O que fazer em São Paulo com crianças
Que tal conhecer os melhores pontos turísticos de Belém? A capital do Pará é repleta de edifícios históricos, igrejas, museus e belezas naturais apaixonantes.
Pegue papel e caneta ou abra seu bloco de notas, e não perca nenhuma dica desse destino incrível em terras paraenses!
Não deixe de pesquisar passagem aérea para belém no Passagens Promo e garantir até 35% de desconto. Aproveite!
Índice
Pontos turísticos de Belém: quais são os principais?
A cidade é linda e repleta de atrações históricas e passeios ao ar livre. No seu roteiro pela cidade, não deixe de conhecer seus complexos históricos e culturais, além de parques e um mercado antigo, que vende produtos típicos.
A Ilha do Combu e o Forte do Presépio são atrações muito interessantes, que merecem estar no seu roteiro.
Não deixe de curtir os complexos turísticos da capital, como o Espaço São José Liberto, repleto de bares e restaurantes. O pôr do sol dessa região é incrível!
Qual é a época ideal para ir para Belém?
Se pretende fazer uma viagem à Belém do Pará, saiba que é possível conhecer o destino o ano todo, já que o clima por lá é sempre quente e as chuvas estão presentes praticamente em todas as estações.
A época de chuvas mais intensas na cidade acontece entre dezembro e maio, sendo que o auge dos temporais é no mês de março. Então, é bom evitar essa temporada!
O período mais recomendado para viajar para o destino ocorre entre junho e novembro, chamado de verão amazônico, quando as chuvas são mais raras, favorecendo os passeios.
Passagens aéreas para Belém
Se você quer conhecer os principais pontos turísticos da cidade e ainda economizar, que tal comprar passagens aéreas com ótimos preços?
No Passagens Promo, nosso site verificador de passagens aéreas, você encontra os melhores custos-benefícios, além de descontos e promoções.
Para não perder as ofertas mais vantajosas, cadastre seu e-mail no nosso site para ser avisado sempre que os valores para os voos até Belém tiverem alteração.
Quais são os principais pontos turísticos de Belém?
A capital Belém possui atrações interessantes e passeios incríveis. Para curtir tudo que a cidade tem para oferecer, separamos os lugares turísticos que jamais podem ficar do seu roteiro de turismo no Pará.
Complexo Feliz Lusitânia
Comece o seu tour pelo Complexo Feliz Lusitânia, que está situado na área mais antiga da cidade.
O local abriga muito prédios históricos, como a Catedral Metropolitana de Belém, construída em estilo neoclássico e barroco, e a praça Dom Frei Caetano Brandão, um verdadeiro marco para a cidade.
No complexo, há ainda a Igreja de Santo Alexandre, o Museu de Arte Sacra e a Casa das 11 Janelas. Reserve, pelo menos, meio período para conhecer todas as dependências desse local cheio de história.
Bosque Rodrigues Alves
O Bosque Rodrigues Alves é um dos lugares para passear em Belém do Pará que você vai adorar.
Entre uma atração e outra, não deixe de fazer uma caminhada pelo local ou apenas sentar embaixo das suas árvores para relaxar.
Com cerca 15 hectares, o bosque também é um jardim zoobotânico da Amazônia, com lagos, fontes de água, árvores típicas da região amazônica e um orquidário.
No espaço, você verá ainda ruínas de pedra, um belo cenário para fotos. Não deixe de conhecer os animais que existem no local como aves, jacarés e tartarugas, entre outros.
Mercado Ver-o-Peso
Boa gastronomia e história você verá no Mercado Ver-o-Peso, que é sinônimo de cultura e sabores há quase 400 anos. Ele também é conhecido como um dos maiores mercados a céu aberto do planeta.
O espaço possui 25 mil metros quadrados repletos de barracas que comercializam os mais diversos produtos, como camarões, sementes de árvores, farinhas, castanhas, frutas e muito mais.
Para quem pretende conhecer Belém do Pará, não deixe de visitar o local e entender um pouco mais sobre a cultura e tradições paraenses.
Museu de Arte Sacra
Se você gosta de apreciar arte e cultura, o Museu de Arte Sacra, inaugurado em 1998, precisa estar na sua lista de lugares para conhecer.
O local tem um acervo com mais de 400 objetos e imagens sacras, datadas do período entre os séculos XVIII ao XX.
Muitas peças fazem parte da coleção da Igreja de Santo, fundada por padres jesuítas e índios, que está anexo ao museu. Outros objetos foram doados por outras igrejas e colecionadores.
Basílica de Nazaré
Seguindo um roteiro de atrações em Belém do Pará com cunho cultural, a Basílica de Nazaré, datada do ano de 1909, é um dos lugares que se destacam na cidade.
Inclusive, a igreja um dos templos mais sagrados e frequentados pelos paraenses. O local guarda a imagem original de Nossa Senhora de Nazaré, encontrada no século XVIII aos pés do igarapé Murucutu.
Ao visitar a igreja, observe a arquitetura belíssima do local, com lindos vitrais, um órgão antigo e obras de arte sacras espalhadas pelo templo.
Theatro da Paz
O Theatro da Paz, fundado em 1878, é um verdadeiro símbolo de Belém. O local, inspirado no Teatro Scalla de Milão, marcou um período de muita riqueza e desenvolvimento para a cidade.
Construído em arquitetura neoclássica, o espaço, que acomoda 900 pessoas sentadas, ainda está em plena atividade e recebe grandes espetáculos.
Mesmo que não consiga assistir a uma apresentação, inclua o local na sua lista de passeios em Belém.
O edifício é suntuoso e possui lustres de cristal, peças de decoração folheadas a ouro e obras de arte. O tour guiado custa R$ 6, mas às quartas é gratuito.
Mangal das Garças
Às margens do Rio Guamá, o Mangal das Garças é um local perfeito para quem quer ter momentos de descanso em meio à natureza ou até praticar atividade física.
Esse enorme parque fica bem na região central e possui várias espécies de aves, flamingos e garças passeando por todos os cantos do local.
Conheça também o borboletário e o viveiro do parque, e suba até o Farol de Belém para admirar a cidade. Não vá embora sem explorar o Memorial Amazônico da Navegação.
Museu Paraense Emílio Goeldi
Na capital Belém do Pará, faça um tour pelo Museu Paraense Emílio Goeldi, um dos redutos mais amados pelos belenenses.
Além de abrigar um museu com exposições temáticas e associadas ao meio ambiente, o local possui ainda uma ampla área verde com trilhas, lagos e muitas árvores.
Depois de visitar as exposições do museu, faça um passeio pelo parque zoobotânico, que tem mais de 2 mil espécies de plantas e 600 animais, como a arara azul, o peixe-boi e o pirarucu.
Ilha do Combu
A ilha Combu é um pedacinho da floresta amazônica em meio a capital do Pará. Para chegar até lá, é preciso pegar barco em um trajeto que dura 15 minutos. O local é repleto de verde e fica cercado pelo Rio Guamá.
Para quem se pergunta quais são os pontos turísticos de Belém do Pará mais visitados, a Ilha do Combu ocupa as primeiras posições do ranking.
No local, há estruturas feitas de madeira onde funcionam restaurantes de comidas típicas, que valem a pena conhecer.
Durante o passeio, os barcos fazem diversas paradas e você poderá escolher onde prefere fazer uma deliciosa refeição.
É possível mergulhar nas águas do rio e também conhecer os povoados, que ficam às margens do Guamá.
Forte do Presépio
Ele é um ícone de Belém, considerado o berço da cidade. O Forte do Presépio, erguido no século XVII, era utilizado como ponto de observação para evitar possíveis invasões e ataques indígenas.
Ao longo dos anos, ele foi usado para diversas finalidades e passou por reconstruções. Hoje, o espaço é um centro cultural, que preserva a história de Belém, Pará.
Durante a visita, é possível conferir restos arqueológicos e visitar o Museu do Encontro, que possui exposições de peças de origem marajoara e tapajônica.
O local faz parte do Complexo Feliz Lusitânia, que inclui vários edifícios históricos. Para visitá-lo, o valor do ingresso custa R$ 4, mas às terças-feiras, a entrada é gratuita.
Estação das Docas
Visitar a cidade e não conhecer a Estação das Docas é o mesmo que viajar para o Rio de Janeiro e deixar de subir até o Cristo Redentor.
A Estação das Docas é um point badalado da cidade tanto durante o dia quanto à noite. O local é um verdadeiro complexo turístico, gastronômico e cultural às margens da Baía do Guajará.
A região possui muitos bares e restaurantes, que ficam sempre lotados de turistas — principalmente no final da tarde, para admirar o pôr do sol, que é espetacular.
Espaço São José Liberto
Para fechar com chave de ouro o seu roteiro dos pontos turísticos de Belém, visite o Espaço São José Liberto, considerado patrimônio arquitetônico e referência cultural para a cidade.
Erguido em 1749, o espaço foi construído para ser o convento de São José, mas abrigou por séculos um hospital, cadeia, presídio, quartel e olaria. Ele foi restaurado em 2002 para ser um centro dedicado à cultura.
O espaço conta ainda com Museu de Gemas do Pará, a Capela São José, o Memorial da Cela, a Casa do Artesão, o Polo Joalheiro e o Jardim da Liberdade, além do anfiteatro Coliseu das Artes.
Há ainda lojas de joias, espaço gourmet, auditório e escola de ourivesaria, entre outros.
Dicas de viagem para Belém
Para conhecer cada cantinho dessa cidade e curtir os mais variados lugares turísticos de Belém, é sempre bom levar na mochila uma garrafinha de água.
Com o calor forte que predomina na cidade praticamente o ano todo, mantenha-se sempre hidratado para não passar mal durante os passeios.
Para se proteger do sol, vá sempre com boné e chapéu, e também não se esqueça do protetor solar.
Se possível, a cada 3 ou 4 horas, faça a reaplicação do produto, mesmo em dias mais nublados ou chuvosos.
Dependendo do período da sua viagem, na mochila leve também um guarda-chuva ou uma capa, pois as chuvas podem cair a qualquer hora.
Na hora de escolher a sua hospedagem, opte por ficar em bairros próximo aos pontos turísticos em Belém, como o Teatro da Paz, a Basílica de Nossa Senhora de Nazaré e o Mercado Ver-o-Peso, para facilitar seu deslocamento.
Compras em Belém do Pará
Além de turistar pela capital do Pará, as comprinhas também devem fazer parte dos seu roteiro. Afinal, a cidade conta com mercados e centros comerciais que vendem os mais variados produtos.
O artesanato em cerâmicas tapajônica e marajoara são os produtos mais desejados entre os turistas e vale muito a pena comprá-los, já que são lindos itens de decoração e os preços são acessíveis.
Por lá, você encontra vasos e utilitários principalmente na Avenida Presidente Vargas, repleta de lojas de artesanato que vende também peças indígenas.
Vale muito a pena trazer essas peças para casa durante a sua viagem de turismo no Pará.
O que levar para Belém?
Por ser um destino tropical com temperaturas altas o ano todo, as roupas leves precisam ocupar boa parte da sua mala.
Nem pense em levar um casaco ou peças de frio, pois não vai usar e só ocupará espaço na sua bagagem. Leve tênis confortável e chinelo para passear pela região. Não esqueça do protetor solar e leve também um repelente.
Atividades para fazer em 5 dias em Belém
No seu primeiro dia na cidade, visite todo o Complexo Feliz Lusitânia que, provavelmente, tomará quase todo o dia. Se der tempo, faça um tour pelo Museu de Arte Sacra.
No segundo dia, o seu guia turístico Belém, PA, deve incluir um passeio pelas as áreas verdes de Belém, como o Bosque Rodrigues Alves, o Mangal das Garças e o Museu Paraense Emílio Goeldi.
No terceiro dia, o Mercado Ver-o-Peso, a Basílica de Nazaré e o Theatro da Paz merecem uma visita. No quarto dia, vá até o Forte do Presépio e à Estação das Docas.
No último dia, o passeio para a Ilha do Combu é a pedida certa. Finalize a sua trip pela capital no Espaço São José Liberto. Não deixe de admirar o pôr do sol!
Cotação passagens aéreas para Belém
Os pontos turísticos de Belém são os mais variados, e reservam ótimas experiências aos seus turistas.
Para desembarcar na cidade gastando pouco, faça a cotação das suas passagens aéreas no nosso site verificador, Passagens Promo.
No nosso buscador, você encontra os preços mais baixos do mercado, promoções e muitos descontos. Quer viajar barato? De Promo você pode!
Leia também:
- Hotéis em Balneário Camboriú: valores, locais e mais
- Desvende os mistérios medievais e o multiculturalismo de Toledo
- 10 cidades medievais da Europa
- Descubra as 11 vilas mais belas da França
- Hotéis em Ubatuba: valores, locais e mais
Nazaré Paulista: onde fica, o que fazer, cachoeiras e curiosidades
O que fazer em Tiradentes: roteiro para 3 dias com o melhor da cidade
Península de Maraú: turismo, informações e dicas para o seu roteiro
Serra do Mar: cachoeiras, mirantes, trilhas e ecoturismo
Aeroportos em Santa Catarina: principais rotas e informações