Dicas de Pequim: conheça os 10 melhores pontos turísticos da cidade!

Com três milênios de existência, Pequim é um dos destinos mais cobiçados dos roteiros internacionais por ser uma cidade cheia de história: com seus templos exuberantes, construções antigas e um jeito único de ser.

Mas além de preservar o seu passado, a capital da China, que já foi centro de dinastias e impérios, também é um destino moderno, com arranha-céus, shoppings e um clima sempre vibrante e cosmopolita.

Confira os 10 melhores pontos turísticos da cidade!

Compre passagens aéreas com o menor preço neste link!

Pequim: o que fazer na cidade mais visitada do país?

Se você está esperando um turismo em Pequim cheio de riqueza histórica, excentricidade e uma dose de genialidade, acertou.

A capital chinesa é um dos destinos mais surpreendentes do mundo, com palácios, templos, bairros antigos, jardins imperiais e muito mais. 

O grande destaque dos roteiros, sem dúvida, é a Muralha da China, uma das construções mais visitadas do país e mais esplendorosas do planeta.

A regra é explorar cada cantinho dessa cidade milenar, que ainda mantém viva suas tradições e costumes mais antigos.

Pequim: história

História de Pequim
Fonte: Pexels

Essa região da China remonta para mais de 3 mil anos de história, quando se tem notícia dos primeiros assentamentos, no período neolítico. 

Ao longo da sua existência, muitas cidades foram erguidas neste local e, em seguida, destruídas.

O primeiro nome da cidade de Pequim foi Ji o Ki no século VIII a.C. Contudo, séculos depois, o príncipe Qin Shi Huangdi chegou ao poder, instaurando a dinastia Qin e unificando toda a China.

Já no ano 206 a.C, a dinastia Qin foi derrotada, surgindo, em seguida, outras dinastias, como a Han (206 a.C.-220 d.C.), que marcou o país.

Nos quatro séculos seguintes, a cidade foi desmembrada, ocupada e deu lugar para a dinastia Tang, que foi destruída pelos mongóis de Genghis Khan, no ano de 1215.

No século XIX, o Ocidente passou a dar maior atenção para a China. Nos anos seguintes, o país viveu vários confrontos até se tornar a república que é hoje. 

Por que Beijing e não Pequim?

O nome da cidade é sempre motivo de muita confusão. Afinal, por que Beijing e não Pequim? 

A verdade é que a palavra Beijing é a escrita correta em mandarim, o idioma oficial da China, enquanto Pequim, usado pelo português, vem de Pekin, que era usado no passado, quando essa área do país falava cantonês.

Qual a principal atividade econômica de Pequim?

Qual a principal atividade econômica de Pequim?
Fonte: Pexels

A capital do país é um verdadeiro centro cultural, econômico e financeiro, além de uma das cidades mais populosas da China. 

Para quem se pergunta qual a principal atividade econômica de Pequim, saiba que é o setor industrial.

As principais fábricas estão ligadas à produção de carros, aparelhos eletrônicos, maquinário, computadores e tecidos. 

Qual país fica Beijing?

Se você chegou até aqui, possivelmente, já sabe qual país fica Beijing, não é mesmo? Mas entender a sua localização é ainda mais importante. A capital chinesa está situada na região Norte do país.

A capital fica bem distante de outras cidades famosas, como Xangai e Hong Kong, que estão a mais de mil quilômetros de distância. Beijing fica relativamente perto de Tianjin, a cerca de 100 km.

Mas não precisa se preocupar, caso a sua viagem para China contemple outros roteiros, como esses citados acima. 

Isso porque, você não terá problema em como ir de Pequim para Hong Kong, já que é possível fazer o trajeto de ônibus ou avião.

Para outros destinos, como Xian, por exemplo, dá para ir de avião, ônibus e trem.

Pequim: mapa

Com uma área de 16.411 km² e mais de 20 milhões de habitantes, ao chegar em Pequim, o mapa é um item que deve estar em suas mãos.

Afinal, ele te guiará por toda cidade e te ajudará a definir as rotas de deslocamento e onde estão as principais atrações

Por isso, preparamos esse guia com as melhores informações e dicas do que você precisa saber sobre o destino. Confira!

Quando ir para Pequim?

Pequim é uma cidade surpreendente em qualquer época do ano, mas para garantir um bom roteiro, é bom saber a época ideal para visitar a cidade. 

