Praias de Niterói: 10 paraísos para conhecer na cidade fluminense

As praias de Niterói não oferecem apenas uma vista privilegiada da orla vizinha, Rio de Janeiro: os banhistas encontram mar limpo, paisagens paradisíacas e excelente infraestrutura nas praias da “Cidade Sorriso”.

Muitos turistas que visitam o Rio, porém, acabam ignorando o potencial turístico de Niterói e não conhecem as praias niteroienses, o que pode ser um grande desperdício.

Pensando nisso, criamos um guia de Niterói completo, com tudo que você precisa saber sobre as melhores praias oceânicas e na Baía de Guanabara, dicas para aproveitar a sua viagem ao máximo e muito mais. Veja só!

Não deixe de conferir as passagens aéreas com os melhores preços neste link!

Praias de Niterói: as melhores na região oceânica e Baía de Guanabara

O Rio de Janeiro é uma cidade conhecida mundialmente por suas belas praias, amplos calçadões e paisagens naturais exuberantes, que combinam mata atlântica, relevo e mar azul para criar um horizonte encantador.

O que nem todo mundo sabe é que as praias de Niterói não ficam para trás no quesito beleza!

A cidade-irmã, que fica a menos de 20 km de distância da Cidade Maravilhosa, reúne praias que podem agradar a viajantes com diferentes preferências: existem praias com mar agitado ou calmo, mais reservadas ou agitadas, e por aí vai.

Além disso, como Niterói é um destino menos badalado que o Rio de Janeiro, as praias são menos lotadas e mais limpas, o que pode fazer a diferença na sua estadia, especialmente durante a alta temporada.

O viajante pode escolher, ainda, entre praias oceânicas ou da Baía de Guanabara, com vista panorâmica das praias cariocas. Ou seja, tem diversão e belezas naturais para todos os gostos!

Quantas praias têm em Niterói?

Quantas praias têm em Niterói?
Fonte: Wirestock / Freepik

Niterói tem mais de 246 km de litoral, por onde o viajante encontra mais de 20 praias, desde Itacoatiara até a Praia de Gragoatá.

A orla niteroiense é dividida em três áreas: a Baía de Guanabara, a Baía de Sepetiba e o Oceano Atlântico, trecho que se estende desde a foz do rio São João de Meriti até o Monumento Natural dos Morros do Pão de Açúcar.

Como são as praias de Niterói?

A divisão das praias em oceânicas e de baía ajuda a entender como são as praias de Niterói. 

Em geral, as praias de baía são mais protegidas por barreiras naturais, o que resulta em menos ondas e mar bem calmo, quase como uma imensa piscina.

As ondas nas praias de Niterói oceânicas, por sua vez, tendem a ser mais fortes, atraindo surfistas e praticantes de esportes aquáticos, como kitesurf e windsurf.

Em comum, praticamente todas as praias da cidade têm areia fina e bem clarinha, com vegetação nativa preservada em algumas regiões e águas que variam entre verde-azulado mais escuro a azul turquesa, dependendo da localização.

As praias niteroienses ainda ganham pontos por serem mais limpas em comparação às praias cariocas. Além de disporem de excelente infraestrutura!

Por esses motivos, são muito recomendadas para quem viaja com crianças e/ou idosos.

    Está gostando do conteúdo?
    Receba as melhores dicas de viagens no seu e-mail!
    Fique tranquilo, não enviamos spam!
    E-mail cadastrado com sucesso!
    A partir de agora, você receberá as melhores
    dicas de viagem diretamente no seu e-mail!

    Encontre os voos mais baratos para o RJ com facilidade!

    Você pode curtir as praias de Niterói sem comprometer o seu orçamento: basta encontrar passagens aéreas baratas para o Rio de Janeiro!

    Nessa tarefa, você pode contar com a ajuda de nosso site de buscas, Passagens Promo, que reúne as melhores ofertas das principais companhias aéreas do Brasil e do mundo!

    Passagens aéreas saindo de

    É só digitar as cidades de destino e origem, incluir as datas da viagem e comparar as melhores ofertas para o trecho que você procura.

    Para não perder nenhuma promoção, não deixe de ativar o alerta de preços, que envia notificações quando o trecho desejado entra em oferta. Siga o Passagens Promo nas redes sociais para ficar por dentro das novidades.

    Quais são as melhores praias de Niterói?

    Quer conhecer as melhores praias de Niterói? O primeiro passo é decidir se você prefere praias oceânicas ou de baía. Assim ficará mais fácil encontrar a opção mais indicada para o seu perfil. Veja só!

    Praias Oceânicas

    Praias Oceânicas em Niterói
    Fonte: Unsplash

    Algumas das praias mais bonitas da cidade estão no trecho banhado diretamente pelo Oceano Atlântico, com faixas de areia mais extensas e excelente infraestrutura.

    Entre as praias oceânicas de Niterói estão as mais populares, como Itacoatiara, Sossego e Piratininga. Confira!

