Praias de Jericoacoara: 7 destinos incríveis para conhecer

As praias de Jericoacoara, no Ceará, são frequentemente lembradas entre as mais bonitas do mundo e, de fato, basta um passeio por elas para comprovar a fama. 

Águas claras, paisagens esculpidas pela natureza e um cenário paradisíaco.

Jeri se tornou um dos destinos preferidos dos brasileiros e atrai também cada vez mais estrangeiros em busca das belezas encontradas na vila localizada no litoral cearense.

Se você ainda não conhece este paraíso ou ficou apenas nas belas imagens que encantam o mundo, trouxemos algumas dicas e apontamos as sete praias que você precisa conhecer em uma viagem para a queridinha do Ceará. 

Economize nas passagens aéreas para Jericoacoara!
Passagens aéreas saindo de

Praias de Jericoacoara: as mais bonitas da região

Cercada por dunas de areia, a vila de Jericoacoara ganha um visual cinematográfico, que é completado por suas belas praias, cartões postais “escondidos” no litoral nordestino. 

Não são muitas as praias em Jericoacoara, afinal de contas falamos de uma vila de pescadores que pertence ao município de Jijoca de Jericoacoara. 

Entretanto, as que você visitará são tão incríveis que valerá a viagem.

São extensas faixas de areia, mar de águas calmas e límpidas, cercadas por belezas da natureza — sejam as dunas que protegem a vila, as formações rochosas e pedras imponentes ou as árvores em volta do local.

Um fenômeno que você encontrará na vila e nos locais ao redor são as praias de água doce, que também entram na lista das mais bonitas. 

São lagoas que se formam no período chuvoso e que atraem turistas por suas águas quentes e cristalinas. 

A beleza que você encontra em Jeri é tanta que já rendeu reconhecimento internacional à vila por suas praias. 

Em 1994, o jornal americano The Washington Post listou Jericoacoara entre as 10 praias mais bonitas do mundo. Em 2010, a revista inglesa Time Out a elegeu como a sexta melhor praia do mundo.

O destaque também é grande em sites colaborativos de viagem, como o Trip Advisor, em que o local já foi apontado como sétimo melhor destino do mundo. 

Vale destacar que os fortes ventos que cortam o litoral nordestino fazem de Jericoacoara um point para os amantes de esportes aquáticos. 

É comum vermos a prática do kitesurfe e windsurfe embelezando ainda mais o local.

Onde ficam as praias de Jericoacoara?

Onde ficam as Praias de Jericoacoara
Fonte: Piqsels

As belas e famosas praias de Jeri estão localizadas em uma vila de pescadores que pertence ao município de Jijoca de Jericoacoara, a cidade mais ao norte do estado do Ceará. 

O local está distante 298 quilômetros, aproximadamente, da capital cearense Fortaleza.

Por muito tempo, isso tornou a viagem para o famoso destino algo um pouco complicado, mas agora há um aeroporto próximo, deixando este paraíso mais acessível.

A vila de Jericoacoara conserva um aspecto bem rústico, apesar de toda a pompa recebida com o destaque nacional e internacional. 

Suas ruas são de areia — deixe os tênis em casa —, e à noite você encontra barraquinhas que vendem lembranças do lugar.

Ao mesmo tempo, os hotéis, bares e restaurantes estão se estruturando cada vez mais, de forma a recebem melhor os turistas que desembarcam na vila vindos de todo canto do mundo.

Qual a melhor época para visitar as praias de Jeri?

Essa é uma dica valiosa para quem deseja conhecer e aproveitar as praias em Jericoacoara com os pés na areia e um bom mergulho no mar. 

Há um período em que as chuvas são mais intensas na região e você certamente vai querer evitá-lo.

O melhor momento para visitar Jericoacoara é o período a partir de julho/agosto e que vai até janeiro. 

Essa época coincide com o fim do período chuvoso, o que deixam as lagoas conhecidas como praias de água doce mais cheias e com água mais cristalina.

Agosto é o mês que, historicamente, registra mais ventos em Jeri, sendo a época ideal para os praticantes de esportes aquáticos. 

