Pode levar comida no avião? tire todas as suas dúvidas!

Quando se pensa em viajar algumas dúvidas surgem, em relação a muitas coisas, principalmente a entrada no país. 

Uma delas é a permissão de levar alimentos na bagagem e se é possível levar seu lanche e comer dentro do avião.

É normal ter tantas dúvidas só não pode ficar na incerteza. Veja o nosso conteúdo e fique por dentro do assunto.

Pode levar comida no avião? 

Não existe nenhuma restrição específica para esse assunto, de acordo com as normas da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). 

Ele é o órgão responsável pelas regras da aviação no Brasil. Como não existe nenhuma proibição, fica a critério das companhias as proibições a respeito de alimentos dentro do avião. 

No entanto, tem algumas que são relacionadas à agropecuária e às regras sanitárias do país e as empresas aéreas colocam em prática. 

O que vai encontrar no site da ANAC sobre o consumo é de bebidas alcoólicas que são acima de 70% de álcool e não pode ser levado, nem na bagagem de mão e nem na despachada.

Pode comer no avião?

Não há nenhuma proibição em relação ao passageiro comer ou não no avião, aliás algumas companhias aéreas dependendo do tipo de voo, elas disponibilizam algumas refeições ou lanche a bordo. 

Além disso, algumas pessoas levam alimentos para consumir durante o voo. Apesar de permitir, o tripulante precisa ter cuidado com comida com cheiro forte que pode ocasionar o desconforto de outras pessoas. 

Dessa forma, você recebe o lanche que é ofertado no voo e também tem a permissão de levar o seu e comer na viagem, levando em consideração as políticas que aquela empresa exige em relação a alimentação na aeronave.

Pode levar comida na mala despachada?

Pode levar comida no avião

Quem vai fazer uma viagem em um destino que tem uma gastronomia deliciosa não quer perder a oportunidade de trazer um pouco das suas iguarias. 

E isso é possível, é permitido que os passageiros possam levar na sua mala despachada, mas tem que está atento a algumas restrições, pois existem empresas que não deixam.

Além disso, se estiver com bebida ou itens perecíveis devem ser colocados em uma embalagem que seja capaz de evitar vazamento. 

Como também, tem países que proíbem a importação a exemplo da carne. Por isso, antes de colocar na mala, verifique as regras do país. 

Vale mencionar que é fundamental embalar de uma forma segura para não prejudicar sua mala e também para obedecer a regulamentação.

Pode levar comida na bagagem de mão? 

Na bagagem de mão o viajante precisa ter mais atenção como vai transportar o alimento, já que ela vai dentro da cabine. 

Dessa forma, tem que ser bastante embalada para evitar vazamento e mau cheiro que pode prejudicar a viagem com odores fortes. 

A princípio é fundamental levar alimentos que caibam na bagagem de mão, veja com atenção as medidas que são exigidas pela empresa aérea. 

Além de estar em uma embalagem segura, tem que ter incluído a validade do alimento e algumas informações. 

Normalmente, os alimentos levados na bagagem de mão, são: 

Analise com atenção se estão de acordo com a regulamentação para evitar transtorno durante a sua viagem.

Tem países que proíbem a entrada de alimentos?

Todos os países têm suas próprias regulamentações e restrições de entrada de turista dentro do seu território e é dever dos viajantes obedecer a todas para evitar algum problema. 

Alguns têm exigências mais rigorosas, já outros são flexíveis e não proíbem a importação de certos alimentos, como carne ou produtos agrícolas e os que não permitem alegam preocupação com doenças ou pragas.

Nesse sentido, o viajante precisa estar atento às normas do seu destino e verificar principalmente os seguintes tópicos:

Cumprir todos esses tópicos vai te livrar de ser direcionado à inspeção alfandegária do aeroporto. Tenha atenção para fazer tudo certo e ter a sua entrada rápida e fácil.

Voe com economia e praticidade para qualquer lugar do mundo! 

O Passagens Promo  tem parcerias com as melhores companhias aéreas do mercado e te ajudamos a comprar suas passagens por um preço acessível.

Você vai voar com qualidade e por um preço baixo, são inúmeras vantagens que oferecemos aos nossos clientes. Além de garantir um desconto de até 35%.

E se quer comprar por um preço ainda menor, cadastre no nosso site o seu e-mail e receba as promoções mais incríveis. 

Além disso, temos uma assistência de excelência disponibilizada para todos, é só entrar em contato através dos nossos meios de comunicação e tirar suas dúvidas. 

Quais são os países que não permitem a entrada de alimentos?

É uma questão relativa. Por isso, é importante entrar em contato com os órgãos responsáveis pelo país ou entrar no site para consultar os regulamentos alfandegários e assim consegue encontrar informações referente a isso. 

Por exemplo, Estados Unidos  e Austrália  tem uma política rígida em relação a entrada de alimentos e principalmente de produtos de origem animal e também agrícola. 

Como também, na União Europeia não aceita nenhum alimento que venha de outro país a restrição é mais severa. 

Dessa forma, não deixe de verificar quais são as proibições daquele destino, para que sua entrada seja a mais tranquila possível.

Alimentos proibidos 

Você deve estar se perguntando quais são esses alimentos que na maioria das vezes são barrados. Confira alguns deles:

Em geral, todos esses alimentos que são proibidos é por causa das regras sanitárias do país, para barrar a proliferação de fungos, doenças e vírus. 

Em relação ao lanche do avião, ele só pode ser consumido durante a viagem, tem países que não deixam a entrada porque afirmam que ele pode deteriorar e prejudicar a saúde.

Alimentos liberados 

Há países que são mais flexíveis e permitem a entrada de alguns alimentos, na maioria das vezes são esses:

Vale destacar que cada destino tem suas exigências e é responsabilidade do turista verificar todas antes, porque pode haver alguns que proíbam a entrada desses alimentos e liberem a de outros.

Pode levar frutos do mar na bagagem? 

Quando vai para um destino litorâneo e que o preço dos frutos do mar são baratos o turista tem vontade de levar um pouco para casa. A princípio é importante saber se o seu país de origem vai aceitar a entrada e quais são as normas.

Sobretudo, algumas normas precisam ser seguidas quando o tipo do alimento é liberado. Os frutos-do-mar são perecíveis e se acontecer vazamento pode ocasionar mau cheiro. 

Diante disso é necessário colocar em uma embalagem resistente e também que esteja acondicionada a exemplo de um isopor ou bolsa térmica. Aliás o gelo que pode ser transportado é em gel ou em sacos plásticos herméticos 

Não esqueça de verificar quais são as regras da companhia aérea e também do país que você vai embarcar.

As companhias aéreas oferecem comida durante o voo? 

Pode levar comida no avião

A maioria das companhias aéreas tem um cardápio especializado para os seus passageiros, para que durante o voo ninguém passe fome. 

Só que depende muito do tipo de viagem, ou seja, em viagens internacionais as opções são maiores e em os voos nacionais são apenas lanchinhos.

Principalmente para quem vai viajar com criança tem a necessidade de oferecer algo para que ela possa comer durante o voo e quando a viagem é de longa duração é preciso ter esse cuidado com os menores. Saiba mais! 

Voos nacionais 

Os voos nacionais conhecidos também como domésticos acontecem no mesmo país, e a duração é menor comparado ao um voo internacional.

Dessa forma, algumas empresas escolhem só oferecer um pequeno lanche, como: 

Aliás tem companhias que não oferecem lanche aos seus tripulantes em voos domésticos, mas tem a opção de comprar durante o voo e o passageiro pode pagar por meio de dinheiro ou cartão de crédito.

Voos internacionais

Viajar de um país para outro é cansativo, e o que o turista mais espera é um bom serviço de bordo e que tenha à disposição refeições. 

Portanto, as companhias aéreas no voo distribuem pratos preparados por chefs e uma refeição completa para saciar o tripulante.

Além disso, dependendo da classe que você está, tem direito até a uma cartela de vinhos e bebidas das melhores safras. Quem não quer viajar e ser tratado como rei? 

Por isso, ao escolher uma companhia aérea veja quais são os serviços que prestam durante a viagem e assim você escolhe a que mais combina com o seu conforto.

Dicas para levar comida no avião

Se você tiver bom senso e estiver por dentro de todas as normas exigidas pela companhia aérea, como também das restrições alfandegárias do país que você vai visitar, tem grandes chances de conseguir transportar o alimento sem nenhum problema. 

Aprenda algumas dicas para que você consiga realizar tudo de acordo com o que é solicitado:

Temperatura ambiente

Opte por alimentos que possam estar conforme a temperatura ambiente, assim é muito mais difícil que estrague. 

Quem vai levá-lo para consumir durante a viagem, escolha: bolacha, biscoito, frutas secas e barrinha cereal. 

O comissário não pode esquentar ou colocar para esfriar seu alimento. Se é para comer no voo e vai ser levado na bagagem de mão, prefira aqueles com temperatura ambiente.

Se atente as dimensões da bagagem

É compreensível quando alguém vai para um lugar que tem uma culinária saborosa, tenha vontade de trazer algumas iguarias. 

No entanto, é preciso se atentar às dimensões da bagagem, tanto a de mão quanto a que vai ser despachada. 

Não adianta encher a mala de comida e não ter espaço para trazer outras coisas e também ter que pagar por excesso de bagagem. 

Escolha levar o que você mais gostou e que é difícil de encontrar em seu país de origem, evite trazer coisas comuns.

Procure saber sobre as restrições 

Antes de viajar procure no site oficial do governo do país as restrições em relação ao transporte de alimentos.

Muitas pessoas passam por transtorno e são paradas pela alfândega porque não tinha ciência de algumas proibições. 

Dessa forma, se você não quer ficar parado na sala dos órgãos alfandegários e também quer entrar no território sem nenhum problema, pesquise antes as informações importantes do destino.

Voe com economia e praticidade para qualquer lugar do mundo! 

Pensou em viagem, pensou no Passagens Promo , o melhor site de compras de passagens aéreas, são várias opções disponíveis para você. 

Que tal decidir como será o pagamento? Aqui, quem manda é o cliente. É só escolher entre: 

Além disso, tem a possibilidade de dividir em até 10X sem juros. Pode parcelar sua passagem aérea conforme suas condições. 

E pode ter certeza vai voar com uma das melhores companhias aéreas, só temos parcerias com empresas comprometidas com o conforto e a qualidade do serviço oferecido aos seus passageiros.

O passageiro precisa pagar para levar alimentos no voo? 

Não tem um adicional cobrado referente ao transporte de alimentos, se o passageiro conseguir levar tudo na sua bagagem despachada, e a de mãos e obedecendo as normas, ele não vai precisar pagar nada a mais. 

A única coisa que ele pode pagar a mais é se tiver excesso de bagagem e não tem nada a ver com alimentos. Toda companhia aérea tem regras em relação ao quanto de peso a bagagem de cada passageiro pode ter. 

Dessa forma, é importante o tripulante se atentar se os seus pertences que estão na bagagem não vão ultrapassar o peso limite. Além disso, todos devem obedecer as dimensões de comprimento. 

Em resumo, pode fazer a sua viagem e trazer alimentos para o seu país de origem, mas tem que está ligado ao que é proibido sair daquele país e o que é liberado entrar no seu. 

Levando em consideração essas questões, sua viagem vai ocorrer da melhor forma possível. 

Veja Também: