Positano: uma vila costeira e charmosa

Não tem como negar que a Itália  é um dos destinos mais atraentes da Europa . É o sonho de muitos, não é de se estranhar, ela abriga verdadeiros tesouros costeiros e históricos.

Uma das suas vilas que merece ser visitada é Positano, localizada na Costa Amalfitana  e reserva experiências marcantes, além de facilitar o acesso para Capri. 

Onde fica Positano? 

A Costa Amalfitana é um espetáculo da Itália e guarda vários tesouros, como Positano, uma vila costeira, localizada a 16km de Amalfi e 60 km de Nápoles .

É uma das vilas mais famosas da costa e tem casas coloridas empilhadas em encostas íngremes que promovem um cenário diferente em direção ao Mar Tirreno.

A boa localização garante fácil acesso dos seus turistas. É possível fazer um tour e conhecer outras vilas da Costa Amalfitana e também dar um pulo em Nápoles. Se você busca uma atmosfera costeira e romântica, tenha certeza que é o destino ideal.

Como ir do Brasil a Positano? 

Uma das primeiras preocupações de uma viagem é o visto. E os brasileiros não precisam se preocupar com isso para entrar na Itália. Se a sua viagem for no máximo 90 dias e a turismo , não precisa ter visto. 

Para conseguir chegar à vila é necessário pegar um voo em direção a Nápoles ou Roma. É mais indicado pegar para Nápoles e fazer escalas em Lisboa, Paris ou Frankfurt

Depois de desembarcar em território italiano, tem a possibilidade de fazer o trajeto de trem que dura em torno de 1h para Sorrento e seguir viagem de ônibus ou táxis para Positano. 

Outra opção é ir de barco, para quem prefere uma alternativa mais despojada e contemplar um cenário único, é uma excelente escolha. Há barcos que saem frequentemente de Nápoles para Positano. 

Se você tem o intuito de explorar a costa e ter mais autonomia nos passeios, é recomendável antes de desembarcar em Nápoles, alugar um carro. Assim, você consegue fazer o trajeto pela rodovia A3 e aprecia o cenário de tirar o fôlego.

No entanto, é uma opção que deve ser analisada com calma, pois as estradas são sinuosas. E antes precisa ter uma carta de liberação  para dirigir em solo europeu e entre outras coisas.

Qual é a melhor época para conhecer Positano? 

Para garantir uma viagem personalizada e com passeios inesquecíveis é recomendável escolher com antecedência qual época será a viagem. 

Todo mundo sabe que não importa o mês, a Itália sempre permanece espetacular. No entanto, como é um destino costeiro e a maioria das pessoas buscam aproveitar as praias é bom escolher ir em períodos de temperaturas quentes. 

Os meses mais optados são julho e agosto, devido ao verão. É uma época em que a cidade está movimentada e você consegue nadar e curtir suas praias. A desvantagem são os valores que ficam elevados. 

Quem quiser economizar e não enfrentar multidões, setembro é uma boa opção, as temperaturas ainda estão quentes e promovem passeios ao ar livre. Você consegue aproveitar  completamente suas atrações.

Dias ensolarados e mais tranquilos são nos meses de maio e junho. Quando as temperaturas começam a esquentar e o verão começa a dar as caras. Além de ser uma época ideal para encontrar opções mais baratas. 

Os meses de novembro a março não são ideais para os turistas que anseiam pelas atrações abertas e principalmente passar o dia na praia. Nesse período o frio começa e algumas atividades são suspensas.

3 melhores praias de Positano 

praias de Positano 

Quem busca dias de sombra e água fresca tem que viajar a Positano. Uma vila charmosa com um clima costeiro de deixar qualquer um apaixonado.

Há praias mais movimentadas e também aquelas tranquilas que reservam momentos descontraídos e relaxantes. 

Spiaggia Grande

A mais conhecida da vila é Spiaggia Grande, tem um mar cristalino e sua localização promove vistas únicas para as casas coloridas que ficam nas encostas. 

Você pode relaxar em suas espreguiçadeiras e tomar um sol, enquanto contempla a beleza do Mar Tirreno.

Muitos dos passeios para outras regiões da Costa Amalfitana saem de Spiaggia Grande, especialmente para Capri. Na época de verão a praia fica repleta de festas e eventos super animados. 

Aproveite dos seus restaurantes e bares que ficam à beira-mar para ter uma experiência gastronômica das delícias italianas e seus frutos do mar. 

Fornilho 

Se você é o tipo de turistas que busca lugares mais tranquilos, Fornilho deve estar em sua lista. Para ter acesso, você precisa passar por Spiaggia Grande, em uma curta caminhada consegue chegar a essa praia pequena.

Ela é cercada por falésias que contribui para uma experiência reservada. Seu mar calmo oferece boas condições para nadar.

Embora seja menos movimentada, tem bares pequenos que servem um cardápio variado e tem preços mais acessíveis, em comparação aos bares de Spiaggia Grande.

Arienzo 

Sabe aquela praia que não sairá da sua memória? Ela se chama Arienzo que encanta a todos com os seus 300 degraus. 

Sua escadaria garante uma vista de tirar o fôlego, além de oferecer um mar de águas cristalinas. 

Há uma variedade de barcos que ficam parados e enfeitam mais o local. Como ela é mais reservada e seu movimento é menor, seus turistas costumam trazer lanches para passar o dia. 

Encontre opções econômicas e com um excelente custo-benefício 

Principais pontos turísticos de Positano

Além da sua beleza costeira, Positano oferece aos seus visitantes a oportunidade de explorar atrações que carregam a história italiana. 

Não se prenda somente a explorar suas paisagens naturais, vale a pena deixar um tempo da viagem para conhecer suas atrações e descobrir sua cultura. 

Igreja de Santa Maria Assunta

Igreja de Santa Maria Assunta

Faça um tour na Igreja de Santa Maria Assunta para apreciar a riqueza do seu interior na arquitetura barroca e sua cúpula de azulejos coloridos.

O altar também deixará você impressionado com seus ricos detalhes, suas esculturas e arte religiosa. Abriga a famosa imagem de Madonna Assunta, considerada padroeira da cidade 

Afirmam que a pintura da santa é do século XIII e foi trazida pelos marinheiros que ajudaram a salvar Positano de um naufrágio. 

Você pode subir até o campanário para ter uma vista da Costa Amalfitana de um lugar privilegiado. 

Museu Arqueológico Romano

Museu Arqueológico Romano

Quem gosta de história e tem um espírito curioso, não pode deixar de conhecer o Museu Arqueológico Romano, que traz uma visão ampla das antigas civilizações e abriga uma coleção de artefatos romanos.

Há áreas com itens de cerâmicas, mosaicos e utensílios domésticos que eram usados na época romana. Você terá uma noção melhor de como funcionava a vida cotidiana dos locais. 

Além de descobrir informações sobre a história de Positano e também acontecimentos marcantes da Costa Amalfitana que estava sob o domínio romano. 

Na sua visita também vai conhecer os métodos de escavações e seus principais sítios arqueológicos que foram cruciais para entender a história local. 

O melhor de tudo é que o museu está próximo das outras atrações, o que facilita a sua logística dos passeios. 

Torre de Vigia

Um dos pontos turísticos mais visitados de Positano é a Torre de Vigia que foi levantada no século XVI para proteger a vila dos ataques piratas. 

Hoje em dia, tornou-se uma atração marcante para contar a história local, você irá entender a sua função e a sua presença em alguns acontecimentos. 

E a vista que oferece da Costa Amalfitana deixa qualquer um emocionado, é de uma beleza sem igual, suas casas coloridas nas encostas e o mar cristalino são deslumbrantes. 

Algumas pessoas aproveitam para fazer trilhas ao redor para conhecer mais a beleza local e apreciar toda a riqueza da paisagem de Positano. 

Villa Rufolo

Villa Rufolo

A poucos quilômetros de Positano, encontra-se a Villa Rufolo. Não tem como não incluir no roteiro. Ao chegar na vila, você pode explorar seus jardins que oferecem uma vista única da Costa Amalfitana.

Os jardins tem uma vegetação tropical, com fontes e tem espaços que oferecem uma oportunidade para pausar e apreciar a beleza local. Além de ter uma arquitetura medieval com elementos árabes e normandos. 

Quando estiver explorando a Villa Rufolo terá a chances de conhecer mais da família que imperava na região no século XIII. Passe no palco que fica ao ar livre e recebe concertos.

Ceramiche Casola 

Ceramiche Casola 

Faça uma visita à famosa fábrica e loja de cerâmica. Você terá o privilégio de conhecer mais sobre a arte, design e cultura local. 

Ao conhecer o ateliê vai descobrir técnicas tradicionais que os italianos usam para a confecção de pratos, vasos, mesas e azulejos que são todos feitos a mão.

E durante a visita, também pode compreender sobre a tradição da cerâmica na região, e como diversas influências foram importantes para o estabelecimento de padrões como cores vibrantes.

Além disso, tem a oportunidade de personalizar o seu pedido e escolher o design que mais te agrada. Com certeza ficará em dúvida, a variedade é ampla e tem para todos os estilos.

Museu da Carta 

Aproveite a boa localização de Positano, para conhecer uma atração surpreendente em Amalfi. O Museu da Carta apresenta aos seus visitantes a trajetória da produção de papel artesanal na região. 

O museu é localizado em uma antiga fábrica de papel do século XVIII que ainda preserva suas instalações originais, como moinhos de água e prensa que potencializam o valor que o tour agrega. 

Durante o tour vai aprender como era produzido à mão e o processo que os trapos de algodão passam antes de chegar ao ponto de folhas. Os guias são bem receptivos e explicam de maneira interativa cada etapa. 

Você também pode ter o privilégio de confeccionar o seu próprio papel artesanal por meio das técnicas tradicionais. Sem dúvidas, é uma oportunidade de se divertir enquanto aprende.

Ao passear pelo museu, vai conhecer exemplares de papéis históricos que foram usados em documentos antigos, além dos equipamentos originais. E você pode adquirir lembrancinhas, como cadernos e cartões.

Aventuras em Positano 

Aproveite a riqueza da beleza natural de Positano para fazer trilhas em seus parques e explorar suas encostas íngremes que garantem um cenário paradisíaco.

Há uma variedade de opções para todos os estilos e com níveis de dificuldades, não tem como não se arriscar e fazer uma trilha memorável.

Parque Arqueológico Submerso de Baia

Explore a região que tem restos de vilas, templos e mosaicos que ficaram submersos. Antes de fazer o mergulho, faça um passeio pelas redondezas para apreciar todo o cenário.

Para fazer o mergulho terá que fazer um passeio de barco com fundo de vidro que permite observar as ruínas. Durante todo o percurso os guias narram a história. 

Caminhada pelo Caminho dos Deuses

Uma das trilhas mais famosas da Costa Amalfitana é a Caminhada pelo Caminho dos Deuses que oferece vistas únicas do Mar Tirreno e das montanhas ao redor. 

Você irá passar pelos seus vilarejos como Bomerano e Nocelle, eles expõem a beleza local e preservam a história da comunidade italiana. 

A trilha é em torno de 8km, vai precisar de 3 a 5 horas para concluir. A duração do tempo é devido às suas paradas. 

Fazer parapente sobre a Costa Amalfitana 

Tenha uma experiência diferente em um parapente sobre a Costa Amalfitana. Você terá uma visão das vilas, do mar azul-turquesa e das montanhas.

O melhor de tudo é ter o privilégio de desfrutar desses paraísos de um panorama diferente. Não deixe de fotografar e sentir a liberdade que só um passeio de parapente é capaz de garantir. 

Faça uma escalada ou rapel nas falésias 

Uma boa forma de se conectar mais com a natureza é se aventurar em uma escalada ou rapel em suas falésias. 

Há diversas que são guiadas e oferecem toda a segurança e instrução para os turistas viverem essa experiência. 

Você irá desbravar os gigantes paredões de calcário desafiadores, promovendo um cenário de tirar o fôlego. Tem para todos os níveis, se você não está acostumado, pode optar por uma falésia com uma rota mais fácil. 

Garanta sua próxima passagem aérea no Passagens Promo 

Quantos dias ficar em Positano? 

Para conseguir elaborar um roteiro com mais precisão e colocar as atrações que mais deseja, é importante saber quantos dias tem disponíveis no destino. 

Em uma estadia de 2 a 3 dias, você consegue explorar o centro histórico e suas principais atrações, além de ter tempo para fazer passeios de barco e visitar a Ilha de Capri.

Se você pode ficar de 4 a 5 dias tem mais tempo para colocar trilhas e aventuras ao ar livre. Também consegue visitar vilas próximas como Rufolo.

O que importa é organizar com antecedência seu roteiro e enumerar cada experiência que deseja viver, assim é mais fácil de garantir uma viagem inesquecível

Veja Também: