Pico do Jaraguá: veja como chegar, o horário de funcionamento e como aproveitar a viagem!

O Pico do Jaraguá é uma opção barata e incrível de passeio em São Paulo, que possibilita ao visitante contemplar a maior metrópole do país de um ponto de vista privilegiado: do alto!

A selva de pedras urbana fica pequenininha do topo do pico mais alto da cidade: vista que encanta crianças, adultos e idosos de todas as idades!

O mirante fica em uma reserva natural criada para proteger um dos últimos trechos de mata nativa da capital paulista e oferece a rara oportunidade de conhecer a mata atlântica sem sair da maior cidade brasileira.

Em outras palavras: vale muito a pena incluir a atração em seu roteiro de viagem, e nós vamos te contar tudo que você precisa saber para começar a planejar a sua aventura! Veja só!

Confira passagens aéreas para São Paulo com até 35% de desconto neste link!

Pico do Jaraguá: belezas naturais na capital paulista!

Quando você pensa em visitar a terra da garoa, que abriga 21 milhões de habitantes em seu cinturão metropolitano, quais atrações vêm à sua mente?

O icônico MASP e suas obras de arte? As atrações culturais e boêmias da rua Augusta? Talvez o Mercado Municipal, a Pinacoteca ou a Catedral Metropolitana?

Fato é que, ao imaginar um roteiro por São Paulo, muitos viajantes se limitam às atrações urbanas e ignoram todo o potencial ecológico da cidade, rodeada por diversos relevos e biomas.

Muitos nem imaginam que é possível explorar um genuíno trecho de mata atlântica em pleno cenário cosmopolita, onde a vida animal ainda prospera e você encontra espécies botânicas que não existem em outros lugares.

E é exatamente isso que você deve esperar do Pico do Jaraguá, São Paulo.

Os arranha-céus até tentam, mas não conseguem tirar do pico o título de ponto mais alto da cidade, a mais de 1.135 metros de altitude, de onde você pode ver toda São Paulo em 360 graus!

O pico fica em um parque criado em 1961 para proteger os mais de 491 hectares de mata nativa, por onde se espalham trilhas encantadoras, belas paisagens e rica fauna.

Onde fica o Pico do Jaraguá?

Onde fica o Pico do Jaraguá?
Fonte: Pixabay

O Parque Estadual do Jaraguá, onde fica o Pico do Jaraguá, está localizado na Zona Oeste de São Paulo, SP, no bairro do Jaraguá, “espremido” entre os vizinhos Perus e Pirituba, além da cidade de Osasco.

O pico é uma das elevações da Serra da Cantareira, cadeia de montanhas que se estende pelos municípios de São Paulo, Guarulhos, Mairiporã e Caieiras, também considerada uma das maiores florestas urbanas do planeta!

Pico do Jaraguá: como chegar?

Quem deseja fazer cicloturismo, trekking ou simplesmente observar a paisagem e a vida animal da região do parque tem algumas opções para chegar à região.

Você pode fazer seu trajeto de carro pela Via Anhanguera e, em seguida, pela Estrada Turística do Jaraguá

Também é possível visitar a atração de trem, com desembarque na estação Vila Clarice ou Jaraguá, ou até mesmo a pé, pela Trilha do Pai Zé.

O viajante também tem como chegar no Pico do Jaraguá de ônibus, pois várias linhas têm ponto de desembarque bem em frente à portaria do parque.

Os ônibus da linha 1896-10 Jaraguá saem da Praça Ramos de Azevedo, enquanto os veículos da linha 8047-41 partem do Terminal Metrô Vila Madalena. 

Você também pode utilizar a linha 8040-10 Sol Nascente, a partir do Terminal Lapa, ou a 1019-10 Sol Nascente, com saídas do Terminal Pirituba.

Quando ir ao Pico do Jaraguá?

Para aproveitar todas as opções turísticas que o Pico do Jaraguá oferece a seus visitantes é importante ficar de olho no calendário, pois as condições climáticas podem interferir no sucesso do seu passeio.

