Praia da Pipa: informações, dicas, quando ir, passeios e praias

A famosa Praia de Pipa, na realidade, é um vilarejo no Rio Grande do Norte que já conquistou turistas do mundo inteiro e é uma das queridinhas dos brasileiros.

Um refúgio maravilhoso onde você poderá ter contato direto com a natureza e fazer passeios incríveis pelas praias

Não perca as melhores passagens aéreas para Natal!

Nesse artigo trazemos para você aquelas dicas super bacanas para você não ser surpreendido durante seus passeios em Pipa.

Nas praias dessa região, por exemplo, é importante ficar atento à Tábua das Marés que oscila muito ao longo do dia e sua segurança não pode ficar em risco, não é mesmo?

Quer tornar fascinante a sua viagem pelo Rio Grande do Norte? Vamos saber quais as delícias e belezas que os lugares de  Pipa reservam para você? 

Praia da Pipa: diversão, aventura e belezas naturais

Tudo isso e muito mais espera por você nesse reduto de praias lindas no litoral potiguar! 

Mas além das praias, também tem muita aventura com esportes radicais que dominam o ecoturismo, como a tirolesa.

Viajar para o Rio Grande do Norte com destino a Pipa, certamente será uma das melhores escolhas para a sua próxima viagem, seja para umas férias no Nordeste ou para relaxar num rápido fim de semana.

Quando ir a Pipa?

Quando ir à praia da Pipa
Fonte: Unsplash

A praia da Pipa é deslumbrante em qualquer época do ano! Mas é bom você saber que de abril a julho as chuvas são constantes e podem atrapalhar um pouco seu passeio.

Entre agosto e setembro, as chuvas já cessaram, mas os ventos começam a soprar mais forte. Porém, são períodos de baixa temporada e a Praia da Pipa será todinha sua.

Se você quer mesmo agito e curtição na praia da Pipa, com sol e calor, o período perfeito para sua viagem é de dezembro a março, quando o verão traz para Rio Grande do Norte milhares de turistas.

Tábua de Marés

Você já deve ter escutado falar sobre a Tábua das Marés. E você sabe sobre a importância dela? Conhecê-la é imprescindível para você aproveitar a praia da Pipa com mais segurança!

Entre as marés alta e baixa existe uma variante que ocorre a cada seis horas ao longo do dia. Porém, a cada dia essa variante acontece num horário diferente.

Na praia da Pipa, por exemplo, para você caminhar com segurança entre as praias é necessário escolher a meia maré, que é registrada três horas antes da maré alta e da maré mínima.

Esse movimento das marés é importante, porque ele vai mudar o cenário das praias. 

Principalmente, porque cada uma delas tem uma formação geográfica diferente da outra e, por isso, a mudança da maré altera o volume de areia nas praias.

Elas podem ter até três metros a mais de areia, quando as pedras ficam aterradas. Ou o contrário, menos três metros de areia, que é o desaterro, e as pedras enormes surgem na praia.

Onde fica a Praia da Pipa?

Onde fica a Praia da Pipa
Fonte: Unsplash

Esse paraíso tropical fica no Rio Grande do Norte,em Timbau do Sul, a aproximadamente 85 quilômetros de distância da capital Natal

Essa praia é um balneário importante para o litoral sul do Rio Grande do Norte. 

Com uma extensão de areia de 10 km, a praia da Pipa, um dos destinos no nordeste brasileiro, é de fácil acesso e encanta a todos com sua beleza natural e incrível!

Passagens aéreas para Natal

E que tal comprar as passagens aéreas com os melhores preços para sua viagem a Natal? De lá, é bem fácil chegar na Praia da Pipa.

Economizar de imediato na compra das passagens aéreas para Natal já é um ótimo começo e você ainda garante um dinheirinho para seus passeios em Pipa.  

O Passagens Promo garante os menores preços com o melhor custo-benefício. 

