Pontos turísticos Gramado: 11 atrações para conhecer na cidade

Beleza, romance e diversão. Sem dúvida, os pontos turísticos Gramado vão te deixar ainda mais apaixonado pela cidade, que é conhecida como uma das mais europeias do país.

O clima mais ameno da Serra Gaúcha e a arquitetura dos seus prédios fazem de Gramado um belo destino para quem quer curtir temperaturas mais frias, boa comida e uma atmosfera romântica.

Mas não pense que ela é um local somente para visitar no inverno ou para casais apaixonados. Durante as estações mais quentes, como a primavera e o verão, a cidade fica ainda mais vibrante e agitada!

Vem conhecer Gramado com a gente!

Veja passagens aéreas com preços inacreditáveis neste link!

Pontos turísticos Gramado: beleza, cultura e diversão

Conhecida como a cidade mais romântica do Brasil, Gramado oferece uma grande oferta de atrações para todas as idades e gostos.

Além de favorecer um clima romântico, o lugar possui belezas naturais impressionantes, que são encontradas por toda a Serra Gaúcha. 

A região tem uma rica vegetação, belas cachoeiras, lagos, e também possibilita praticar atividades, como trilhas e passeios, como o de Maria Fumaça, que é muito famoso por lá. 

A variedade de vinícolas também chama muito a atenção dos turistas que apreciam um bom vinho. 

Os locais históricos da cidade com prédios antigos, igrejas, catedrais, centro de turismo e muitos museus também chamam a atenção de quem visita a cidade.

Diversão não falta na cidade do amor. As grandes atrações ficam por conta do Snowland, um enorme parque de inverno, onde é possível ver muita neve, esquiar, patinar e muito mais. 

O Dreamland Museu de Cera também é um dos locais mais frequentados pelos turistas. No local, você vai ver bonecos de cera das principais personalidades do mundo do esporte, da música e do cinema.

Qual a melhor época para visitar Gramado?

Pontos turísticos de Gramado: qual a melhor época?
Fonte: Pixabay

Uma cidade como Gramado pode ser visitada o ano inteiro. Tudo vai depender do estilo de viagem que você pretende ter.

Se quer curtir o friozinho da cidade, o inverno, que acontece entre junho e setembro, é a melhor temporada. Nesta época, as temperaturas podem alcançar até -2°C.

Se quer evitar os dias mais gelados, o período entre a primavera e o verão, entre os meses de setembro e março, também é uma boa pedida.

A cidade fica ainda mais florida, vibrante e os dias são mais longos, favorecendo os passeios ao ar livre. 

Aliás, se vai viajar no final do ano, Gramado fica cheia de turistas por conta do Natal Luz, que é uma tradição por lá.

O que não se pode deixar de fazer em Gramado?

Sugerimos que você não deixe de conhecer a Avenida Borges de Medeiros, a via principal da cidade, que possui muitas lojas, bares e restaurantes. 

Uma passada na Rua Coberta também é quase uma regra, assim como uma visita à Igreja Matriz São Pedro e o Museu Medieval. 

No seu roteiro, atrações como o parque Snowland e o Dreamland Museu de Cera são paradas obrigatórias em terras gaúchas. Não deixe de conhecer também as vinícolas da região. 

Passagens aéreas para Gramado

Fazer uma viagem é uma delícia em qualquer época do ano e encontrar passagens aéreas baratas é ainda melhor, não é mesmo?

Se assim como nós, você preza por uma boa viagem, economizando sempre, não deixe de fazer suas pesquisas no Passagens Promo.

Passagens aéreas em promoção para viajar para Gramado!
Passagens aéreas saindo de

Se você ainda não conhece, está perdendo dinheiro. Afinal, ele garante os preços mais baixos do mercado, as promoções mais vantajosas e descontos imperdíveis.

Vai perder essa oportunidade? Depois de terminar de ler este artigo, continue em nossa página e pesquise sua passagem. 

Pontos turísticos Gramado: principais atrações

Na hora de decidir o que visitar em Gramado, saiba que não faltam atrações por lá e o tédio não terá lugar na sua viagem. Por isso, para aproveitar cada cantinho da cidade, separamos algumas das principais. 

Rua Coberta

Pontos turísticos de Gramado: Rua coberta
Fonte: Wikimedia Commons

A Rua Madre Verônica, também chamada de Rua Coberta, é um dos pontos turísticos mais visitados de Gramado. Você encontrará uma extensa avenida, com teto de vidro e plantas suspensas.

Ela não é aberta para o trânsito de veículos, apenas pedestres podem circular pela via e admirar o espaço.

Em toda a sua extensão, há bares e restaurantes. Por isso, faça uma parada para degustar deliciosos pratos e bons drinks. 

Além disso, a rua também recebe muitos eventos, como exposições, feiras e desfiles. Em dezembro, ela fica ainda mais linda com a instalação de uma enorme árvore de Natal.

