Praia do Rosa, Santa Catarina: onde fica, o que fazer, mapa e dicas

O cartão de visitas da Praia do Rosa, Santa Catarina, fala por si só: esse paradisíaco trecho do litoral catarinense é considerado um dos mais bonitos do mundo!

A mata atlântica abundante contrasta com o azul do mar e das lagoas, com muitas opções de lazer e relaxamento à disposição do viajante.

De um lado, trilhas, contato intenso com a natureza, observação de baleias e tranquilidade. 

Do outro, barracas de praia animadas, bares e restaurantes badalados, excelentes opções de hospedagem e comércio diversificado.

Afinal, a infraestrutura robusta da capital catarinense e de polos turísticos, como Imbituba e Garopaba, está logo ali, tornando a Praia do Rosa um destino ímpar no litoral do Sul do Brasil e, consequentemente, um lugar imperdível. Veja só!

Compre passagens aéreas com o menor preço neste link!

Praia do Rosa, Santa Catarina: uma das regiões mais belas do país!

Única representante brasileira no Clube das 30 Baías Mais Belas do Mundo, a Praia do Rosa, em Santa Catarina, é o destino perfeito para quem gosta de mar azul, sol e sossego.

A região em nada lembra a muvuca de praias badaladas das proximidades, como Jurerê Internacional ou Ferrugem: ali, a ordem do dia é relaxar, curtir a natureza e se divertir no mar limpo e cristalino, cercado por matas exuberantes e areia fofa.

A praia nasceu como uma pequena vila de pescadores anexa a Imbituba, mas não demorou até ser descoberta para o turismo, hoje principal atividade local.

Parte da Área de Proteção Ambiental da Baleia-Franca, a Praia do Rosa tem o cenário formado por costões rochosos cobertos por mata nativa e um charmoso centrinho onde é possível comprar de tudo.

O pôr do sol na Lagoa de Ibiraquera é um verdadeiro espetáculo à parte, enquanto a Praia do Luz mais parece um pequeno paraíso deserto esperando por você.

Em Rosa Norte, por sua vez, você vai se esquecer de que está pertinho da maior cidade catarinense, tamanha a tranquilidade que espera pelo visitante. 

Aos amantes de atividades ao ar livre sobram opções de trilhas, como as da Praia Vermelha e Praia do Ouvidor, além de passeios turísticos e picos de surfe, sem falar nas excelentes barracas de praia que servem peixes e frutos do mar fresquinhos!

Como você deve ter notado, a lista de opções turísticas é grande, e todo planejamento é bem-vindo para garantir uma viagem ainda mais proveitosa.

Por isso, montamos um guia completo, com tudo que você precisa saber sobre a Praia do Rosa, onde a montanha catarinense se encontra com o mar. Vem com a gente!

Onde fica a Praia do Rosa?

Onde fica a Praia do Rosa?
Fonte: Pxhere / CC0

A região onde fica a Praia do Rosa, Santa Catarina, é conhecida como Encantos do Sul e pertence ao município de Imbituba, cuja sede fica a apenas 25 km do centrinho do vilarejo. 

A capital catarinense, Florianópolis, fica a apenas 90 km de distância, ou pouco mais de 1h20 de viagem.

Além disso, a Praia do Rosa fica perto de Garopaba (16 km), Guarda do Embaú (36 km), Palhoça (50 km) e outros destinos famosos do litoral catarinense.

Como a distância para outros centros urbanos é curta, isso significa que a região tende a ficar particularmente cheia em fins de semana de calor e feriados prolongados. 

Se você estiver pensando em viajar nessas datas, faça suas reservas com antecedência e prepare-se para encontrar a vila repleta de turistas!

Como acessar a Praia do Rosa?

Não é difícil chegar à Praia do Rosa: o destino tem fácil acesso a partir da capital, Florianópolis, onde está o maior aeroporto do estado.

Do aeroporto até a vila, são apenas 90 km de trajeto pela rodovia BR-101, que tem excelentes condições de rodagem no trecho. 

Quem quer cortar caminho pode pegar, ainda, um trecho de estrada de terra, mas tenha em mente que esse acesso pode ser desafiador em dias de chuva.

Vale a pena estar de carro para explorar a região com mais liberdade e conforto, mas também é possível chegar à Praia do Rosa de ônibus.

Basta embarcar na Rodoviária de Florianópolis com destino a Imbituba, Garopaba ou Araçatuba e finalizar o trajeto de táxi.

Passagens Promo tem as melhores ofertas para você economizar na sua viagem! Encontre sua passagem aérea com até 35% de desconto, além de pesquisar hotéis e seguro viagem em um só lugar! Clique aqui e confira.

Quando ir para a Praia do Rosa, Santa Catarina?

Apesar de ser um destino encantador em qualquer época do ano, a Praia do Rosa, Santa Catarina, tem atmosfera bastante diferente a depender da data da sua visita.

O verão, de dezembro a fevereiro, é a alta temporada, quando os acessos à vila ficam abarrotados de turistas de todos os cantos do país, a areia fica lotada e as pousadas têm vagas cada vez mais disputadas.

O auge do calendário turístico ocorre no Réveillon, melhor ocasião para curtir a noite local e o calor de até 28ºC!

No inverno, as temperaturas entre 12ºC e 19ºC são acompanhadas por dia de céu claro e visitas ilustres: baleias-francas circulam pela região entre junho e novembro para prover alimento para seus filhotes e podem ser avistadas sem dificuldades.

Embora os termômetros desincentivem mergulhos no mar, pode ser a ocasião perfeita para curtir as boas pousadas da vila a preços mais acessíveis e desfrutar da gastronomia local, em pleno auge da pesca artesanal da tainha.

    Está gostando do conteúdo?
    Receba as melhores dicas de viagens no seu e-mail!
    Fique tranquilo, não enviamos spam!
    E-mail cadastrado com sucesso!
    A partir de agora, você receberá as melhores
    dicas de viagem diretamente no seu e-mail!

    Promoção de passagem para Praia do Rosa, SC

    Quem deseja visitar a Praia do Rosa, Santa Catarina, pode desembarcar no Aeroporto de Florianópolis e finalizar o percurso por terra, com grande praticidade. 

    Em nosso site buscador, Passagens Promo, você pode encontrar passagens aéreas mais baratas para os principais aeroportos catarinenses em poucos cliques.

    É só digitar as cidades de origem e destino, selecionar as datas da viagem e escolher a oferta mais vantajosa para o seu bolso e a sua comodidade!

    O viajante pode até ativar o alerta de preços para não perder nenhuma promoção para o destino que procura! 

    Faça agora mesmo uma cotação e descubra que conhecer uma das praias mais bonitas do Brasil pode sair mais barato do que você pensa!

    Passagens aéreas para Santa Catarina
    Passagens aéreas saindo de

    Praia do Rosa, Santa Catarina: mapa

    Assim como outras praias da rota dos Encantos do Sul, a faixa de areia do Rosa não é muito ampla: são apenas 7 km de extensão, por onde se distribuem morros, costões e trechos de mata nativa. Veja onde fica a Praia do Rosa no mapa!

    O que tem para fazer na Praia do Rosa?

    Chegou a hora de descobrir quais atrações incríveis te esperam nesse destino catarinense fantástico. 

    Existem opções para todos os gostos: daqueles que gostam de tranquilidade aos amantes de badalação!

    Confira o que fazer na Praia do Rosa!

    Rosa Norte 

    Rosa Norte
    Fonte: Hippopx / CC0

    O vilarejo é basicamente dividido em três, a Praia do Rosa Norte, a Praia do Rosa Sul e o Centrinho, e cada região tem suas próprias características.

    A região mais ao norte é praticamente desabitada e selvagem: nem mesmo no verão Rosa Norte costuma ficar tão cheia quanto as demais praias das proximidades.

    Em outras palavras, é a praia perfeita para quem gosta de tranquilidade e sossego, pois você não terá dificuldades em encontrar uma sombrinha para passar seu dia diante do mar!

    Várias piscinas naturais se formam na região à medida que a maré baixa, mas quem gosta de surfar não precisa se preocupar, pois em alguns pontos de Rosa Norte se formam ondas praticamente perfeitas.

    Se você não tem experiência com surfe, que tal aproveitar para fazer uma aula para principiantes em uma das escolinhas da região?

    Quem gosta de trilhas não pode deixar de conhecer o trajeto que leva às praias Vermelha e do Ouvidor, no final da praia, que passa por piscinas naturais cercadas por pedras.

    Praia Vermelha 

    Você curte praias desertas? Então você vai se encantar pela Praia Vermelha, uma das principais atrações da Praia do Rosa, Santa Catarina.

    Na região você não vai encontrar nenhuma infraestrutura: leve um lanchinho na bolsa caso decida passar o dia por lá.

    Em contrapartida, o visual absolutamente selvagem é o suficiente para conquistar os banhistas, onde os costões verdejantes geram um belo contraste com o mar azul, e a faixa de areia é mais compacta, facilitando caminhadas à beira-mar.

    A partir da Praia Vermelha você pode encarar uma trilha que percorre uma planície bem verde entre as pedras até chegar à vizinha Praia do Ouvidor.

    Praia do Ouvidor 

    Quem procura equilíbrio entre sossego e boa infraestrutura pode curtir a Praia do Ouvidor, na divisa da Praia do Rosa, em Imbituba, com Garopaba.

    A praia é simplesmente paradisíaca, com uma estreita faixa de areia espremida entre o mar e um trecho de mata atlântica abundante.

    Ali, o banhista encontra algumas barracas de praias e ambulantes, que servem tudo que você precisa para passar o dia curtindo o mar, sem se preocupar com nada.

    O acesso é feito pela trilha a partir da Praia Vermelha ou de carro, o que significa que a região fica mais cheia em datas como feriados prolongados, férias e fins de semana de calor, então chegue cedo para garantir seu cantinho com conforto.

    Lagoa do Meio

    Lagoa do Meio
    Fonte: PxFuel

    Entre as praias Norte e Sul fica a Lagoa do Meio, Praia do Rosa, cujas águas salgadas e tranquilas se assemelham a um espelho que reflete o azul do céu e o verde das matas.

    A lagoa é bastante popular entre praticantes de esportes náuticos, especialmente stand-up paddle, além de atrair muitos banhistas e mergulhadores por ser mais quentinha em comparação ao mar.

    A profundidade não é constante durante o ano: na maré cheia e nos períodos chuvosos, as águas da lagoa quase se encontram com o mar, formando um cenário digno de cartão-postal!

    Rosa Sul 

    Seguindo além da Lagoa do Meio, você chegará à Praia do Rosa Sul, de onde partem a maioria dos passeios de barco pela região.

    O cenário pitoresco parece saído de uma pintura, com costões à beira-mar cobertos por vegetação, faixa de areia escura e mais estreita, além de casebres rústicos ocupados por famílias de pescadores.

    Um pouco mais adiante, porém, a paisagem se transforma e dá lugar a uma das melhores infraestruturas do Rosa, com muitos restaurantes, bares e barracas de praia.

    O acesso é feito exclusivamente a pé, o que resulta em menos banhistas, até mesmo na alta temporada.

    Aproveite para percorrer a trilha até a Praia do Luz, um trajeto que passa por cenários paradisíacos e pode render um passeio inesquecível!

    Ibiraquera

    A região de Ibiraquera, Praia do Rosa, é uma das mais populares no vilarejo, e os motivos para isso são muitos.

    A tranquilidade é o carro-chefe da região, especialmente durante o pôr do sol, particularmente exuberante sobre as águas da Lagoa Ibiraquera, principal criadouro de camarão nos arredores de Imbituba.

    A lagoa é cercada por excelentes restaurantes que oferecem vista privilegiada do poente e servem o melhor da gastronomia litorânea catarinense.

    Assim como a Lagoa do Meio, Ibiraquera tem águas calmas, perfeitas para a prática de esportes como stand-up paddle, canoagem, windsurf e kitesurf, recomendadas até mesmo para quem é iniciante!

    Ilha do Batuta

    Santuário da diversidade animal no litoral sul catarinense, a Ilha do Batuta é o lar de inúmeras espécies de aves, répteis e animais marinhos, bem como de uma vegetação riquíssima.

    A região é inabitada e utilizada exclusivamente para fins de estudos: você pode fazer passeios guiados até a ilha para aprender um pouco mais sobre o bioma local.

    Praia do Luz

    Praia do Luz
    Fonte: Pxhere / CC0

    A trilha Praia do Luz – Praia do Rosa é uma das mais populares da vila por percorrer trechos exuberantes do litoral de Imbituba, em meio a pedras e matas.

    Na Praia do Luz, você encontrará uma ampla faixa de areia, mais parecida com uma imensa duna, onde se formam cenários cinematográficos, capazes de encher um álbum inteiro de fotos!

    A região tem águas rasas, perfeitas para quem está viajando com crianças, além de abrigar o belíssimo encontro do mar com as águas da Lagoa Ibiraquera.

    Observação de baleias 

    Entre os meses de junho e novembro, a Praia do Rosa, Santa Catarina, se transforma em um grande berçário de gigantes do mar: as baleias-francas, que chegam à região em busca de suas águas para alimentar seus filhotes.

    Como a praia é rodeada por vários morros, você não precisa nem encarar passeios de barco para avistá-las: é possível observar os animais sem dificuldades a partir de terra firme.

    Para aprender um pouco mais sobre a espécie, recomendamos uma visita ao Instituto Baleia Franca, localizado em Imbituba.

    Centrinho 

    Não volte para casa sem dar uma volta pelo charmoso centrinho do Rosa, endereço de lojas, bares e restaurantes, frequentado por todos os públicos. Que tal aproveitar para garantir uns souvenires de lembrança?

    Durante a alta temporada, a região fica cheia de turistas do Brasil inteiro em busca da gastronomia local e de festas animadas nos melhores bares da vila. 

    Na baixa temporada, porém, são os moradores locais que invadem a região em nome das boas opções da vida noturna. 

    O que tem pra fazer a noite na Praia do Rosa?

    O centrinho da vila é o principal point da Praia do Rosa à noite, onde você poderá desfrutar de um jantar agradável ou matar a sede com bons drinks em uma das opções gastronômicas locais.

    A vida noturna não é exatamente o forte do vilarejo, o que significa que você dificilmente encontrará baladas que fervem a madrugada inteira. 

    Por isso, a melhor dica é curtir noites mais tranquilas e reservar suas energias para as atrações diurnas da região.

    Quem curte o clima de luau pode gostar do Tantra, enquanto o Beleza Pura se inspirou nas baladas de Ibiza, na Espanha, para conquistar os visitantes. 

    Prefere ambientes mais descontraídos? Inclua uma visita ao Pico da Tribo em seu roteiro!

    Hotéis e pousadas na Praia do Rosa

    Hotéis e pousadas na Praia do Rosa
    Fonte: Elquarto / Pousada Barra Mar

    O viajante encontra uma grande variedade de hotéis e pousadas na Praia do Rosa, Santa Catarina, com alternativas para todos os gostos, especialmente no centrinho da vila ou nos arredores das lagoas do Meio e Ibiraquera.

    A Pousada Halliny do Rosa e o Hotel Rossomã são boas opções para quem está com a grana curta, enquanto o Vida Sol e Mar Ecoresort e a Pousada Bungalow são indicados para quem faz questão de conforto.

    Você pode reservar suas acomodações na Praia do Rosa ou qualquer outro destino com o máximo de economia no buscador, ElQuarto, que reúne preços exclusivos e opções com cancelamento gratuito para garantir a sua comodidade!

    Restaurantes Praia do Rosa, Santa Catarina

    Potência na produção de camarões, tainha e outros frutos do mar, a Praia do Rosa é um destino imperdível para quem gosta de boa gastronomia.

    Se você está viajando em família, aproveite para conhecer os tradicionais restaurantes locais, como o Tigre Asiático e o Bistrô Pedra da Vigia.

    Gosta de comida caseira? Dê uma chance ao Rosa Grill, ao Restaurante Casarão ou ao Restaurante Na Pureza.

    O Bistrô Chef Cacá Borges e o Engenho do Mar, por sua vez, se destacam pelo ambiente requintado, perfeito para noites românticas.

    Cotação de passagem para Praia do Rosa, SC

    Não deixe de visitar o buscador, Passagens Promo, para garantir a economia que você precisa para conhecer a Praia do Rosa, Santa Catarina.

    Nossa plataforma te ajuda a encontrar a melhor oferta para a sua viagem em poucos cliques: é só digitar as cidades de origem e destino, selecionar as datas da viagem e escolher a melhor opção para o seu bolso!

    Não se esqueça de ativar o alerta de preços para não perder nenhuma promoção para o destino que você deseja! 

    Quer conhecer as belezas do litoral catarinense com economia? De Promo você pode!

    Passagens aéreas para Santa Catarina
    Passagens aéreas saindo de
    Azul CGR Campo Grande FLN Florianópolis 22 Nov 30 Nov R$ 486 Azul CGR Campo Grande FLN Florianópolis 22 Nov 29 Nov R$ 486 Gol CGH São Paulo FLN Florianópolis 30 Set 08 Out R$ 494 Gol CGH São Paulo FLN Florianópolis 01 Out 08 Out R$ 494 Latam Brasil GRU São Paulo FLN Florianópolis 09 Set 12 Set R$ 499 Ver mais ofertas

    Continue sua leitura!

    Recomendado para você
    Praias de Santos: quais são, informações, mapa e dicas de viagem

    Praias de Santos: quais são, informações, mapa e dicas de viagem

    Piscinas naturais do Brasil: conheça 15 das lagoas e piscinas naturais do país e como se formaram!

    Piscinas naturais do Brasil: conheça 15 das lagoas e piscinas naturais do país e como se formaram!

    11 praias da Linha Verde para conhecer pelo litoral nordestino!

    11 praias da Linha Verde para conhecer pelo litoral nordestino!

    Praias de Garopaba: onde fica, como chegar, mapa e melhores praias

    Praias de Garopaba: onde fica, como chegar, mapa e melhores praias

    Praias do Uruguai: confira um roteiro completo para aproveitar o verão

    Praias do Uruguai: confira um roteiro completo para aproveitar o verão

    Praias de Ubatuba: Conheça todas as opções no litoral paulista!

    Praias de Ubatuba: Conheça todas as opções no litoral paulista!