Passagens aéreas saindo de

Pesquise com antecedência utilizando nosso site comparador de preços que traz para você as passagens mais baratas para o destino que você escolheu.

O que fazer na Praia da Pipa?

Diante daquele mar deslumbrante da Praia da Pipa, uma das primeiras atitudes dos turistas é contemplar a imensidão do mar, sua paisagem e todas as belezas naturais que ela oferece!

Depois de tanto apreciar a Praia da Pipa é hora de saber o que fazer enquanto estiver por lá? 

São tantas opções de atividades preparamos algumas dicas de passeios e lugares que vão tornar sua viagem maravilhosa!

Rota do Sol

A Rodovia que liga as praias de natal ao litoral sul do Rio Grande do Norte é conhecida como a Rota do Sol e oferece um espetáculo da natureza a cada trecho percorrido por esta estrada. 

Na sua viagem para Pipa, percorrer a Rota do Sol deve estar no seu roteiro. A partir da Praia de Ponta de Negra, a Rota do Sol margeia até as principais praias do litoral do Rio Grande do Norte.

Você não irá percorrer a Rota do Sol sem fazer algumas paradas obrigatórias para apreciar belos cenários e registrar fotos espetaculares!

A primeira parada é na Barreira do Inferno. Calma! O nome assusta, mas trata-se da base da Força Aérea para lançamentos de foguetes. 

O nome é por causa de uma falésia enorme que há no local e tem cores avermelhadas. 

Quer ver um enorme cajueiro? Ele é o maior do mundo e fica localizado na sua próxima parada pela Rota do Sol, na Praia de Pirangi

Os mirantes na Praia de Tabatinga também são pontos de parada! 

Mirante dos Golfinhos

Mirante dos Golfinhos
Fonte: Wikimedia Commons

O Mirante dos Golfinhos fica na praia de Tabatinga e tem um visual incrível das falésias e das dunas do mar azul intenso. É possível ver os golfinhos mergulhando e saltando em alto mar!

A imensidão do mar encanta e é cenário para as mais lindas fotos da sua viagem para Pipa. 

A parada no Mirante dos Golfinhos é para conseguir vê-los, mas caso você não os veja, tenha certeza de que o visual que você irá encontrar já valerá a parada!

Mirante do Chapadão

O Chapadão do Mirante é de uma beleza surpreendente! Ele separa a Praia do Amor da Praia das Minas e fica no topo de uma falésia de tons alaranjados. 

É um mirante natural e muito visitado pelos turistas. Toda essa parte do litoral potiguar é envolta por gigantescas falésias, de até 40 metros de altura! 

E do alto do Chapadão do Mirante é possível ter a dimensão dessa paisagem espetacular!

Se você tem dúvidas sobre o que fazer na praia da Pipa em Natal opte pelos passeios de buggys que levam os turistas até esse Chapadão. 

Lá do alto, você verá o pôr do sol mais magnífico e ainda conseguirá registrar as mais belas fotos do seu passeio.

Arvorismo e tirolesa

Muita adrenalina e um ambiente seguro e cercado pela natureza é o que espera por você nas atividades de arvorismo e tirolesa na praia da Pipa. 

Se você curte ecoturismo, este é um dos passeios mais legais para incluir no seu roteiro de viagem.

No Pipa Aventura, as atrações ligadas ao ecoturismo são inúmeras e vão animar ainda mais seus passeios por Pipa.

As atividades de arvorismo e tirolesa são as atrações principais e garantem aquele friozinho na barriga que os aventureiros sempre gostam.

Passeios de barco, lancha ou caiaque

Passeios de barco, lancha ou caiaque
Fonte: Pexels

Na praia da Pipa há muitas empresas especializadas nesses passeios que oferecem segurança e os melhores pontos de parada para você apreciar os cenários do litoral potiguar.

Você só precisa escolher entre barco, lancha ou caiaque. Cada trecho das praias tem o transporte mais adequado para chegar. 

