Porto Rico: história, turismo e cultura

Uma irresistível ilha do Caribe. Porto Rico reúne paisagens belíssimas, formadas por praias paradisíacas, montanhas, florestas tropicais e cachoeiras.

Com influências europeias e indígenas, o destino abriga ainda colônias espanholas, costumes e tradições exóticas, muita diversão e um povo encantador.

Porto Rico: belezas naturais, aventura e experiências únicas

O destino é um dos mais visitados quando o assunto são belezas naturais, aventuras e cultura. E não é por menos —  a ilha fica no Mar Caribe, uma das regiões mais exuberantes do planeta. 

Com praias paradisíacas, águas claras, areias brancas, vida marinha singular e um imenso mar azul, o arquipélago é perfeito para quem está em busca de dias de sol e água fresca em um cenário surpreendente.

Com tantas belas paisagens, certamente a diversão e aventura também teriam lugar. O país é repleto de parques e florestas, que oferecem atividades de ecoturismo, como trekking e escalada.

Os museus, praças e centros históricos também proporcionam experiências únicas aos seus visitantes. Prepare-se para conhecer tudo sobre Porto Rico de uma forma divertidíssima e muito interessante. 

Faça sua pesquisa de passagem aérea para Porto Rico no Passagens Promo. Você vai encontrar preços e promoções incríveis e o melhor atendimento do Brasil!

Onde fica Porto Rico?

Porto Rico onde fica
Fonte: Pixabay

Mesmo sendo um país famoso pelas suas belezas naturais, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre onde fica a ilha. 

Para você entender, a ilha fica situada no nordeste do mar caribenho, em um território que pertence aos Estados Unidos

Esse belo arquipélago possui um conjunto de pequenas ilhas, que reúnem os cenários mais fascinantes do Caribe.

Qual a capital da ilha?

A capital do país é a cidade de San Juan, também a mais populosa. Fundada em 1521 por colonizadores espanhóis, ela é considerada o município mais antigo dos Estados Unidos, que foi criado pelos europeus.

Como chegar a Porto Rico?

Não há voos diretos que partem do Brasil em direção ao arquipélago do Caribe. Você precisará, ao menos, fazer uma conexão em cidades como Atlanta, Miami ou na Cidade do Panamá.

Vale ressaltar que, para fazer uma viagem ao destino, é preciso solicitar o visto de turismo no consulado americano, já que o Porto Rico pertence ao Estados Unidos.  

Diversas companhias aéreas fazem esse trajeto, como Gol, US Airways, Copa e American Airlines, entre outras.

A porta de entrada para o país é o Aeroporto Internacional Luis Munoz Marin, que fica na cidade de Carolina, bem perto da capital San Juan.

Mapa de Porto Rico

Depois de saber como chegar ao destino, nada melhor do que ter um guia turístico para se locomover pelo país de forma fácil. Por isso, preparamos um mapa para facilitar a sua trip!

Passagens aéreas em promoção para Porto Rico

Promoções de passagens aéreas para Porto Rico
Passagens aéreas saindo de
Passagens aéreas até 30% mais baratas Encontre sua promo ⇾

Fazer turismo em Porto Rico será uma experiência incrível não só pelas suas belezas naturais, mas também pelas suas tradições e costumes. Mas, além de fazer a viagem dos nossos sonhos, nada melhor do que economizar.

Se você quer encontrar passagens aéreas em promoção, uma dica é fazer as suas pesquisas no nosso site comparador, Passagens Promo.

Nosso buscador reúne as opções com os melhores custos-benefícios das principais companhias aéreas do Brasil e do mundo.

Para não perder nenhuma oferta e descontos, não deixe de criar alertas de preço, para ser avisado sempre que houver alteração nos valores das passagens para o trecho da sua viagem.

Quando visitar a ilha?

Antes de escolher o que fazer em Porto Rico e montar um roteiro super bacana, é preciso entender como é o clima do país e qual a época mais recomendada para viajar ao destino.

Afinal, ninguém quer pegar chuva em um arquipélago tão rico como esse, não é verdade?

De uma forma geral, o clima no país é sempre tropical, com temperaturas médias entre 22 °C a 31°C, sendo que dificilmente fica menor do que 20 °C.

No entanto, a temporada mais recomendada para viajar ao país acontece entre os meses de novembro e maio, quando a possibilidade de chuva é quase que remota.

Nessa época, as ilhas, praias e atrações culturais ficam lotadas. Curtição, gente bonita e badalação não faltam por lá!

Qual é a história de Porto Rico?

