Peniche: surf, história e beleza natural 

Peniche é o destino completo que oferece a oportunidade de aproveitar as belezas naturais, enquanto conhece a história local. 

E se você é surfista deve ter escutado falar das famosas ondas consistentes e agitadas dessa cidade portuguesa. Suas praias são um verdadeiro espetáculo para quem ama surfar.

Onde fica Peniche? 

No distrito de Leiria, encontra Peniche, uma cidade portuguesa e costeira a cerca de 100km de Lisboa e localizada no Oceano Atlântico. 

É bastante conhecida pelos surfistas, suas praias oferecem boas condições para a prática dos esportes, suas ondas consistentes são excelentes para o surf. 

Além disso, a boa localização permite fácil acesso às Ilhas Berlengas, uma reserva natural que ganha o coração dos aventureiros com suas paisagens fascinantes.

Peniche por si só também é um espetáculo, embora seja uma cidade costeira, também abriga ricos pontos turísticos da história portuguesa , especialmente do regime ditatorial.

Como ir do Brasil a Peniche? 

Se você deseja viver dias incríveis em um destino costeiro, Peniche é uma boa alternativa. Para conseguir chegar a essa cidade portuguesa, é necessário pegar um voo para Lisboa, a capital do país. 

O trajeto dura em torno de 9 a 11 horas e o desembarque acontece no Aeroporto Humberto Delgado. Uma boa recomendação é explorar ao menos 01 dia na capital antes de seguir viagem para Peniche, ela reserva boas atrações, vale a pena conhecer.

E para conseguir de fato chegar ao destino final, você pode ir de ônibus que percorre a A8 em 1h30min. Também tem a opção de fazer a reserva em um hotel que ofereça transfer privado que irá te pegar no aeroporto.

Quem quiser ter mais autonomia na viagem e explorar outros pontos de Portugal , pode alugar um carro. Só que procure antes de decolar uma boa locadora e também verifique quais documentos são necessários para obter a liberação para dirigir em Portugal.

Embora não seja exigido visto para a entrada em Portugal a turismo que dure no máximo 90 dias, é importante procurar saber quais são os comprovantes que podem ser solicitados no momento da entrada. Assim, você evita surpresas e estará com tudo em mãos. 

Qual é a melhor época para viajar a Peniche? 

Saber escolher a época ideal da sua viagem irá resultar em uma experiência mais completa e repleta de boas memórias. Como Peniche é uma cidade costeira, a maioria dos seus turistas escolhem dias quentes.

O verão (junho a setembro) é alta temporada, devido às suas temperaturas quentes e por oferecer boas condições para aproveitar suas praias e se aventurar nos esportes aquáticos. Nesse período, você consegue fazer diversos passeios ao ar livre e explorar a vegetação local. 

Se você é surfista e o foco é pegar ondas consistentes, opte por ir em outubro e abril, são meses em que o mar fica mais agitado e também é quando acontecem um grande número de competições, como o Campeonato Mundial de Surfe (WSL).

Quem quiser economizar e aproveitar a cidade com tranquilidade, tem que ir em maio, quando o fluxo de turistas é menor. Você consegue desfrutar de suas praias e passeios sem precisar enfrentar filas. E a maior vantagem é economizar, com a demanda menor os preços ficam mais acessíveis.

Antes de comprar suas passagens aéreas, considere suas preferências e escolha uma época que seja capaz de ofertar tudo o que você procura em Peniche. Tenha certeza que a sua viagem será mais personalizada e com experiências marcantes.

Melhores praias de Peniche 

Não tem como negar que a maioria dos turistas que escolhem Peniche como destino buscam suas praias. O cenário paradisíaco e costeiro que elas oferecem é de deixar qualquer um impressionado.

O melhor é que cada uma promove aos seus visitantes um ambiente diferente e que pode ser aproveitado de várias formas.

Praia dos Supertubos 

Praia dos Supertubos 

A praia dos sonhos de todos os surfistas é a Praia dos Supertubos, conhecida pelas suas gigantes e rápidas ondas que oferecem excelentes condições para o surf de alto nível. 

Além de ser a sede de competições, tem uma agradável extensa faixa de areia que permite aos espectadores conforto e uma privilegiada visão para assistir os atletas surfando. 

Também garante uma infraestrutura de qualidade e por ser tão movimentada tem uma energia vibrante e animada. 

