Praias de Cabo Frio: das mais tranquilas as mais badaladas!

As belas paisagens das praias de Cabo Frio colocaram essa simpática cidade fluminense em destaque entre os destinos nacionais, com opções para todas as idades.

O banhista pode curtir praias quase sem ondas, praias perfeitas para surfe, badaladas, desertas e muito mais, com areia branca e o azul do mar a contrastar com a vegetação exuberante do litoral do Sudeste brasileiro.

Maior cidade da região dos Lagos do Rio de Janeiro, o destino não tem apenas praias incríveis para oferecer aos seus visitantes. 

Pelo contrário, você poderá desfrutar de excelente infraestrutura, conhecer bons restaurantes e até aprender mais sobre a história do Brasil!

Só não se esqueça de fazer um bom planejamento de viagem para não deixar nenhum ponto turístico imperdível de fora do seu roteiro!

Confira passagens aéreas com até 35% de desconto neste link!

Praias de Cabo Frio: quais as melhores para curtir o verão!

As águas turquesas limitadas pela areia branca das 14 praias de Cabo Frio, RJ, parecem dignas do Caribe: o cenário atrai mais de 700 mil turistas apenas na alta temporada, de dezembro a fevereiro.

Na faixa de areia, o banhista pode contar com uma infraestrutura robusta, em qualquer época do ano, com restaurantes, bares e barracas de praia que servem bebidas geladas e petiscos saborosos para o seu dia de praia.

A badalada Praia do Forte e a Praia das Conchas são as preferidas entre veranistas e famílias em busca de um dia agradável de sol e mar.

Quem quer pegar ondas perfeitas pode preferir as praias do Peró, do Foguete ou das Dunas. Ainda tem aqueles que se encantam pela beleza selvagem da Ilha do Japonês ou da quase deserta Praia Brava.

Se você se cansar da praia, ainda poderá conhecer a paisagem exuberante do Morro da Guia ou mergulhar na história do Brasil no Forte de São Mateus.

De uma coisa você pode ter certeza: existem atrações suficientes em Cabo Frio para que você passe semanas na cidade sem se entediar nenhum dia sequer!

    Está gostando do conteúdo?
    Receba as melhores dicas de viagens no seu e-mail!
    Fique tranquilo, não enviamos spam!
    E-mail cadastrado com sucesso!
    A partir de agora, você receberá as melhores
    dicas de viagem diretamente no seu e-mail!

    Como chegar a Cabo Frio?

    Uma das formas mais práticas de chegar até a cidade é pegar um voo até o Rio de Janeiro e seguir por terra.

    Após desembarcar na Cidade Maravilhosa, basta atravessar a ponte Rio-Niterói, pegar a rodovia BR-101 e, em seguida, a Via Lagos (RJ-124), onde é feita a cobrança de pedágio. 

    As estradas oferecem boas condições de rodagem: de ponta a ponta, o trajeto é feito em 2h40 de carro.

    Se você estiver viajando de ônibus, a viagem é feita pela Viação 1001 em cerca de 3h30.

    Como dissemos, a maneira mais prática de chegar à cidade é por via aérea: o Aeroporto de Cabo Frio recebe voos regulares de diversos aeroportos brasileiros.

    Também é possível desembarcar no pequeno Aeroporto de Búzios, a 23 km de distância, ou em um dos aeroportos do Rio de Janeiro. 

    Isso significa que você poderá procurar por promoções em diversos aeroportos para visitar Cabo Frio

    Para potencializar suas chances e fazer uma pesquisa de preços em poucos minutos, recomendamos que você faça a sua cotação de passagens aéreas em nosso site buscador especializado, Passagens Promo.

    Você pode simular sua viagem com diferentes destinos para identificar o lugar mais barato para o seu desembarque

    E lembre-se de ativar o alerta de preços para não perder nenhuma promoção para o destino que você procura!

    Passagens aéreas saindo de

    Distância Rio de Janeiro X Cabo Frio

    O Rio de Janeiro está bem pertinho das belíssimas praias de Cabo Frio: as duas cidades foram descobertas com menos de um ano de diferença, em 1502 e 1503, respectivamente! 

    Pouco mais de 150 km separam os dois destinos fluminenses e não é raro ver banhistas cariocas nas águas cabo-frienses: uma boa alternativa às sempre cheias praias da Cidade Maravilhosa!

    Quais são as melhores praias de Cabo Frio?

