Piscinas naturais do Brasil: conheça 15 das lagoas e piscinas naturais do país e como se formaram!

As piscinas naturais do Brasil estão entre as mais bonitas do mundo e podem render uma experiência inesquecível de turismo em diversos pontos do país.

Afinal, quem não gostaria de nadar em águas cristalinas e mornas, em meio a peixes coloridos e muitas outras belezas naturais?

Conhecer essas maravilhas da natureza, porém, requer um bom planejamento por parte do viajante, uma vez que as piscinas naturais só ficam “aptas” a mergulho quando ocorrem condições específicas para isso e se escondem durante a maré alta.

Para te ajudar a planejar a sua viagem, montamos uma lista com as mais belas piscinas naturais brasileiras e tudo que você precisa saber para curtir essa experiência incrível! Vamos lá!

Confira passagens aéreas para todo o Brasil com até 35% de desconto neste link!

Piscinas naturais do Brasil: onde encontrá-las?

De Norte a Sul do país, as piscinas naturais do Brasil são tão bonitas que não deixam nada a desejar em comparação a destinos famosos do exterior, incluindo Caribe e a Costa Mediterrânea.

Cercadas por arrecifes, corais, formações rochosas peculiares e muitas outras belezas naturais, essas piscinas protegem uma fauna marinha exuberante e diversificada, além de ficarem em destinos incríveis da costa brasileira, especialmente do Nordeste.

A lista de destinos que oferecem essa possibilidade turística a seus visitantes inclui destinos badalados, como Porto de Galinhas e Praia dos Carneiros (PE), Maragogi (AL), Jericoacoara (CE) e Ilha Grande (RJ).

Se você prefere água doce, é só descer um pouquinho no mapa até a paradisíaca Gruta do Lago Azul, em Mato Grosso do Sul, ou Loquinhas, em Goiás.

Existem opções para todos os gostos e você não vai ter dificuldades em encontrar uma piscina natural incrível pertinho de você!

Como são formadas as piscinas naturais?

Como são formadas as piscinas naturais?
Fonte: Pixabay

Em geral, as piscinas naturais do Brasil e de qualquer outra parte do mundo são fenômenos associados à variação das marés, conforme a fase da lua.

Quando a maré baixa, as águas são represadas por recifes e corais, formando piscinas de águas cristalinas. 

Nas luas cheia e nova, o movimento das marés é ainda mais radical, tornando as piscinas ainda mais rasas e transparentes.

Por essas e outras, antes de planejar a sua visita a uma piscina natural, vale a pena ficar de olho na tábua de marés para escolher a melhor ocasião para o seu passeio!

Em alguns casos, porém, outros fatores podem contribuir para a formação das piscinas, como a chuva ou cursos de rios.

    Está gostando do conteúdo?
    Receba as melhores dicas de viagens no seu e-mail!
    Fique tranquilo, não enviamos spam!
    E-mail cadastrado com sucesso!
    A partir de agora, você receberá as melhores
    dicas de viagem diretamente no seu e-mail!

    Passagens aéreas em promoção para todo o Brasil

    Embora as piscinas naturais estejam distribuídas por diferentes pontos do mapa brasileiro, você não precisa sacrificar o seu bolso para conhecer essas espécies de aquários feitos pela natureza. 

    Para isso, você deve pesquisar bastante antes de comprar suas passagens aéreas, especialmente em um buscador eficiente como o Passagens Promo.

    Nossa plataforma de busca possibilita que o viajante simule sua viagem em diferentes datas para identificar o momento mais barato para embarcar.

    Você pode até ligar o alerta de preços para não perder nenhuma promoção para o destino que deseja! 

    Faça agora mesmo uma cotação gratuita e comece a planejar uma viagem inesquecível para os destinos mais paradisíacos com toda a economia que você merece!

    Melhores preços de passagens aéreas nacionais!
    Passagens aéreas saindo de

    Quais as lagoas naturais do Brasil?

    Seja ao longo dos mais de 10.959 km de litoral ou no interior do país, o viajante pode escolher entre as mais diferentes piscinas para seu mergulho ou banho refrescante.

    Na maioria das vezes, essas piscinas têm fácil acesso e ficam próximas a aeroportos movimentados, o que facilita a visita até mesmo de pessoas que moram em outros cantos do país.