Os passeios de barco e lancha levam você para conhecer praias maravilhosas por toda Pipa.

Na Lagoa Guaraíras, o passeio guiado de caiaque predomina com um visual incrível e paradas obrigatórias para banhos e incursão em alguns dos canais do mangue. 

É um lugar fantástico para ir na sua viagem para Pipa.

Passeios de buggy ou quadriciclo

Os passeios de quadriciclos levam você até o alto das falésias e ao topo dos chapadões, onde se pode contemplar a visão da natureza, do mar e da mata atlântica. Uma obra de arte de tão bela!

A aventura é guiada e promete aventura e adrenalina durante o percurso, mas sempre com muita segurança. Se você preferir os passeios de buggy, saiba que há muitos lugares para visitar em Pipa.

As empresas que oferecem esse passeio têm rotas para o norte e para o sul da Praia da Pipa. 

Os trajetos são sensacionais e mostram o melhor do percurso, essa praia fantástica e o acesso às dunas é imprescindível.

Você tem que colocar no seu roteiro de viagem para Pipa os passeios de buggy até as dunas e experimentar uma das aventuras mais legais e divertidas de todo o passeio pelo Rio Grande do Norte!

Praia da Pipa: lugares paradisíacos

Lugares paradisíacos na Praia da Pipa
Fonte: Wikimedia Commons

Paisagens de cinema e clima tranquilo, agradável e com muitas atrações turísticas para todos os tipos de viajantes. 

Vários lugares românticos, muita vida marinha com golfinhos mergulhando e cenários paradisíacos!

Se for este o clima que você procura para aproveitar sua viagem para Pipa, saiba que alguns lugares vão te surpreender e o Passagens Promo listou quatro deles aqui. 

Praia do Amor

Quer saber onde fica a Praia do Amor? É muito fácil! E você vai amar conhecer este lugar paradisíaco e sempre movimentado! 

Mesmo que você prefira praias mais isoladas, vale a pena ir até a Praia do Amor.

Ela fica grudadinha em Pipa e sua enseada já chama atenção por ter um formato de coração. 

Os jovens adoram se concentrar nessa praia que sempre tem festas, principalmente à noite.

O mar é um pouco mais agitado, com ondas fortes, e isto atrai os surfistas que apresentam manobras incríveis. 

Mas fique tranquilo, também há pequenas piscinas naturais pela Praia do Amor para você aproveitar.

Baía dos Golfinhos

Lembra quando explicamos sobre a importância da Tábua das Marés? Pois é! Para você curtir ao máximo a Baía dos Golfinhos terá que consultar essa Tábua e identificar o horário da maré baixa.  

A Baía dos Golfinhos é um paraíso ecológico e deslumbrante, no Rio Grande do Norte. Uma das praias mais bem preservadas com águas calmas e mornas e um dos mais belos lugares para visitar em Pipa.

E como o próprio nome já diz, os turistas avistam facilmente os golfinhos por esta baía. 

Eles aparecem com frequência e chegam bem perto das pessoas, mas lembre-se: o acesso à Baía dos Golfinhos é feito somente com maré baixa.  

Praia do Madeiro

Praia do Madeiro
Fonte: Leandro Ciuffo, via Flickr

Além da Baía dos Golfinhos, a Praia do Madeiro em Natal, é outro reduto desses animais marinhos queridos pelos turistas! Suas águas tem um tom verde-esmeralda e são muito calmas.

Para avistar os golfinhos brincando no mar de Madeiro, prefira o período da manhã.

As tartarugas marinhas também são admiradas nessa praia. Com o mar calmo você poderá praticar caiaque, stand up paddles, e windsurfe.

Conhecer essa praia é uma das dicas sobre o que fazer em Pipa durante sua viagem ao Rio Grande do Norte.