Praia da Consolação 

A Praia da Consolação é a típica praia que agrada a todos, é dividida em duas partes: uma com ondas agitadas e outra com águas calmas com propriedades terapêuticas.

Quem quiser se aventurar no surf pode ir para a área em que o mar tem grandes obras e se o seu objetivo é relaxar fique na região das rochas que são ricas em iodo e oferece águas terapêuticas. 

Você poderá ficar energizado e cheio de ânimo, enquanto aprecia um cenário paradisíaco. Não tem como não ficar relaxado. 

Praia do Baleal

Praia do Baleal

Ideal para quem busca uma praia mais tranquila e que também está iniciando o surfe. Suas ondas são mais brandas e tem até escolas de surfe.

Se você está em Peniche e foi influenciado por esse clima surfista e deseja aprender, é uma boa opção ir a Baleal e fazer uma aula em suas escolas. 

Aproveite sua extensão de areia para fazer caminhadas e assistir o entardecer de uma posição privilegiada. E nada melhor que terminar o dia em seus bares. 

Economize no Passagens Promo 

Pontos turísticos históricos 

Para explorar a cultura e história de Portugal, você pode visitar seus pontos turísticos que transmitem toda a riqueza da trajetória do país.

É uma boa opção para quem gosta de misturar uma viagem paradisíaca com passeios históricos. Sem dúvidas, vai agregar muito no seu repertório cultural. 

Fortaleza de Peniche 

Fortaleza de Peniche 

Um marco da história portuguesa, a Fortaleza de Peniche é do século XVI e sua construção foi para a defesa de invasões. Ela fica de frente para o Oceano Atlântico e seu design militar combina com a grandiosidade do mar. 

No século XX teve que ser usada como prisão política por causa do regime ditatorial do Estado Novo, onde vários opositores ficaram presos. Hoje em dia, é um lembrete da resistência e liberdade do país. 

Na sua visita, você pode conhecer o Museu Nacional da Resistência e da Liberdade que aborda a luta contra a ditadura, suas exposições fornecem informações amplas a respeito.

Também pode caminhar pelas muralhas e conhecer o pátio interno que oferece uma vista panorâmica do oceano e da cidade. 

Museu da Renda de Bilros de Peniche

Conheça a cultura local no Museu da Renda de Bilros de Peniche que preserva a tradição artesanal da renda de bilros que é confeccionada manualmente pelos artesãos em bastões de madeira, onde os fios são entrelaçados. 

Faça o tour pelo museu que abriga exposições permanentes com peças feitas com a renda, como vestidos, lençóis, toalhas e mais. 

Para tornar a experiência mais rica, existem artesãs no museu que mostram como é feita a renda. Você pode participar de suas oficinas e cursos, se tiver interesse veja isso com antecedência. 

Igreja de São Pedro

Igreja de São Pedro

As igrejas de Portugal são um espetáculo arquitetônico, e em Peniche, você encontra a Igreja de São Pedro do século XVII que esbanja elementos barrocos em seus detalhes ornamentais. 

Ao entrar na igreja não tem como ficar impressionado com seus altares de madeira dourada e as imagens bem detalhadas dos santos, como a do padroeiro São Pedro. 

Preste atenção no teto para contemplar cenas bíblicas retratadas em pinturas e trazem um valor religioso maior ao local. Quem gosta de conhecer igrejas que carregam uma história e uma riqueza arquitetônica, vai se encantar com a Igreja de São Pedro, em Peniche. 

Capela de Nossa Senhora dos Remédios

Mais um símbolo religioso de Peniche que merece ser visitado, a Capela de Nossa Senhora dos Remédios do século XVIII fica à beira-mar e traz um cenário deslumbrante. 

Embora seja simples, é de uma beleza sem igual, sua fachada barroca e a pequena torre sineira atrai os olhares de todos. 

Não tem como passar pela região e não fazer uma parada na capela, dedicada a padroeira dos pescadores. Dentro fica a imagem de Nossa Senhora dos Remédios no altar-mor, diversos fiéis vão só para contemplar. 

E o que mais conquista seus visitantes é a atmosfera tranquila que a capela oferece. O melhor de tudo é depois apreciar a beleza do mar. 

Belezas naturais de Peniche 

Nada melhor que dedicar mais um tempo para aproveitar as belezas naturais que Peniche oferece aos seus turistas. 

Além das suas praias fascinantes, a cidade também abriga arquipélagos, grutas e promove fácil acesso para algumas ilhas próximas. 