    Para te ajudar a identificar as opções mais próximas a você e os cenários que você não vai se arrepender de conhecer, fizemos uma seleção com as melhores piscinas naturais do Brasil, confira!

    Porto de Galinhas, Pernambuco 

    As piscinas de Porto de Galinhas são frequentemente listadas entre as piscinas naturais mais bonitas do Brasil e se transformaram em verdadeiros cartões-postais não apenas de Pernambuco, mas de todo o Nordeste brasileiro.

    As piscinas, que se formam entre arrecifes, são cheias de peixes coloridos e nada tímidos, que chegam bem pertinho dos banhistas.

    A aventura começa ainda no deslocamento até as piscinas naturais: o viajante precisa embarcar em uma jangada rústica para navegar sobre o mar quase sem ondas até chegar às piscinas: passeio simplesmente imperdível em Porto de Galinhas!

    Maragogi, Alagoas 

    Maragogi, Alagoas
    Fonte: Unsplash

    Localizada na Costa dos Corais, a tropical Maragogi é considerada por muitos o Caribe brasileiro por suas águas turquesas indescritivelmente cristalinas.

    É ali, a pouco mais de 125 km de Maceió, em Alagoas, que estão algumas das mais paradisíacas piscinas naturais do Brasil.

    Você poderá visitar esses aquários de água transparente, morna e sem ondas em três áreas distintas: Galés, Taocas e Barra Grande.

    Durante seu passeio, você terá a oportunidade de mergulhar com snorkel, se divertir em esportes náuticos, como stand-up paddle, ou apenas curtir o banho refrescante em uma paisagem digna de cartão-postal!

    Lençóis Maranhenses, Maranhão 

    Algumas das mais célebres piscinas naturais do Nordeste estão no Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, no Maranhão, mas, diferentemente das piscinas de Porto de Galinhas e Maragogi, as piscinas maranhenses não estão no mar.

    Entre centenas de quilômetros de dunas de areia branquinha escondem-se piscinas de água turquesa, formadas pela água da chuva, que rendem cenários simplesmente paradisíacos.

    O melhor de tudo é que, depois de nadar bastante e se divertir nas águas calmas, você poderá subir as dunas para contemplar um belíssimo pôr do sol!

    Taipu de Fora, Bahia 

    As piscinas naturais de Taipu de Fora estão espalhadas pelo maior litoral do Brasil, o da Bahia, mais especificamente na Península de Maraú, a 194 km de Salvador.

    A melhor alternativa para o banhista é pernoitar no vilarejo e acordar bem cedo para chegar às piscinas naturais no melhor horário possível, isto é, durante a maré baixa.

    Essas piscinas estão espalhadas por mais de 1 km de extensão e são povoadas por peixes de diversas espécies, lesmas-do-mar e até tartarugas!

    Ali pertinho você ainda poderá curtir diversos bares e restaurantes com vista do mar, com opções de lazer para todas as idades!

    Gruta do Lago Azul, Mato Grosso do Sul 

    Gruta do Lago Azul, Mato Grosso do Sul
    Fonte: Patty Ho / Flickr / CC BY 2.0

    Nem todas as piscinas naturais do Brasil são de água salgada, e exemplo disso é a Gruta do Lago Azul, em Bonito, no Mato Grosso do Sul.

    Trata-se de um lago de águas transparentes, com profundidade de até 90 metros, localizado no interior de uma gruta.

    O acesso é fácil, embora a piscina esteja a 20 km do centro da cidade: basta percorrer uma trilha de 150 metros em meio à natureza e descer uma escadaria de madeira para chegar a este cenário de beleza única!

    Durante seu banho, aproveite para contemplar os interessantes espeleotemas que surgem no teto na gruta e tornam a paisagem ainda mais incrível!

    Baía dos Porcos, Pernambuco 

    Achou que a badalada Fernando de Noronha, em Pernambuco, e suas belas praias ficariam de fora da nossa lista? Você está enganado! 

    Nenhuma lista com as melhores piscinas naturais do Brasil fica completa sem a Baía dos Porcos!

    A praia tem apenas 100 metros de extensão e fica cercada por rochas de origem vulcânica, com os mais diferentes tamanhos e formatos, com vista privilegiada do Morro Dois Irmãos, principal cartão-postal do arquipélago.

    À medida que a maré baixa, a piscina natural se forma em meio às pedras, nos mais incríveis tons de azul e verde.

    As águas são tão transparentes que você nem precisará de snorkel para ver peixes, estrelas-do-mar, ouriços e outros animais marinhos!

    Lagoa do Paraíso, Ceará 

    As águas sem ondas variam entre azul-claro e escuro na Lagoa do Paraíso, em Jericoacoara, no Ceará, como espetáculos para encantar os olhos do banhista.

    Praticamente sem ondas, a lagoa dispõe das redes dentro d’água típicas do destino cearense, além de excelente infraestrutura de bares e restaurantes, com tudo que você precisa para passar o dia descansando, sem se preocupar com nada!

    Esse paraíso cearense, porém, guarda aos visitantes uma notícia ruim e uma boa.

    A ruim é que o banho na lagoa não é recomendado entre os meses de março e julho, quando está mais cheia pelo volume das chuvas.

    O lado positivo é que, no restante do ano, você não precisará se preocupar com a tábua das marés, pois, diferentemente de outras piscinas naturais, a Lagoa do Paraíso é acessível em qualquer maré, a qualquer hora do dia!

    Loquinhas, Goiás 

    Loquinhas, Goiás
    Fonte: Rodcgon / Wikimedia Commons / CC BY-SA 3.0

    Entre as inúmeras atrações da exuberante Chapada dos Veadeiros, em Goiás, ficam as sete piscinas naturais de Loquinhas, em Alto Paraíso.

    Os poços têm águas em tons esverdeados em meio às pedras, cercados por vegetação exuberante.

    Para chegar até lá, os visitantes podem contar com boa infraestrutura, incluindo uma trilha sinalizada, passarela de madeira no trajeto, muralha de pedra, ponte pênsil e até cachoeiras de águas cristalinas!

    Pajuçara, Alagoas 

    A lista de piscinas naturais do Brasil continua com a paradisíaca Pajuçara, uma das praias mais famosas da capital alagoana, Maceió.

    No local, os visitantes podem usufruir de infraestrutura de ponta, com restaurantes, atrações turísticas à beira-mar e grande oferta de passeios. 

    Um dos roteiros mais famosos é o passeio de jangada que leva às piscinas naturais, a pouco mais de 2 km da costa.

    A região é protegida e, por isso, abriga grande diversidade animal em meio a suas águas transparentes: um convite perene a um mergulho refrescante em um cenário paradisíaco!

    Praia dos Carneiros, Pernambuco 

    A pouco mais de 10 km da cidade de Tamandaré, em Pernambuco, ficam algumas das piscinas naturais mais lindas do Brasil: as da Praia dos Carneiros!

    Basta embarcar em um passeio de catamarã para chegar às piscinas que se formam em meio aos arrecifes durante a maré baixa.

    Em alguns pontos as piscinas são tão rasas que você conseguirá ficar em pé sobre as águas! 

    Praia do Forte, Bahia 

    Praia do Forte, Bahia
    Fonte: Unsplash

    A badalada Mata de São João, na Bahia, é o endereço da Praia do Forte, uma das paradas obrigatórias da Linha Verde, também conhecida como Estrada do Côco, entre o litoral norte baiano e a divisa com Sergipe.

    Os ricos corais da região atraem centenas de espécies de peixes em busca de alimento, o que garante piscinas naturais cheias de vida e cor para o seu mergulho!

    Se você não tiver um equipamento de snorkel para o seu passeio, é só alugar com os guias que oferecem passeios à região.

    Maracajaú, Rio Grande do Norte 

    A pequena vila de Maracajaú, distrito da cidade de Maxaranguape, a 55 km de Natal, no Rio Grande do Norte, é conhecida nacionalmente por seus parrachos: uma área que se estende por mais de 13 km entre corais, recifes e formações de arenito.

    Quando a maré baixa, esses parrachos se tornam uma gigantesca piscina natural sem ondas e com águas transparentes, que chega a 3 metros de profundidade em alguns pontos.

    Depois de dar uns mergulhos refrescantes na piscina natural, você pode se divertir de quadriciclo pelas dunas que cercam o mar ou praticar stand-up paddle sobre as águas calmas.

    Ilha Grande, Rio de Janeiro

    As piscinas naturais do Brasil não são uma exclusividade do Nordeste: a Ilha Grande, maior ilha de Angra dos Reis, no Rio de Janeiro, também abriga piscinas naturais que não perdem em nada para as rivais nordestinas!

    A Lagoa Azul, batizada em homenagem ao clássico do cinema dos anos 1980, é a mais famosa de todas, localizada entre ilhotas nas redondezas da Freguesia de Santana.

    A piscina natural de águas tão azuis quanto cristalinas tem solo arenoso e é rodeada por formações rochosas em formatos distintos.

    Você pode embarcar em uma escuna ou um veleiro para chegar até a região e, enfim, desfrutar de um mergulho refrescante em uma paisagem deslumbrante!

    Paripueira, Alagoas 

    Paripueira, Alagoas
    Fonte: Unsplash

    Frequentemente comparada às piscinas naturais de Maragogi, a piscina da praia de Paripueira, em Maceió, está entre os principais atrativos turísticos da capital alagoana.

    Várias operadoras de turismo e guias independentes oferecem passeios até a piscina e disponibilizam equipamento para snorkel para aluguel, além de serviços de fotografia submarina.

    Assim, você poderá registrar cada segundo desse passeio inesquecível em foto ou vídeo!

    Praia do Sancho, Pernambuco 

    Mais uma das piscinas naturais do Brasil está localizada em Fernando de Noronha, mais especificamente na Baía do Sancho, considerada uma das mais bonitas do mundo!

    Na maré baixa, formam-se piscinas de água azul-turquesa, quase sem ondas, que podem ser visitadas de barco. 

    As falésias douradas que cercam a praia tornam o cenário ainda mais paradisíaco!

    Vantagens Promo tem as melhores ofertas para você economizar na sua viagem! Encontre cupons e descontos para seguro viagem, hotel, e muito mais! Clique aqui e confira.

    Qual a melhor piscina natural do Brasil?

    Se você precisasse escolher apenas uma entre todas as piscinas naturais do Brasil para conhecer, seria difícil superar o cenário encontrado em Porto de Galinhas.

    A região se tornou internacionalmente famosa justamente por suas piscinas naturais em diferentes tons de azul e verde, que podem render horas e horas de diversão.

    A vantagem é que Porto de Galinhas ainda tem localização privilegiada para quem deseja conhecer piscinas naturais em outras regiões, como as de Maragogi, a 100 km de distância, e Maceió, a 240 km de distância.

    Cotação de passagens aéreas nacionais

    Já sabe quais piscinas naturais do Brasil vai incluir em seu próximo roteiro de viagem? Só falta garantir suas passagens aéreas baratas para conhecer esses aquários naturais incríveis!

    Nessa missão, você pode contar com o melhor buscador do mercado, o Passagens Promo, que te ajuda a encontrar as melhores promoções para viajar muito sem comprometer o seu bolso.

    Não se esqueça de ativar o alerta de preços para não perder nenhuma promoção para o destino que você procura! 

    Conhecer as piscinas naturais do Brasil com economia? De Promo você pode!

    Melhores preços de passagens aéreas nacionais!
    Passagens aéreas saindo de
    Azul SDU Rio de Janeiro MEA Macae 07 Fev 07 Fev R$ 209 Azul JPA Joao Pessoa REC Recife 07 Mai 14 Mai R$ 209 Azul REC Recife JPA Joao Pessoa 01 Fev 06 Fev R$ 212 Azul REC Recife JPA Joao Pessoa 01 Fev 06 Fev R$ 227 Gol GRU São Paulo CNF Belo Horizonte 10 Mar 19 Mar R$ 235 Ver mais ofertas

    Continue sua leitura!

    Recomendado para você
    Praia do Rosa, Santa Catarina: onde fica, o que fazer, mapa e dicas

    Praia do Rosa, Santa Catarina: onde fica, o que fazer, mapa e dicas

    Praias de Santos: quais são, informações, mapa e dicas de viagem

    Praias de Santos: quais são, informações, mapa e dicas de viagem

    11 praias da Linha Verde para conhecer pelo litoral nordestino!

    11 praias da Linha Verde para conhecer pelo litoral nordestino!

    Praias de Garopaba: onde fica, como chegar, mapa e melhores praias

    Praias de Garopaba: onde fica, como chegar, mapa e melhores praias

    Praias do Uruguai: confira um roteiro completo para aproveitar o verão

    Praias do Uruguai: confira um roteiro completo para aproveitar o verão

    Praias de Ubatuba: Conheça todas as opções no litoral paulista!

    Praias de Ubatuba: Conheça todas as opções no litoral paulista!