    Praia de Itacoatiara

    Uma das mais famosas entre as praias de Niterói, Itacoatiara também é considerada uma das mais bonitas do Rio de Janeiro, com águas cristalinas em diferentes tonalidades de azul, vegetação exuberante e imensos paredões rochosos.

    A “praia da pedra escrita”, significado do nome da região em tupi, é considerado um paraíso do surfe, de ondas perfeitas, e motivo pelo qual atrai bom público jovem, especialmente aos fins de semana.

    Isso não quer dizer que a praia não é recomendada para quem está viajando com crianças.

    Um de seus trechos é protegido por rochas e é chamado carinhosamente de Prainha, onde ocorre a formação de uma piscina natural cristalina e sem ondas que faz a alegria dos pequenos!

    Vantagens Promo tem as melhores ofertas para você economizar na sua viagem! Encontre cupons e descontos para seguro viagem, hotel, aluguel de carro, e muito mais! Clique aqui e confira.

    Praia de Itaipu

    Praia de Itaipu
    Fonte: Maria Fátima Leite / Wikimedia Commons / CC BY-SA 4.0

    Se você gosta de mar calmo, sem muitas ondas, você vai curtir a praia de Itaipu, Niterói. 

    O nome da praia significa “água que sai do meio das pedras” em tupi em referência à enseada que garante mar calmo em qualquer época do ano.

    Além disso, a praia é também uma das mais antigas da cidade, frequentada desde o século XVIII.

    Hoje, a região oferece boa infraestrutura, com diversos bares de praia, quiosques e restaurantes especializados em frutos do mar, de onde é possível contemplar um belo pôr do sol.

    Praia de Camboinhas

    Camboinhas é uma famosa praia de Niterói na continuação da Praia de Itaipu, e também considerada uma das mais bonitas da cidade.

    Uma das maiores da região, a praia tem uma faixa de areia extensa, com mais de 2.600 metros, por onde o viajante encontra quiosques e bares de praia.

    A praia de Camboinhas foi batizada em homenagem a um navio que naufragou na região entre os séculos XVII e XVIII.

    A região é mais selvagem, com vegetação abundante e águas esverdeadas, cristalinas e geladas, que contrastam com a areia quase branca.

    Como a praia é bem pitoresca, acabou se tornando um dos points preferidos de pescadores e velejadores, bem como de banhistas que não gostam de praias cheias e podem se espalhar pela imensa faixa de areia, sem aglomeração.

    Praia do Sossego

    Praia do Sossego
    Fonte: Fabiobarros / Wikimedia Commons / CC BY-SA 4.0

    A praia do Sossego, RJ, fica no meio do caminho entre as praias de Camboinhas e Piratininga, sendo acessível apenas por meio de trilha (a partir de Camboinhas) ou de barco.

    Por essas e outras, como o próprio nome indica, a praia é bastante sossegada, com movimento tímido mesmo aos fins de semana e durante a alta temporada.

    Tombada como patrimônio natural de Niterói, a praia é pequena, com apenas 250 m de extensão, cercada por paredões rochosos e vegetação abundante, banhada por águas calmas, com poucas ondas, em tons esverdeados.

    Como fica bem escondida, a Praia do Sossego chegou a ser utilizada como praia de naturismo na década de 1980, mas a prática não ocorre mais.

    Praia de Piratininga

    Maior praia da cidade, Piratininga é também considerada uma das mais bonitas de Niterói, com 2.700 metros de extensão e águas azuis limpas, adequadas para banho.

    O local, na verdade, é dividido em dois: o trecho maior é conhecido como Praião, com poucas ondas, enquanto a Prainha é uma porção menor da faixa de areia, onde a água é bem calma e sem ondas, recomendada para crianças e idosos.

    Os melhores quiosques e bares ficam na região do Praião, enquanto a Prainha oferece vista privilegiada da Pedra da Baleia.

    Baía de Guanabara

    Baía de Guanabara Niterói
    Fonte: Pixabay

    Embora algumas das melhores praias de Niterói, RJ, estejam na região oceânica, existem belas praias na Baía de Guanabara, com o diferencial de uma vista privilegiada das badaladas cariocas. Olha só!

    Praias de Adão e Eva

    Localizadas próximas a Jurujuba, as praias de Adão e Eva se juntam para formar uma praia só: apesar de ficar na baía, a água da região acaba se mesclando às águas oceânicas.

    Nem todas as praias da Baía de Guanabara são adequadas para banho, mas as águas oceânicas ajudam a tornar as praias de Adão e Eva próprias para banhistas.

    O mar não é muito calmo na região, mas mesmo que você não queira se banhar ali, vale a pena a visita pela paisagem paradisíaca.

    Juntas, as praias têm 400 metros de extensão, com areia bem fina e clara, além do Pão de Açúcar na linha do horizonte. 

    Praia de São Francisco

    A calma praia de São Francisco ocupa uma faixa de areia de 750 metros de extensão, em um ponto particularmente calmo da Baía de Guanabara, praticamente sem ondas.

    A areia fina e branquinha cria um belo contraste com o azul do mar (que não está adequado para banho durante boa parte do ano), enquanto a sombra fica garantida pelas enormes gramíneas e amendoeiras espalhadas pela orla.

    A região da Praia de São Francisco é bastante badalada no período noturno, reunindo boas opções gastronômicas e casas noturnas. Os visitantes também encontram pista de skate e a fotogênica Igreja de São Francisco Xavier.

    Praia do Gragoatá

    Praia do Gragoatá
    Fonte: Marcio Sette / Wikimedia Commons / CC BY-SA 3.0

    Endereço de um antigo forte militar, a Praia do Gragoatá foi batizada em homenagem a uma planta que nasce em abundância nessa região de Niterói.

    A faixa de areia é bem pequena, com apenas 80 metros de extensão: o suficiente para oferecer vista dos principais pontos turísticos da vizinha Rio de Janeiro, como o Pão de Açúcar e o Cristo Redentor.

    A areia da Praia do Gragoatá é escura e fina. O mar, por sua vez, tem tons esverdeados na região, praticamente sem ondas.

    Praia da Boa Viagem

    A Praia da Boa Viagem tem pouco mais de 450 m de extensão, de onde é possível avistar as ilhas do Cardoso e da Boa Viagem, bem como o Museu de Arte Contemporânea de Niterói, considerado uma das obras-primas de Oscar Niemeyer.

    Assim como outras praias da Baía de Guanabara, nesta região o mar tem tons esverdeados e é bem calmo, mas nem sempre as águas estão adequadas para banho.

    Praia das Flexas

    No meio do caminho entre as praias da Boa Viagem e Icaraí, a Praia das Flexas é rodeada por vegetação exuberante, com vista do Pão de Açúcar.

    A partir da praia é possível avistar duas pedras históricas que rendem fotos incríveis: a Pedra do Índio e a Pedra de Itapuca.

    Qual a melhor praia em Niterói?

    A Praia de Itacoatiara é considerada a melhor entre as praias de Niterói, RJ, por vários motivos.

    Com mais de 700 metros de faixa de areia, mar azul intenso e vegetação abundante, a praia é muito limpa, tem águas cristalinas e oferece excelente infraestrutura ao banhista.

    Um trecho da praia é bastante calmo, recomendado para crianças, e o viajante ainda pode desfrutar de música ao vivo durante o pôr do sol em vários quiosques espalhados pela faixa de areia.

    Isso não quer dizer, porém, que a Praia de Itacoatiara é a única praia de Niterói que vale a pena visitar. Pelo contrário, em qualquer uma das praias da cidade você terá a chance de se divertir e se apaixonar ainda mais por esse destino fluminense.

    Compre suas passagens aéreas com economia e segurança!

    Já sabe quais praias de Niterói vai incluir em seu roteiro? Então o que você está esperando para garantir suas passagens aéreas com o máximo de economia?

    Visite agora mesmo nosso site de buscas, Passagens Promo, para simular rotas, horários e datas de viagem, descobrir o momento mais barato para viajar e garantir suas passagens pelo melhor preço do mercado!

    Passagens aéreas saindo de
    Azul REC Recife JPA Joao Pessoa 04 Dez 06 Dez R$ 215 Azul JPA Joao Pessoa REC Recife 21 Jan 28 Jan R$ 215 Azul MVF Mossoro NAT Natal 25 Mai 30 Mai R$ 231 Azul IMP Imperatriz BEL Belém 04 Dez 13 Dez R$ 252 Gol CWB Curitiba CGH São Paulo 29 Nov 06 Dez R$ 252 Ver mais ofertas

    Basta digitar o trecho desejado e as datas de ida e volta. Em seguida, nossa plataforma faz uma extensa pesquisa em poucos segundos e te apresenta as promoções mais imperdíveis para o destino dos seus sonhos!

    Lembre-se de acionar o alerta de preços para receber notificações quando o trecho que você procura entrar em promoção. Siga as redes sociais do Passagens Promo para não perder nenhuma novidade!

    Curtir as praias da Cidade Sorriso sem abrir mão da economia? De Promo você pode!


    Continue sua leitura!

    Recomendado para você
    Praias de Cabo Frio: das mais tranquilas as mais badaladas!

    Praias de Cabo Frio: das mais tranquilas as mais badaladas!

    Ilha da Madeira, RJ: Uma das mais belas praias no Rio de Janeiro!

    Ilha da Madeira, RJ: Uma das mais belas praias no Rio de Janeiro!

    Conservatória, RJ: informações, mapa e pontos turísticos

    Conservatória, RJ: informações, mapa e pontos turísticos

    Pontal do Atalaia: como ir, o que fazer e dicas de viagem pela região

    Pontal do Atalaia: como ir, o que fazer e dicas de viagem pela região

    Mangaratiba, RJ: informações, o que fazer e dicas de viagem

    Mangaratiba, RJ: informações, o que fazer e dicas de viagem

    13 Lugares para tomar café da manhã no Rio de Janeiro

    13 Lugares para tomar café da manhã no Rio de Janeiro