Recomenda-se que o viajante evite a visita em meses chuvosos, de dezembro a meados de março, quando as chuvas constantes (e até alguns temporais) podem tornar suas trilhas bem mais difíceis e desconfortáveis, com solo escorregadio e mais perigoso.

No restante do ano, as chuvas são menos recorrentes e você poderá curtir ao máximo a sua visita ao ponto mais alto da cidade!

    Está gostando do conteúdo?
    Receba as melhores dicas de viagens no seu e-mail!
    Fique tranquilo, não enviamos spam!
    E-mail cadastrado com sucesso!
    A partir de agora, você receberá as melhores
    dicas de viagem diretamente no seu e-mail!

    Passagens aéreas para conhecer o Pico do Jaraguá

    A pessoa que planeja uma viagem para o pico mais alto de São Paulo pode escolher entre dois dos maiores aeroportos do país para seu desembarque: o de Congonhas e o de Guarulhos, na capital paulista.

    Isso significa que você terá não apenas uma, mas duas oportunidades para encontrar promoções incríveis de passagens aéreas, especialmente se você souber onde procurar.

    Visite a plataforma de buscas do Passagens Promo para realizar uma pesquisa de preços em poucos segundos, com praticidade e segurança.

    Basta incluir as cidades de origem e destino, indicar as datas de ida e volta, e pronto: nossa página te apresenta as melhores ofertas para o trecho que você procura!

    Não deixe de simular o desembarque em diferentes aeroportos para identificar o destino mais econômico para a sua viagem. 

    Você ainda pode ativar nosso alerta de preços para não perder nenhuma promoção para o trecho desejado!

    Passagens aéreas para São Paulo, para visitar o Pico do Jaraguá!
    Passagens aéreas saindo de

    Quanto custa para conhecer o Pico do Jaraguá?

    Em qualquer viagem, os passeios podem acabar encarecendo a sua experiência, especialmente se você deixa seu planejamento para a última hora. 

    Quando estamos falando do Pico Jaraguá, porém, você não precisa se preocupar com isso. Afinal, a entrada no Parque Estadual do Jaraguá é gratuita, assim como o acesso às trilhas da reserva!

    Pico do Jaraguá: horário de funcionamento

    Pico do Jaraguá: horário de funcionamento
    Fonte: Unsplash

    Em condições normais de funcionamento, o parque abre diariamente, das 7h às 17h, com última entrada às 16h.

    Durante o horário de visitação, o acesso fica liberado a trilhas, lagos e áreas recreativas para piquenique e churrasqueira.

    O que fazer no Pico do Jaraguá

    O Pico do Jaraguá é a grande estrela do Parque Estadual do Jaraguá, mas não é a única atração que espera pelo visitante na reserva!

    Durante o seu passeio, você poderá percorrer quilômetros em meio à natureza nas trilhas do Pai Zé, do Silêncio, da Bica e do Lago, além de contemplar a paisagem do Mirante do Jaraguá e de pontos estratégicos da Estrada Turística.

    É possível até chegar à base do pico para contemplar a vista mais bonita de São Paulo!

    Os visitantes também podem usufruir de boa infraestrutura em alguns pontos do parque, incluindo área de churrasqueiras, lago rodeado por belas árvores e espaço para piqueniques.

    Parque Estadual do Jaraguá

    Conhecer cada cantinho do Parque Estadual do Jaraguá é um desafio que exige bom planejamento: sem organização, você dificilmente conseguirá conhecer todas as atrações da reserva em apenas um dia.

    Para te ajudar a montar seu roteiro de visita ao Pico do Jaraguá, reunimos os atrativos que te esperam na reserva! Veja só!

    Trilha do Pai Zé

    Trilha do Pai Zé
    Fonte: Rafael Vianna Croffi / Flickr / CC BY 2.0

    Quem gosta de passeios ao ar livre pode chegar ao pico por meio da Trilha do Pai Zé, com cerca de 3,6 km de extensão e duração estimada de 2h30.

