosa. O local serve pratos variados, mas todos com um toque de regionalismo. 

    Não deixe de experimentar os pratos de peixes de água doce que são saborosos e derretem na boca. E o melhor é que o restaurante tem vista para o Rio São Francisco.

    Também às margens do Velho Chico, o Restaurante Oratório é conhecido por servir as melhores comidas à base de peixe da região e também por servir pratos fartos e com preços bem convidativos. 

    Durante à noite, o Perto de Casa Restaurante e Choperia é uma deliciosa opção para curtir a noite de Penedo e, claro, apreciar uma boa gastronomia. Com um clima descontraído, o local serve pratos mais elaborados e possui um ambiente elegante e convidativo. 

    Onde ficar hospedado em Penedo, Alagoas

    Pretende pernoitar na cidade? Então, saiba que há muitas pousadas em Penedo, Alagoas que oferecem ótima estrutura para hospedar seus visitantes com conforto.

    Entre as opções com as melhores avaliações dos turistas estão a Pousada Lucena, Valle São Francisco, Raízes e também a Pousada Central. Todas elas têm boa estrutura e preços bem convidativos para acomodar seus hóspedes. Por isso, não precisa se preocupar!

    Na hora de encontrar as melhores opções de hospedagens na cidade, conte com o site de buscas, ElQuarto para fazer as suas cotações. 

    Nossa plataforma apresenta as mais variadas opções de acomodações em destinos nacionais e internacionais com ótimos preços. Acesse o nosso site agora mesmo e garanta as acomodações mais vantajosas.

    Encontre passagens com 40% de desconto!

    Agora que você já sabe quais são as melhores atrações de Penedo, Alagoas, chegou a hora de começar a planejar a sua viagem de férias para o Nordeste.

    Se você quer garantir passagens aéreas com 40% de desconto, faça as suas cotações na nossa plataforma, Passagens Promo, que oferece os preços mais vantajosos do mercado e as melhores ofertas e promoções de voos nacionais e internacionais.

    Passagens aéreas para ir de Maceió até Penedo, Alagoas!
    Passagens aéreas saindo de
    Gol SSA Salvador MCZ Maceió 10 Jan 15 Jan R$ 663 Gol GRU São Paulo MCZ Maceió 13 Mai 18 Mai R$ 874 Gol GRU São Paulo MCZ Maceió 12 Abr 17 Abr R$ 874 Gol CNF Belo Horizonte MCZ Maceió 20 Mar 27 Mar R$ 895 Gol GIG Rio de Janeiro MCZ Maceió 26 Abr 15 Mai R$ 937 Ver mais ofertas

    Para economizar na sua viagem de férias, não deixe de acionar o alerta de preços para receber notificações sempre que o trecho escolhido entrar em promoção. Quer viajar barato para Alagoas? De Promo você pode!


    Continue sua leitura!

    Recomendado para você
    O que fazer em Maceió: monte seu roteiro com essas dicas de viagem

    O que fazer em Maceió: monte seu roteiro com essas dicas de viagem

    Dunas de Marapé: conheça esse ponto turístico natural em Alagoas!

    Dunas de Marapé: conheça esse ponto turístico natural em Alagoas!

    Barra de São Miguel: conheça as praias, hospedagens e outras dicas de turismo!

    Barra de São Miguel: conheça as praias, hospedagens e outras dicas de turismo!

    Praias de Japaratinga: conheça esta cidade em alagoas e saiba o que fazer nas praias e arredores!

    Praias de Japaratinga: conheça esta cidade em alagoas e saiba o que fazer nas praias e arredores!

    Pontos turísticos de Alagoas: atrações, passeios e roteiros alternativos

    Pontos turísticos de Alagoas: atrações, passeios e roteiros alternativos

    São Miguel dos Milagres: como chegar, o que fazer e dicas valiosas

    São Miguel dos Milagres: como chegar, o que fazer e dicas valiosas