Isso porque, durante o verão, que vai de junho a setembro, as temperaturas ficam bem elevadas, em torno de 30°C. Já o inverno também é bem gelado e os termômetros podem bater os -6°.

Sendo assim, se você não quer passar calor e nem frio, a melhor resposta sobre quando ir para Pequim é durante as estações intermediárias.

Na primavera, de março a junho, as temperaturas estão mais agradáveis, permitindo que você possa turistar sem aquele calor todo. 

O mesmo acontece com o outono, de setembro a novembro, que embora apresente temperaturas mais baixas, mantém um clima agradável. 

Como ir do Brasil para Pequim, China?

A distância entre o Brasil e Pequim é de 16.932 km. Não é uma viagem muito rápida e também não tem voos diretos. Para chegar na capital mais populosa do mundo é preciso pegar um voo de conexão. 

Na maioria das vezes, a conexão acontece em algum país da Europa ou do Oriente Médio. De lá, parte-se para Pequim. 

O moderno e grande Aeroporto Internacional de Pequim fica somente a 30 quilômetros do centro da cidade. Você pode pegar um ônibus para o translado, que dura cerca de 1h.

Também tem a opção de pegar um trem que é um pouco mais caro, mas rápido. Em 20 minutos já está no centro. 

Chegar em Pequim de outras cidades chinesas

Se está em Xangai e deseja conhecer a moderna capital da China, você pode ir de trem. A viagem dura aproximadamente 4h36min. Outra opção, ainda mais barata, é ir de ônibus. Neste caso, o translado dura cerca de 18 horas.

O percurso entre Hong Kong e Pequim também pode ser feito de trem, em uma viagem de 8h30. O percurso, se feito de carro, chega a demorar 22h27min. 

Encontre as melhores ofertas de passagem para Pequim!

Que tal conhecer a China gastando pouco? No nosso site, Passagens Promo, você encontra as melhores ofertas de passagem para Pequim e qualquer outro destino chinês.

E a vantagem é que você consegue economizar de um jeito fácil, pois as pesquisas na nossa plataforma são muito simples: basta digitar as cidades de origem e destino, e inserir as datas de ida e volta.

Não esqueça de acionar o alerta de preços para receber notificações sempre que o trecho escolhido entrar em promoção.

passagens-promo
Passagens aéreas saindo de
Passagens aéreas até 30% mais baratas Encontre sua promo ⇾

Quais os documentos necessários para entrar na China?

Uma entrada tranquila e livre de problemas é possível se você cumprir todos os requisitos que o país pede. Na China, exige-se o visto e alguns documentos para entrar no país, confira quais são os documentos: 

Há vários tipos de vistos, alguns deles são destinados para negócios, outros para turismo ou estudo. Deve-se optar o modelo conforme a sua necessidade no país.

No Brasil, há três consulados chineses: em São Paulo, no Rio de Janeiro e outro em Brasília. Por meio deles ocorrem os processos para a obtenção do visto.

Antes de comparecer ao consulado é necessário preencher o formulário e depois apresentar juntamente com a sua documentação. 

Se toda a documentação estiver correta, receberá um documento que deverá ser pago em alguma agência do Bradesco. O valor da taxa do visto é R$460,00 e o comprovante do pagamento deverá ser apresentado no dia da retirada do passaporte com o visto. 

Qual é a moeda da China e como fazer o câmbio no país?

A moeda nacional da China é a chamada yuan renminbi. Ela também é conhecida como yuan ou renminbi e, no país, é popularmente chamada de kuài e Mao. A siglas são CNY e RMB e os seus símbolos em chinês são ¥, 元 e 角. 

As casas de câmbio não fazem trocas a partir do Real. Por isso, é importante levar dólar ou euro para a viagem. Assim, você poderá fazer o câmbio na própria China. 

Na China, as notas que mais circulam são no valor de 1,5, 10, 20, 50 e 100. Em toda a cidade você consegue encontrar facilmente caixas eletrônicos, nas ruas ou nos comércios.

Como aproveitar ao máximo a viagem para Pequim?

Pequim é uma metrópole totalmente moderna e também uma cidade com um incrível contexto histórico. 

Para ajudar você a saber como aproveitar a sua viagem ao máximo, acompanhe as melhores dicas para curtir o seu roteiro completamente. 

Listamos os pontos principais que você precisa saber antes de arrumar as malas e ir para Pequim.

Os 10 principais pontos turísticos de Pequim

Em Pequim, pontos turísticos não faltam e você vai se surpreender com a quantidade de atrações e lugares belíssimos que dá para conhecer. 

Confira as nossas dicas e comece a preparar a sua viagem agora mesmo.

1. Praça da Paz Celestial

Praça da Paz Celestial
Fonte: Pixabay

Cartão-postal de Pequim, a Praça da Paz Celestial é um cenário familiar para muita gente, pois ali já aconteceram grandes protestos. 

Lembra-se da imagem de um homem na frente de um tanque de guerra? Pois é! Foi justamente nesse local.

Mas deixando esses acontecimentos de lado, a praça, hoje, é uma das principais atrações da cidade, um local tranquilo para passear e observar o estilo de vida dos chineses.

O corpo embalsamado de Mao Tsé-tung aparece duas vezes ao dia para ser reverenciado. 

Entre as atrações de Pequim nesta região, não deixe de conhecer o Monumento aos Heróis, o Portão de Qian e a Torre de Flecha, onde havia uma muralha.

E o mais legal é que a Praça da Paz Celestial possui um portão que dá acesso à Cidade Proibida.

2. Cidade Proibida

E por falar nela, a Cidade Proibida é um dos locais mais incríveis da capital. E lá que estão os grandiosos palácios imperiais, que refletem um pouco da história e cultura do país.

A Cidade Proibida é um enorme complexo arquitetônico, onde, durante mais de 500 anos, os antigos imperadores governaram a China. 

Ao visitar o local, os turistas podem andar por diversos pavilhões, onde ocorriam cerimônias oficiais, jardins e casas das concubinas imperiais. 

Se você quer mergulhar na cultura de Pequim, reserve algumas horas para observar cada detalhe da Cidade Proibida. 

3. Palácio de Verão

Pequim é um lugar surpreendente e revela muito dos seus três mil anos de histórias a cada esquina. Um dos locais mais emblemáticos é o Palácio de Verão, um jardim imperial por onde passaram diferentes dinastias.

Naquela época, o local foi transformado em um verdadeiro refúgio para a dinastia Qing, para escapar dos dias quentes da cidade.

Com 290 hectares, o Palácio de Verão tem um grandioso lago, chamado de Lago Kunming, que ocupa boa parte do seu território. 

Ao seu redor é possível contemplar palácios, templos e jardins, que tornam esse lugar um dos mais deslumbrantes de Pequim, China.

4. Templo do Céu

Templo do Céu
Fonte: Pixabay

O Templo do Céu fica no coração da capital e é um edifício grandioso. Construído na dinastia Ming, o local era usado pelo imperador para agradecer aos céus pela boa colheita.

Além da sua importância histórica, o lugar fica em um amplo parque, que está sempre repleto de pessoas passeando e se divertindo.

O Templo do Céu tem 273 hectares e abriga várias construções que homenageiam o Deus do Céu. 

Em Pequim, na China, conheça lugares como o Qinian Dian, um edifício que simboliza o Céu, e o Altar Circular, feito com ladrilhos de mármore.

Vá até a Abóbada Imperial do Céu e o Salão da Abstinência, que é uma pequena reprodução da Cidade Proibida.

5. Muralha da China

Nem precisamos dizer que a Muralha da China é o ápice dos roteiros turísticos, não é mesmo? 

Considerada uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno e Patrimônio da Humanidade, a construção é o principal ponto turístico do país.

Tendo uma extensão com cerca de 8.851 km, a muralha passa por montanhas, desertos e planícies. 

Um dos trechos mais importantes foi construído entre 221-220 a.C., pelo imperador Shi Huangdi, para proteger Pequim contra os ataques dos povos nômades do Norte.

Boa parte da muralha está em ruínas, mas dá para transitar por vários trechos restaurados, onde é possível observar suas características originais e contemplar a grandeza dessa construção em meio à natureza. 

6. Olympic Green

O Olympic Green é a Vila Olímpica da cidade de Pequim, onde aconteceram os jogos de 2008. 

Ao visitar o local, não deixe de conhecer o Estádio Nacional de Pequim, em formato de ninho de pássaro, altamente tecnológico e com uma arquitetura moderna.

O Centro Aquático Nacional também deve fazer parte do seu roteiro, já que a sua construção é esplendorosa, com um design que aparece um cubo de água, onde ocorreram as competições de natação e saltos.

Por fim, visite também a Tocha Olímpica, uma estrutura espetacular em forma de tocha, que abrigou a Chama Olímpica.

7. Templo de Confúcio

Templo de Confucio
Fonte: Pixabay

Em Pequim, o que fazer deve incluir seus vários templos, como o Templo de Confúcio, construído em 1302, em homenagem ao Confucionismo, uma filosofia chinesa que incentiva a responsabilidade e a moralidade das pessoas.

No passado, o local sofreu danos, sendo necessário passar por uma série de restaurações, mas sempre garantindo as suas características originais.

No local, dá para observar a sua arquitetura, esculturas, coleções de peças e mobiliários antigos muito preservados e que revelam o estilo de vida da China, no passado. 

8. Templo dos Lamas

Erguido durante o século XVII, o Templo dos Lamas foi um mosteiro de monges lamas. 

Hoje, o local se tornou um espaço espiritual para monges mongóis, na capital chinesa.

Ao visitá-lo, é possível conferir diversas construções tradicionais com telhados dourados e pátios com enormes queimadores de incenso, que exalam uma deliciosa fragrância no ar.

Uma das grandes atrações do templo é o Falun Dian, onde está uma estátua de Tsong Kapa, responsável por fundar a Seita dos “Chapéus Amarelos”.

O Pavilhão Wanfu Ge também merece destaque, já que abriga uma estátua de Maitreya, o Buda futuro, com 18 metros de altura talhada com uma única peça de madeira de sândalo. Um espetáculo!

9. Parque Jingshan

Entre as atrações em Pequim, o Parque Jingshan fica na parte de trás da Cidade Proibida e é um lugar lindíssimo, onde é possível ter uma vista privilegiada da região, já que fica em uma área elevada. 

Conhecida também como Colina do Carvão, o local oferece uma bela visão da cidade, além de possuir uma paisagem verde, com vários pavilhões, como o Wancheng Ting.

10. Hutongs

Hutongs
Fonte: Alexanderpf / Wikimedia Commons / CC BY 2.0

O Hutongs são ruelas localizadas no centro antigo da capital da China, uma região construída durante as dinastias Yuan, Ming e Qing.

O bairro tem muitas casas bem antigas e guarda tradições e o modo de viver dos seus antepassados. 

Conheça os Hutongs de Jinsitao, a área mais antiga, que também abriga o Convento de Fengtai e o Templo de Jinghai.

As ruelas entre a Torre do Tambor e o Lago Shichahai também merecem destaque nos roteiros, já que guardam uma arquitetura antiga e cheia de charme.

A região tem ainda áreas comerciais, de lazer e cultura. Por isso, gaste algumas horas andando por suas ruelas.

O que fazer em Pequim em 2 dias?

Se você quer saber exatamente o que fazer em Pequim em 2 dias, a nossa dica é conhecer a Praça da Paz Celestial, a Cidade Proibida e o Palácio de Verão no seu primeiro dia. 

No dia seguinte, reserve a parte da manhã para conhecer o Templo do Céu e a Muralha da China, no período da tarde. 

Qual a melhor época do ano para visitar Pequim?

As estações intermediárias são consideradas as melhores épocas para ir a Pequim. Na primavera, de março a maio, e no outono, de setembro a novembro, pode-se aproveitar melhor a cidade.

São períodos em que a cidade não está excessivamente quente, tampouco muito fria. 

A cidade fica repleta de flores na primavera, que traz um colorido para a metrópole. E no outono, o clima é mais ameno.

Nos meses de novembro e fevereiro acontece o inverno e o frio é severo, em alguns dias a temperatura é tão negativa que chega a nevar. E o verão em Pequim faz muito calor, não é muito confortável passear quando a temperatura pode chegar até 30° graus. 

Quais cidades estão próximas de Pequim?

As principais cidades próximas a Pequim são Xangai, Hong Kong e Shenzhen. A primeira é a 10° cidade mais rica do mundo, Xangai é moderna e tecnológica, fica a 1.214,1 km de distância. 

Não se pode esquecer de uma das cidades que é referencial no transporte público, estamos falando de Hong Kong que tem 1.966 km de distância da capital do país. 

Shenzhen é uma cidade conhecida pelo seu desenvolvimento urbano e tecnológico. Sua belíssima arquitetura moderna e suas áreas verdes, torna Shenzhen um bom lugar a ser visitado. 

Além disso, tem praias e diversas atrações culturais, uma boa forma de conhecer mais sobre a cultura chinesa. De Pequim até Shenzhen são 2.181,5 km, você pode ir de ônibus, trem ou carro. 

Onde se hospedar em Pequim?

Pequim tem várias opções de hospedagem, espalhadas pelos principais bairros:

Os principais hotéis em Pequim são:

Quais as opções de passeios noturnos na capital da China?

A noite em Pequim é bastante agitada, você pode aproveitar sua temporada lá para conhecer as principais baladas, bares e restaurantes. 

Durante a noite, a cidade fica totalmente iluminada. Um passeio de carro pelas principais ruas garante uma vista belíssima da cidade.

E se chover, o que fazer em Pequim?

Não se preocupe, se chover em Pequim é possível aproveitar ótimos passeios em locais fechados.

São inúmeras a opções de museus e espaços como bares e restaurantes. Além disso, é possível aproveitar o momento para acompanhar alguma atração no Grande Teatro Nacional. O espaço merece uma visita até mesmo sem espetáculo, pois sua arquitetura é especial.

Os melhores passeios para as crianças em Pequim

Nada melhor que levar as crianças para conhecer o Parque Olímpico e o Cubo d’Água. São obras construídas para as Olímpiadas de Pequim 2008, legado que ficou cravado na arquitetura local.

O Cubo d’Água, que chegou a receber nadadores de todos os países, atualmente é um parque aquático. Ele é, inclusive, o maior parque aquático de toda a Ásia. 

Você também pode levá-los para Beijing Zoo e Aquarium, um zoológico com vários animais. Lá você poderá ver um dos animais mais estimados de toda a China: o panda.

São, de fato, passeios inesquecíveis para toda a família. Uma maneira de ver a China com outra perspectiva.

Onde comer em Pequim?

A culinária chinesa reserva experiências únicas e você precisa provar seus principais pratos. Quase toda refeição tem arroz, eles são um dos maiores consumidores desse alimento e fazem grandes receitas.

Não deixe de experimentar:

E seus melhores restaurantes, são:

E para quem gosta de se aventurar e conhecer pratos totalmente diferentes dos outros, pode ir ao Mercado Noturno de Wangfujing. Lá você encontrará escorpiões, aranhas, centopeias, cavalos do mar e entre outros.

Pequim: curiosidades 

Com tantas histórias em Pequim, curiosidades não faltam! 

Uma das mais interessantes é que a cidade já mudou de nome várias vezes ao longo da sua existência, sendo chamada de Ji o Ki, Yanjing, Dadu e Beiping até chegar em Beijing, que significa “Capital do Norte”.

Com três mil anos de idade, a capital chinesa tem a mesma idade de Londres, na Inglaterra. 

A capital é uma das cidades da China mais impressionante e também uma das mais antigas do planeta.

Fósseis encontrados na região indicam que o Homem de Pequim, chamado de Homo erectus, viveu naquela área de 770.000 a 230.000 anos atrás.

Além de colecionar construções históricas, a cidade também tem uma incrível quantidade de bunkers. 

Durante a Guerra Fria, com a possibilidade de guerras e ataques nucleares, o então presidente Mao Tse-tung mandou criar bunkers no subsolo da cidade para proteger a população em um eventual bombardeio nuclear.

Faça já a sua cotação de passagem para Pequim, China!

Agora que você já conhece as melhores atrações de Pequim, não deixe para comprar suas passagens aéreas na última hora. 

Comece as cotações com bastante antecedência, pois essa é a melhor forma de garantir preços vantajosos.

Faça as suas buscas no nosso site comparador, Passagens Promo, onde é muito fácil ver os preços de diversas companhias aéreas para encontrar aquela oferta que cabe no seu bolso.

Ative o alerta de preços para garantir as melhores ofertas e não deixe de nos seguir nas redes sociais para ficar por dentro de mais dicas!

Quer conhecer a China com economia? De Promo você pode!

passagens-promo
Passagens aéreas saindo de
Passagens aéreas até 30% mais baratas Encontre sua promo ⇾