    Quais são as melhores praias de Cabo Frio?
    Fonte: Unsplash

    Um turista pode montar um roteiro de duas semanas na cidade sem precisar repetir uma praia: são 14 à disposição do banhista, nos mais diferentes tamanhos e estilos.

    Para te ajudar a escolher aquelas que são imperdíveis para o seu roteiro, fizemos uma seleção com as melhores praias de Cabo Frio, confira!

    Praia do Forte

    Mais conhecida entre todas as praias de Cabo Frio, a Praia do Forte oferece ao viajante de todas as idades atrações para o dia e para a noite.

    Esta é a orla mais valorizada de toda a cidade, repleta de hotéis e pousadas em diversas faixas de preço, bem como restaurantes, lojas, banheiros e o interessante Museu do Surfe.

    É nesta região que fica um dos principais cartões-postais de Cabo Frio, o Forte de São Mateus, de onde é possível contemplar o litoral de um ponto de vista privilegiado.

    Ademais, neste ponto do litoral o mar possui águas cristalinas e é considerado excelente para banho,  com 7,5 km de faixa de areia branca bem fininha. 

    No entanto, mesmo uma faixa de areia tão extensa não é suficiente para acomodar o grande movimento turístico nos feriados prolongados e na alta temporada. 

    Por isso, recomenda-se que o viajante chegue cedo para garantir seu lugar ao sol se estiver viajando nessas datas.

    À noite, a Praia do Forte se transforma em um dos principais pontos de badalação na cidade: os bares e restaurantes da região reúnem um público diverso, especialmente nos fins de semana.

    Não deixe de conhecer a agradável Praça das Águas, onde está instalado um fotogênico chafariz que pode render fotos incríveis! 

    Praia do Peró

    Se você quer passar o dia com a sua família em uma praia bonita, pacata e com boa infraestrutura, a Praia do Peró pode ser uma opção fantástica para o seu roteiro, dividindo com a Praia do Forte o título de melhor praia de Cabo Frio

    No entanto, diferentemente de sua vizinha famosa, Peró é bem menos movimentada, e você não terá dificuldades em encontrar um cantinho na areia nem mesmo nos dias mais cheios!

    Esta região também detém a Bandeira Azul, um selo internacional de balneabilidade que atesta a qualidade da areia e da água, entre outros fatores.

    No outro extremo fica a encantadora Praia das Conchas, separada da Praia do Peró pelo Morro do Guia e pela região da Ponta do Arpoador. 

    Como o mar neste ponto da cidade é um pouco mais agitado, vale a pena redobrar a atenção na hora do banho, especialmente se você estiver viajando com crianças. 

    Há quem diga que as opções gastronômicas e turísticas não são tão diversas quanto na Praia do Forte, mas não se preocupe! Você também encontrará bons restaurantes, bares e hotéis neste canto da cidade!

    Praia das Conchas

    Praia das Conchas
    Fonte: Unsplash

    Por si só, as águas tranquilas da Praia das Conchas parecem até um convite a um mergulho refrescante. 

    Esse convite fica ainda mais irresistível quando se contempla o restante da paisagem, com areia branca e colinas verdejantes até onde os olhos conseguem ver.

    Só existem duas opções para quem quer conhecer essa pequenina e deslumbrante praia cabo-friense: encarar uma estrada de terra em boas condições ou fazer uma curta caminhada a partir da Praia do Peró.

    E, acredite, seu esforço será recompensado por uma das praias mais bonitas da cidade, com poucas ondas, águas cristalinas e movimento discreto na faixa de areia

    À medida que você se afastar dos quiosques, vai encontrar ainda mais sossego!

    Como a Praia das Conchas fica “espremida” pelo Morro do Guia e a Ponta do Arpoador, você poderá subir os dois morros para contemplar uma vista panorâmica da região.

    A trilha até o Morro do Guia é mais extensa, com aproximadamente 1 hora de subida, enquanto a trilha da Ponta do Arpoador dura apenas 15 minutos. 

    A vantagem é que você pode subir no seu próprio ritmo, aproveitando para fazer fotos incríveis pelo caminho!

    Esses passeios são ainda mais inesquecíveis ao pôr do sol, quando o horizonte se tinge em diferentes tons avermelhados.

    Vantagens Promo tem as melhores ofertas para você economizar na sua viagem! Encontre cupons e descontos para seguro viagem, hotel, e muito mais! Clique aqui e confira.

    Praia das Dunas

    A Praia de Balneário das Dunas, ou simplesmente Praia das Dunas, é bem diferente da vizinha Praia do Forte. 

    Como o nome indica, ali a faixa de areia fina se transforma em grandes dunas que garantem um visual bastante selvagem à praia.

    As dunas também são o resultado do forte fluxo de ventos neste ponto do litoral de Cabo Frio: condições perfeitas para a prática de esportes como windsurf e kitesurf.

    Boa parte da praia é protegida por reserva ambiental, então a oferta de restaurantes, comércios e hotéis nessa região é mais modesta. De qualquer forma, você deverá encontrar por perto tudo que precisa para passar o dia!

    Praia Brava

    Praia Brava
    Fonte: Helier Gomes / Wikimedia Commons / CC BY-SA 4.0

    Boa opção para uma “dobradinha” a partir da Ilha do Japonês, a Praia Brava é uma das praias de Cabo Frio mais paradisíacas, com um cenário que, muitas vezes, parece saído de um filme!

    A praia é praticamente deserta e você não encontrará nenhum quiosque na região. Leve lanches e bebidas caso esteja planejando passar o dia inteiro por lá.

    Não se espante se acabar esbarrando em algum praticante de nudismo neste ponto da cidade. Como a praia é bastante vazia, é também a preferida dos naturistas na cidade!

    A paisagem é quase selvagem, emoldurada por morros com mais de 20 metros de altura, vegetação exuberante e muitas pedras.

    Só não se esqueça que, como o nome sugere, a praia tem mar bravo, com muitas ondas, então faça um reconhecimento da região antes de tomar seu banho de mar.

    Praia do Foguete

    Localizada a 4 km do centro da cidade, a Praia do Foguete é considerada uma das melhores do Rio de Janeiro para a prática de surfe e sedia campeonatos profissionais em algumas épocas do ano!

    O problema é que as mesmas condições que tornam a praia perfeita para o surfe também a tornam perigosas para banho. As águas geladas, profundas e agitadas podem ser traiçoeiras para quem não tem experiência.

    Se você decidir não se arriscar no mar, que tal sentar em um dos quiosques na faixa de areia para contemplar a bela paisagem da Praia do Foguete enquanto saboreia um petisco feito na hora?

    Ilha do Japonês

    No meio do caminho entre as praias do Forte e Brava fica a paradisíaca Ilha do Japonês, localizada no encontro da Lagoa de Araruama com o mar.

    A região tem águas cristalinas e calmas, onde o banhista consegue ver o fundo do mar mesmo sem snorkel.

    O mar tranquilo acaba atraindo praticantes de diversos esportes aquáticos, como canoagem, windsurf, caiaque e stand-up paddle, entre outros.

    Lembre-se, porém, de que não existe nenhum quiosque ou restaurante à beira-mar, então prepare uma mochila com lanches e bebidas caso queira ficar na região por um período prolongado.

    Para chegar até a Ilha do Japonês, você pode fazer uma travessia de barco ou a pé, pela ponte Feliciano Sodré. 

    Um trecho do percurso deve ser feito pela água, por isso você só conseguirá chegar a pé à ilha durante a maré baixa.

    Vale a pena se organizar para visitar a ilha em dias de semana, pois a região costuma ficar completamente lotada aos sábados, domingos e feriados.

    O que tem para fazer em Cabo Frio?

    O que tem para fazer em Cabo Frio?
    Fonte: Pxhere / CC0

    As praias de Cabo Frio não são as únicas atrações de uma cidade cuja história se confunde com a do descobrimento do Brasil. 

    Confira o que fazer na cidade!

    Forte São Mateus

    Visitar a cidade e não conhecer o Forte de São Mateus do Cabo Frio, Praia do Forte, é um grande desperdício. Afinal, este é um dos antigos fortes brasileiros do período colonial mais preservados!

    Datado de 1617, o forte foi construído para proteger a orla da cidade de eventuais ataques estrangeiros, sobretudo de franceses e holandeses.

    O resultado é uma localização estratégica, que oferece vista não apenas do oceano, mas de toda a orla da Praia do Forte!

    O melhor de tudo é que a entrada é gratuita e o forte fica aberto à visitação diariamente, das 8h às 18h!

    Morro da Guia

    Morro da Guia
    Fonte: Josue Marinho / Wikimedia Commons / CC BY-SA 3.0

    Não vá embora de Cabo Frio sem conhecer o Morro da Guia! A caminhada é árdua, pois os carros não podem subir o morro, mas o esforço é compensado por uma vista incrível de toda a cidade.

    No topo do relevo está instalada uma passarela de madeira, de onde você poderá avistar o Canal do Itajurú: uma vista que fica ainda mais bonita durante o pôr do sol!

    Aproveite seu passeio para conhecer a Capela da Nossa Senhora da Guia, do século XVIII, localizada no alto do morro.

    Bairro da Passagem

    O centrinho histórico de Cabo Frio é o Bairro da Passagem, primeira povoação da cidade que foi completamente revitalizada em 2017 e se tornou ainda mais charmosa.

    As estreitas vielas do bairro são repletas de casinhas em estilo colonial, bares, restaurantes e pousadas rústicas. Como a região é bastante compacta, você poderá conhecer tudo a pé, sem dificuldades.

    O Largo São Benedito é o coração pulsante do bairro, onde está a antiga Igreja de São Benedito, construída por negros escravizados.

    Qual praia mais vazia de Cabo Frio?

    Qual praia mais vazia de Cabo Frio?
    Fonte: Pxhere / CC0

    As praias de Cabo Frio recebem mais de 700 mil visitantes apenas durante o verão, o que significa que encontrar um bom lugar na areia para passar o dia pode ser bastante difícil, especialmente nos fins de semana e feriados.

    Se você não quer saber de muvuca e procura uma praia mais deserta para curtir o dia, considere a Praia Brava ou a Praia das Dunas para o seu roteiro!

    Esses trechos do litoral cabo-friense tendem a ficar mais vazios até mesmo nos dias de maior movimento.

    Como é o mar em Cabo Frio?

    Mesmo que você ainda não conheça a cidade, é possível que já tenha escutado por aí que as praias de Cabo Frio são geladas. 

    Neste caso, os rumores são reais: as águas da cidade são mais frias em comparação a outros pontos do litoral brasileiro!

    O que explica a temperatura baixa e a aparência cristalina do mar em Cabo Frio é um fenômeno conhecido como ressurgência, que faz com que as águas mais profundas (e, por isso, mais geladas), sejam levadas à superfície pelas correntes.

    No entanto, não se engane pela fama “gelada” da cidade. A temperatura do mar pode até ficar ligeiramente abaixo da média, mas nada insuportável, variando entre 19ºC e 23ºC.

    Compre passagens aéreas nacionais com descontos!

    Depois de todas essas dicas, já sabe quais praias de Cabo Frio vai incluir em seu roteiro de viagem? 

    Então só falta garantir suas passagens aéreas com desconto para visitar a cidade sem comprometer o seu bolso.

    Acesse o nosso site de buscas, Passagens Promo, para comparar ofertas e identificar o momento mais barato para viajar com o máximo de economia.

    Não se esqueça de ativar o alerta de preços para não perder nenhuma promoção para o Aeroporto de Cabo Frio ou qualquer outro destino! 

    Quer conhecer as belezas da Região dos Lagos com economia? De Promo você pode!

    Passagens aéreas saindo de
    Azul MVF Mossoro NAT Natal 25 Mai 30 Mai R$ 231 Azul JPA Joao Pessoa REC Recife 04 Dez 06 Dez R$ 235 Azul REC Recife JPA Joao Pessoa 17 Dez 20 Dez R$ 235 Azul CAW Campos SDU Rio de Janeiro 26 Nov 30 Nov R$ 246 Azul IMP Imperatriz SLZ São Luis 26 Nov 29 Nov R$ 262 Ver mais ofertas

    Continue sua leitura!

    Recomendado para você
    Ilha da Madeira, RJ: Uma das mais belas praias no Rio de Janeiro!

    Ilha da Madeira, RJ: Uma das mais belas praias no Rio de Janeiro!

    Conservatória, RJ: informações, mapa e pontos turísticos

    Conservatória, RJ: informações, mapa e pontos turísticos

    Pontal do Atalaia: como ir, o que fazer e dicas de viagem pela região

    Pontal do Atalaia: como ir, o que fazer e dicas de viagem pela região

    Mangaratiba, RJ: informações, o que fazer e dicas de viagem

    Mangaratiba, RJ: informações, o que fazer e dicas de viagem

    13 Lugares para tomar café da manhã no Rio de Janeiro

    13 Lugares para tomar café da manhã no Rio de Janeiro

    Niterói, RJ: informações, mapa e o que conhecer pela cidade

    Niterói, RJ: informações, mapa e o que conhecer pela cidade