    O trajeto percorre a mata nativa e oferece várias oportunidades para contemplar a vida natural na região: com alguma sorte, durante o caminho você pode avistar aves, pequenos mamíferos e répteis típicos da mata atlântica.

    Embora a trilha seja autoguiada, seu nível de dificuldade não é dos mais fáceis e, por isso, o percurso não é recomendado para crianças com menos de 8 anos ou pessoas com mobilidade reduzida. 

    Leve uma garrafinha d’água para se hidratar durante o passeio, cujo acesso é feito pela portaria da rua Antônio Cardoso Nogueira.

    Trilha do Silêncio

    Diferentemente da Trilha do Pai Zé, a Trilha do Silêncio é ideal para crianças, idosos e até mesmo pessoas com deficiência física ou mobilidade reduzida, pois é completamente adaptada para favorecer a acessibilidade.

    Isso significa que a trilha é pavimentada, equipada com sinalização informativa (incluindo em braille), corrimãos e guias de madeira para deficientes visuais.

    São pouco menos de 830 metros de extensão em meio à mata fechada: tão fechada que “abafa” o som das rodovias que rodeiam o parque, o que justifica o nome do trajeto.

    Você poderá percorrer toda a trilha em formato autoguiado em cerca de 30 minutos ou curtir uma visita guiada para o chamado “exercício do silêncio”, uma atividade especial de sensibilização a partir dos sons e aromas da floresta, mediante agendamento.

    Trilha da Bica

    Quer conhecer uma fonte de água pura em meio à mata atlântica nativa? Você vai se encantar com a Trilha da Bica!

    O visitante leva cerca de 45 minutos para percorrer os 1.500 metros de extensão da trilha pela mata fechada, até chegar a uma bica d’água.

    O passeio é exigente e, por isso, não é recomendado para crianças com menos de 8 anos ou pessoas com dificuldades de locomoção.

    Durante o trajeto, você pode até esbarrar em preguiças, esquilos, tucanos e outros animais típicos do bioma!

    Trilha do Lago

    Trilha do Lago
    Fonte: Rodrigo Tetsuo Argenton / Wikimedia Commons / CC BY-SA 4.0

    Uma das trilhas mais encantadoras do Parque Estadual do Jaraguá é a Trilha do Lago, com 1 km de extensão e duração de aproximadamente 20 minutos.

    O trajeto calçado de paralelepípedos circula um lago arborizado, com espaços dedicados ao descanso e área com aparelhos de ginástica.

    Como toda a trilha é pavimentada e plana, o percurso também pode ser feito por idosos e pessoas com deficiência ou dificuldade de locomoção.

    Mirante

    Apesar das diversas atrações disponíveis no parque estadual, é inegável que o maior protagonista da reserva seja o mirante do pico, ou melhor, os mirantes, que oferecem vista panorâmica da cidade de São Paulo.

    No ponto mais alto do parque ficam os mirantes do Pico do Papagaio, a 1.127 metros de altitude, e do Jaraguá, com 1.135 metros, de onde você terá vista do ponto mais alto da cidade.

    O panorama se estende de São Paulo a Osasco, incluindo as rodovias que circulam o parque, como Bandeirantes, Anhanguera e Rodoanel, e até mesmo um pedaço da Serra do Mar!

    Para curtir o local com as melhores condições de visibilidade possível, recomenda-se que a visita seja feita em um dia de céu aberto.

    Além da escadaria para acesso aos mirantes, no local você encontra um pequeno estacionamento, um bicicletário, banheiros e até mesmo uma lanchonete!

    Base do Pico

    O ápice do passeio é a base do pico, localizado no final da Trilha do Pai Zé: para chegar até lá, é necessário encarar uma escadaria de concreto com 242 degraus, e ser recompensado por uma vista simplesmente deslumbrante.

    No local existe uma imensa torre de transmissão de TV, inaugurada para a exibição da Copa do Mundo de 1970, que oferece uma vista incrível da cidade!

    Existem restaurantes no Pico do Jaraguá?

    Existem restaurantes no Pico do Jaraguá?
    Fonte: Pixabay

    O visitante não encontrará um restaurante no Pico do Jaraguá, mas não se preocupe, pois existe uma boa infraestrutura no parque.

    No ponto mais alto do local, há uma lanchonete e um pequeno Centro de Apoio ao Turista, com banheiros para uso dos turistas.

    Aos domingos, o cume do Jaraguá recebe até mesmo uma feirinha de artesanato, na qual você pode garantir souvenires de recordação do seu passeio!

    Dicas para conhecer o Pico do Jaraguá

    Algumas dicas simples podem tornar o seu passeio pelo Pico do Jaraguá, SP, ainda mais agradável e inesquecível!

    Boa parte das trilhas é feita pela mata fechada, mas na maioria dos trechos você terá que lidar com o sol ardendo sobre a sua cabeça.

    Por isso, não se esqueça de passar bastante protetor solar e, de preferência, utilize óculos escuros e chapéu para se proteger.

    Além disso, os trajetos não dispõem de bebedouros: você só encontrará uma lanchonete no ponto mais alto do parque. 

    Por essas e outras, leve uma garrafinha de água e, se possível, alguns lanches rápidos na sua mochila!

    Lembre-se de que você precisará caminhar para percorrer as trilhas do parque, então utilize um calçado confortável e apropriado para trekking.

    Por fim, você vai querer tirar muitas fotos das paisagens incríveis do Parque Estadual do Jaraguá: certifique-se de que seu celular ou sua câmera tem bateria suficiente para o passeio!

    Vantagens Promo tem as melhores ofertas para você economizar na sua viagem! Encontre cupons e descontos para seguro viagem, hotel, e muito mais! Clique aqui e confira.

    Cotação de passagens para o Pico do Jaraguá

    Você pode começar a planejar a sua visita ao Pico do Jaraguá agora mesmo sem comprometer o seu bolso: é só comprar suas passagens aéreas mais baratas em nosso site de buscas, Passagens Promo!

    Nossa plataforma te ajuda a encontrar as melhores ofertas e até a identificar o momento mais barato para embarcar. 

    Tudo isso sem complicações e com uma central de atendimento exclusiva para solucionar suas dúvidas.

    Não deixe de ativar o alerta de preços para não perder nenhuma promoção para o destino que você procura! 

    Conhecer as belezas de São Paulo com economia? De Promo você pode!

    Passagens aéreas para São Paulo, para visitar o Pico do Jaraguá!
    Passagens aéreas saindo de
    Gol GYN Goiânia CGH São Paulo 17 Fev 19 Fev R$ 224 Gol CNF Belo Horizonte CGH São Paulo 24 Jan 28 Jan R$ 225 Gol CWB Curitiba CGH São Paulo 29 Abr 02 Mai R$ 225 Latam Brasil CWB Curitiba CGH São Paulo 29 Abr 02 Mai R$ 226 Gol GYN Goiânia CGH São Paulo 07 Abr 12 Abr R$ 226 Ver mais ofertas

    Continue sua leitura!

    Recomendado para você
    Praias de Santos: quais são, informações, mapa e dicas de viagem

    Praias de Santos: quais são, informações, mapa e dicas de viagem

    O que fazer no parque Ibirapuera:veja as melhores atrações e curiosidades

    O que fazer no parque Ibirapuera:veja as melhores atrações e curiosidades

    Passagens para São Paulo: descubra por que visitar a cidade!

    Passagens para São Paulo: descubra por que visitar a cidade!

    Águas de São Pedro: confira onde fica essa cidade paulista e dicas do que fazer por lá

    Águas de São Pedro: confira onde fica essa cidade paulista e dicas do que fazer por lá

    Ilha Comprida, SP: onde fica, clima, cidades nas proximidades e outras informações!

    Ilha Comprida, SP: onde fica, clima, cidades nas proximidades e outras informações!

    Santo Antônio do Pinhal: veja o que fazer, onde fica, melhores pontos turísticos e outras dicas interessantes

    Santo Antônio do Pinhal: veja o que fazer, onde fica, melhores pontos turísticos e outras dicas interessantes