Gruta da Furninha

Um verdadeiro espetáculo da natureza, a Gruta da Furninha é uma caverna natural, localizada em cima de um penhasco que garante uma vista e experiência magnífica.

E também preserva um vale histórico, já que foi moradia de civilizações da pré-história. Após ter passado por escavações foi descoberto utensílios de pedra e ossadas de animais. 

Você pode fazer uma trilha até a gruta e durante todo o trajeto vai se surpreender com a beleza costeira da região e também aprender mais aspectos arqueológicos de Peniche. 

Arquipélago das Berlengas 

Arquipélago das Berlengas 

Próximo de Peniche fica o Arquipélago das Berlengas que abriga três ilhas deslumbrantes: Berlengas Grande, Estelas e Farilhão. A primeira é a mais visitada por causa da abundância da sua biodiversidade.

Há falésias e um mar cristalino que oferecem trilhas para explorar a fauna e flora local, fazer um mergulho para contemplar a beleza marinha é uma chance ímpar. 

Grande parte dos turistas que vão ao arquipélago aproveitam para fazer passeios de caiaque, explorar a vida marinha com snorkel ou mergulho. 

Para conseguir chegar ao local, você irá fazer um passeio de barco. Contrate uma agência para elaborar todo o roteiro, assim conhecerá grutas e praias isoladas, além de receber informações interessantes durante todo o trajeto.

Cabo Carvoeiro

Vale a pena se deslocar 5km do centro de Peniche para conhecer o Carvoeiro, um promontório rochoso que se estende pelo mar e tem o Farol de Carvoeiro de 1790, um farol com uma alta torre branca e vermelha.

O farol garante uma vista deslumbrante da região, sendo excelente para fotografar. E o pôr do sol assistido desse ponto é inesquecível.

Você também pode explorar o local que tem formações rochosas e falésias que caem no oceano, oferece um cenário dramático que parece mais cena de filme.

Prainha de São Pedro 

Apesar de ficar bem próxima da cidade, é pouco frequentada. Sua atmosfera tranquila combina perfeitamente com o cenário cercado de falésias e com um mar cristalino. 

Para conseguir acessar a praia, você precisa enfrentar uma escadaria que desce as falésias até a extensão de areia. O mar calmo permite que os seus turistas possam nadar e relaxar nas suas águas. 

Ela fica próxima do Cabo Carvoeiro e da Fortaleza de Peniche, você pode colocar essas três atrações para conhecer no mesmo dia. 

O que provar em Peniche?

Nada melhor que em uma viagem fazer um passeio gastronômico para descobrir os pratos típicos da região. Em Peniche você precisa provar a caldeirada de peixe que destaca as influências dos frutos do mar na culinária local. 

O prato é composto de um peixe cozido com mariscos, batatas, tomate, pimentões e temperos. Outro prato com fruto do mar bastante consumido é o Chocos Peniche, com lula grelhada ou cozida no arroz com batatas e vegetais.

Não tem como ir a Portugal e não se deliciar com um bacalhau, servido grelhado ou ensopado. Não importa como, ele oferece um sabor autêntico. 

O que vai encontrar no mercado local de Peniche? 

Uma boa forma de descobrir a cultura local é visitar o mercado da cidade. Aproveite a sua passagem por Peniche e visite o seu mercado que exibe produtos costeiros, como peixe fresco e outros frutos do mar como amêijoas, chocos e polvos. 

Além de ter barracas com frutas e vegetais que vêm de fazendas próximas. Há produtos produzidos em Peniche, como seus famosos queijos, embutidos, azeites e os marcantes vinhos. 

Experimente seus pastéis de feijão, faça uma parada nas barracas de bolos e de doces típicos. E não saia do mercado sem adquirir a renda de bilros. 

Faça a cotação da sua viagem para Portugal 

Qual tipo de hospedagem que predomina em Peniche? 

Antes de chegar em Peniche já deixe reservada a sua hospedagem e o tipo que mais predomina nessa cidade portuguesa são as pousadas e guesthouses, são relativamente pequenas e oferecem um ótimo custo-benefício.

A atmosfera é acolhedora e a decoração personalizada combina com a região costeira. Você também encontra as famosas surf houses, que são voltadas especialmente para surfistas e no aluguel tem direito a pranchas, aulas de surfe e mais.

No entanto, existem outros tipos de hospedagens, como os hotéis, apartamentos de temporada e parques para acampar. Escolha qual melhor combina com seu estilo. 

Veja Também: