Praias de Iriri: confira as melhores do Caribe Capixaba

As praias de Iriri já estão no seu próximo roteiro de viagem? Elas sempre surpreendem com tantas belezas naturais e os mais incríveis passeios pelo litoral sul do Espírito Santo.

As praias da Areia Preta, de Santa Helena, dos Namorados e de Castelhanos já podem ser incluídas como as principais do seu roteiro de viagem pelo “Caribe Capixaba”.

Mas não serão somente essas praias que vão tornar a sua viagem fantástica. Os pontos turísticos históricos e culturais também estão no percurso de quem chega ao Espírito Santo para explorar esse cantinho do estado. 

Para aproveitar o melhor dessa região, fique por dentro das dicas e saiba mais como aproveitar sua estada em uma das regiões mais belas do Brasil. Confira com a gente!

A melhor forma de viajar é economizando! Consulte o Passagens Promo e confira os preços!

Praias de Iriri: turismo no litoral sul do Espírito Santo

A região do Iriri possui praias fascinantes, deliciosas e que formam um dos cenários mais belos da região. Ao desembarcar no local, você entenderá o porquê essa parte do litoral do Espírito Santo é chamada de Caribe Capixaba.

Suas praias de areia branca, águas cristalinas e um mar com diferentes tons de azul, proporcionam diferentes experiências aos seus turistas, desde aqueles que querem um lugar mais deserto até para quem gosta de badalação. 

Calmas, com tons de verde e azul, as praias da região praticamente não têm ondas e suas águas são bem mornas, atraindo principalmente, as famílias que querem conhecer o melhor do turismo no litoral sul capixaba.

Onde fica Iriri?

Onde fica Iriri?
Fonte: Pxhere / CC0

O Balneário de Iriri fica na cidade de Anchieta, no Espírito Santo, e é formado por pequenas praias que, em razão das suas belezas, tornaram-se as principais atrações turísticas do litoral do estado.

Aliás, um dos diferenciais desse balneário capixaba é que ele fica bem perto da capital Vitória, o que significa fácil acesso, com excelente infraestrutura, incluindo bons restaurantes, culinária deliciosa e muitas opções de lazer.

Como chegar em Iriri?

Embora esse vilarejo faça parte da cidade de Anchieta, é no pequeno balneário que se chega primeiro. Ele fica aproximadamente a sete quilômetros de distância de Anchieta e o acesso pode ser feito de carro ou transporte público.

Por sua vez, Anchieta fica a 82 quilômetros da capital Vitória e de avião partindo de São Paulo o voo demora cerca de 1h20m. Já para quem faz o percurso Rio de Janeiro – Anchieta, o tempo de voo reduz para 1 hora, em média.

Muitos turistas aproveitam que já estão por ali para também conhecerem Guarapari, outro balneário incrível na região e a distância entre Guarapari e Anchieta, ES é bem pequena, cerca de 39 quilômetros, que podem ser percorridos em 40 minutos de carro.

    Está gostando do conteúdo?
    Receba as melhores dicas de viagens no seu e-mail!
    Fique tranquilo, não enviamos spam!
    E-mail cadastrado com sucesso!
    A partir de agora, você receberá as melhores
    dicas de viagem diretamente no seu e-mail!

    Visite as praias mais belas do ES com economia!

    Não importa a estação do ano, se você está planejando conhecer esse cantinho do litoral capixaba, nada melhor do que garantir economia, não é mesmo? 

    Se você quer garantir os voos mais baratos do mercado, acesse nossa plataforma, Passagens Promo, e garanta as melhores ofertas de passagens aéreas para o Espírito Santo.

    Viaje de Vitória para as Praias de Iriri, no Espírito Santo!
    Passagens aéreas saindo de

    Aproveite e faça suas buscas com bastante antecedência para conseguir os menores preços de passagens, porque os valores costumam sofrer reajustes em datas muito próximas ao embarque.

    Não deixe de ativar o alerta de preços para receber avisos sempre que os valores do trecho selecionado sofrerem alterações. 

    Quais são as melhores praias de Iriri?

    Tranquilidade, águas calmas e muitas belezas naturais são características da praia de Iriri, ES. Se você quer passar dias de descanso e curtir o melhor do Caribe Capixaba, confira as nossas dicas de viagem.

    Praia de Areia Preta

    Praia da Areia Preta Iriri
    Fonte: Unsplash

    Um dos principais points de Iriri e uma das melhores praias ao redor de Vitória, a Praia da Areia Preta é o seu lugar. Muito badalada, com vários restaurantes, bares e muita diversão aos fins de semana, ela também faz o maior sucesso durante o carnaval.

    Muitos turistas preferem essa região porque suas águas são muito calmas, sem ondas e bem sossegadas.

    Inclusive, existe a crença de que suas águas são medicinais, justamente, por causa da cor da areia que é mais escura devido à presença das pedras com alta concentração de minerais pesados.  

    Praia da Costa Azul

    A Praia Costa Azul, Iriri, é uma região menos movimentada, inclusive aos fins de semana. Mas há também muita diversão e empresas que oferecem passeios bem legais pelas águas da Costa Azul.

    No local, você encontrará uma praia com uma larga faixa de areia e muitas árvores em sua orla. Na orla, é possível ver muitos turistas se exercitando e, durante a noite, a comodidade do comércio próximo à praia também é outro atrativo turístico.

    Vantagens Promo tem as melhores ofertas para você economizar na sua viagem! Encontre cupons e descontos para seguro viagem, hotel, e muito mais! Clique aqui e confira.

    Praia dos Namorados

    Praia dos Namorados Iriri
    Fonte: Pexels

    Romântica e pouco movimentada, assim é a Praia dos Namorados, Iriri, que tem o mar um pouco mais agitado e algumas ondas mais fortes. O lugar é bem enfeitado por muitas árvores e até por uma mata nativa bem próxima à praia.

    Como o próprio nome já diz, muitos casais costumam frequentar essa praia para vislumbrar juntos um dos mais belos pôr do sol do litoral sul do Espírito Santo.

    Mas uma dica que vale a pena seguir é levar alimentos e bebidas quando decidirem vir até essa praia, porque há poucos quiosques e bares próximos a ela. A maioria das construções é formada por residências.

    Praia de Santa Helena

    Embora seja uma praia pequena em sua extensão, a Praia de Santa Helena é de uma beleza e encanto enormes! Sua faixa de areia é dourada e suas águas têm um dos mais belos tons de azul. O mar é tranquilo e com ondas bem pequenas.

    Emoldurada por costões e muitas plantações de amendoeiras, a Praia de Santa Helena tem quiosques bem simples e pouca infraestrutura. Mesmo assim, os turistas gostam muito do local e marcam presença na alta temporada.

    Quer se refrescar num banho maravilhoso em águas cristalinas diante de uma paisagem fantástica? A Praia de Santa Helena é o lugar certo para a sua diversão no litoral sul capixaba.

    O que fazer em Anchieta?

    O que fazer em Anchieta?
    Fonte: Unsplash

    A cidade tem praias incríveis, muito bem recomendadas pelos turistas e conservadas pelos moradores que cuidam de cada uma delas com muito zelo, já que o turismo é a principal atividade econômica da cidade.

    Portanto, visitar suas praias e experimentar a culinária local são atrativos que devem constar do seu roteiro de viagem quando o destino for o litoral sul do Espírito Santo.

    Mas nem só de praias lindas vive o turismo de Anchieta. A cidade também tem ótimas atrações históricas e culturais que também já estão na preferência de quem decide visitar essa charmosa cidade.

    Praia de Castelhanos

    Uma praia com piscinas naturais formadas no período da maré baixa. Assim, a Praia de Castelhanos conquista os turistas e visitantes que se deliciam em suas águas calmas e claras.

    Durante o dia, a praia é bem movimentada por crianças, jovens, adultos e idosos. Há vários quiosques e restaurantes. À noite, o movimento cai e a praia fica mais reservada para quem gosta de contemplar o luar. 

    Também há opções de passeios turísticos e ecológicos e essa praia fica bem pertinho de Anchieta, cerca de cinco quilômetros apenas.

    Santuário Nacional de São José de Anchieta

    Além das lindas praias, pontos turísticos religiosos também estão no roteiro dos visitantes. E um deles é o belíssimo Santuário Nacional de São José de Anchieta.

    A região sul do Espírito Santo é muito influenciada pelo jesuíta Padre Anchieta que por lá passou. Ele iniciou o povoado de Anchieta em 1565 e foi nesse povoado onde viveu até morrer.

    Por isso, sabe-se que Anchieta é a cidade mais antiga do Estado do Espírito Santo e também uma das mais antigas do Brasil. No centro de Anchieta está construído o Santuário dedicado ao padre José Anchieta.

    Esse santuário fica no alto de um morro e muitos turistas optam por subir até ele para apreciar a vista lá de cima que é bem abrangente! Neste mesmo local, também é possível visitar a cela onde o padre ficou preso.

    O que fazer em Iriri à noite?

    O que fazer em Iriri à noite?
    Fonte: Stocksnap / CC0

    Depois de um dia de praia nada melhor do que passear pela rua principal de Iriri indo às lojinhas, bares, restaurantes e até às mais tradicionais padarias do balneário.

    Um dos points mais agitados e diferentes na noite de Iriri é o BeerBike, que nada mais é do que uma bike que se locomove conforme as pedaladas dos clientes que aproveitam para tomar seu chopp. O BeerBike fica na rua principal.

    E para quem curte shows e muita festa é bom saber que Iriri tem raras opções e o ideal é ir até Guarapari para ter noites mais animadas com muitas músicas e danças.

    No vilarejo, os luaus são constantes e quem gosta desse estilo de apresentação está convidado a esticar a canga ou toalha na areia e curtir o som até de madrugada. Os luaus são feitos, geralmente, na praia da Areia Preta.

    Restaurantes em Iriri, ES

    Moqueca capixaba, frutos do mar e até comida caipira estão nos cardápios dos restaurantes em Iriri, ES, e agradam aos mais variados paladares. Um dos locais mais tradicionais é o Gilson Bar e Restaurante.

    Ele serve a tradicional refeição capixaba e sua especialidade é a Moqueca Capixaba que atrai visitantes e turistas de Iriri e até de cidades vizinhas que não querem ir embora sem experimentar essa iguaria.

    E os pastéis de Iriri também são sucesso na culinária local e podem ser encontrados no Restaurante do Português, que serve essa delícia símbolo da gastronomia local.

    Até comida japonesa tem seu espaço nos restaurantes do balneário. O Paiol Rústico serve sushi e à la carte para quem gosta dos sabores do Japão e quer experimentá-los durante sua estada na região.

    Onde se hospedar em Iriri?

    Onde se hospedar em Iriri?
    Fonte: Pxhere

    Alguns turistas optam por pousada barata em Iriri. Outros preferem se hospedar em hotéis que ofereçam mais benefícios e privacidade. O fato é que sua estadia na região precisa ser confortável, não é mesmo?  

    O ideal é definir qual o estilo de hospedagem de sua preferência. Na rua principal de Iriri tem hotéis, como o Hotel Espadarte, na Praia da Ponta Preta. A diária para casal fica em torno de R$ 390,00.

    O hotel é beira-mar e as suítes têm vista para a piscina. No valor da diária já está incluso o café da manhã e todo o conforto que as acomodações oferecem.

    Mas também há pousadas e até campings para quem prefere esse tipo de hospedagem. A Pousada das Flores é uma das mais tradicionais do balneário e é muito aconchegante.

    No valor da diária, que gira em torno de R$ 250,00 o casal, está incluso o café da manhã. Ela também oferece suíte privativa e fica bem perto da praia, a cerca de 950 m do centro.

    Outra opção de hospedagem é a locação de casas no balneário. Quem prefere mais liberdade tem essa opção como preferida. Principalmente, nos meses de verão.

    Nesse caso, a ideia é ir sempre em grupo para tornar o valor da locação mais acessível. A locação de casas em Iriri pode ser semanal, por quinzena ou até por mês para quem quer curtir sem pressas as maravilhas desse lugar.

    Uma dica muito interessante para escolher com segurança onde se hospedar na região é acessar o site El Quarto e centralizar sua pesquisa no melhor site de reservas online de hotéis do Brasil.

    Afinal, qual é a melhor praia de Iriri, ES?

    São tantas praias maravilhosas que fica difícil eleger a melhor delas. Geralmente, muitos turistas querem saber qual a praia mais limpa do Espírito Santo para escolher as melhores.

    A praia da Areia Preta é sempre a mais badalada e é a preferida de quem gosta de muita agitação e, por outro lado, a praia dos Namorados é, justamente, para os mais românticos curtirem um belo luar.

    A sua próxima viagem é com Passagens Promo!

    São muitas as opções de diversão e tranquilidade nas praias de Iriri, ES, e o próximo passo é garantir suas passagens aéreas para curtir cada momento nesses lugares incríveis!

    No site do Passagens Promo você encontra todas as companhias aéreas com voos para Vitória, no Espírito Santo, sempre com os melhores preços.

    Melhores passagens para Vitória, ES!
    Passagens aéreas saindo de
    Latam Brasil SDU Rio de Janeiro VIX Vitória 12 Mai 17 Mai R$ 272 Latam Brasil SDU Rio de Janeiro VIX Vitória 17 Set 13 Out R$ 272 Gol SDU Rio de Janeiro VIX Vitória 23 Jan 30 Jan R$ 281 Gol SDU Rio de Janeiro VIX Vitória 22 Nov 26 Nov R$ 298 Latam Brasil SDU Rio de Janeiro VIX Vitória 15 Out 16 Out R$ 320 Ver mais ofertas

    No nosso site, é possível encontrar passagens aéreas com até 35% de desconto!

    Por isso, ative o alerta de preços, programe seu próximo roteiro com antecedência e depois aproveite todas as praias do litoral sul capixaba. De Promo você pode!


    Continue sua leitura!

    Recomendado para você
    Anchieta, ES: o que fazer, mapa, dicas e melhores praias

    Anchieta, ES: o que fazer, mapa, dicas e melhores praias

    São Mateus, ES: informações, o que fazer e melhores praias

    São Mateus, ES: informações, o que fazer e melhores praias

    Conceição da Barra, ES: informações, turismo, praias e dicas

    Conceição da Barra, ES: informações, turismo, praias e dicas

    Espírito Santo, estado: informações, mapa e principais destinos

    Espírito Santo, estado: informações, mapa e principais destinos

    Marataízes: informações gerais, mapa, praias e dicas de viagem

    Marataízes: informações gerais, mapa, praias e dicas de viagem

    O que fazer em Domingos Martins: melhor época, localização e roteiro

    O que fazer em Domingos Martins: melhor época, localização e roteiro