Piscinas naturais Porto de Galinhas: quando ir, informações e dicas

As piscinas naturais de Porto de Galinhas estão entre os principais pontos turísticos do litoral de Pernambuco e de todo o nordeste brasileiro.

A região é rica em belezas naturais, tem uma gastronomia de excelência e uma população amistosa e hospitaleira.

Destacamos um guia completo para que você saiba a melhor época do ano para visitar esse lindo cenário.

Junto das melhores dicas de viagem e tudo o que você não pode deixar de saber sobre esse espetáculo natural!

Confira passagens aéreas em promoção neste link!

Piscinas naturais Porto de Galinhas: paraíso pernambucano

O litoral pernambucano tem várias atrações naturais, como praias paradisíacas e ilhas incríveis, bem como rios de água pura e um mar de azul intenso.

As praias de Porto de Galinhas são um dos principais atrativos da cidade, mas não são os únicos. As piscinas naturais também são muito procuradas pelos turistas. Elas surgem na maré baixa, formadas pela segunda maior barreira de corais do mundo. Se estende até o estado de Alagoas, garantindo um cenário incrível a apenas 200 metros da costa.

O fenômeno é ideal para a prática de mergulho nas modalidades snorkel, livre e com cilindro, em pontos com mais de 4 metros de profundidade.

Além disso, o cenário é perfeito para quem quer se refrescar longe do agito das praias e ainda ter a oportunidade de ver bem de perto um pouco da vida marinha. 

O passeio vale muito a pena e com 1 dia é possível passar por quase todas as piscinas naturais de Porto de Galinhas. Em alguns pontos existe limite diário de pessoas, medida que visa proteger a área contra a destruição ambiental. Logo, é necessário que você confirme se no dia da sua visita esse limite já foi atingido. 

Como chegar até Porto de Galinhas?

Piscinas Naturais em Porto de Galinhas: como chegar
Fonte: Pexels

O trajeto mais recomendado para a viagem até Porto de Galinhas é aéreo. Você pode desembarcar no Aeroporto de Recife, a menos de 60 km de distância da cidade.

Da capital até Porto de Galinhas o percurso dura cerca de uma hora e pode ser feito de ônibus ou carro, em uma rodovia em excelentes condições.

Como chegar até as piscinas naturais Porto de Galinhas?

Se você já está em Porto de Galinhas, está cada vez mais perto de conhecer um cenário paradisíaco em meio a uma das maiores barreiras de corais do planeta.

Para chegar à principal atração da região, é possível curtir um passeio em uma das muitas jangadas coloridas que levam até as piscinas naturais de água cristalina, com milhares de peixinhos coloridos.

O mar é tranquilo e o passeio é bastante agradável. Os guias costumam fazer paradas em diversos pontos para que os turistas possam desfrutar da paisagem e nadar em meio aos peixes.

Mapa das Piscinas Naturais de Porto de Galinhas

Talvez você até conheça Porto de Galinhas, mas não teve tempo ou oportunidade de estender até as piscinas naturais. Nesse caso, o mapa abaixo vai te ajudar a entender melhor a localização das piscinas e a distância que se encontra das principais praias da cidade.

Qual a melhor época para visitar as piscinas naturais Porto de Galinhas?

Piscinas Naturais em Porto de Galinhas: melhor época
Fonte: Pixabay

As viagens pelo nordeste brasileiro são famosas pelas altas temperaturas e pelo sol que brilha o ano inteiro. Não é diferente em Porto de Galinhas, onde parece ser verão o ano inteiro. Ainda assim, aquela dúvida sobre quando viajar acaba surgindo, principalmente para aqueles que têm flexibilidade para viajar em qualquer temporada. 

Entre os meses de setembro e março, as temperaturas vão às alturas e a chuva é mais rara. Com isso, o mar fica com as águas ainda mais claras e límpidas. Para quem vai viajar em janeiro é preciso saber que vai encontrar a cidade lotada, uma vez que essa é considerada como altíssima temporada, mas também é a melhor época para ver as piscinas naturais. 

Para ver as principais atrações da região é preciso ficar muito atento ao mar: as visitas às piscinas só são possíveis durante a maré baixa.  Mas nada impede que você curta uma das muitas praias da cidade nos dias de maré alta. 

As praias da cidade têm ótima localização e infra-estrutura. Assim, você não vai deixar de curtir um belo dia de sol e se refrescar em águas cristalinas. 

Não se esqueça de levar um chinelo ou um calçado especial para mergulho quando for visitar uma das muitas piscinas naturais de Porto de Galinhas. Os corais podem machucar seu pé e estragar a sua viagem.

Não deixe de conferir a tábua de maré em Porto de Galinhas

A tábua de maré é a principal companheira do turista que planeja conhecer as piscinas naturais da região.

As jangadas e os barcos só partem rumo às piscinas caso a maré esteja abaixo de 0.5, então fique de olho nas tábuas de maré espalhadas pelo centro de Porto de Galinhas e que recebem atualizações mensalmente.

Outra alternativa é consultar a tábua de maré disponibilizada no site oficial da Marinha do Brasil, ou, ainda, o ciclo lunar. Não, você não leu errado: a lua é uma aliada da sua viagem!

As melhores marés para conhecer as piscinas naturais acontecem nos dias que antecedem as luas cheia ou nova. Então fique de olho no céu para curtir ao máximo esse fenômeno incrível!

Se você seguir a tábua de maré para agendar seu passeio, dificilmente acabará no prejuízo ou ficará sem conhecer esse cenário paradisíaco.

E fique atento ao relógio: recomenda-se que o turista chegue ao ponto de partida das jangadas entre 1h30 e 2h antes do pico da maré baixa. 

Assim, considerado o tempo de deslocamento até as piscinas naturais, você estará no lugar certo durante o auge do fenômeno e poderá aproveitar o passeio por mais tempo!

Hotel com 5% de desconto com o cupom VAIDEPROMO5! Economia e conforto para você aproveitar muito mais a sua viagem. Confira clicando aqui.

Passagens aéreas para Pernambuco

Passagens para Recife para vistar Porto de Galinhas!
Passagens aéreas saindo de

A economia em uma viagem começa quando você compra as passagens aéreas para Recife. Afinal de contas, este é o item mais caro de qualquer viagem.

Dessa forma, se você conseguir bons preços para o trajeto desejado, poderá usar a verba poupada durante sua estadia em Pernambuco ou, até mesmo, guardar para suas próximas férias.

Para encontrar o menor preço possível, não existe solução mágica: o melhor caminho é a pesquisa!

Para te ajudar nessa tarefa, recomendamos o uso de nossa plataforma comparadora, Passagens Promo, que oferece diversas ferramentas gratuitas, como os alertas de preços, para te ajudar a economizar.

Com uma simples pesquisa, você poderá avaliar as ofertas de diferentes companhias aéreas e conseguirá simular rotas, dias e horários de viagem variados para encontrar a melhor oferta do mercado.

Uma outra dica importante é: dê preferência a viagens em dias úteis.

As empresas costumam cobrar caro por embarques realizados aos fins de semana, e você pode acabar jogando toda a sua economia pelo ralo.

Com uma simples pesquisa, você poderá avaliar as ofertas de diferentes companhias aéreas e conseguirá simular rotas, dias e horários de viagem variados para encontrar a melhor oferta do mercado.

Uma outra dica importante é: dê preferência a viagens em dias úteis.

As empresas costumam cobrar caro por embarques realizados aos fins de semana, e você pode acabar jogando toda a sua economia pelo ralo.

O que fazer em Porto de Galinhas e arredores?

A região de Porto de Galinhas representa bem o litoral de Pernambuco: o destino é riquíssimo em atrações turísticas.

Durante a viagem, o visitante pode desfrutar de passeios diferentes, conhecer paisagens belíssimas e viver experiências únicas em meio a um cenário idílico, com inúmeros atrativos naturais.

Além dos passeios de jangada até as piscinas naturais, é possível praticar mergulho em águas com mais de 30 metros de profundidade ou até mesmo fazer um passeio de catamarã até a famosa Praia dos Carneiros.

Fato é que não faltarão alternativas para a sua diversão durante a viagem! Conheça um pouco mais das principais praias da região e comece a montar o seu roteiro de férias agora mesmo! 

    Está gostando do conteúdo?
    Receba as melhores dicas de viagens no seu e-mail!

    Fique tranquilo, não enviamos spam!

    E-mail cadastrado com sucesso!
    A partir de agora, você receberá as melhores
    dicas de viagem diretamente no seu e-mail!

    Praia de Porto de Galinhas ou Praia da Vila

    A Praia da Vila é considerada a principal praia da região de Porto de Galinhas e pode ser descrita resumidamente como uma imensa piscina natural.

    Milhares de turistas visitam essa praia anualmente, em busca de relaxamento e banhos de mar em águas quentes e bastante calmas.

    Esta praia tem excelente infraestrutura, com vários quiosques, barzinhos, restaurantes, além de cadeiras e guarda-sóis espalhados pela faixa de areia.

    A Praia da Vila é um dos principais pontos de partida das famosas jangadas coloridas que levam os visitantes até as piscinas naturais.

    Fique atento: o preço dos passeios de jangada é tabelado, sendo R$30 reais para adultos, R$15 reais para crianças de 4 a 6 anos e menos de 4 anos não pagam. 

    A Praia da Vila, também chamada de Praia de Porto de Galinhas, só não é recomendada para quem quer um lugar deserto.  Como se trata de um dos principais pontos turísticos da região, é provável que você encontre ruas e orla cheias de gente! 

    *valor referente a pesquisa em outubro/2020

    Praia do Muro Alto

    Piscinas Naturais em Porto de Galinhas: Praia do Muro Alto
    Fonte: Unsplash

    A Praia do Muro Alto não apenas é uma das principais praias de Porto de Galinhas, mas sim de todo o Estado de Pernambuco.

    Os coqueiros selvagens, paredões de areia e o mar azul contrastam com a área protegida de Mata Atlântica que cerca a praia, formando um cenário incrível, digno de cartão-postal.

    A região tem alto fluxo de turistas por conta dos diversos resorts, hotéis e pousadas que estão instalados por ali, o que se traduz em uma boa infraestrutura de hospedagem e serviços.

    Formada por um impressionante arrecife, que cria uma extensa piscina natural, essa praia tem extensa faixa de área, com mais de 3 km.

    Hotel com 5% de desconto com o cupom VAIDEPROMO5! Economia e conforto para você aproveitar muito mais a sua viagem. Confira clicando aqui.

    Praia do Pontal do Maracaípe

    A Praia do Pontal do Maracaípe é bem mais preservada, tranquila e vazia em comparação com outras praias do litoral de Pernambuco.

    Caso você esteja viajando com crianças, fique atento. O mar é bem mais agitado e pode representar um risco aos pequenos, bem como aos banhistas mais inexperientes.

    Esta praia está entre as preferidas dos surfistas, que aproveitam ao máximo as fortes ondas do mar da região, que tem água limpa e uma faixa de areia com um visual ligeiramente mais “selvagem”.

    O vilarejo que dá nome à praia é bastante tranquilo e hospitaleiro, além de ser famoso por atrair visitantes com os mais diversos perfis.

    Aproveite sua visita para desfrutar dos excelentes restaurantes da região especializados em frutos do mar.

    Praia do Cupe

    A Praia do Cupe é ideal para quem viaja com família, especialmente com crianças, já que a praia é bastante tranquila.

    Além da calmaria e das pouquíssimas ondas no mar, a faixa de areia tem pouca aglomeração de banhistas, ambulantes ou quiosques.

    A água do mar dessa região é clarinha, e é comum que os visitantes dividam um refrescante banho de mar em meio a cardumes de peixinhos coloridos.

    Se você procura sossego, não deixe de visitar a Praia do Cupe: como não existem muitas barracas ou vendedores nesta praia, a tranquilidade é garantida!

    Praia dos Carneiros

    Piscinas Naturais em Porto de Galinhas: Praia de Carneiros
    Fonte: Unsplash

    A Praia dos Carneiros é um dos principais destinos turísticos do estado de Pernambuco: um passeio imperdível para quem está curtindo as belezas de Porto de Galinhas.

    Diariamente, centenas de turistas desembarcam dos tradicionais catamarãs que chegam à praia, então não espere encontrar um cenário deserto. 

    Mesmo com todo o movimento, a paisagem é maravilhosa: os coqueiros contrastam com a areia branquinha e o mar cor de esmeralda, onde ocorre a formação de piscinas naturais com peixinhos de todas as cores! 

    A paisagem idílica fica completa com uma charmosa igrejinha construída no século XVIII à beira-mar, a Capela de São Benedito.

    Ilha de Santo Aleixo

    A Ilha de Santo Aleixo fica bem no meio do caminho entre as belezas de Porto de Galinhas e os charmes da Praia dos Carneiros.

    Trata-se de uma área de proteção ambiental e, mais do que isso, uma ilha particular.

    Isso significa que apenas 80 pessoas podem visitar o local diariamente, tamanha a preocupação dos moradores e das autoridades com o meio ambiente.

    O trajeto do continente até a ilha é bastante calmo, feito em catamarãs, e tem tempo de duração média de cinco minutos. 

    Além disso, recomenda-se que o visitante agende a visita com antecedência, já que a capacidade de ocupação da ilha é limitada.

    Praia de Serrambi

    A Praia de Serrambi oferece condições excelentes para banho durante qualquer tipo de maré.

    Na maré baixa ocorre a formação de piscinas naturais belíssimas bem perto da faixa de areia.

    A infraestrutura, porém, deixa a desejar: não existem quiosques nessa praia, e o comércio se limita a alguns poucos ambulantes pela areia. Leve sua água e seu lanche! 

    Por conta disso, a região é recomendada para quem busca sossego: a Praia de Serrambi é em vazia, praticamente de uso particular dos moradores e dos hóspedes de um luxuoso resort nos arredores.

    Cabo de Santo Agostinho

    Piscinas Naturais em Porto de Galinhas: Cabo de Santo Agostinho
    Fonte: Piqsels

    O Cabo de Santo Agostinho é nada menos que uma península paradisíaca a menos de 40 minutos de viagem do centro de Porto de Galinhas.

    As praias da região são rodeadas por mata atlântica e formações rochosas impressionantes. 

    Diversos passeios partem das cidades das redondezas rumo a esta península, famosa pelo mar calmo e pelas belezas naturais. 

    Os passeios mais famosos são as trilhas de bugue e os trajetos de catamarã pelas diversas praias do Cabo de Santo Agostinho.

    Cidade de Olinda

    Famosa por um dos maiores carnavais do Brasil, Olinda é uma das maiores joias do litoral pernambucano.

    A apenas alguns minutos de viagem de Recife, essa cidade foi tombada como Patrimônio Cultural da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, a UNESCO.

    Olinda foi uma das cidades mais ricas do período colonial brasileiro, hoje em dia é rica em história, arquitetura e belezas naturais.

    As famosas ladeiras da cidade são cenário de algumas das igrejas mais antigas do Brasil, como a Igreja de Nosso Senhor Salvador do Mundo, a primeira erguida no país.

    Uma boa dica é aproveitar a passagem por Olinda para ir às compras: você encontrará lojinhas de artesanato e souvenires no Mercado da Ribeira e no Mercado de Artesanato do Alto da Sé.

    Cidade de Recife

    Os passeios em Recife, uma das principais cidades nordestinas, dispõe de excelente infraestrutura, e é claro, belas praias

    A capital pernambucana tem muitas opções de restaurantes e atrações turísticas, como o centro histórico do Recife Antigo e a impressionante Praia de Boa Viagem.

    Capital mundial do maracatu, Recife é um rico centro cultural, com forte tradição carnavalesca, musical e nas artes plásticas.

    Sendo o Patrimônio Cultural mais antigo do Brasil, a cidade possui muitos resquícios do período colonial, e que hoje são vistos com orgulho e forma de contar um pouco da história do país. 

    A cidade possui um litoral de dar inveja, com praias de águas cristalinas e mar tranquilo, que permitem banho de sol e de mar em um cenário incrível. 

    Para quem estiver visitando as piscinas naturais de Porto de Galinhas, esticar para Recife é muito fácil, afinal, a cidade está apenas a 60 km de distância. 

    Cotação passagens aéreas para Pernambuco

    Passagens para Recife para vistar Porto de Galinhas!
    Passagens aéreas saindo de
    Azul CAU Caruaru REC Recife 01 Jan 04 Jan R$ 212 Latam Brasil CGB Cuiaba REC Recife 03 Mar 10 Mar R$ 345 Latam Brasil CGB Cuiaba REC Recife 06 Abr 13 Abr R$ 345 Latam Brasil CGB Cuiaba REC Recife 14 Abr 21 Abr R$ 345 Latam Brasil CGB Cuiaba REC Recife 06 Abr 14 Abr R$ 345 Latam Brasil CGB Cuiaba REC Recife 13 Abr 20 Abr R$ 345 Ver mais ofertas

    Agora que você já sabe tudo sobre as piscinas naturais de Porto de Galinhas, está na hora de garantir suas passagens aéreas pelo menor preço.

    Utilize nossa plataforma comparadora, Passagens Promo, para encontrar os melhores preços do mercado para passagens aéreas para Recife.

    Faça diferentes cotações e crie um alerta de preços para ser avisado de qualquer alteração nas ofertas.

    Viajar com economia? De Promo você pode!


    Leia também:

    Recomendado para você
    Praias de Fernando de Noronha: conheça esse paraíso pernambucano

    Praias de Fernando de Noronha: conheça esse paraíso pernambucano

    Praia de Porto de Galinhas: quando ir, como chegar e dicas de viagem

    Praia de Porto de Galinhas: quando ir, como chegar e dicas de viagem

    O que fazer em Porto de Galinhas: passeios, praias e gastronomia

    O que fazer em Porto de Galinhas: passeios, praias e gastronomia

    O que fazer em Fernando de Noronha: melhores atrações e dicas

    O que fazer em Fernando de Noronha: melhores atrações e dicas

    Os principais pontos turísticos de Pernambuco: roteiro imperdível

    Os principais pontos turísticos de Pernambuco: roteiro imperdível

    Passagens aéreas baratas para viajar em outubro

    Passagens aéreas baratas para viajar em outubro