Porto rico história
Fonte: Pixabay

A história da ilha é riquíssima e cheia de curiosidades, costumes e tradições passadas de geração em geração.

Por muito tempo, o país foi colônia da Espanha, mas durante a Guerra de Independência de Cuba, o Estados Unidos interveio e conseguiu o domínio da nação.

Com influências de diferentes países, o destino tem uma cultura rica, costumes diversificados e uma culinária maravilhosa. Sem contar que população de Porto Rico é um encanto. 

Cultura

O país foi influenciado por diferentes culturas e também pelo povo indígena. Sendo assim, suas manifestações artística refletem tradições de povos taínos, africanos e árabes, entre outros.

O catolicismo e as tradições indígenas estão presentes no jeito de se vestir do seu povo, nas músicas, danças, e também nos hábitos do cotidiano.

Costumes

Porto Rico costumes
Fonte: Pixabay

As tradições populares estão presentes na arte com ritmos variados, que se misturam entre manifestações antigas e modernas, além de compassos folclóricos, como a Bomba, a Plena, o Reggaeton e a Salsa.

Diferente de outros países, na ilha, as comemorações natalinas — chamadas de Navidad Boricua — começam bem cedo, nos primeiros dias de novembro, quando as festas têm início e as casas ficam decoradas com o tema de Natal.

Um dos costumes de Porto Rico mais interessantes é que, sempre quando um avião aterrissa em solo porto-riquenho, as pessoas aplaudem como uma forma de agradecimento pela aeronave ter pousada em segurança.

Culinária

Além de ser um país rico culturalmente e com belezas naturais impressionantes, a culinária de Porto Rico também chama a atenção.

Com origem crioula e com influências de outros povos, a gastronomia tem como base ingredientes como batata, mandioca, milho e carne de porco.

Na hora de conhecer a culinária da ilha, não deixe de experimentar os tostões, que são bananas amassadas e fritas, acompanhada de arroz.

As empadinhas, os surullitos e os socadinhos de batata também fazem o maior sucesso e estão entre as comidas típicas de Porto Rico. 

Para finalizar, não deixe de provar o asopao, que é uma sopa bem tradicional feita com frango, arroz, peixes e frutos do mar.

Turismo em Porto Rico

Além de conhecer o jeito de viver do porto-riquenho, nada melhor do que montar um bom roteiro com os principais pontos turísticos da ilha. Listamos as atrações que você não pode deixar de visitar.

Praias de Porto Rico

Porto rico Praias
Fonte: Pixabay

O arquipélago conta com cerca de 300 praias, que reservam as paisagens naturais mais exuberantes. Mar azul turquesa, águas cristalina e areias brancas são uma unanimidade em toda região do Caribe

Com tantas opções, fica difícil escolher qual praia conhecer, não é verdade? Na sua lista, inclua a Caja de Muertos, a Playa Sucia e a Flamenco Beach.

Para conhecer essas e outras praias, recomendamos que fique no país, pelo menos, 8 dias.

Floresta Nacional de El Yunque

Porto Rico Floresta nacional El Yunque
Fonte: Unsplash

Para os turistas que estão em busca de diversão e contato com a natureza, no seu roteiro de viagem para Porto Rico, faça um passeio pela Floresta Nacional de El Yunque.

Com mais de 11 mil hectares, o local reúne enormes montanhas e vegetação com uma imensa biodiversidade. Faça uma caminhada pelas trilhas para observar as quase 250 espécies de plantas.

Os pássaros e animais silvestres também são presenças garantidas durante o seu tour pela floresta.

Patrimônio Histórico Nacional de San Juan

Como se não bastasse tanta beleza, o destino possui ainda construções históricas impressionantes, como o Patrimônio Histórico Nacional de San Juan.

Datado do ano de 1949, o local foi construído para proteger as fortificações e preservar seu valor histórico e arquitetônico.

O complexo é composto pela fortaleza, muralhas da velha San Juan, e forte Juan da Cruz, além do Castillo San Cristóbal e do Castillo de San Felipe del Morro.

Toro Verde Nature Adventure Park

Porto Rico Toro verde adventure park
Fonte: Unsplash

Claro que, em um lugar tão exótico como Porto Rico, aventura e diversão não podem faltar. Para quem está em busca de adrenalina, conheça o Toro Verde Nature Adventure Park.

O local, que fica em uma ampla área vegetativa, possui as tirolesas mais longas do mundo, além de trilhas e outras atrações, como pontes suspensas e passarelas no meio das copas das árvores. Você vai se divertir!