Já entre fevereiro — ou mesmo o final de janeiro — e junho, as temperaturas até continuam altas pelo clima tropical e pela localização próxima à Linha do Equador. 

Mas as chuvas costumam ser mais frequentes, principalmente em março e abril.

Portanto, se você quer desfrutar das praias, já sabe bem quando ir. Caso possa incluir mais dias em sua viagem, pode se aventurar no período chuvoso e pegar melhores preços, já que a época é considerada baixa temporada. 

Quantos dias são necessários para conhecer as praias de Jericoacoara?

Praias de Jericoacoara: quantos dias são necessários?
Fonte: Piqsels

Como já antecipamos, Jericoacoara não é um destino que conta com grande número de praias, e sim marcante pela beleza de seu litoral e tudo o que o cerca.

Sendo assim, é possível conhecer as principais atrações da vila em, pelo menos três dias. Mas, claro, a estadia em algumas das praias reconhecidas por sua beleza poderá ser bem curta. 

Então, o ideal é que você reserve de três a cinco dias, no mínimo, para a sua viagem.

Assim, poderá aproveitar sem pressa, relaxar durante a sua viagem e curtir tudo o que fazer em Jericoacoara sem apressar as coisas neste paraíso.

Como chegar em Jeri?

Conhecer as praias de Jericoacoara já foi algo mais exigente quando o assunto era chegar ao destino. 

Antes, os voos desembarcavam em Fortaleza e o restante da viagem era via terrestre. Mas agora, há uma opção mais rápida para os turistas.

Inaugurado em 2017, o Aeroporto de Jericoacoara, localizado no município vizinho de Cruz, recebe voos domésticos que partem de São Paulo, Campinas, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Recife.

Os voos são feitos pelas empresas Gol e Azul. Ao desembarcar no aeroporto, o restante do trajeto pode ser feito por transfers ou jardineiras, que percorrerão o percurso pelas dunas e te deixarão na porta de sua hospedagem.

Uma outra opção, esta a única para quem vem de fora do Brasil, é desembarcar no Aeroporto de Fortaleza e de lá seguir viagem para Jeri, tendo como opções os transfers ou a viagem por ônibus. 

A desvantagem de desembarcar na capital do estado é o tempo restante a viagem, que pode variar entre 4h30 (transfer) e 7 horas (ônibus). 

Taxa de turismo

Desde setembro de 2017, foi instituída a Taxa de Turismo Sustentável, uma tributação cobrada aos visitantes de Jericoacoara, tal qual acontece em Fernando de Noronha. 

Cada turista deve pagar o valor de 5 reais por cada dia que permanecerá na vila.

Essa taxa pode ser paga em postos da prefeitura, logo na entrada de Jeri, mas essa opção oferece o risco de você encontrar filas. 

Logo, a maneira mais prática é gerando um boleto pela internet: prefeitura de Jijoca de Jericoacoara

Crianças até 12 anos e idosos acima dos 60 anos estão isentos da Taxa de Turismo Sustentável. 

Caso você já tenha pago o valor, mas deseja ficar mais dias, deve realizar um novo pagamento de acordo com o período extra.

    Está gostando do conteúdo?
    Receba as melhores dicas de viagens no seu e-mail!

    Fique tranquilo, não enviamos spam!

    E-mail cadastrado com sucesso!
    A partir de agora, você receberá as melhores
    dicas de viagem diretamente no seu e-mail!

    Passagens aéreas para Jericoacoara

    Planejar uma boa viagem não envolve apenas se informar sobre o destino e elaborar um bom roteiro. É preciso pensar também no dinheiro que você vai gastar em seu passeio.

    Neste aspecto, as passagens aéreas costumam ser um dos itens mais caros de uma viagem. Mas com uma boa pesquisa, planejamento e antecedência, você pode economizar na hora de comprar. 

    O Passagens Promo vai te ajudar a encontrar as passagens aéreas para Jericoacoara com os melhores preços e descontos.

    Lá é possível verificar passagens aéreas das melhores companhias aéreas para chegar ao seu destino e desfrutar de um ótimo passeio.

    Cadastre-se no nosso alerta de preços para receber as melhores promoções e descontos e poupar na hora de viajar. 

