Praia de Guaratuba: conheça onde fica e o que fazer nesse destino

Está pensando em visitar a praia de Guaratuba? Então prepare-se para conhecer um dos melhores balneários do litoral paranaense.

A cidade combina infraestrutura moderna ao clima rústico de um vilarejo de pescadores, cenário perfeito para passeios em família e longos dias de ócio em frente ao mar.

Para te ajudar a planejar sua viagem, reunimos tudo que você precisa saber sobre o destino: como chegar, o que visitar, quando viajar, sugestões para dias chuvosos e muito mais. Vamos lá!

Confira passagens aéreas com até 35% de desconto neste link!

Praia de Guaratuba: belezas naturais no litoral paranaense!

Considerada uma das melhores praias do Paraná, Guaratuba tem 22 km de litoral, por onde o banhista pode encontrar uma grande variedade de atividades turísticas e de lazer.

A mata atlântica exuberante parece emoldurar a paisagem, contrastando com o azul do mar e das águas calmas da Baía de Guaratuba, em meio a ilhas, ilhotas e praias de areia branca.

Adentrando a cidade a partir do litoral, o viajante chega a um centro histórico compacto e charmoso, que preserva o patrimônio municipal e oferece um panorama de como era a vida no Brasil colônia.

Não deixe de visitar a Igreja Matriz Nossa Senhora do Bonsucesso e o histórico Casarão do Porto. No Morro do Cristo, por sua vez, você poderá avistar todo esse cenário paradisíaco do alto, em 360 graus.

Se você “enjoar” da água salgada e quiser se refrescar em água doce, visite o Salto Parati, uma cachoeira cristalina em meio à mata atlântica, assim como o Salto Cubatão.

Em qual cidade fica a praia de Guaratuba?

Em qual cidade fica a praia de Guaratuba?
Fonte: Pexels

Se você já está se perguntando onde fica a praia de Guaratuba, a resposta é mais simples do que você pode imaginar: a cidade de Guaratuba.

O destino abriga mais de 37 mil habitantes e está localizado no litoral sul do Paraná, a cerca de 130 km da capital, Curitiba, e a 250 km de Florianópolis, em Santa Catarina.

Como chegar em Guaratuba?

Você não precisa abrir mão da comodidade para visitar a praia de Guaratuba, PR: a cidade fica a apenas 117 km do Aeroporto Internacional de Curitiba.

Do aeroporto até o destino final, o trajeto pode ser percorrido em cerca de 1h45 pela rodovia BR-376.

Você também pode pegar um ônibus no Terminal Rodoviário de Curitiba até Guaratuba: a viação Expresso Maringá opera o trecho em vários horários diários.

Praia de Guaratuba: clima

Na hora de planejar a sua viagem, a data certa pode fazer toda a diferença na experiência que você vai viver. Afinal, não existe época melhor para visitar Guaratuba do que o verão!

No período de janeiro a meados de março pode haver ocorrência de chuvas, o que pode gerar algum incômodo ao banhista, mas esta também é a ocasião em que as temperaturas estão mais elevadas, com máximas de até 30ºC.

Isso não quer dizer, porém, que viajar em outros meses seja uma ideia ruim. Guaratuba é belíssima em qualquer época do ano e pode render uma viagem inesquecível, não importa a estação!

Durante o inverno, por exemplo, embora as temperaturas despenquem para 14ºC, você poderá se divertir em importantes eventos do calendário da cidade.

Na lista estão a Festa da Tainha, a Festa do Pescador e celebrações religiosas, como as de Santo Antônio, do Divino e muitas outras, que ocorrem entre junho e agosto.

Promoção de passagem para praia de Guaratuba 

Que tal garantir suas passagens aéreas para conhecer a praia de Guaratuba com o máximo de economia e comodidade possível? Para isso, visite agora mesmo nosso site de buscas, Passagens Promo!

Basta simular diferentes datas e rotas de viagem para encontrar o momento mais barato para viajar.

Você pode, por exemplo, simular o desembarque em Florianópolis, Navegantes e Curitiba para identificar qual será a alternativa mais em conta para o seu bolso.

Não se esqueça de ativar o nosso alerta de preços! Assim, você será notificado por e-mail sempre que o trecho selecionado entrar em promoção.

passagens-promo
Passagens aéreas saindo de

Mapa de Guaratuba

Está planejando uma viagem para uma das praias mais bonitas do Sul do Brasil? 

Então não deixe de conferir o mapa cidade de Guaratuba para montar seu roteiro e estipular eventuais rotas de deslocamento!

Pontos turísticos em Guaratuba, Paraná

Entre o centro histórico e o litoral que se estende por mais de 22 km, este destino paranaense não economiza em atrações incríveis para o visitante.

Já imaginou conhecer praias de areia branca, água cristalina, mata atlântica nativa e excelente infraestrutura depois de caminhar por cenários preservados desde o século XVIII?

Para desfrutar da melhor experiência possível, vale a pena dedicar algum tempo à montagem de um bom roteiro de viagem. Assim, você poderá planejar seus passeios e otimizar seu tempo na cidade.

Nesse sentido, selecionamos as atrações mais imperdíveis da região, com lugares que não podem ficar de fora do seu roteiro. Confira o que fazer em Guaratuba!

Centro Histórico

A cidade de Guaratuba nasceu em 1656 e, por isso, abriga diversos edifícios históricos que remetem ao período colonial brasileiro.

Um dos maiores destaques é a Igreja Matriz Nossa Senhora de Bonsucesso, localizada na Praça Alexandre Mafra, coração da cidade.

Aproveite para caminhar sem pressa pelas ruelas de pedra para conhecer o casario colonial e alguns dos bons restaurantes quaratubenses.

Não deixe de visitar a Cadeia Velha, inspirada nas construções coloniais de Ouro Preto (MG) e construída na primeira metade do século XIX.

Igreja Matriz Nossa Senhora do Bonsucesso

Igreja Matriz Nossa Senhora do Bom Sucesso
Fonte: Gabriel Moreno Pedrodo Dos Santos / Wikimedia Commons / CC BY-SA 4.0

Inaugurada em 1771, a Igreja Matriz Nossa Senhora do Bonsucesso é a construção mais esplendorosa do centro histórico de Guaratuba, feita por escravos, em alvenaria.

O templo tem uma fachada minimalista, característica das construções eclesiásticas litorâneas do período, e está tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico do Paraná.

No interior da igreja, o visitante encontra uma imagem sacra de Nossa Senhora do Bonsucesso em madeira policromada.

Reza a lenda que os escravos envolvidos na construção da igreja teriam escondido moedas de ouro dentro das paredes!

Casarão do Porto

Mais um dos edifícios históricos sob tombamento pelo Patrimônio Histórico e Artístico do Paraná, o Casarão do Porto foi projetado para fins de comércio e moradia desde sua construção, no final do século XVIII.

Atualmente, o local abriga a Casa da Cultura de Guaratuba, com rico acervo em fotografias, obras de arte e documentos que remontam à criação da cidade: oportunidade ideal para conhecer mais sobre a história municipal.

O Casarão do Porto foi um dos poucos edifícios coloniais que resistiu a uma violenta erosão que destruiu boa parte do centro histórico de Guaratuba, no final da década de 1960. 

Por essas e outras, é um ponto turístico que não deve ficar de fora do seu roteiro!

Parque Nacional de Saint-Hilaire

Parque Nacional de Saint-Hilaire
Fonte: Pexels

De frente para a Baía de Guaratuba fica o Parque Nacional de Saint-Hilaire, sob responsabilidade do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, um dos principais pontos turísticos em Guaratuba, Paraná.

A reserva protege o bioma da Serra da Prata e do Morro do Cabaraquara, onde está a mais bela cachoeira da cidade, o Salto Parati.

No parque, os viajantes podem percorrer dezenas de quilômetros de trilhas em diferentes níveis de dificuldade, incluindo rota de 9,5 km entre as comunidades locais de Cabaraquara e Parati.

Se você gosta de cachoeiras, inclua as quedas da Quintilha, do rio das Pombas e Salto do Tigre em seu roteiro pelo parque, e lembre-se de que você deverá pagar ingresso para visitar algumas das cascatas.

Salto Parati

Cansou de passar o dia na praia de Guaratuba e quer se refrescar na água doce? Você vai se apaixonar pelo Salto Parati, a cachoeira mais famosa da cidade!

A queda d’água forma uma piscina natural de águas límpidas com cerca de 2 metros de profundidade, rodeada pela mata atlântica exuberante, onde vivem diversas espécies de animais e plantas.

O cenário fica ainda mais paradisíaco com sambaquis, conchas e cascas de mariscos que foram caprichosamente colocados ali por índios carijós que viviam na região.

Para chegar até o Salto Parati, o viajante precisa enfrentar uma pequena aventura. 

Só é possível visitar a cachoeira depois de uma travessia de barco e um trecho de trilha em meio à mata atlântica.

Morro do Cristo

Morro do Cristo
Fonte: Caetano051068 / Wikimedia Commons / CC BY-SA 3.0

Principal mirante da praia de Guaratuba, o Morro do Cristo oferece vista de todo o litoral da cidade, motivo pelo qual atrai milhares de visitantes por ano e está entre os atrativos mais disputados.

O mirante foi batizado em referência a uma estátua do Cristo Redentor com cerca de 8,3 metros de altura, localizada no ponto mais alto do morro.

O visitante deve encarar uma escadaria com quase 200 degraus para chegar até o topo do Morro do Cristo. 

O esforço é recompensado pela vista das praias do Cristo, Brava e Central, da Baía de Guaratuba e da cidade vizinha de Caiobá.

Baía de Guaratuba

Segunda maior baía paranaense, com mais de 48,5 km² de área, a Baía de Guaratuba reúne ilhas, ilhotas e manguezais, incluindo trechos de mata preservada e áreas dedicadas ao cultivo de ostras.

Além disso, vários passeios de barco, ferry e balsas têm rotas pela baía e levam a outros destinos, como o Salto Parati, cachoeira mais popular da cidade, que não pode ser acessada de outra forma.

A região é habitat de várias espécies de aves e animais aquáticos. Ali deságuam 16 rios e as águas são calmas, indicadas para a prática de esportes, como wakeboard, pesca esportiva, windsurf e mergulho com cilindro ou snorkel.

Várias marinas estão instaladas pela baía, de onde saem barcos de aluguel que levam visitantes para pontos propícios para pesca.

Praias de Guaratuba

O maior atrativo da cidade é justamente a praia de Guaratuba, ou melhor, praias, espalhadas por mais de 22 km em um litoral preservado.

A Praia Central tem fácil acesso a partir do centro da cidade e é famosa pelas suas águas tranquilas, seguras para crianças e idosos.

Por isso, esta praia também está entre as mais badaladas. Na alta temporada, recomenda-se que o banhista chegue cedo para garantir seu lugar na areia.

Se você gosta de surfar, talvez curta as águas agitadas da Praia de Brejatuba, uma das menos movimentadas do destino, ideal para quem busca tranquilidade.

A pacata Praia das Caieiras é a preferida entre os moradores, enquanto a Prainha atrai muitas famílias. 

Para os amantes de praias selvagens, por sua vez, nada mais indicado que a quase deserta Praia de Coroados.

Os viajantes que querem curtir autênticas festas na praia não podem deixar de conhecer a Praia do Morro do Cristo, próxima ao mirante de mesmo nome, onde a areia se transforma em balada após o pôr do sol.

Em comum, todas as praias têm vegetação abundante de mata atlântica, águas limpas e fácil acesso. Receita perfeita para um dia de sol e mar!

Qual é a melhor praia de Guaratuba?

Qual é a melhor praia de Guaratuba?
Fonte: Caetano051068 / Wikimedia Commons / CC BY-SA 3.0

Se você precisasse escolher apenas uma praia de Guaratuba para seu dia de sol, a Praia Central seria a mais indicada, por vários motivos.

Além de ficar a uma curta caminhada a partir do centro da cidade, a praia dispõe de excelente infraestrutura, com tudo que você precisa para passar o dia inteiro curtindo o mar.

A orla é bastante urbanizada e abriga restaurantes, bares e barracas de praia, enquanto as águas são calmas, recomendadas para quem está viajando com crianças ou idosos.

Caso você prefira uma praia mais vazia ou goste de mar mais agitado, talvez goste mais da Praia da Brejatuba, uma das mais preservadas da cidade, com ondas perfeitas para a prática de surfe.

O que fazer em Guaratuba em dias de chuva?

Você planejou sua viagem inteira, montou um roteiro por toda a cidade, mas justo na hora em que você ia curtir a praia de Guaratuba, começa a chover. E agora? O que fazer?

Mesmo nos dias que não são ideais para praia, você não deverá ficar com tédio na cidade. 

Que tal aproveitar o tempo para conhecer o centro histórico ou um dos atrativos culturais da região?

Na Cabaraquara Cultural, por exemplo, o viajante pode fazer uma visita guiada por uma antiga olaria, conhecer o processo de produção da farinha e os métodos de cultivo de ostra, além de saborear um delicioso almoço.

Não deixe de conhecer a histórica Igreja Matriz Nossa Senhora do Bonsucesso e o Casarão do Porto para aprender um pouco mais sobre a história da cidade!

Cotação de passagem para praia de Guaratuba 

Já sabe em qual praia de Guaratuba você vai passar o seu dia ao sol? 

Então só falta comprar suas passagens aéreas baratas para conhecer um dos principais destinos do litoral paranaense!

Visite nosso site buscador, Passagens Promo, para comparar ofertas e encontrar o momento mais barato para viajar.

Não se esqueça de acionar o alerta de preços para receber notificações quando o trecho que você procura entrar em promoção!

Conhecer as belas praias de Guaratuba com economia? De Promo você pode!

passagens-promo
Passagens aéreas saindo de
Gol CGH São Paulo FLN Florianópolis 16 Mai 24 Mai R$ 347 Gol GRU São Paulo FLN Florianópolis 15 Ago 22 Ago R$ 507 Azul POA Porto Alegre FLN Florianópolis 20 Set 22 Set R$ 559 Azul POA Porto Alegre FLN Florianópolis 19 Set 22 Set R$ 559 Azul CWB Curitiba FLN Florianópolis 17 Mai 19 Mai R$ 600 Ver mais ofertas
Recomendado para você
Morretes, PR: conheça as praias, restaurantes e dicas de turismo desta cidade!

Morretes, PR: conheça as praias, restaurantes e dicas de turismo desta cidade!

Clima em Londrina: médias das estações, quando viajar e o que fazer

Clima em Londrina: médias das estações, quando viajar e o que fazer

Cidades do Paraná: 10 lugares que vão te fazer se apaixonar!

Cidades do Paraná: 10 lugares que vão te fazer se apaixonar!