
Se você está procurando bons motivos para visitar os pontos turísticos de Goiânia, a hora é agora! Leia este post e descubra o que fazer na capital goianiense durante sua viagem.
Conhecida como uma das cidades mais verdes do mundo, e sempre presente no ranking das melhores capitais brasileiras, Goiânia é rodeada de bosques, jardins, praças e muitas feiras de rua para divertir os visitantes.
Quer saber quais atrações você não pode perder em sua passagem por lá? Então, confira!
Índice
Quando ir à Goiânia

Se engana quem pensa que o verão é a estação mais quente em Goiânia (e a melhor para ir a cidade). A capital goianiense tem sol e calor o ano inteiro, mas é durante a primavera que fica tudo bem mais quente.
Durante essa época, vale o cuidado para os passeios ao ar livre devido a temperatura elevada e o clima abafado, então, se puder, programe sua viagem de forma que você possa aproveitar ao máximo o que a cidade tem a oferecer.
Para aproveitar melhor todos os pontos turísticos de Goiânia, opte por viajar nos meses de abril, maio, junho, julho e agosto. Nessa época, as temperaturas estão mais amenas e a chuva não atrapalha os passeios ao ar livre.
Quem topa tudo até debaixo de chuva pode planejar a viagem para os meses de janeiro, fevereiro, março, novembro e dezembro. A chuva pode eventualmente atrapalhar seus planos, mas também vão refrescar (e muito!) o clima quente de Goiânia.
Pontos turísticos de Goiânia: principais parques e natureza

Entre os principais pontos turísticos de Goiânia, você vai se deparar com parques para conhecer. Sendo uma das capitais brasileiras mais arborizada, é claro que temos dicas imperdíveis dos melhores parques para quem gosta de curtir a natureza. /p>
Parque Flamboyant
Entre todos os parques da capital goianiense, o Parque Flamboyant é a primeira indicação quando um turista está procurando o que fazer em Goiânia.
O parque está entre os lugares mais bonitos da capital, com fontes luminosas, um mirante, pistas de corrida, ciclovias, parque para a criançada e até um jardim japonês.
Parque Lago das Rosas
O parque mais antigo de Goiânia é um dos pontos turísticos preferidos dos jovens e crianças.
Com uma área verde extensa, o espaço é uma excelente pedida para conhecer gente nova, fazer um piquenique, roda de violão, praticar exercícios e mais.
Para a criançada, a diversão fica por conta do zoológico que tem entrada a partir do Parque Lago das Rosas, além da área de yoga e da biblioteca. O ponto turístico é uma das principais atrações nos roteiros de viagem em família!
Bosque dos Buritis
Esse é o patrimônio paisagístico mais antigo de Goiânia! Localizado bem ao centro da cidade, o parque é um lugar muito usado pelos goianienses para relaxar durante o dia.
Se os passeios ao ar livre estão sempre nos seus roteiros de viagem, o Bosque dos Buritis é a opção ideal. Por lá você encontra o Centro Livre de Artes, o Museu de Arte de Goiânia e um orquidário.
E capital goianiense tem destaque pelas Américas… o parque também conta com o maior jato de água da América do Sul, o Monumento à Paz Mundial, e três lagos artificiais.
Jardim Botânico Amália Hermano Teixeira
O Jardim Botânico é um dos melhores pontos turísticos de Goiânia. A maior área verde da capital, com um milhão de metros quadrados, é um ótimo lugar para passear ao ar livre.
Além de contar com a presença de várias espécies de animais selvagens em uma área fechada para observação, o visitante ainda encontra trilhas ecológicas, pistas de cooper e um borboletário.
Parque Vaca Brava
Outro refúgio dos goianienses no centro da cidade é o Parque Vaca Brava, o mais famoso entre todos os parques da capital.
Os adeptos do ecoturismo e da natureza não podem deixar de incluir o parque em seu roteiro. Na grande área verde, você encontra lagos extensos e uma floresta com várias espécies de fauna e flora.
Lá também é um ótimo espaço para passear, encontrar pessoas e praticar atividades físicas.
Pontos turísticos de Goiânia: museus, monumentos e praças

Além do destaque para as áreas verdes e a gastronomia de Goiânia, a capital também oferece muitas opções interessantes para quem gosta de incluir algumas programações culturais nos roteiros das viagens.
Centro Cultural Oscar Niemeyer
O Centro Cultural Oscar Niemeyer abriga espaços culturais com exposições, feiras, apresentações e concertos. É o passeio ideal para quem está à procura do que fazer em Goiânia no final de semana.
O espaço também é muito usado por goianienses e turistas para praticar esportes como andar de patins, bicicleta e skate. Para quem está viajando com crianças, a atração é uma das preferidas para passar o tempo e se divertir.
Museu Pedro Ludovico Teixeira
O Museu Pedro Ludovico Teixeira é, na verdade, uma visita guiada pela antiga casa de Pedro Ludovico, o fundador da capital goianiense!
Se você é do tipo de viajante que curte passeios históricos e culturais, não pode deixar o museu de fora da viagem. É um dos mais importantes de Goiânia e a visita é gratuita.
Além de contar com um guia contando tudo sobre a fundação da cidade, você pode ver vários objetos antigos expostos na casa, inclusive a primeira televisão a cores do estado de Goiás!
Veja aqui os melhores preços de passagens aéreas para Goiânia!
Praça Cívica
A Praça Cívica é o marco central de Goiânia e a primeira parada de muitos roteiros de viagens!
Foi lá que, no ano de 1933, a praça foi inaugurada e batizada como ponto de partida para a construção da cidade – hoje está em processo de revitalização.
Bem arborizada, fica bem no centro histórico da capital goianiense e dá acesso a todos os outros bairros da cidade.
A praça conta com muitos monumentos, edifícios cívicos, museus e o Palácio das Esmeraldas, sede oficial do governo.
Você pode aproveitar o passeio para conhecer o Museu Zoroastro Artiaga, local que reúne um grande acervo com a história do estado de Goiás e tem entrada gratuita.
Monumento às Três Raças
Não dá para fazer uma viagem para a capital goianiense, ir aos pontos turísticos de Goiânia e não conhecer o Monumento às Três Raças, certo?
Símbolo da cidade, o monumento representa o branco, o negro e o índio, os três povos presentes na história local de Goiânia.
Muito famoso entre os goianienses, o monumento está localizado na Praça Cívica e é um dos lugares mais bonitos da cidade.
Letreiro “Eu amo Goiânia”
Os letreiros com nome de cidades fazem sucesso no mundo todo! Se você é o tipo de turista que não perde a chance de fazer um registro quando vê algum, já sabe, hein? Uma parada no letreiro “Eu amo Goiânia” tem que estar no roteiro.
O local está entre os principais pontos turísticos de Goiânia e fica localizado na Praça do Sol. Por lá, você também encontra um parquinho para a criançada brincar e um pet place.
Já aos sábados, aproveite a feira de rua que acontece na praça. São muitas barraquinhas com roupas, acessórios, artesanato e muita comida típica. Não dá para perder, né?
Memorial do Cerrado
O Memorial do Cerrado é um dos passeios mais importantes para quem vai à Goiânia e quer aproveitar para fazer um turismo cultural.
Retratando desde a origem do planeta até a colonização do Brasil, se você é fã de passeios históricos, é bom reservar algumas horas no roteiro para ver o museu.
O lugar é super arborizado, com plantas e lago. Por lá, você pode ver o Museu de História Natural, a Vila Cenográfica Santa Luzia e até réplicas em tamanho real de uma aldeia indígena e de um quilombo.
Pontos turísticos de Goiânia: feiras livres

Com a viagem marcada, você já pode se preparar para curtir muitas feirinhas de rua! A capital goianiense tem o título de capital brasileira das feiras não à toa, são mais de 122 opções para você aproveitar e conhecer as tradições da cidade.
Feira Hippie
É impossível ir para Goiânia e não colocar alguma feira de rua no roteiro da viagem! Isso porque a cidade tem o maior número de feiras livres, especiais e orgânicas do Brasil.
Entre tantas opções, a mais famosa e tradicional é a Feira Hippie, o maior mercado a céu aberto da América Latina!
Fundada há mais de 10 anos, é um dos pontos que mais recebe moradores e turistas na cidade, e conta com mais de 6 mil expositores de artesanato, vestuário e gastronomia.
A feira acontece todos os domingos na Praça do Trabalhador. Então, se você vai viajar para a capital e está procurando o que fazer em Goiânia no final de semana, já sabe, né?!
Feira da Lua
Não dá para deixar a Feira da Lua de lado ao falar de feiras livres em Goiânia!
São mais de mil expositores com barracas com objetos de decoração, comidas típicas da capital goianiense, roupas, acessórios, calçados e muito mais.
Para quem quer comprar lembrancinhas para levar para a família e amigos, a Feira da Lua é o lugar perfeito! Além da variedade de produtos, o custo x benefício é outro ponto positivo.
A feira funciona todos os sábados na Praça Tamandaré e recebe milhares de moradores e turistas que escolhem o local para se divertir no final de semana.
Feira do Sol

A Feira do Sol, localizada na praça de mesmo nome, é uma opção mais tranquila para quem quer curtir uma feirinha de rua de Goiânia sem enfrentar tanta gente em um mesmo lugar.
Com fluxo de pessoas menor que as outras feiras, a Feira do Sol é um dos melhores pontos turísticos de Goiânia para fazer um passeio em família,
Assim como os outros comércios ao ar livre, a feira impressiona pela quantidade, qualidade e variedade de produtos oferecidos.
Mas o destaque fica por conta das barracas de comida! A feira funciona todos os domingos, então, que tal aproveitar a viagem para marcar um tour gastronômico na feira de Goiânia?!
Passagens aéreas para Goiânia
Quer conhecer as belezas e aproveitar os pontos turísticos de Goiânia? Não deixe de conferir nossas passagens aéreas para Goiânia! Ativando o alerta, nós te avisamos sempre o que o trecho sofrer variação de valores 😀
Aproveite para compartilhar nosso guia com seus amigos e marcar a próxima viagem do grupo. Goiânia é ou não é um destino incrível? Chama a galera e voe de PROMO!





