São muito famosos os filmes com múmia e que mostram aquelas exuberantes pirâmides. Imagine ter a oportunidade de conhecer de perto o que você só viu em um filme.
Além disso, é ter o privilégio de se aprofundar mais na história da humanidade, da escrita e das pinturas, como também dos primeiros povos e da prática de mumificação.
Índice
Onde ficam as Pirâmides de Gizé?
O sítio arqueológico fica no planalto de Gizé nos arredores de Cairo no Egito , sua construção foi em 2.580 a.C e essas pirâmides foram usadas como túmulos dos faraós.
É um complexo com três pirâmides, conhecidas como as Grandes Pirâmides e sua arquitetura é surpreendente. A grande Esfinge tem uma estátua com a cabeça do faraó e o corpo de leão.
Essas pirâmides permanecem até hoje e é um grande marco da engenhosidade egípcia, além de gerar curiosidade na sua história.
É comum encontrar filmes com as pirâmides do Egito, já que são um grande símbolo da antiguidade e de todo o mistério egípcio.
Como chegar nas pirâmides do Egito?
Há voos diretos do Brasil para o Egito, ou seja, não é necessário pegar uma conexão para conseguir realmente chegar ao país das pirâmides, para quem não gosta de passar horas e horas viajando é uma excelente oportunidade.
O primeiro passo é chegar no Aeroporto Internacional do Cairo, e pegar algum transporte para chegar ao centro da cidade, pode ser:
- táxi;
- transporte público;
- carros privados.
Antes de chegar a cidade, verifique antes os preços e veja qual está dentro do seu orçamento, como também a disponibilidade e os horários, vai facilitar para não perder tempo procurando ao invés de ir logo para o hotel descansar.
Após descansar da viagem, você pode pegar um táxi ou usar outros tipos de transporte privado para ir até às Pirâmides de Gizé. Saiba que há excursões com guias turísticos para esse passeio.
O melhor de tudo é que as pirâmides estão a curta distância do centro de Cairo , assim você não vai precisar encarar uma longa estrada até chegar a essa atração.
História das Pirâmides Gizé
Viajar é bom e o melhor é conhecer todas as histórias que envolvem aquele país. O Egito é um lugar repleto delas e com grande significado cada uma, se você vai conhecer as Pirâmides de Gizé saiba um pouco da sua história.
De acordo com os registros as Pirâmides de Gizé foram construída na 4° dinastia do Antigo Egito, a cerca de 2.580 a.C e a Grande Pirâmide de Quéops que é a mais majestosa, foi construída para o faraó Quéops.
Falam que eram usadas como túmulos para os faraós e também para guardar os seus tesouros para uma vida após a morte. Além disso, em algumas também tinham:
- passagens subterrânea;
- câmaras mortuárias;
- galerias;
- corredores estreitos.
O que mais chama atenção nessas pirâmides é o alinhamento arquitetônico e mesmo com equipamentos escassos na época realizaram esse grande trabalho.
Qual é a melhor época para visitar as Pirâmides de Gizé?
Para evitar o intenso calor do Egito, a melhor época para ir é no inverno, quando as temperaturas estão mais frias. O mês de dezembro e de janeiro são mais agradáveis para visitar.
No entanto, é alta temporada e muitas pessoas escolhem essa época para explorarem o local. Se você não quer enfrentar o calor e nem ir nos dias de grande fluxo, os melhores meses são outubro e abril.
Uma vez que as temperaturas estarão moderadas e o fluxo de turistas é menor, quando se é comparado aos meses de dezembro e janeiro.
Dicas essenciais para sua visita às Pirâmides de Gizé
Quem não gosta de receber algumas dicas antes de viajar?
É inegável como a viagem fica mais prática quando você tem algumas informações antes de ir ao destino.
Dessa forma, pode montar um roteiro mais adequado e está preparado para algumas situações que podem acontecer na sua viagem.
Veja algumas das melhores dicas reunidas:
O que levar na mochila para o Egito?
É um país super quente, por isso, mesmo que sua viagem seja na época do inverno, não precisa levar roupas pesadas. O mais adequado é apostar em roupas com tecidos leves.
Não esqueça do protetor solar, de óculos escuro, chapéu ou boné e de uma garrafinha de água, ela será sua grande amiga durante sua viagem para o Egito.
É um país muito religioso, tenha cuidado com as roupas, não que seja proibido trajes dos turistas, mas por sinal de respeito, escolha roupas que cubram mais o corpo.
Se você for no inverno leve alguma jaqueta ou um agasalho só para se prevenir, ninguém sabe se naqueles dias ficará mais frio, em geral, o frio no Egito é muito suportável, muito mais que o verão.
Voe com economia e praticidade para qualquer lugar do mundo!
O Passagens Promo é a melhor escolha para você. O nosso site tem várias funcionalidades para quem vai realizar uma viagem. Em poucos instantes encontra sua passagem aérea por um preço imperdível.
Além disso, tem o privilégio de ganhar um desconto de até 35%. Aqui, você conhece o mundo todo sem gastar muito.
Como se locomover no complexo das pirâmides?
O complexo das Pirâmides de Gizé é compacto e devido a isso os seus visitantes podem transitar pelas atrações a pé sem nenhum problema.
Se você estiver indo com uma excursão tem um guia específico para apresentar o complexo, caso esteja por conta própria pode solicitar algum guia para ter um passeio mais informativo e descobrir alguns segredos do local.
Para quem quer ter uma experiência completa pode fazer algum passeio de carruagem ou com camelo, uma oportunidade ímpar de entrar no clima do Egito.
Qual o horário de visitação para as Pirâmides de Gizé?
Normalmente, o horário de funcionamento para conhecer o complexo das Pirâmides de Gizé é das 8h às 17h. Só que pode acontecer alguma coisa e o horário alterar, por isso, é bom verificar antes.
Outra coisa que você precisa se atentar é evitar chegar tarde demais, porque podem ter muitas pessoas e para aproveitar de um passeio mais tranquilo, escolha os primeiros horários e também procure saber dos regulamentos do local para que sua visita seja a mais agradável possível.
Pontos turísticos do Egito
Além do complexo das Pirâmides de Gizé, você pode aproveitar sua viagem neste incrível país para conhecer outros pontos turísticos que reservam um passeio cultural e histórico surpreendente.
Templo da Rainha Hatshepsut
O Templo da Rainha Hatshepsut é um templo mortuário do Antigo Egito e foi construído pelo arquiteto real Senenmut e encontra-se na cidade de Luxor e fica a poucos quilômetros das Pirâmides de Gizé.
Esse templo foi dedicado à rainha Hatshepsut que foi a segunda faraó feminina que liderou o Egito e também ao deus Amon Rá.
Nesse templo tem algumas áreas que merecem sua visitação, são elas:
- sala hipostila: uma sala que é exposto os relevos e inscrições que narra a história da rainha;
- santuário de Anubis: é um santuário dedicado ao deus do embalsamento e do além, conhecido como deus Anubis;
- santuário de Hathor: em homenagem a deusa Hathor que representa amor e maternidade;
- chapelles des morts: são pequenas capelas para as cerimônias mortuárias e oferendas funerárias;
- pátio superior: uma parte que oferece uma vista panorâmica do complexo e do Vale dos Reis.
Não se pode negar que a arquitetura desse templo é de uma riqueza em detalhes, seus terraços, falésias e os relevos o tornam fascinante e para quem gosta de história e arqueologia vai ficar encantado.
Museu Egípcio do Cairo
A capital do Egito é Cairo e nela tem o principal museu do país, que tem mais de 120.000 antiguidades egípcias que foram encontradas durante escavações e ainda continuam sendo realizadas para descobrir mais.
Nesse museu há várias salas com artefatos históricos do país:
- salão das múmias reais: é um salão que expõe múmias de faraós e nobres, apresentando como é a prática da mumificação;
- sala de tutancâmon: é uma sala com os tesouros do faraó Tutancâmon e tem a sua máscara mortuária e outros objetos dele;
- exposição de jóias: na antiguidade do Egito suas riquezas e luxo eram em abundância, nessa sala estão expostas as mais luxuosas;
- galeria de antiguidade: está diversos artefatos, estatuas e alguns objetos que eram usados no cotidiano do povo egípcio;
- papiro e escrita: estão as inscrições e os papiros de como eram a comunicação escrita do Egito;
- estela de Hamurabi: não é uma estela egípcia, mas nela está o código de hamurabi que foi uma das primeiras leis escritas.
Essas são uma das principais salas e artefatos que estão no Museu do Egito é um verdadeiro espetáculo para quem gosta de aprender mais sobre as civilizações e principalmente da egípcia que tem uma grande relevância na história da humanidade.
Bairro Copta
O Bairro Copta é o principal de Cairo em valor histórico, tem grandes construções e é conhecido como um bairro cristão. O lugar onde afirmam que a sagrada família se abrigou durante a sua fuga para o Egito foi construída uma Igreja, hoje em dia, muitas pessoas vão visitar.
Como também, tem a Igreja de São Jorge dedicada ao santo em que a igreja leva o nome, suas paredes pintadas e o seu clima religioso são magníficos. Nesse bairro, também tem uma sinagoga judaica, conhecida como Sinagoga de Ben Ezra.
Você também vai encontrar o Museu Copta com grandes registros e objetos litúrgicos que a comunidade tem muito apreço. No Bairro Copta, há também vestígios de uma antiga fortaleza romana e uma Igreja.
Nesse sentido, o passeio por esse bairro é indispensável, ele carrega uma forte herança histórica e cultural. E como é possível coexistir diferentes religiões e tradições em um só país.
Vale dos Reis
O Vale dos Reis vale muito a pena ser visitado, principalmente para quem quer entender mais sobre o Novo Egito, ele está situado na margem oeste do rio Nilo e próximo a Luxor.
Nesse vale vai encontrar a Tumba de Tutancâmon que foi descoberta nos anos 20 e está um grande tesouro e o sarcófago e a máscara mortuária de Tutancâmon.
Além dessa tumba, também tem a de Ramsés IV que está bem preservada e tem registros da sua vida e sua jornada pós-morte. A Tumba de Ramsés III também está lá, com suas belíssimas pinturas e textos religiosos.
Este Vale dos Reis é um ambiente que mostra toda a crença dos faraós com a vida pós-morte e como eles levavam em consideração a sua preparação para esse momento.
Abu Simbel
O Abu Simbel é um complexo com 2 templos e está próximo da fronteira do Egito com o Sudão e fica em uma vila da província de Assuão. São eles:
- templo de Ramsés II: é um dos maiores do Egito e é em homenagem ao faraó Ramsés II, nele está 4 estátuas do faraó na fachada;
- templo de Nefertari: em homenagem à rainha Hathor, tem estátuas dela e sua decoração é rica em detalhes.
Vale destacar que devido aos raios do sol que chegam até o templo principal e iluminam as estátuas e o ambiente, ele é conhecido também como Templo do Sol.
Como é dentro de uma pirâmide?
Quem não fica curioso de como é dentro de uma pirâmide, você vê aquele monumento grande e fica imaginando o que pode encontrar nele.
Por exemplo, na Grande Pirâmide de Quéops, vai se deparar com corredores estreitos que levam até as câmaras internas.
Em muitas pirâmides há estátuas, tesouros, registros e os principais objetos dos faraós.
Qual a maior pirâmide do Egito?
A maior pirâmide é a Pirâmide de Gizé tem 140 metros de altura e 230 metros de base, ou seja, quase 1 quilômetro de perímetro.
Não é apenas a maior pela sua altura, também por causa da sua importância para o povo egípcio.
Por isso, não é de se estranhar muitos turistas que vão até às Pirâmides de Gizé visitar e conhecer mais da história. Pode ter certeza é um passeio impactante e cheio de mistério.
Compre sua passagem para o Egito por um preço bom!
Uma viagem para o Egito é a oportunidade de viver coisas novas e realizar um mergulho nos tempos da antiguidade, você pode vivenciar tudo isso sem precisar gastar um absurdo em suas passagens aéreas.
No nosso site Passagens Promo tem a sua disposição as melhores ofertas de passagens para o Egito e tem o privilégio de escolher qual a será forma de pagamento:
- pix;
- transferência bancária;
- pagamento em lotérica;
- cartão de crédito.
Agora, você não tem mais desculpa em não preparar sua mala para mais uma experiência magnífica em um dos países mais ricos em herança cultural.
Onde se hospedar no Cairo?
Se você optou por ficar hospedado na capital do Egito, por causa da facilidade de locomoção para conhecer alguns pontos turísticos. Confira alguns hotéis para ficar durante sua estadia nesta cidade:
- marriott mena house: próximo das Pirâmides de Gizé, é um hotel com um jardim belíssimo e oferece quartos confortáveis;
- kempinski nile hotel: situado no centro da cidade tem quartos elegantes, um restaurante gourmet e até SPA relaxante;
- four seasons hotel Cairo at nile plaza: às margens do Rio Nilo, oferece uma vista magnífica e uma estadia digna de rei.
Agora, você já tem algumas dicas dos melhores hotéis de Cairo, já pode começar a preparar sua mala e fazer a sua reserva para viver dias incríveis.