    Praias de Jericoacoara: as 7 mais bonitas

    Como já dissemos, a vila de Jericoacoara não é muito grande, portanto não terá um número tão grande de praias por perto para conhecer. Mas a beleza estará garantida em cada passeio que você fizer. 

    Todas com suas extensas faixas de areia e encantos naturais à beira-mar, além de um oceano com águas calmas e limpas.

    E você terá também as lagoas que se formam nos períodos chuvosos como atração, verdadeiras praias de água doce que atraem os turistas igualmente. 

    Mapa das praias de Jericoacoara

    As praias mais procuradas de Jericoacoara estão muito próximas uma das outras, o que facilita o acesso a elas. 

    Se a maré ajudar e você estiver disposto a caminhar um pouquinho, pode fazer isso a pé, percorrendo trilhas e muita areia.

    Já os lagos estão nos extremos de Jeri e para chegar neles você precisará de algum transporte. 

    O mais comum é acessar estes locais nos passeios de bugues, que cortam as dunas enquanto você admira lindas paisagens no litoral norte do Ceará. Veja o mapa abaixo: 

    1. Praia Principal

    Logo de frente para a vila de Jericoacoara, a Praia Principal é o destino escolhido por muitos para descansar à beira mar justamente pelo fator proximidade. 

    Mas essa não é a única vantagem da Praia de Jericoacoara. Em uma extensa faixa de areia clara, o mar se estende cristalino e com pequenas ondas. A estrutura também é atrativa para os turistas. 

    Você poderá alugar cadeira e guardo-sol, assim como encontrará bares que oferecem atendimento na areia, permitindo que você descanse enquanto aproveita bebida gelada e boa comida.

    Na Praia Principal, é possível encontrar também escolinhas de kite e windsurfe. Este trecho do litoral, aliás, é onde os kitesurfistas se concentram e aproveitam os bons ventos. 

    Aqui, a maré dá um espetáculo e regula a faixa de areia disponível para os banhistas. Na maré alta, a água sobe e deixa pouco espaço para os banhistas. 

    Já na maré baixa, é tanta areia que a caminhada fica longa para tomar um banho de mar.

    Ao final do dia, a praia é brindada ainda com um pôr do sol de tirar o fôlego. Você poderá subir as Dunas do Pôr do Sol, à esquerda da praia, e contemplar do alto uma visão sensacional.

    O visual é tão lindo que essa é uma das atividades preferidas dos turistas e dura apenas 10 minutos de caminhada.

    2. Praia Malhada

    Praia Malhada
    Fonte: Thiago Gomes Gonçalves, via Wikimedia Commons

    Também basta uma curta caminhada, essa para o lado direito, para você encontrar a Praia Malhada, escolhida por muitos turistas que desejam fugir da multidão. 

    Ao contrário da Praia Principal, a Malhada não tem estrutura de bares. Por isso, quem escolhe este ponto para descansar tem que se atentar e levar o que desejar consumir de frente para o mar. 

    Além de quem busca sossego, este ponto está no gosto dos surfistas por conta das ondas. 

    Também é parada quase obrigatória, na ida ou na volta, de quem vai visitar a Pedra Furada pela trilha. Principalmente por suas piscinas naturais que se formam em meio às pedras e rochas que prevalecem neste trecho. 

    3. Praia das Conchas (Pedra Furada)

    O nome já diz: na Praia das Conchas, você vai encontrar uma areia cheia de conchas e pedras, e não um piso muito fofo. Mas neste local, você verá um dos cartões postais de Jeri: a famosa Pedra Furada. 

    A formação rochosa é o grande símbolo deste trecho do litoral de Jericoacoara, com um arco formado bem no meio pela ação das marés. 

    Em julho o espetáculo no local é ainda mais bonito, com o sol se pondo exatamente entre o arco formado na pedra.

    Tantos turistas visitam a Praia das Conchas por causa da Pedra Furada, que fazer a tradicional foto no local pode ser custoso, com filas de visitantes em busca de um registro!

    Porém, o acesso não é dos mais fáceis e é preciso caminhar por cerca de 40 minutos. Com a maré baixa, você pode fazer uma caminhada pela areia, enquanto o Morro do Serrote é a escolha caso o mar esteja alto.

    Como não tem estrutura de bares no local e o mar costuma ser agitado, a Praia das Conchas se torna um ponto turístico unicamente pelo seu famoso cartão-postal. 

    4. Praia da Vitória

    Ela está bem próxima à Praia das Conchas e é tão linda e igual quanto: muitas pedras e rochas na região, estrutura precária para passar um dia, mas um belíssimo visual que promete muitas fotos.

    Como está no caminho entre a Praia Principal e a Praia da Vitória, este trecho costuma ser mais um ponto de parada dos aventureiros.

    Geralmente eles dão uma pausa para admirar a vista ou mergulhar no mar para seguir caminho — rumo à Jeri ou à Pedra Furada.

    5. Praia do Preá

    Praia do Preá
    Fonte: MTur Destinos, via Flickr

    Essa é uma das praias perto de Jericoacoara que vale uma rápida visita. A Praia do Preá pertence ao município de Cruz e para chegar até ela você terá que percorrer 12 quilômetros de transfer ou de bugue.

    Possui um visual rústico e a estrutura ainda é bem tímida, mas nos últimos anos começou a ganhar opções de restaurantes e pousadas. 

    O mar aberto oferece um lindo visual para quem está na praia. Mas esta é mesmo uma das preferidas dos amantes de esportes aquáticos.

    Os fortes ventos que chegam até o Preá são ótimos para praticar kitesurfe e windsurfe, tanto que não são apenas os velejadores brasileiros que buscam o local — os estrangeiros têm feito deste um ponto obrigatório em Jeri.

    6. Lagoa do Paraíso

    Principal passeio para quem vai ao leste de Jericoacoara, a Lagoa do Paraíso também está entre os principais pontos turísticos da vila. Na verdade, da região, uma vez que ela está localizada no município de Jijoca. 

    Com águas que impressionam pela tonalidade azul-esverdeada, areia branquinha e “marolinhas” que fazem do local, ótimo para quem viaja com crianças, Paraíso faz jus ao nome, um dos destinos preferidos dos turistas. 

    Esta praia de água doce é uma das duas lagoas que fazem parte da Lagoa de Jijoca — em outro ponto, a Lagoa Azul é outro ponto bastante visitado. 

    Aqui na Lagoa do Paraíso, você encontrará as famosas redes dentro da água para um descanso diferenciado. 

    Há uma ótima estrutura de bares e restaurantes para quem vai passar o dia por lá, inclusive com serviço de mesas colocadas à beira da água. 

    Para quem gosta de agito, o principal point da Lagoa do Paraíso é o The Alchymist Beach Club, um dos mais famosos da região. 

    Entre as atrações, mesas, cadeiras, chuveiros, um cardápio vasto e até DJ — mas não se engane, o preço também é bem “estruturado”. 

    7. Lagoa da Tatajuba

    Esse é o último destino de quem vai passear ao lado oeste de Jericoacoara. A Lagoa da Tatajuba, também chamada de Lagoa da Torta, é outra praia de água doce ótima para passar um dia em família. 

    Aqui as águas também são calmas. O ponto forte é o cenário paradisíaco, uma vez que a lagoa está cercada por imponentes dunas de areia que merecem vários registros fotográficos. 

    Você também encontrará redes dentro da água para descanso. Aqui, a estrutura é bem rústica, mas oferecendo boas opções para você aproveitar o dia, com boa bebida e boa comida. 

    Entre as opções de lazer, você encontrará tobogãs improvisados e uma tirolesa que termina dentro das águas da lagoa. Cada atração custa 15 reais. 

    O passeio para a Lagoa da Tatajuba pode ser feito de bugue ou em um veículo 4×4. Você também tem a opção de usar as jardineiras que saem do centro de Jeri.

    Qual a praia mais bonita de Jericoacoara?

    Qual é a mais bonita das Praias de Jericoacoara?
    Fonte: Piqsels

    Entre as praias de Jericoacoara, podemos listar ao menos duas como as mais belas desta charmosa vila de pescadores no norte do Ceará. 

    A Praia Principal, ou Praia de Jericoacoara, oferece um pacote completo. 

    Com belo visual, mar que te convida a um bom mergulho e boa estrutura para você passar um dia inteiro descansando ao melhor estilo “sombra e água fresca”.

    Já entre as lagoas, a do Paraíso é a que chama mais atenção, sendo um verdadeiro cartão postal. Vale fazer o passeio, seja por agência de turismo, ou bugue, veículo 4×4. 

    Você encontrará belas paisagens e poderá aproveitar um dia inteiro por ali em frente aos bares, degustando de boa culinária e uma bebida gelada com os pés dentro d’água. 

    Afinal, é Jeri ou Geri?

    Muita gente fica em dúvida qual é a forma correta de se referir a esse paraíso: afinal de contas, é Jericoacoara ou Gericoacoara?

    A grafia correta é Jericoacoara, com “J” mesmo. E existem algumas divergências quanto à origem do nome da vila.

    Pescadores dizem que o significado remete ao termo “jacaré tomando sol”, por dizerem que a Pedra Furada parece um olho de jacaré quando vista do mar. 

    Outras pessoas afirmam que a palavra significa buraco das tartarugas, em referência ao local de desova de tartarugas marinhas.

    Sugestão de roteiro: o que fazer em Jericoacoara em 5 dias?

    Você já sabe agora quais são as principais praias de Jericoacoara e o que vai encontrar em cada uma delas. Chegou a hora de montar seu roteiro e descansar de frente pro paraíso.

    Sugerimos que você se planeje para passar pelo menos cinco dias em Jeri. Assim, você poderá aproveitar os principais pontos perto da vila, e também fazer os passeios mais distantes. 

    Outra dica importante: quando o destino exigir transporte, os bugues e as jardineiras são uma excelente pedida para seu passeio.

    No primeiro dia, você poderá se divertir bem de frente para a vila e aproveitar as belezas da Praia Principal.

    Desfrute da sombra do guarda-sol e descanse da viagem, deixe para trilhar pelas praias mais próximas outro dia.

    Nos dois dias seguintes, você pode ir em busca das famosas lagoas em Jericoacoara.

    Quando for para a leste, rumo à Lagoa do Paraíso, aproveite para conhecer a Lagoa Azul e a Praia do Preá. Já na direção oposta, você poderá conhecer o Mangue Seco antes de chegar à Lagoa de Tatajuba.

    No quarto dia, pesquise o horário das marés e percorra o caminho pelas praias Malhada, Vitória e das Conchas, onde verá a famosa Pedra Furada.

    Se ainda não tiver visto o pôr do sol das dunas no primeiro dia, essa pode ser sua última oportunidade.

    No quinto e último dia, você poderá ficar novamente por perto da vila. Além da Praia Principal, você poderá explorar bares, restaurantes e lojinhas que estão situados em Jeri.

    Passagens aéreas em promoção para Jericoacoara

    Agora que você já conhece quais são as melhores praias de Jericoacoara e outras dicas importantes para este passeio, é hora de planejar a viagem e fazer as malas.

    Para economizar na hora de viajar, você pode cadastrar a rota e suas datas preferidas no Passagens Promo!

    Passagens mais baratas para Jericoacoara!
    Passagens aéreas saindo de
    Azul REC Recife JJD Cruz 01 Jan 11 Jan R$ 626 Azul GRU São Paulo JJD Cruz 16 Jan 23 Jan R$ 630 Azul GRU São Paulo JJD Cruz 13 Jan 18 Jan R$ 630 Azul GRU São Paulo JJD Cruz 05 Jan 20 Jan R$ 696 Azul GRU São Paulo JJD Cruz 05 Jan 11 Jan R$ 696 Azul CNF Belo Horizonte JJD Cruz 17 Ago 24 Ago R$ 727 Ver mais ofertas

    Você receberá alerta com os preços mais baixos e poderá escolher a oportunidade ideal para conhecer este paraíso. De Promo você pode!

    Recomendado para você
    Praias do Ceará: Top 10 das praias mais bonitas do Ceará

    Praias do Ceará: Top 10 das praias mais bonitas do Ceará