Praias da Bahia: Top 10 melhores praias baianas para visitar

As praias da Bahia são como ímãs para quem gosta de curtir o verão, dias de calor, sol e muita energia boa.

Vai traçar um roteiro para sua próxima viagem à Bahia? Então, se prepare para anotar essas dicas que listamos para você com as melhores, mais lindas e famosas praias do litoral baiano. Quer saber quais são elas?

Praias da Bahia: Belezas naturais

Praias da Bahia e suas belezas naturais
Fonte: Pexels

Chegar à Bahia é o mesmo que chegar ao paraíso! Assim dizem os turistas que já viajaram para lá e conheceram algumas de suas belezas naturais.

As praias da Bahia agradam a todos os gostos dos turistas mais despojados até os mais exigentes. Há praias praticamente desertas para quem gosta de total tranquilidade à beira-mar.

Mas também há praias agitadas e com muita diversão de dia e também durante a noite. Você escolhe qual delas aproveitar!

Em todas as cidades praianas na Bahia um fato certo e semelhante é: a beleza do mar, o cenário que a natureza proporciona, o pôr do sol, os coqueirais, as longas e belas faixas de areia e piscinas naturais…

Tudo isso aliado a muita simpatia, animação e a melhor energia que há no mundo: a dos baianos e toda sua cultura e tradição.

Vantagens Promo tem as melhores ofertas para você economizar na sua viagem! Encontre cupons e descontos para seguro viagem, hotel, aluguel de carro, e muito mais! Clique aqui e confira.

Quando ir para Bahia?

Quando ir visitar as praias da Bahia
Fonte: Unsplash

Quem já foi à Bahia sabe que por lá o sol predomina e a água do mar está sempre com a temperatura em torno de 28º, próprias para aquele banho de mar relaxante.

Mas quem ainda não conhece as praias paradisíacas da Bahia e tem receio de enfrentar dias frios por lá, saiba que isso até pode acontecer, mas será muito difícil!

Tudo vai depender da região baiana onde você irá ficar. Se for para Chapada Diamantina, por exemplo, na região mais alta da Bahia, vá entre os meses de maio e setembro, que são mais secos e com menos chuvas.

Agora, se sua escolha for para as praias da Bahia, litoral norte do estado baiano, não vá entre os meses de abril e julho justamente por causa das constantes chuvas nessa época do ano, naquela região.

Já se o seu roteiro incluir nas praias da Bahia, Porto Seguro e seus arredores, é bom você saber de antemão que por lá o período de menos chuva é entre os meses de agosto e setembro.

Curtiu? Pesquise já suas passagens aéreas neste link!

No geral, o clima na Bahia é tropical. O que significa que raramente você encontrará dias ou noites tão frios! Portanto, pode fazer as malas incluindo várias roupas leves e de verão e coloque um casaco só para garantir, caso precise.

Para ter um pouco mais de certeza que as chuvas serão bem poucas, o ideal é você escolher primeiro quais cidades do litoral baiano você quer conhecer e em qual região do estado da Bahia elas ficam.

Mapa das praias da Bahia

Vamos ajudá-lo a visualizar melhor e com mais precisão as principais praias do litoral da Bahia, das regiões Norte e Sul. Se o seu roteiro vai ficar concentrado no sul da Bahia, saiba que por lá as melhores praias são:

Salvador, Morro do São Paulo, Boipeba, Pratigi, Barra Grande, Maraú, Itacaré, Serra Grande, Ilhéus, Olivença, Comandatuba, Canavieiras, Belmonte, Santa Cruz Cabrália, Porto Seguro, Arraial d’Ajuda, Caraíva e Trancoso. 

Já no litoral Norte da Bahia temos as seguintes principais praias para você conferir no seu roteiro de viagem:

Praia de Guarajuba, Imbassaí, Praia do Forte, Praia de Baixio, Massarandupió, Praia de Arembepe, Itacimirim, Costa do Sauípe, Praia das Poças, da Barra do Jacuípe.

Pra facilitar seu planejamento, confira este mapa que preparamos:

Cidades com praia na Bahia

Cidades com praia na Bahia
Fonte: PxHere

Verão e Bahia são praticamente sinônimos. Ao pensar em um logo vem o outro à mente. É claro que Salvador é um dos principais roteiros dos turistas quando o destino da viagem engloba as praias da Bahia.

Mas, nem só de Salvador vivem as belezas naturais do litoral baiano. Algumas cidades atraem os turistas justamente por causa de suas fantásticas praias!

A Praia da Concha em Itacaré é uma delas. Ela oferece uma excelente estrutura aos turistas e também é uma das principais praias da orla.

A moqueca e as caipirinhas de frutas precisam obrigatoriamente ser degustadas por você. São especialidades da Praia da Concha, em Itacaré, que não podem ser ignoradas – de jeito nenhum!  Você irá amar!

E já que Itacaré está incluída no seu roteiro de viagem às praias da Bahia, aproveite para passar pelo menos uma noite na Península de Maraú, em Barra Grande.

O acesso é mais difícil, às vezes, é feito com lancha. Mas você não irá se arrepender quando chegar a Maraú e ver um dos mais belos e calmos mares que há no mundo!

São muitas as cidades que tem praias da Bahia famosas. Você irá precisar voltar ao estado baiano várias vezes para conseguir conhecer todas elas.

Mas não podemos deixar de fora o Morro de São Paulo e suas praias paradisíacas. Chegar na região é demorado. É preciso fazer a travessia a bordo de um barco.

Porém, a vista que você terá de lá é tão maravilhosa que qualquer esforço para se chegar nesse destino valerá muito a pena!

O Mirante da Tirolesa e as Praias Primeira, Segunda, Terceira e Quarta são as mais lindas e merecem ser visitadas e admiradas com bastante calma.

Passagens aéreas para Bahia

Voo para a Bahia
Fonte: Pexels

A Bahia espera por você! Tanto faz se você irá rever esse estado maravilhoso ou vai ter o prazer de conhecê-lo na sua próxima viagem. O fato é que as praias calmas na Bahia vão te conquistar!

E uma dica muito bacana para você começar a economizar é iniciar já as pesquisas dos preços das passagens aéreas no site comparador Passagens Promo.

Prefira sempre comparar os preços e garanta o menor valor com as melhores companhias aéreas. Dê uma olhada!

Ah! E lembre-se que você corre o risco de pagar mais caro nos preços das passagens aéreas para a Bahia no período de pré-carnaval, feriados – como Natal e Réveillon – e aos fins de semana.

As melhores praias da Bahia por região

No início deste artigo, nós te demos uma dica muito legal sobre a importância de definir primeiro qual a região da Bahia quer conhecer. Lembra?

Para te ajudar nessa decisão, listamos as melhores praias da Bahia 2019 por região: sul e norte da Bahia.

Continue lendo nosso artigo e veja as praias mais badaladas do litoral baiano e decida em qual região você irá desfazer as malas e se divertir! 

Praias do sul da Bahia

Caraíva

Praia Caraíva
Fonte: Pixabay

Quase sem sinal de internet e sem carros. Assim é em Caraíva, em Porto Seguro, na Bahia. A cidade/ilha parece que parou no tempo, mas é tão hospitaleira que é impossível resistir à tranquilidade e calmaria que Caraíva emana.

Com pouco mais de 1 mil habitantes, Caraíva é conhecida como a cidade do “bom dia” tamanha as incontáveis vezes que este cumprimento é dado pelos nativos aos visitantes da pequena cidade.

As ruas são de areia e não há iluminação pública. À noite somente as luzes das casas e comércios, além das estrelas protagonizam um verdadeiro espetáculo de brilho no céu.

Vá curtir o famoso forró da meia noite com os nativos e tome um Netuno, espécie de catuaba, bebida comum por lá!

Ponta do Corumbau

Imagine uma praia onde a areia adentra o mar, na maré baixa, formando uma trilha surpreendente? É isso que acontece na Ponta do Corumbau.

Sua beleza é tão esplendorosa que ela é um dos cenários mais lindos para registrar aquelas fotos maravilhosas de viagem. Com pouquíssimos turistas, a Ponta do Corumbau não tem hotéis e nem muitas barracas.

Nela, apenas as vilas formadas pelos pescadores tornam a Ponta de Corumbau uma das melhores praias do sul da Bahia.

Praia do Espelho

Praia do Espelho
Fonte: Wikimedia Commons

Além de ser uma das praias mais bonitas do Brasil e ser pouco visitada, essa praia faz jus ao nome. Na maré baixa, suas águas são tão límpidas que parecem um enorme espelho!

Mas para você conseguir ver este fenômeno da natureza é preciso acompanhar as marés. Se ela subir, o enorme espelho d’água não se forma.

Ah! Na Praia do Espelho tem várias espreguiçadeiras espalhadas pelos comércios do local. É só deitar numa delas e aproveitar a maior tranquilidade da sua vida, longe de toda a agitação do dia a dia. 

Prainha

Ela fica em Itacaré e é um dos destinos mais procurados pelos turistas e pelos surfistas, que amam as ondas que o mar da Prainha oferece durante o verão.

Já os turistas gostam de enfrentar o desafio de chegar até a Prainha. Você pode chegar até ela a pé, numa caminhada que pode durar cerca de 40 minutos.

A trilha é tranquila e proporciona contato com a natureza e belas paisagens da mata atlântica, que cerca toda essa praia da Bahia.

Por ser mais deserta, é comum fazer piquenique nas faixas de areia com alimentos e bebidas levados pelos próprios turistas. E fique tranquilo! A Prainha se mantém muito limpa. 

Praia do Rio da Barra, Trancoso

Quer se sentir o único turista numa praia da Bahia? Acabou de encontrar o destino perfeito para isso: Praia do Rio da Barra.

O acesso à praia somente pode ser feito por carro. Os automóveis precisam obrigatoriamente passar por dentro dos restaurantes e pousadas de Trancoso.

A Praia do Rio da Barra fica no trajeto entre Trancoso e Arraial d’Ajuda e ela ainda tem uma foz do Rio da Barra.

Certamente, ao chegar à Praia do Rio da Barra você irá encontrar uma das melhores praias do litoral baiano.

Praias do Norte da Bahia

Praias do norte da Bahia, Boipeba
Fonte: Pixabay

Salvador

Batucada, muita música, vários sabores para os mais diversos paladares, danças típicas e culturais. Tudo isso você encontra de uma só vez em Salvador.

A capital mais eclética do Brasil tem também as mais belas e famosas praias. Mas quais são as melhores praias de Salvador?

Uma delas é o Farol da Barra que atrai milhares de turistas para relaxar, mergulhar, se divertir e assistir ao mais lindo pôr do sol na praia da Bahia.

Confira mais sobre as passagens aéreas para Salvador!

Praia do Forte

Muito próxima a Salvador, a Praia do Forte costuma receber centenas de turistas aos fins de semana. Se você não gosta de aglomerações, prefira essa praia durante os dias da semana.

A Praia do Forte tem um estilo rústico, mas surpreende ao oferecer uma excelente infraestrutura para seus visitantes. São 14 quilômetros de praias totalmente cercados por águas cristalinas e pela beleza inconfundível das piscinas naturais de águas transparentes. 

Costa do Sauípe

Dunas e coqueirais são os protagonistas da beleza imensurável da Costa do Sauípe. Os resorts são o ponto forte desse pedaço da natureza!

Com excelente infraestrutura, na Costa do Sauípe você irá se maravilhar com as baleias e com as tartarugas marinhas. Estas últimas fazem a desova na Praia do Forte, no Projeto Tamar.

Na maré baixa, as famílias com crianças podem usufruir de piscinas naturais sem preocupação. Mas no geral, é importante ter cuidado com a força das ondas na Costa do Sauípe. Não tem como não amar este resort!

Praia de Imbassaí

Praia de Imbassaí
Fonte: Pixabay

Na estrada que liga a Bahia ao Sergipe, conhecida como Linha Verde, é fácil encontrar a Praia de Imbassaí. Ela é logo a primeira deste trajeto e tem imensas dunas, além de um pequeno rio.

Isso mesmo! O Rio Imbassaí promove o encontro com o Mar da Costa dos Coqueiros. Uma das marcas mais belas e naturais de Imbassaí. 

Ao longo de sua extensão – no centro de Imbassaí – é possível se deparar com altos e belos cajueiros, além de bares e restaurantes com som ao vivo, durante a noite.

Gosta de ecoturismo e esportes aquáticos? Quer conhecer maravilhosas cachoeiras? Então, opte por ficar mais tempo em Imbassaí e aproveite toda a beleza dessa praia do litoral norte da Bahia.

Praia de Guarajuba

A preferida das famílias. A Praia de Guarajuba está começando a cair na preferência dos turistas por causa de sua beleza e das opções de hospedagem. Por lá existem ótimas casas de veraneio e até hotéis de luxo.

Ciclovias, ruas arborizadas, calçadão… Toda essa infraestrutura pode ser vista pela orla da Praia de Guarajuba. Mas o que de fato encanta a todos são as piscinas naturais com suas águas quentinhas e protegidas pelos arrecifes. 

Dicas para aproveitar sua viagem nas praias da Bahia

Dicas de viagem para a Bahia
Fonte: Pexels

Tudo vai depender de quantos dias você irá ficar nesse estado arretado e caloroso!

Se for um período curto de tempo, vá conhecer, pelo menos, uma das famosas praias da Bahia. Uma opção é a Praia do Mutá, que fica no conjunto de praias da Barra Grande.

O acesso a ela é mais demorado, mas esteja certo de que ao chegar à Praia do Mutá irá assistir ao pôr do sol mais especial e sensacional da sua vida!

Além das praias, vale a pena você dedicar um tempo do seu dia para conhecer a Igreja e Convento de São Francisco. Um brilho só!

Curtiu a ideia? Visite este link para ver ótimos preços de passagens!

Esculturas históricas, toda ornamentada em filetes de ouro e seguindo o estilo barroco, é um encanto aos olhos e um aconchego na alma permanecer ali no interior dessa igreja por alguns minutos contemplando toda sua arquitetura.

Agora, se sua estadia pela maravilhosa Bahia for maior, que delícia será curtir as praias no litoral de Salvador e as festas que tomam conta do estado baiano nestes últimos meses do ano!

O pré-carnaval já começa em dezembro e são inúmeros os ensaios de trio elétricos pelas avenidas da Bahia. Conheça e participe de um deles. Sua experiência será única.

E as festas culturais? A partir de dezembro também começam uma série delas. A de Santa Bárbara é uma destas comemorações fantásticas, que acontece todo dia 4 de dezembro, no Pelourinho.

Uma mistura de animação, religião, cultura e danças típicas. Aliás, a Festa de Santa Bárbara dá início à temporada das festas no Largo, Salvador.

Passagens aéreas para Bahia em promoção

Sabe aquelas ofertas relâmpago? Pois é. Elas podem surgir por aqui quando você menos esperar.

Já pensou que frustração perder um preço promocional de passagens aéreas para a Bahia? Nem pensar, né? 

Para evitar pagar mais caro, acesse o Passagens Promo e fique por dentro de todos os preços de passagens aéreas do trecho da sua viagem.

Acompanhe as ofertas nas nossas redes sociais e pesquise tanto em horários diferentes quanto em dias alternados. E então? Vai conhecer as praias mais lindas da Bahia? De Promo você pode!

Recomendado para você
Morro de São Paulo: um lugar incrível na Bahia

Morro de São Paulo: um lugar incrível na Bahia

O que fazer em Salvador: principais atrações e melhores praias

O que fazer em Salvador: principais atrações e melhores praias

O que fazer em Trancoso: dicas para aproveitar a vila e seus arredores

O que fazer em Trancoso: dicas para aproveitar a vila e seus arredores

Praias de Porto Seguro: 9 praias incríveis para aproveitar na cidade

Praias de Porto Seguro: 9 praias incríveis para aproveitar na cidade

Turismo na Bahia: 14 destinos incríveis para conhecer

Turismo na Bahia: 14 destinos incríveis para conhecer

Lugares turísticos na Bahia: principais atrações, dicas e praias

Lugares turísticos na Bahia: principais atrações, dicas e praias