Praia de Torres: conheça a praia mais bonita do Rio Grande do Sul

Para muitos, a Praia de Torres carrega o título de praia mais bonita do Rio Grande do Sul, cujo cenário é formado por paisagens que parecem saídas de uma pintura.

A plana e extensa faixa de areia é emoldurada por dunas, falésias e morros que oferecem vista privilegiada do oceano e das belezas naturais à sua volta.

Capital nacional do balonismo, essa pequena cidade gaúcha é um verdadeiro paraíso para quem curte ecoturismo, com matas preservadas, reservas ecológicas, trilhas e os selvagens Molhes de Torres, onde o rio Mampituba deságua no mar.

O que você acha de começar a montar o seu roteiro de viagem para conhecer Torres agora mesmo? 

Produzimos um guia com todas as informações que você precisa para planejar a sua viagem, veja só!

Confira passagens aéreas com até 35% de desconto neste link!

Praia de Torres: belezas naturais no litoral gaúcho!

Do alto dos penhascos que inspiraram o nome da cidade, Torres, Rio Grande do Sul, não deixa dúvidas: estamos falando de um dos lugares mais bonitos do Sul do Brasil.

Em meio a falésias, praias e florestas, este popular balneário gaúcho atrai um público cada vez mais diversificado com suas muitas atrações urbanas e naturais, incluindo grupos de jovens, famílias em férias e casais em viagens românticas.

Os números falam por si só: só nas festas de fim de ano, essa pequena cidade com menos de 40 mil habitantes tem sua população multiplicada por dez, com mais de 400 mil turistas a curtir o Réveillon torrense.

O maior interesse dos turistas é um só: as praias locais, em seus mais variados estilos.

As praias de Itapeva e Prainha são quase desertas, sem barracas de praias ou ambulantes, recomendadas para quem gosta de desfrutar de uma experiência quase exclusiva em frente ao mar.

Se você quer fugir da tranquilidade e curtir o agito local, não tem nada melhor para passar o dia do que a Praia Grande, bastante central, pertinho da margem do rio Mampituba.

O principal cartão-postal da cidade, a Praia da Guarita, combina desfiladeiros e enseadas para conquistar seus visitantes, com uma faixa de areia tranquila em qualquer época do ano e ondas perfeitas para surfe.

Ali perto, o Parque da Guarita possibilita que o visitante suba a Torre Sul para contemplar uma paisagem paradisíaca, de frente para o mar e os penhascos.

E como ignorar o incrível passeio de barco até a Ilha dos Lobos, onde você poderá ver de perto lobos-marinhos e leões-marinhos, além de vegetação preservada e grande diversidade animal?

O rol de atrações ainda inclui Festival de Balonismo, lagoas, bons restaurantes, boa infraestrutura e diversas outras atividades inesquecíveis!

Qual cidade fica a praia de Torres?

Qual cidade fica a praia de Torres?
Fonte: Pixabay

Torres é uma das cidades com praia no Rio Grande do Sul, localizada na divisa com Santa Catarina, “espremida” entre o Parque Nacional de Aparados da Serra e as lagoas do Sombrio e Itapeva.

O destino fica a cerca de 190 km da capital gaúcha, Porto Alegre, e a 280 km de Florianópolis (SC).

Você pode aproveitar a sua viagem para conhecer outros destinos nas proximidades, como as serranas Cambará do Sul, a 132 km, e Timbé do Sul (SC), a 82 km de distância, ou a praiana Garopaba (SC), a 215 km de Torres.

Como ir para praia de Torres?

Se você está saindo de outros estados, o Aeroporto de Porto Alegre é a rota mais prática para chegar à cidade: o terminal recebe voos das principais cidades brasileiras e fica a apenas 184 km do destino praiano.

Para chegar à Praia de Torres, RS, depois de desembarcar no aeroporto, você deve pegar a Estrada do Mar (RS-389), por onde o trajeto leva pouco mais de 2h30.

Se você estiver saindo do norte e viajando por via terrestre, é só pegar a BR-101, em viagem com duração média de 3h20.

De ônibus, a Viação UneSul opera o trecho a partir de Porto Alegre, com passagens a partir de R$ 73 (preço em julho/2021).

Quando ir a Torres?

O clima torrense é ameno durante o ano inteiro, com exceção do verão, quando os termômetros podem superar os 35ºC. 

De qualquer forma, a melhor ocasião para conhecer a cidade vai depender do objetivo da sua viagem.

Embora dezembro seja o mês com maior movimento turístico, embalado pelas festas de fim de ano, é também a época mais chuvosa na cidade. 

Se você não deseja ter o seu dia de praia interrompido pelas chuvas de verão, mas não quer abrir mão das altas temperaturas da estação mais quente do ano, vale a pena planejar a sua viagem entre janeiro e fevereiro.

Caso a sua intenção seja observar a vida animal e explorar as atrações naturais sem disputar espaço com outros turistas, pode ser uma boa ideia viajar entre o outono e o inverno: período ideal para conhecer a Ilha dos Lobos!

    Está gostando do conteúdo?
    Receba as melhores dicas de viagens no seu e-mail!
    Fique tranquilo, não enviamos spam!
    E-mail cadastrado com sucesso!
    A partir de agora, você receberá as melhores
    dicas de viagem diretamente no seu e-mail!

    Passagens aéreas para praia de Torres

    Não deixe para planejar a sua viagem para Torres, Rio Grande do Sul, em cima da hora. 

    Quanto antes você comprar suas passagens aéreas, maiores as suas chances de economizar!

    Visite agora mesmo o nosso site de buscas, Passagens Promo, para encontrar o momento mais barato para viajar, comparar ofertas e adquirir suas passagens pelo menor preço do mercado.

    Lembre-se de ativar o alerta de preços para não perder nenhuma promoção para o destino que você deseja conhecer!

    Passagens aéreas direto para Torres, RS!
    Passagens aéreas saindo de
    Passagens aéreas até 30% mais baratas Encontre sua promo ⇾

    Mapa de Torres, RS

    Endereço da praia mais bonita do Rio Grande do Sul, a cidade concentra diversas atrações e um litoral com mais de 20 km de extensão em linha praticamente reta, com faixas de areia tão extensas quanto contínuas.

    Confira o mapa de Torres, RS, a capital brasileira do balonismo! 

    O que fazer em Torres?

    As praias em Torres não são a única atração desse badalado balneário gaúcho. Você também poderá visitar mirantes incríveis, passear por reservas ecológicas, conhecer lagoas, penhascos e florestas preservadas.

    Confira o que fazer em Torres, RS!

    Parque Estadual da Guarita 

    Parque Estadual da Guarita
    Fonte: Unsplash

    A cidade de Torres foi batizada em referência aos penhascos que cortam sua paisagem, mais parecidos com imensas torres que se erguem à beira-mar.

    Três das quatro torres estão protegidas pela reserva do Parque Estadual da Guarita, onde você poderá conhecer os gigantes de basalto e arenito que foram moldados ao longo de milhões de anos pela ação do vento e da água.

    A torre mais próxima da cidade é a do Morro das Furnas, também conhecida como Torre Central, acessível por uma escadaria íngreme, que oferece vista dos penhascos e do mar.

    Redobre o cuidado se estiver visitando o local em um dia de mar agitado, pois as ondas podem bater com força nas pedras e tornar o trajeto mais perigoso.

    Depois de chegar ao alto do Morro das Furnas, você poderá seguir uma trilha que leva à Praia da Guarita e outra rota que chega à Torre Sul, ou Morro de Itapeva.

    É possível acessar o parque de várias maneiras e você pode até deixar seu carro no estacionamento no local, que é pago, mas o deslocamento no interior da reserva é feito exclusivamente a pé. 

    Morro do Farol 

    A única torre que pode ser visitada de carro é o Morro do Farol, ou Torre Norte, o cume mais alto da cidade de Torres: uma excelente alternativa de passeio para quem tem dificuldades de locomoção e quer curtir a vista da cidade em 360 graus.

    Entre os meses de agosto e dezembro, é o lugar ideal para quem quer observar as baleias-francas em migração ou para saltos de parapente e paraglider.

    Aproveite para visitar o farol que dá nome ao morro, inaugurado em 1952 e em funcionamento até os dias de hoje, com entrada gratuita.

    Lagoa do Violão 

    A Lagoa do Violão é um patrimônio natural torrense cujo nome tem duas supostas origens: não apenas o corpo d’água tem o formato similar ao de um violão, como também está citado em uma antiga lenda gaúcha.

    De acordo com esse mito, um navio naufragou nos arredores de Torres há muitos séculos e apenas um marinheiro sobreviveu, abraçado ao seu violão. 

    Ao chegar à costa, os indígenas que o encontraram ficaram encantados com o som do instrumento, mas acabaram sacrificando o prisioneiro por acreditar que, assim, poderiam “roubar” seus dotes artísticos.

    A filha do cacique, apaixonada pelo marinheiro, ficou abraçada ao seu violão e chorou sua morte por meses: suas lágrimas teriam dado origem à lagoa.

    Independentemente da veracidade da lenda, a Lagoa do Violão é um dos lugares mais encantadores de Torres e abriga alguns dos melhores restaurantes da cidade

    Ponte pênsil 

    Ponte pênsil
    Fonte: Eugenio Hansen, Ofs / Wikimedia Commons / CC BY-SA 3.0

    A ponte pênsil é uma passarela exclusiva para pedestres que conecta Torres (RS) a Passo de Torres (SC), sobre o rio Mampituba.

    Como a ponte de 100 metros de extensão é suspensa, acaba sacudindo bastante a depender do movimento dos transeuntes, o que garante uma dose extra de diversão para os turistas!

    Ilha dos Lobos 

    A pouco mais de 1,8 km da costa de Torres fica a Ilha dos Lobos, uma Unidade de Conservação Marinha habitada por lobos-marinhos, leões-marinhos e várias espécies de aves.

    É proibido desembarcar na ilha, bem como praticar esportes, incluindo pesca e surfe. Em contrapartida, você pode fazer um passeio de barco para contornar a ilha e ver os animais bem de perto!

    Igreja São Domingos 

    Um dos principais pontos turísticos de Torres, a Igreja São Domingos foi o primeiro templo religioso da cidade, erguido em 1824.

    Localizada bem atrás do Morro do Farol, a igreja-matriz é considerada o marco zero torrense e pode ser uma opção de passeio em dias chuvosos!

    Passeio de balão

    Como você já sabe, Torres é a capital brasileira do balonismo, o que significa que você terá a oportunidade de curtir um inesquecível passeio de balão durante a sua viagem!

    Em geral, os voos acontecem durante o amanhecer, quando praticamente não venta. De qualquer forma, você não precisa se preocupar com a segurança, pois o voo segue a padrões rígidos para garantir a tranquilidade dos passageiros.

    Os balões são equipados com sistemas de altímetro, GPS e comunicação via rádio, além do apoio de uma equipe em solo, com custo a partir de R$ 400 por passageiro (preço em julho/2021).

    Durante o passeio, você poderá contemplar os cânions, o oceano, as serras e a cidade de um ponto de vista superprivilegiado!

    Praias de Torres

    Praias de Torres
    Fonte: Alexandre Pereira / Flickr / CC BY-SA 2.0

    Quer passar o dia se bronzeando e curtindo o mar em uma praia de Torres? O maior desafio vai ser escolher qual praia incrível conhecer primeiro!

    São seis praias espalhadas por 23 km de orla, de norte a sul: Itapeva, da Cal, da Guarita, Prainha, Grande e dos Molhes.

    Confira o que esperar de cada uma delas!

    Itapeva

    Protegida por um parque estadual, Itapeva é uma praia de Torres com rico ecossistema, incluindo dunas, vegetação de restinga, mata atlântica, áreas alagáveis e diversos outros cenários, onde a fauna é diversificada.

    A faixa de areia tem cerca de 6 km de extensão e o mar é particularmente agitado neste ponto da cidade, motivo pelo qual os surfistas são presença constante na região.

    Não espere encontrar alguma infraestrutura na Praia da Itapeva: como a região fica em uma reserva protegida, não existem quiosques, barracas ou restaurantes nesta altura do litoral.

    Praia da Cal

    Situada no meio do caminho entre os morros do Farol e das Furnas, a Praia da Cal tem pouco mais de 800 metros de extensão e está entre as mais movimentadas da cidade, sobretudo pela paisagem selvagem, cortada pelo rico relevo.

    A região “bomba” na alta temporada, com mar agitado, indicado para a prática de surfe e outros esportes náuticos.

    Como a infraestrutura na faixa de areia inclui bares, restaurantes e quiosques que servem iguarias da culinária local, a região está entre as preferidas das famílias que visitam Torres.

    Praia da Guarita

    Praia da Guarita
    Fonte: Ricardo André Frantz / Wikimedia Commons / CC BY-SA 3.0

    Principal praia do Parque Estadual da Guarita, a Praia da Guarita abriga a Torre Central (ou do Meio), de onde você poderá contemplar a cidade em 360 graus. 

    Com apenas 200 metros de faixa de areia, a praia fica espremida entre duas falésias e tem vista do Morro das Furnas, da Torre Sul e da Torre da Guarita.

    A infraestrutura na região não é muito robusta, mas você poderá contar com salva-vidas e uma paisagem incrível para o seu dia de praia!

    Prainha

    Quer curtir uma excelente praia de Torres sem precisar se afastar do centro da cidade? 

    Você vai se encantar pela Prainha, uma das mais movimentadas da cidade, com excelentes índices de balneabilidade.

    Com pouco mais de 500 metros de extensão, a praia tem águas transparentes e areia batida, além de uma ampla área gramada bem em frente ao mar, pertinho de bares, restaurantes, hotéis e pousadas.

    Praia Grande

    Preferida do público jovem, a Praia Grande é também uma das mais extensas de Torres, com mais de 3 km de faixa de areia grossa.

    A região tem águas limpas e agitadas, indicadas para a prática de surfe e banho de mar, além de excelente infraestrutura, com bares, shoppings, restaurantes, estacionamento e comércio diversificado.

    É na Praia Grande que acontecem os grandes eventos locais, incluindo shows, festivais e a famosa Festa de Ano Novo da cidade.

    Praia dos Molhes

    A Praia dos Molhes, ou Molhes da Barra, é o ponto em que o rio Mampituba se encontra com o Atlântico, bem na divisa de Torres com Passos de Torres.

    O molhe tem pouco mais de 400 metros de extensão, construído para amenizar a força das ondas e proteger a foz do rio. A região é também bastante procurada para pesca e prática de esportes na areia.

    Qual é a melhor praia de Torres?

    Qual é a melhor praia de Torres?
    Fonte: Pxhere / CC0

    Para a maior parte dos turistas, a Praia da Guarita é não apenas a melhor praia de Torres, mas também a melhor praia do Rio Grande do Sul, com meio ambiente muito preservado, além de mar limpo e cristalino.

    A Praia da Guarita fica na reserva ecológica do Parque Estadual da Guarita e oferece fácil acesso às belíssimas torres que inspiraram o nome da cidade.

    Em outras palavras, atração obrigatória em qualquer roteiro por Torres!

    Restaurantes em Torres, RS

    Quanto mais perto do centro, mais restaurantes você terá à disposição para seu almoço ou jantar em Torres, especialmente nos arredores da Lagoa do Violão, onde estão os estabelecimentos mais luxuosos da cidade.

    O mais importante polo gastronômico local é a orla do rio Mampituba, onde estão restaurantes badalados, como o Cantinho do Pescador e a Ballon Pizzaria, que homenageia a capital brasileira do balonismo.

    Você também encontrará excelentes restaurantes nos arredores da rua José Bonifácio, pertinho da rodoviária e da animada Praia Grande.

    Se você gosta de frutos do mar frescos, não deixe de visitar o Restaurante Beira-Rio e o Restaurante Souza, com vista do rio Mampituba!

    Cotação de passagens aéreas para Torres, RS

    Quer conhecer a belíssima praia de Torres sem comprometer o seu bolso? Então faça agora mesmo a cotação das suas passagens aéreas mais baratas no buscador Passagens Promo!

    Você só precisa digitar as cidades de origem e destino, selecionar as datas de ida e volta, e pronto. Nossa plataforma te apresenta as melhores ofertas para o trecho que você procura!

    Não se esqueça de ativar o alerta de preços para não perder nenhuma promoção para a capital do balonismo ou qualquer outro destino! 

    Conhecer a cidade de Torres com economia? De Promo você pode!

    Passagens aéreas direto para Torres, RS!
    Passagens aéreas saindo de
    Passagens aéreas até 30% mais baratas Encontre sua promo ⇾

    Continue sua leitura!

    Recomendado para você
    Lagoa da Harmonia, Teutônia: conheça os atrativos dessa cidade sulista!

    Lagoa da Harmonia, Teutônia: conheça os atrativos dessa cidade sulista!

    Canela, RS: onde fica a cidade, o que fazer, história e outras curiosidades

    Canela, RS: onde fica a cidade, o que fazer, história e outras curiosidades

    Cambará do Sul: veja aqui onde fica esse destino e como você pode aproveitar o turismo ao máximo!

    Cambará do Sul: veja aqui onde fica esse destino e como você pode aproveitar o turismo ao máximo!

    São Francisco de Paula, RS: onde fica, o que fazer e cidades próximas

    São Francisco de Paula, RS: onde fica, o que fazer e cidades próximas

    Praias do Rio Grande do Sul: 13 opções para aproveitar o litoral

    Praias do Rio Grande do Sul: 13 opções para aproveitar o litoral

    Santo Ângelo, RS: informações, história e pontos turísticos

    Santo Ângelo, RS: informações, história e pontos turísticos