Uma viagem cultural, histórica e com paisagens deslumbrantes é o que Potosí promove aos seus turistas. Uma cidade que está nas alturas dos Andes Bolivianos tem um cenário único e marcante.
Além de ter atrações históricas que apresentam toda a trajetória da cidade e a influência do império espanhol durante a época das minas de prata.
Índice
Onde fica Potosí, Bolívia?
No sudoeste da Bolívia, a 4.000 metros acima do nível do mar está Potosí, situada no altiplano dos Andes. Além da sua altura, o que mais chama atenção é a sua história colonial, e a relevância que exerceu no período do império espanhol nas minas de prata.
Ela fica próximo da capital do país que é Sucre, a distância é de 160 quilômetros ao leste, e também da cidade de Ouro e Uyuni.
Como chegar a Potosí, Bolívia?
A forma mais prática para chegar a Potosí, na Bolívia, é escolher um voo para o Aeroporto Internacional de Viru Viru, que fica em Santa Cruz de La Sierra, é o mais conhecido do país, por operar para diversas companhias aéreas, tanto internacionais quanto para voos domésticos.
Ao desembarcar tem que pegar um voo para o Aeroporto Internacional de Sucre, que é o mais próximo de Potosí, e depois é só pegar um táxi ou um ônibus do terminal para conseguir chegar ao destino final, e a duração da viagem é de 3 a 4 horas.
Algumas pessoas preferem alugar um carro quando chegam em Sucre e fazer a viagem por conta própria para ter mais autonomia e flexibilidade, principalmente para quem viaja em grupo é uma boa opção. Outra alternativa é contratar uma agência de turismo que além de oferecer os passeios, disponibiliza um transfer para pegar no aeroporto e levar no hotel.
Qual a melhor época para ir a Potosí, Bolívia?
Escolher uma época para viajar de acordo com suas preferências é a melhor maneira de curtir ao máximo sua viagem. Para quem quer ir a Potosí precisa lembrar que é uma cidade alta e tem clima de altitude, ou seja, passa por variações ao longo do ano.
A melhor época é o verão, o céu fica mais ensolarado e não faz tanto frio, assim consegue visitar as minas, os sítios históricos e outras atrações ao ar livre sem sentir incômodo. Contudo, nessa estação pode ter chuvas também por causa das mudanças climáticas.
Já a primavera e o outono o clima é ameno e as temperaturas durante o dia e a noite são agradáveis e o maior benefício é que é uma época com poucos visitantes e não vai precisar enfrentar filas.
O inverno é uma das épocas mais incríveis para visitar Potosí, no dia o céu fica ensolarado e colabora para uma vista deslumbrante das montanhas, e quem gosta de esportes de neve vai amar, mas as temperaturas são baixas e a noite é extremamente gelada.
Nesse sentido, é importante o turista analisar o que deseja fazer na viagem e qual é a estação que proporciona mais facilidade para fazer suas atividades, assim vai conseguir se decidir.
Atrações de Potosí, Bolívia
Potosí é uma cidade que não deixa a desejar nas suas atrações turísticas, é um símbolo histórico das minas de prata na Bolívia, além de promover aos seus turistas passeios imperdíveis. Suas paisagens naturais também são um espetáculo, cercada por montanhas, traz uma atmosfera alpina e acolhedora.
Plaza 10 de Noviembre
A praça mais famosa da cidade foi construída em homenagem ao dia 10 de novembro de 1545 que é a data de fundação de Potosí. E também é rodeada de edifícios coloniais que trazem um ar de história para o local.
Um deles é a Catedral de Potosí na arquitetura barroca, e não se pode esquecer do Cabildo de Potosí que tem um estilo colonial e onde está o museu da história e cultura da região.
Além disso, durante o passeio pela Plaza 10 os seus visitantes podem comprar produtos locais, como artesanatos, alimentos e outros, pois tem barracas ao seu redor.
Voe com economia e praticidade para qualquer lugar do mundo!
No Passagens Promo além de economizar o seu dinheiro, consegue fazer a sua compra em poucos minutos a plataforma foi toda idealizada para quem gosta de preço baixo e de não perder tempo.
Ao entrar no site o buscador de pesquisa já está na primeira página e só precisa colocar as principais informações da sua viagem e clicar em pesquisar, caso tenha mais alguma preferência pode usar a ferramenta filtrar e escolher de acordo com o que procura.
Quando encontrar é só selecionar e iniciar o processo de pagamento, que é simples e fácil, pode ser via:
- pagamento em lotérica;
- transferência bancária;
- pix;
- cartão de crédito.
No cartão de crédito o cliente tem o benefício de parcelar a sua passagem aérea em até 10x sem pagar juros, assim tem mais autonomia e flexibilidade em sua compra.
Casa da Moeda da Bolívia
Uma instituição histórica e de grande valor para todo o país é a Casa da Moeda da Bolívia que fica em Potosi, e foi construída em 1572, produziu moedas e cunhagem de metais preciosos na época da era colonial.
Foi uma das primeiras casas de moeda das Américas e durante o império espanhol foi um grande destaque para administrar a riqueza das minas de prata da região.
Atualmente, se tornou um museu e exibe ao público a história da moeda no país e também da cunhagem, através de uma coleção abrangente de equipamentos antigos, ferramentas e moedas históricas.
Durante o passeio pelo museu o visitante pode aprender como era o processo de cunhagem, compreender sobre a economia da região e também apreciar de uma arquitetura colonial, sem dúvidas não tem como não se encantar.
Igreja de San Lorenzo de Carangas
Um dos símbolos religiosos e históricos de Potosí é a Igreja de San Lorenzo de Carangas, sua construção foi no século XVI e carrega fortemente uma arquitetura barroca, e principalmente na sua fachada esculpida de pedras.
A igreja recebeu esse nome por causa de São Lourenço, que é o padroeiro dos mineiros, é uma forma de homenagear a história de mineração da cidade.
Ao entrar no edifício religioso vai se deparar com altares dourados, pinturas sacras e outras obras religiosas que carregam uma atmosfera de devoção e o que mais chama atenção dos seus visitantes são as paredes com afrescos que narram a vida de Cristo e dos Santos.
Laguna Colorida
A Laguna Colorida é uma lagoa com uma coloração vibrante em tons de vermelho, laranja e rosa, essas cores são devido aos sedimentos e microorganismos, e assim resulta em uma paisagem única.
Ela fica na Reserva Nacional de Fauna Andina Eduardo Avaroa, em uma altitude de mais de 4.000 metros acima do nível do mar, também é habitat de algumas aves e uma que faz o maior sucesso são os flamingos andinos.
Diversos turistas e fotógrafos vão até a região para admirar e fotografar esse cenário de águas coloridas, e no inverno os picos ficam nevados e garantem uma visão deslumbrante.
Cerro Rico
O Cerro Rico é a principal montanha de Potosí, por ser uma ampla reserva de prata e durante o século XVI e XVII foi fonte de renda da economia do império espanhol. Ou seja, foi bastante explorada pelos colonizadores.
A sua altitude é aproximadamente 4.800 metros acima do nível do mar e atrai os olhares de todos que passam pela cidade, e se tornou um local em que os turistas vão para visitar antigas minas de prata e ter o privilégio de aprender a história de mineração da região.
A visita é feita nos seus túneis estreitos e escuros, uma forma de visualizar como eram as condições de trabalho dos mineradores na época, e ao decorrer do passeio o guia conta pontos importantes e explica a tradição cultural dos mineiros bolivianos.
Parque Nacional Torotoro
É um parque nacional da Bolívia que fica no departamento de Potosí e são 165 mil hectares com paisagens diversas, desde cânions profundos, formações rochosas, cavernas à uma natureza selvagem.
Não há dúvidas, que é um daqueles lugares que não podem ficar de fora do roteiro e para quem é aventureiro é parada obrigatória. Durante a passagem pelo parque vai ver pegadas de dinossauros que estão fossilizadas, também pode visitar a Caverna Umajalanta com estalactites e estalagmites.
Além disso, o turista encontra mamíferos, répteis e insetos, uma boa oportunidade para observação da rica biodiversidade que se faz presente no Parque Nacional de Torotoro.
Ojo del Inca
Ojo del Inca fica próximo de Potosí, é uma piscina termal natural que tem ao seu redor montanhas e paisagens áridas, suas águas têm propriedades terapêuticas, por causa da alta concentração de minerais, como o enxofre.
Os turistas têm a oportunidade de ter um momento relaxante em suas águas quentes, que são revitalizantes e curativas, além de contemplar uma paisagem espetacular e que promove paz aos seus banhistas.
Para quem quer recarregar a energia da viagem precisa ir a Ojo del Inca para ter uma experiência serena, sobretudo para desbravar um cenário atraente e marcante da região.
Arco de Cobija
No século XVIII teve a construção de um dos principais símbolos de Potosí, é o Arco de Cobija feito de pedra e fazia parte de um aqueduto que trazia água à cidade na era espanhola.
A sua arquitetura é barroca e se tornou um ponto de referência de Potosí, devido a sua grande importância durante o império espanhol na região e atualmente é visto como um marco histórico.
Catedral Basílica de Nuestra Señora de La Paz
Uma das principais catedrais da região é a Catedral Basílica de Nuestra Señora de La Paz e foi idealizada no século XVI na arquitetura barroca, e é dedicada a Nossa Senhora da Paz.
Tanto o exterior quanto o interior chama atenção, ao entrar encontram-se altares dourados que trazem uma imponência para o ambiente, como também suas esculturas e artefatos religiosos que representam passagens bíblicas e santos católicos.
Hoje em dia, é um dos lugares que os turistas mais procuram para visitar em Potosí, além de ter toda uma arquitetura fantástica, tem um valor histórico e cultural.
Museu Santa Teresa
Tem turistas que amam durante a viagem conhecer mais da história da região, e uma boa forma de fazer uma verdadeira imersão é visitar alguma instituição cultural do local. Em Potosí, tem o Museu Santa Teresa que está no convento que leva o mesmo nome.
O museu tem coleções de arte sacra, artefatos religiosos, objetos relacionados ao cotidiano das freiras e pinturas coloniais, ao percorrer seus espaços vai perceber como a era colonial espanhola exerceu influência na devoção religiosa da cidade.
Também tem salas ornamentadas, seus corredores e pátios tem uma atmosfera serena e promovem aos seus visitantes conhecimento sobre a vida das carmelitas.
Laguna Negra
Tão bela quanto a lagoa colorida a lagoa negra também atrai muitos turistas que desejam ver de perto suas águas profundas no tom escuro. Ela fica na Reserva Nacional de Fauna Andina Eduardo Avaroa, e está a 4.000 metros acima do nível do mar.
Além disso, ao seu redor tem uma paisagem deslumbrante, montanhas, e na época de inverno os picos ficam nevados, também tem formações rochosas que garantem um cenário dramático.
Vale super a pena fazer um tour pela região e conhecer esse local belíssimo que traz todo o charme da vida selvagem e promovem vistas panorâmicas fascinantes.
Garanta sua passagem aérea com antecedência!
Uma boa forma de se livrar da dor de cabeça e garantir os melhores preços é comprar as passagens aéreas com antecedência, tem até a possibilidade de conseguir por um preço mais acessível.
Não importa qual seja o próximo destino, o Passagens Promo tem diversas opções para qualquer lugar do mundo, é só entrar no site e procurar a que cabe no seu bolso.
E pode ter certeza que a viagem vai ser a mais segura possível, pois as passagens aéreas são de companhias comprometidas com a segurança e o conforto dos seus passageiros, ou seja, o custo-benefício é excelente.
Qualquer dúvida é só entrar em contato por meio dos canais de atendimento e receber informações necessárias a respeito do seu voo, além de fornecer preço bom o Passagens Promo oferece um suporte de primeira.
Quantos dias ficar em Potosí?
Ao depender do ritmo da viagem o turista consegue conhecer seus principais pontos turísticos em 2 a 3 dias, é recomendável que reserve ao menos um dia para dedicar a explorar a Laguna Dourada e o Parque Nacional Torotoro.
Nos outros dias pode realizar seus passeios culturais e históricos, e assim mergulhar mais na cultura colonial da região, e compreender a influência do império espanhol em Potosí, na época das minas de prata.