Igreja Matriz São Pedro

Claro que entre os passeios para fazer em Gramado, a Igreja Matriz São Pedro precisa fazer parte dos seus planos.

Ela tem arquitetura inspirada nas construções romanas, com vitrais sacros, que foram perfeitamente pintados por Pedro Dobmeier, um importante artista alemão. 

Os desenhos pintados por ele retratam a vida do apóstolo Paulo. O sino, fabricado em aço, bronze e estanho é outra atração do local. Não deixe de visitar essa igreja, você vai adorar a beleza do lugar!

Lago Joaquina Rita Bier

Lago Joaquina Ria Bier
Fonte: Wikimedia Commons

O lago Joaquina Rita Bier enfeita a paisagem de Gramado há cerca de 70 anos. Lindíssimo, ele está localizado em uma área de quase 20 mil metros quadrados. 

No seu entorno é possível apreciar lindas araucárias e casarões. Durante a sua viagem pela região, faça um passeio pelos jardins, que ficam ao redor do lago.

Museu Medieval

Gramado também respira cultura. No seu roteiro, visite o Museu Medieval, que é um dos mais importantes da região. O local desperta muita curiosidade dos turistas por estar dentro do Castelo Saint George.

A arquitetura impressiona seus visitantes com janelas confeccionadas em itaúba maciça e paredes de arenito. 

Durante o passeio você encontrará um amplo acervo de quadros, mapas, armas, pinturas e brasões, expostos nos corredores.

O museu tem uma lojinha, onde você pode comprar lembrancinhas para levar para casa, como chaveiros, bonés e miniaturas de espadas e armaduras.

O Reino do Chocolate

Chocolate
Fonte: Pexels

Gosta de chocolate? Então, visite o Reino do Chocolate, um espaço dedicado a esse doce tão saboroso e apreciado em todo mundo. 

Você conhecerá a história do chocolate em um cenário temático distribuído em cerca de 1,6 metros quadrados de pura delícia.

Mas não pense que o local foi feito apenas para as crianças. O Reino do Chocolate encanta também os adultos.

Entre as principais atrações está um coelho gigante de chocolate, que pesa mais de 1,5 toneladas, medindo quase 3 metros de altura. 

Por lá, você verá cenários de reis e rainhas, monges, pirâmides e também uma mini fábrica de chocolate.

Faça uma parada na cafeteria. Ela oferece quitutes deliciosos e você se sentará em cadeiras em formato de xícara. Um charme!

Igreja do Relógio

Pontos turísticos de Gramado: Igreja do Relógio
Fonte: Wikimedia Commons

Fundada em 1961, a Igreja do Relógio é puro charme. No alto de Gramado, o local é cercado por um belo jardim de hortênsias e muito verde. 

Além do espaço interno, os turistas ficam encantados com o sino da igreja, que foi confeccionado na Alemanha. 

Os relógios feitos em 1954 no alto da torre também dão um charme especial à igreja. O local está aberto ao público todos os dias, das 14h00 às 18h00.

Vinícola Ravanello

Viajar para Gramado e não apreciar os mais deliciosos vinhos produzidos na Serra Gaúcha é um verdadeiro pecado. 

Durante a sua estada pela cidade, inclua um tour pela belíssima vinícola Ravanello, localizada em uma área de cerca de 2,5 mil hectares.

Você conhecerá os espaço destinados à produção da bebida e também poderá fazer degustações. Ao todo, a vinícola é responsável por produzir 70 mil litros de vinho todos os anos.

Centro Municipal de Cultura

O local é famoso por ser palco de apresentações artísticas de música e dança, além de muitas exposições. 

O Centro Municipal de Cultura de Gramado oferece ainda muitos cursos para a comunidade local, como aulas de bateria, violino, flauta doce, guitarra, além de artes plásticas e muito mais.

O charme da atração fica por conta da sua bela arquitetura e clima aconchegante proporcionado pela decoração dos espaços.

Mini Mundo

Mini Mundo
Fonte: Pixabay

Esse, com certeza, deve estar na lista sobre atrações em Gramado. Construído há mais de 30 anos, o Mini Mundo é um parque com casas, igrejas, castelos e avenidas, tudo feito em miniatura.

Para você ter uma ideia, o cenário é composto por peças confeccionadas 24 vezes menores do que o tamanho normal. Você vai amar o local!

Dreamland Museu de Cera

Para quem quer conhecer personalidades do esporte, da música e do cinema, o Dreamland Museu de Cera é o lugar ideal. Mas calma, tudo não passa de estátuas feitas de cera e em tamanho real.

Por lá, você poderá conferir mais de 100 personalidades distribuídas em 15 cenários diferentes. 

Ao percorrer o local, é possível encontrar com a família real britânica, a cantora Amy Winehouse, o Capitão América, o Máscara e muito mais. Sem dúvida, uma experiência muito legal!

Snowland

Snowland
Fonte: Pixabay

Este lugar deve fazer parte da sua programação em Gramado. O Snowland é um parque de inverno construído em uma área de 16 mil metros quadrados, que oferece atrações para todas as idades.

É possível esquiar, praticar tubing, snowboarding e airboard, além de patinar no gelo. Para quem quer ver neve, esta é a atração perfeita. 

Ao todo, o parque conta com cerca de 10 atrações, que envolvem esporte e muitas brincadeiras.

Além disso, a decoração polar deixa o cenário ainda mais interessante. No seu roteiro, não deixe de conhecer o Vilarejo Alpino.

O que fazer em Gramado de graça?

Não pense que em Gramado você encontrará apenas atrações pagas. A cidade oferece muitos locais turísticos que você não terá que desembolsar nada para entrar, como a Rua Coberta, cheia de bares e restaurantes.

A Igreja do Relógio, por exemplo, é uma atração com a entrada é gratuita. Então não deixe de tirar muitas fotos.

O Lago Joaquina Rita Bier também é um dos lugares que não podem faltar no seu tour de atrações gratuitas. Inclua ainda a Igreja Matriz São Pedro e o Centro Municipal de Cultura.

Pontos turísticos Gramado: o que fazer pelos arredores

Pontos turísticos de Gramado nos arredores
Fonte: Pixabay

Se você pensou que as atrações da região estão concentradas apenas em Gramado, está muito enganado. As cidades ao redor contam com locais muito interessantes e que devem estar na sua lista.

Exemplo disso é a Catedral de Pedra, de Canela, que, inclusive, é um dos cartões-postais da Serra Gaúcha. 

Você vai encontrar uma igreja construída em estilo gótico, com mais 65 metros de altura, além de lindos sinos feitos em bronze. Um luxo!

Também em Canela, conheça o espetacular Parque do Caracol, que reúne as paisagens mais lindas de toda a região. 

No parque, você encontrará uma belíssima cachoeira com uma queda d’água de mais de 130 metros em meio à vegetação e rochedos. 

Sabia que no Seguros Promo você encontra seguros de viagem que podem te poupar uma fortuna?
Confira alguns planos baratíssimos e com desconto!

É possível subir ao topo da cachoeira para admirar as belezas naturais do lugar. Vale a pena conhecer! Por lá, dá para fazer trilhas e um delicioso passeio de trem.

Para os amantes de vinho, uma visita às vinícolas de Bento Gonçalves, Garibaldi e Flores da Cunha não pode faltar. 

Você acompanhará o processo de produção da bebida, além de degustar os vinhos mais famosos da região.

Na hora de escolher as vinícolas, uma dica é visitar a Vinícola Aurora, em Bento Gonçalves, a Vinícola Chandon, em Garibaldi e a Vinícola Torcello, em Flores da Cunha. Você vai amar a experiência!

Cotação passagens aéreas para Gramado

Bom, já deu para perceber que os pontos turísticos Gramado são os mais variados e surpreendentes, não é mesmo?

Nada melhor do que um destino que reúne belas paisagens, comida boa, cultura e um bom vinho. 

Sabemos que uma viagem precisa ser muito bem planejada, principalmente quando o assunto são as passagens aéreas.

Na hora de encontrar as melhores opções, conte com a ajuda do nosso site Passagens Promo, que traz para você sempre os preços mais baixos, as melhores promoções e descontos.

Passagens aéreas em promoção para viajar para Gramado!
Passagens aéreas saindo de
Gol BEL Belém CXJ Caxias Do Sul 28 Nov 30 Nov R$ 809 Gol GIG Rio de Janeiro CXJ Caxias Do Sul 11 Jan 14 Jan R$ 999 Gol GIG Rio de Janeiro CXJ Caxias Do Sul 10 Dez 14 Dez R$ 1089 Gol REC Recife CXJ Caxias Do Sul 27 Dez 01 Jan R$ 1288 Gol GYN Goiânia CXJ Caxias Do Sul 22 Dez 04 Jan R$ 1348 Gol CGB Cuiaba CXJ Caxias Do Sul 06 Nov 09 Nov R$ 2002 Ver mais ofertas

Quer viajar barato? De Promo você pode!

Você pode encontrar outros destinos interessantes no nosso blog:

Recomendado para você
Vinícolas em Gramado: 10 destinos para conhecer no sul do país

Vinícolas em Gramado: 10 destinos para conhecer no sul do país

Lua de mel em Gramado: dicas para curtir a cidade a dois

Lua de mel em Gramado: dicas para curtir a cidade a dois

O que fazer em Gramado e Canela: 15 lugares turísticos inesquecíveis

O que fazer em Gramado e Canela: 15 lugares turísticos inesquecíveis