A Praia do Madeiro também é reduto dos estrangeiros. É muito comum você encontrar turistas que chegam de outros países para conhecer as praias de Natal e escolhem a do Madeiro como a preferida.

Praia de Cacimbinhas

Cansou da badalação e do agito da praia da Pipa? Então, passe uns dias na praia de Cacimbinhas e relaxe. 

Uma praia calma, tranquila, com pouco movimento e dona de um dos mais belos cenários de praia em Natal.

Durante sua viagem, um dos passeios em Pipa é ir até a Praia de Cacimbinhas andar a cavalo pela costa da praia ou subir de buggy até as dunas e lá do alto descer do skibunda.

Gastronomia em Pipa: onde comer?

A comida nessa região do Nordeste é deliciosa! Em Pipa há restaurantes para todos os paladares e bolsos. 

Aproveite para comer peixes e frutos do mar que não são tão caros devido à proximidade do mar.

À noite, a Avenida dos Golfinhos é um convite irrecusável para você escolher um de seus restaurantes para jantar. 

E se você ainda tiver dúvidas sobre onde comer em Pipa, saiba que muitos turistas indicam o Panela de Barro como uma das melhores opções. E ele ainda fica bem próximo à praia!

Mas Pipa também oferece creperias, ótimos drinks, cardápios variados e restaurantes self service com preços acessíveis, como o restaurante Lampião, que serve comidas bem brasileiras.

Praia da Pipa: dicas para sua viagem

Dicas para a Praia da Pipa
Fonte: Unsplash

Uma das primeiras dicas é sobre o agito que há nessa praia linda! 

Se você quer fugir do movimento dos turistas, prefira frequentar Pipa nos dias de semana, quando ela está mais vazia. A partir de quinta-feira, ela já começa a encher de visitantes.

Caso fique só nessa praia não é preciso carro. A dificuldade de estacionamentos pode atrapalhar seu passeio. 

Prefira utilizar as vans ou até táxis ou buggys para você conhecer alguns pontos da praia da Pipa.

Pipa é um dos lugares em Natal mais frequentados e queridos pelos turistas. Por isso, aproveite a oportunidade para conhecer pessoas, fazer amigos e curtir dias de muita diversão.

Saiba também que Pipa acompanha de perto o movimento de veículos na faixa de areia e a presença de buggys não é tão constante como em Natal.

Em Pipa, o principal veículo para passeios é a jardineira. 

Ela percorre as estradinhas de terra das praias e sobe os chapadões para propiciar aos turistas a vista do mar e aquele cinematográfico pôr do sol na praia da Pipa!

Cotação passagens aéreas para Natal

Você já está se imaginando lá, no Rio Grande do Norte, aproveitando a praia da Pipa e todas as atrações turísticas que ela oferece? Que delícia!

Então, faça a cotação das passagens aéreas para Natal e torne sua imaginação uma realidade e aproveite essa praia fantástica! 

Utilize o Passagens Promo para pesquisar e comprar as passagens aéreas para Natal pelos menores preços do Brasil. 

Melhores passagens aéreas para visitar a Praia da Pipa!
Passagens aéreas saindo de
Gol SSA Salvador NAT Natal 05 Nov 11 Nov R$ 386 Latam Brasil GRU São Paulo NAT Natal 12 Ago 14 Ago R$ 404 Gol CNF Belo Horizonte NAT Natal 04 Dez 10 Mar R$ 408 Gol CNF Belo Horizonte NAT Natal 04 Dez 15 Fev R$ 408 Gol BHZ Belo Horizonte NAT Natal 18 Fev 24 Fev R$ 408 Latam Brasil GRU São Paulo NAT Natal 13 Nov 10 Dez R$ 411 Ver mais ofertas

No Passagens Promo você irá encontrar muitas promoções. Pesquise constantemente pelas passagens aéreas alternando dias e horários, evitando os fins de semana. De Promo você pode!

O melhor do conteúdo sobre viagens você encontra no nosso blog!