Cueva Ventana

Em meio à natureza, a Cueva Ventana, que significa “janela da caverna”, também é uma atração que não pode faltar na sua lista.

Situada à beira de um penhasco, a caverna de calcário tem estalagmites e estalactites que se espalham do chão ao teto. O grande destaque fica por conta da rocha sólida que existe no final do percurso. 

Ao final do seu passeio pela caverna, prepare-se para encontrar um enorme buraco, de onde você verá praticamente todo o vale do Rio Grande de Arecibo.

Está gostando do conteúdo?
Receba as melhores dicas de viagens no seu e-mail!

Fique tranquilo, não enviamos spam!

E-mail cadastrado com sucesso!
A partir de agora, você receberá as melhores
dicas de viagem diretamente no seu e-mail!

Plaza del Mercado

No seu mapa de Porto Rico, inclua ainda a Plaza del Mercado, que reúne construções antigas, mercados de frutas e produtos regionais, além de esculturas gigantes de abacate e uma linda fonte.

Não deixe de perambular pelos comércios das redondezas e sentar às sombras das árvores, para observar o cotidiano dos porto-riquenhos e também seus edifícios coloridos.  

Museo de Arte de Ponce

Claro que a rica cultura desta ilha não pode faltar no seu roteiro! Faça um tour pelo Museo de Arte de Ponce, um dos maiores do Caribe.

O espaço abriga um acervo datado do século XVIII, espalhado por 24 galerias de exposição, que se dividem entre alas histórica e moderna. 

Depois de fazer um tour pelo museu, não deixe de percorrer os jardins do complexo, que são belíssimos.

Casa Bacardi

Mesmo que você não saiba tudo sobre Porto Rico, possivelmente já ouviu falar que o país é a capital mundial do rum. 

E, claro que no seu roteiro, um passeio pela Casa Bacardí — uma antiga fábrica da bebida — deve estar no topo da lista.

Durante o passeio você conhecerá um pouco da história do rum, e poderá degustar drinks gratuitos, além de conhecer a produção da bebida. 

Museu de Arte e Design de Miramar

E por falar em história, o Museu de Arte e Design de Miramar é o lugar perfeito, principalmente para quem gosta de arte.

Mas não são somente as exposições que chamam a atenção dos visitantes — o prédio datado de 1913 também é um charme à parte. O espaço oferece exposições permanentes e mostras especiais sobre arte moderna.

Mosquito Bay

Porto Rico Mosquito Bay

Já deu para perceber que, em Porto Rico, o que visitar não faltará. Para finalizar seu tour pelos principais pontos turísticos, conheça o Mosquito Bay, a baía bioluminescente mais brilhante do planeta — que, inclusive, está no Guinness Book.

Para conhecer o local, você precisará fazer um passeio noturno de caiaque, que é a única forma de admirar essa beleza da natureza.

Curiosidades de Porto Rico

Um país com tantas belezas naturais e histórias, certamente teria muitas curiosidades. 

Uma delas é que, mesmo com 3,6 milhões de habitantes, o arquipélago possui menos pessoas de sangue porto-riquenho do que os 50 estados norte-americanos. Nos Estados Unidos, são mais de 4,1 milhões de cidadãos porto-riquenhos e descendentes. 

Uma das mais interessantes curiosidades de Porto Rico é que a briga de galo é um dos passatempos mais apreciados pelo povo. Inclusive, a atividade é legalizada no país. 

Chamada também do País dos Rios, a ilha conta com cerca de 1.300 poços d’água, rios, córregos e poços d’água.

Bem pertinho de Cuba, os países não compartilham apenas belezas naturais de tirar o fôlego, mas suas bandeiras também são muito semelhantes. Se observar as duas, elas têm as mesmas formas geométricas, apenas com as cores invertidas.  

Voos em oferta para Porto Rico

Separamos os melhores preços de passagens aéreas para Porto Rico. Aproveite!
Passagens aéreas saindo de
Passagens aéreas até 30% mais baratas Encontre sua promo ⇾

Não é à toa que o país é um dos destinos mais visitados no Mar do Caribe! A diversidade das suas atrações, o clima tropical e o povo simpático e acolhedor tornam o destino ainda mais agradável e divertido.

Por isso, não deixe de montar um bom roteiro com as principais atrações. Comece também o quanto antes a fazer as cotações dos voos em oferta para Porto Rico.

Concentre as suas buscas na nossa plataforma comparadora de preços, Passagens Promo, e garanta as opções que cabem no seu bolso. 

Quer viajar gastando pouco e se divertindo muito? De Promo você pode!

Leia também: