11 praias da Linha Verde para conhecer pelo litoral nordestino!

As praias da Linha Verde, também conhecida como Estrada do Côco, reservam para os viajantes algumas das mais belas praias da Bahia e do Nordeste, além de vilarejos rústicos cheios de charme e boas opções de hospedagem.

Neste ponto do litoral brasileiro, as faixas de areia dourada são limitadas por coqueirais exuberantes e mar calmo, de águas mornas, que se transformam em imensas piscinas naturais à medida que a maré baixa.

Por muito tempo a região esteve fora dos roteiros de viagem mais populares da Bahia, geralmente restritos a polos como Porto Seguro e Salvador. 

Hoje, a rota surge como uma excelente opção turística fora da badalação de grandes centros, capaz de oferecer belos cenários naturais e boa infraestrutura aos mais de 1 milhão de visitantes que percorrem o roteiro todos os anos.

Para te ajudar a montar o seu planejamento de viagem, destacamos os 11 destinos mais imperdíveis da região e dicas para você aproveitar ao máximo a sua estadia, confira!

Confira passagens aéreas com até 35% de desconto neste link!

Praias da Linha Verde: conheça as melhores da região!

Até a década de 1960, boa parte dos viajantes que conheciam a Terra de Todos os Santos costumavam limitar seus roteiros à capital, Salvador, ou a outros destinos já badalados na época, como Porto Seguro.

Bastou que a estrada ecológica BA-099 fosse inaugurada para que as coisas mudassem de figura, conectando os pontos turísticos na Linha Verde, Bahia, para oferecer mais uma opção turística aos viajantes.

A rodovia passa por cenários paradisíacos à beira-mar, coloridos pelo verde exuberante da vegetação preservada, o azul do oceano e o dourado da areia.

Algumas das paradas, como a Praia do Forte, a Praia de Guarajuba e a Costa do Sauípe já caíram no gosto dos turistas e se firmaram como destinos badalados, endereço de resorts famosos e restaurantes requintados.

Outras, por sua vez, como as pacatas Imbassaí, Mangue Seco e Arembepe, ainda preservam a atmosfera pitoresca e quase selvagem das pequenas cidades litorâneas onde o ritmo é ditado pelo vai e vem do mar.

Entre tantas praias bonitas, a maior dificuldade que você vai ter é escolher quais destinos incluir no seu planejamento de viagem!

Onde fica a Linha Verde?

Onde fica a Linha Verde?
Fonte: Pxhere / CC0

A Linha Verde é um roteiro que percorre as praias do Litoral Norte da Bahia a partir das proximidades da capital, Salvador, até a divisa com o vizinho Sergipe.

A rota começa mais especificamente na cidade de Lauro de Freitas, na região metropolitana da capital baiana, até Jandaíra, no extremo norte do estado.

O trajeto se estende por mais de 200 km em uma rodovia em excelente condições de rodagem, com trechos duplicados e cobrança de pedágio em alguns pontos.

Quais são as cidades Linha Verde, Bahia?

Vale a pena alugar um carro para percorrer a Linha Verde sem pressa e curtir cada uma das sete cidades e diversos distritos que formam o roteiro turístico.

São elas: Lauro de Freitas, Camaçari, Mata de São João, Entre Rios, Esplanada, Conde e Jandaíra.

Quais são as praias da Linha Verde?

Quais são as praias da Linha Verde?
Fonte: Pixabay

As melhores praias da Linha Verde estão espalhadas entre as cidades que compõem o roteiro e seus distritos, como Jauá, Arembepe, Barra do Jacuípe, Guarajuba e Itacimirim, na cidade de Camaçari.

Em Mata de São João, você poderá conhecer a Praia do Forte, Imbassaí, Diogo, Costa do Sauípe e Porto do Sauípe, enquanto Subaúma e Massarandupió são os destaques de Entre Rios.

Em Esplanada, você poderá curtir as praias de Baixio, além das praias de Barra do Itariri e Sítio do Conde e Siribinha em Conde. 

Se você resolver estender sua viagem até Jandaíra, conheça as praias de Costa Azul e Mangue Seco.

Qual a última praia da Linha Verde?

A última praia da Linha Verde é a paradisíaca Mangue Seco, em Jandaíra, última cidade do roteiro antes de Sergipe.

A região encerra o roteiro de maneira espetacular, com águas salgadas e doces para que o banhista escolha onde passar o dia de praia. 

Afinal, nada menos que seis rios se encontram com o mar em Mangue Seco: Real, Guararema, Priapu, Piauí, Fundo e Saguí.

Quais as praias do Litoral Norte da Bahia?

Além das praias da Linha Verde, existem outras dezenas de praias espalhadas ao longo dos mais de 260 km do Litoral Norte da Bahia.

Entre os destinos do litoral norte baiano que tecnicamente não fazem parte da Linha Verde, mas ficam nas proximidades, estão as praias das cidades de Cardeal da Silva, Itanagra, Araçás, Catu e Pojuca.

    Está gostando do conteúdo?
    Receba as melhores dicas de viagens no seu e-mail!
    Fique tranquilo, não enviamos spam!
    E-mail cadastrado com sucesso!
    A partir de agora, você receberá as melhores
    dicas de viagem diretamente no seu e-mail!

    Passagens aéreas para a Bahia em promoção!

    Já imaginou conhecer as belíssimas praias da Linha Verde sem sacrificar o seu orçamento, com toda a economia que você merece? 

    Nosso site buscador, Passagens Promo, te ajuda a conquistar esse objetivo sem prejudicar o seu bolso!

    Nossa plataforma te ajuda a encontrar as passagens aéreas mais baratas para a Bahia e qualquer outro destino do Brasil ou do mundo. 

    Você só precisa digitar as cidades de origem e destino, selecionar as datas de ida e volta, e pronto: o Passagens Promo te mostra as ofertas mais imperdíveis para o trecho que você procura!

    Não se esqueça de ativar o alerta de preços para não perder nenhuma promoção para o destino dos seus sonhos!

    Melhores passagens aéreas para o Nordeste!
    Passagens aéreas saindo de

    Mapa das praias da Linha Verde

    O viajante que explora o Litoral Norte baiano de carro tem mais liberdade e autonomia para circular entre os formidáveis destinos da região. 

    Confira o mapa da Linha Verde, Bahia, e monte agora mesmo o seu roteiro de viagem!

    Melhores praias da Linha Verde

    Entre destinos badalados e vilarejos rústicos, as praias da Linha Verde, Bahia, podem encantar os mais diferentes estilos de viajantes.

    O melhor de tudo é que, como as praias ficam pertinho umas das outras, você pode incluir vários destinos diferentes em um só roteiro e viver, assim, várias viagens em uma!

    Confira nossas dicas com as melhores praias da rota turística da Linha Verde!

    Praia do Forte

    Praia do Forte
    Fonte: Vlademir Alexandre / Flickr / CC0

    Localizada na tropical Mata de São João, a 90 km de Salvador, a Praia do Forte é uma das mais famosas da Bahia, referência nacional em resorts de luxo e preservação ambiental.

    A região abriga uma unidade do Projeto Tamar e dispõe de excelente infraestrutura, com muitas opções gastronômicas e de hospedagem em diferentes faixas de preço.

    A praia tem cerca de 12 km de extensão e é dividida em várias praias menores, como a do Portinho e a do Papa-Gente, onde se formam piscinas naturais de águas cristalinas na maré baixa.

    A faixa de areia passa por trechos com vegetação nativa preservada, além de trilhas ecológicas, monumentos e edifícios históricos, vilarejos de pescadores e outras atrações.

    Guarajuba 

    A apenas 15 km da Praia do Forte fica a Praia de Guarajuba, já no município de Camaçari, a 80 km da capital baiana.

    Ali, os banhistas encontram cenários paradisíacos, com largos coqueirais, areia branquinha e mar em diferentes tons de azul, com águas calmas, perfeitas para quem está viajando com crianças.

    Embora a vila seja bastante pacata, a região dispõe de excelente infraestrutura de serviços, com hotéis, resorts, restaurantes e uma variada rede de comércio.

    No entanto, essa mesma infraestrutura de ponta acaba atraindo milhares de banhistas a Guarajuba todos os fins de semana, especialmente na alta temporada, então chegue cedo para escolher um bom lugar na areia para o seu dia de praia!

    Imbassaí 

    Situada a 13 km da Praia do Forte e a 90 km de Salvador, a pacata Imbassaí, em Mata de São João, é considerada uma das melhores praias da Bahia, e não é difícil entender por quê.

    Embora esteja relativamente próximo à capital baiana, o vilarejo não perdeu suas características rústicas, que em nada lembram o agito das grandes cidades.

    Neste ponto, o litoral é contornado por coqueirais a perder de vista, dunas de areia branca e um rio de águas calmas que oferece excelentes oportunidades para a prática de esportes como stand-up paddle e caiaque, além de lagoas e cachoeiras refrescantes.

    Um dos maiores destaques de Imbassaí, porém, não é sua natureza exuberante, e sim um dos melhores resorts brasileiros, o badalado Grand Palladium Imbassaí Resort e Spa.

    Costa do Sauípe 

    Costa do Sauípe
    Fonte: Pixabay

    A Costa do Sauípe entrou no radar do turismo natural não apenas por ser uma das belas regiões de praias próximas de Salvador, mas também pelas excelentes opções de hospedagem que abriga.

    Esta região da Linha Verde é considerada um dos maiores complexos de resorts da América Latina, situados em frente a praias paradisíacas, com vegetação preservada e águas azuis.

    As praias da Oca, Tranquila e Selvagem estão entre as queridinhas dos banhistas, onde você encontrará salva-vidas, quiosques e barracas de praia, segurança em tempo integral e resorts com estrutura completa de lazer.

    Os visitantes ainda podem curtir um complexo de diversão com mais de 20 piscinas, quadras poliesportivas, bares e restaurantes!

    Massarandupió

    Se você quer viver uma experiência diferente durante a sua viagem, a Praia de Massarandupió é uma parada obrigatória em seu roteiro pela Linha Verde baiana.

    Única praia de nudismo oficial do estado, Massarandupió fica em uma Área de Proteção Ambiental repleta de rios, dunas e coqueirais, onde você poderá curtir seu dia em frente ao mar como veio ao mundo!

    Se você não é adepto do naturismo e não pretende tirar a roupa para seu banho de mar, é só ficar em outros pontos da faixa de areia, estes sim exclusivos para pessoas com roupa de banho.

    Arembepe 

    O viajante que procura lugares para ir na Linha Verde que tenham estilo rústico não vai se arrepender de conhecer a singular Arembepe, um antigo vilarejo hippie que mantém acesa a chama do estilo de vida alternativo no Litoral Norte da Bahia.

    A paisagem na região é formada por casinhas de barro coloridas, uma feirinha permanente de artesanato e excelentes restaurantes bucólicos, além de um imenso coqueiral no alto de dunas de areia branca com acesso a mar e lagoas de água salgada.

    A faixa de areia tem pouco mais de 7 km de extensão e trechos ideais para a prática de diferentes esportes, como mergulho, surfe, stand-up paddle e muitos outros, além de piscinas naturais de águas claras e calmas.

    Baixio

    Baixio
    Fonte: Waltson Campos / Wikimedia Commons / CC BY-SA 3.0

    Os 16 km de faixa de areia de Baixios, Linha Verde, estão entre os mais bonitos de todo o Litoral Norte da Bahia: o mar azul é rodeado por um extenso coqueiral sobre as areias brancas, o que garante sombra agradável a qualquer momento do dia.

    A região é o endereço de várias lagoas de água salgada e doce, além de dezenas de quilômetros em trilhas ecológicas e o animado Bar das Folhas, que serve mais de 150 rótulos diferentes de cachaças artesanais.

    Não deixe de conhecer a Barra do Rio Inhambupe, onde ocorre o encontro do rio com o mar, em um espetáculo que encanta banhistas de todas as idades!

    Barra do Jacuípe 

    A pacata Barra do Jacuípe é o ponto em que as águas calmas do rio Jacuípe deságuam no Atlântico, formando uma paisagem incrível, que se torna ainda mais paradisíaca durante o pôr do sol.

    À estrutura rústica se somam dunas de areia dourada que farão você se sentir no deserto, recifes cheios de vida e coqueirais verdejantes, além do mar quase sem ondas, indicado para idosos e crianças.

    Os banhistas que gostam de praias mais badaladas devem dar preferência à região próxima ao encontro das águas. 

    Se você prefere sossego, é só percorrer a costa no sentido oposto ao rio, onde a faixa de areia tende a ser menos movimentada.

    Itacimirim 

    Quem curte praias pitorescas e quase selvagens vai se apaixonar pela sossegada Itacimirim, banhada pelas águas do mar e pelo rio Itacimirim, onde o movimento de banhistas é discreto até mesmo na alta temporada.

    Como as águas são um pouco mais agitadas em alguns pontos do litoral do distrito, a praia é bastante popular entre surfistas e praticantes de outros esportes aquáticos.

    Você não gosta de mar bravo? Não se preocupe, pois existem trechos particularmente tranquilos no litoral de Itacimirim, especialmente durante a maré baixa, quando piscinas naturais se formam na região.

    Mangue Seco 

    Mangue Seco
    Fonte: Nico Kaiser / Flickr / CC BY 2.0

    Na divisa entre a Bahia e o Sergipe fica a selvagem Praia de Mangue Seco, que serviu de cenário para o filme Tieta do Agreste e tem o horizonte recortado por dunas de areia branquinha, perfeitas para passeios de buggy cheios de emoção!

    A combinação de águas salgadas e doces acaba atraindo diferentes perfis de banhistas, como surfistas em busca de boas ondas e pessoas interessadas em flutuar de boia sobre o cristalino Rio Real.

    Aliás, se você gosta de banho de rio, Mangue Seco é uma parada obrigatória em seu roteiro. Afinal, seis rios deságuam na região: Real, Guararema, Priapu, Piauí, Fundo e Saguí.

    Praia de Santo Antônio

    A quase deserta Praia de Santo Antônio é uma das preferidas dos viajantes que procuram tranquilidade e sossego para suas férias.

    A vila de pescadores está localizada em meio a dunas de areia dourada, vegetação nativa preservada e mar transparente: um dos trechos mais intocados do litoral baiano!

    Passagens Promo tem as melhores ofertas para você economizar na sua viagem! Encontre sua passagem aérea com até 35% de desconto, além de pesquisar hotéis e seguro viagem em um só lugar! Clique aqui e confira.

    Afinal, qual a melhor praia da Linha Verde?

    Como a região abriga praias dos mais diferentes estilos, a melhor praia entre as paradisíacas praias da Linha Verde vai ser aquela que mais corresponder ao seu gosto pessoal.

    Se você gosta de badalação e festa, vai se encantar pelas praias do Forte e do Guarajuba, listadas entre as mais famosas da Bahia.

    Prefere ambientes mais selvagens e tranquilos? Mangue Seco, Itacimirim e Imbassaí podem ser os melhores lugares para incluir em seu roteiro.

    Não importa quais das praias da Linha Verde você liste em seu planejamento de viagem, uma certeza você pode ter: sua passagem pelo Litoral Norte da Bahia será inesquecível!

    Cotação de passagens aéreas para a Bahia

    Já sabe quais praias da Linha Verde vai visitar? Então só falta comprar as suas passagens aéreas baratas para a Bahia!

    Visite agora mesmo nosso site de buscas, Passagens Promo, para comparar ofertas e garantir sua viagem pelo menor preço do mercado!

    Você pode simular quantas datas e rotas de viagem desejar para identificar o momento mais econômico para embarcar.

    Lembre-se de ativar o alerta de preços para não perder nenhuma promoção para o destino que você procura! 

    Conhecer as belezas do litoral da Bahia com economia? De Promo você pode!

    Melhores passagens aéreas para o Nordeste!
    Passagens aéreas saindo de
    Azul CPV Campina Grande REC Recife 19 Set 19 Out R$ 304 Azul IOS Ilhéus SSA Salvador 23 Nov 29 Nov R$ 378 Latam Brasil FOR Fortaleza REC Recife 25 Nov 30 Nov R$ 424 Latam Brasil REC Recife FOR Fortaleza 26 Out 30 Out R$ 424 Azul SLZ São Luis IMP Imperatriz 16 Set 19 Set R$ 440 Ver mais ofertas

    Continue sua leitura!

    Recomendado para você
    Praias do Piauí: veja as melhores e mais indicadas pra visitar e curtir!

    Praias do Piauí: veja as melhores e mais indicadas pra visitar e curtir!

    Itacaré, Bahia: conheça a cidade e suas melhores praias!

    Itacaré, Bahia: conheça a cidade e suas melhores praias!

    Croa do Goré, Sergipe: o que fazer, como é e quanto custa o passeio pela região

    Croa do Goré, Sergipe: o que fazer, como é e quanto custa o passeio pela região

    Icaraí de Amontada: veja as principais praias, onde ficar e onde comer na cidade!

    Icaraí de Amontada: veja as principais praias, onde ficar e onde comer na cidade!

    Camocim, Ceará: veja as melhores praias e destinos turísticos

    Camocim, Ceará: veja as melhores praias e destinos turísticos

    Roteiro Nordeste: saiba tudo que precisa pra montar um bom roteiro!

    Roteiro Nordeste: saiba tudo que precisa pra montar um bom roteiro!