As Praias de nudismo no Brasil existem e podem ser uma opção pra lá de diferente para curtir férias inesquecíveis.
Já imaginou aproveitar o sol e o mar e não precisar se preocupar nem com a cor da roupa que vai vestir?
Essas praias são frequentadas, no geral, por pessoas que são adeptas de um estilo de vida naturalista. Ainda assim, todos são bem vindos, desde que respeitem as regras de cada uma.
Reunimos tudo o que você precisa saber sobre as praias naturistas brasileiras, confira!
Compre passagens aéreas para destinos nacionais com os melhores preços neste link!
Índice
Praias de nudismo no Brasil: do Sul ao Nordeste
O Brasil tem cerca de 7.500 quilômetros de litoral, com os mais diferentes tipos de praias: cercada por mata atlântica, com imensas falésias coloridas, com piscinas naturais e… praias de nudismo!
Em oito praias brasileiras é possível dispensar a roupa de banho para curtir o sol e o mar, em diferentes regiões do país. Ou seja, é provável que exista uma praia naturista pertinho de você, de Sul a Nordeste do Brasil!
E fique atento: em qualquer outra praia que não esteja nesta lista a nudez pode ser considerada ato obsceno e culminar até em detenção!
Então, prepare o bloco de papel e a caneta e confira as nossas dicas para aproveitar ao máximo as praias naturistas no Brasil!
Existem praias de nudismo no Brasil?
Existem, mas são poucas!
O Brasil tem, ao todo, 2.095 praias ao longo de todo o seu litoral, o 16º maior do mundo.
Desse total, apenas oito praias permitem a prática do naturismo, ou, em outras palavras, são praias de nudismo oficiais.
São legalizadas?
Se você gosta de ficar bem à vontade e já se animou com a ideia de tomar um banho de mar como veio ao mundo, é melhor procurar os locais adequados para isso.
De acordo com o Código Penal Brasileiro, a nudez em espaços públicos pode ser considerada ato obsceno, com pena de detenção que varia de três meses a um ano ou multa.
A boa notícia é que o Brasil tem oito praias de nudismo oficiais, onde a prática é liberada. Mesmo assim, o banhista precisa se ater a regras estabelecidas e, sobretudo, deve ter bastante respeito com os demais naturistas.
Onde ficam as praias de nudismo no Brasil?
As praias de nudismo brasileiras estão espalhadas por cinco Estados, da região Sul até o Nordeste: Paraíba, Bahia, Espírito Santo, Rio Janeiro e Santa Catarina.
Algumas praias têm áreas para banhistas que ainda não superaram a timidez e preferem ficar vestidos, enquanto outras são exclusivas para naturistas.
Como essas praias são menos movimentadas que praias convencionais e ficam em locais mais isolados, a vantagem é que o banhista encontra mar limpo e paisagens quase intocadas.
Passagens nacionais com preços baixos!
Se você quer conhecer tudo sobre o estilo de vida naturista, natural e saudável, é melhor já fazer a cotação de passagens aéreas nacionais baratas!
Você pode contar com a ajuda do melhor comparador do Brasil, o Passagens Promo, para encontrar o melhor preço para a viagem dos seus sonhos.
A plataforma moderna permite a comparação dos preços das principais companhias aéreas do mercado em poucos cliques.
Além disso, o viajante pode criar alertas para receber notificações quando o trecho desejado entrar em oferta ou o preço sofrer uma alteração.
Quais são as praias de nudismo no Brasil?
O verão está chegando e você já está planejando o seu destino de férias? Então confira as melhores praias brasileiras de nudismo!
Praia de Tambaba, Conde, Paraíba
A Praia da Tambaba, na cidade de Conde, a pouco mais de 30 quilômetros de João Pessoa, na Paraíba, é a mais antiga praia de nudismo do Brasil (a prática de naturismo é liberada desde 1991) e uma das mais populares do país.
A paisagem é paradisíaca: o mar calmo e de águas calmas contrasta com imensas falésias, com mais de 20 metros de altura, enquanto formações rochosas e recifes se transformam em piscinas naturais.
Antes de reservar passagens e hotéis, fique ligado: a maior parte das pousadas da região tem infraestrutura bem simples e não oferece muitos luxos.
Um dos grandes destaques da Praia de Tambaba é a organização da praia, que foi dividida em três áreas.
Um espaço é reservado para famílias e casais, enquanto outro permite a permanência de homens desacompanhados, e em um pequeno trecho não é preciso estar nu.
Praia de Massarandupió, Entre Rios, Bahia
Na cidade de Entre Rios, na Bahia, a cerca de 90 quilômetros de Salvador, fica a Praia de Massarandupió, mais uma das praias de nudismo no Brasil.
O acesso, porém, não é dos mais fáceis: o banhista precisa caminhar por cerca de 20 minutos, em meio a dunas e coqueiros, até chegar à praia propriamente dita.
Ao todo, cerca de dois quilômetros estão disponíveis para a prática de nudismo em uma área de proteção ambiental por ser região de desova de tartarugas.
Diferentemente da Praia de Tambaba, o mar de Massarandupió tem ondas fortes, mas também é adequado para banho.
A praia fica praticamente isolada, cercada por dunas de areia branquinha e uma simpática vila de pescadores. O cenário fica completo recifes que formam piscinas naturais de água morna.
A vantagem é que, como a praia é de difícil acesso, curiosos e banhistas desavisados ficam bem longe! Além disso, o banhista pode curtir o dia de praia sossegado, com uma boa infraestrutura e acesso a bares e restaurantes.
Se você não quer tirar a roupa para curtir a praia, é melhor pensar em outro destino: o nudismo é obrigatório na Praia de Massarandupió.
Praia de Barra Seca, Linhares, Espírito Santo
A Praia de Barra Seca, em Linhares, a 120 quilômetros de Vitória (ES) tem mais de dez quilômetros de extensão, mas apenas um trecho com 200 metros é liberado para o nudismo.
Chegar até lá, porém, não é tão fácil assim: a praia fica em uma ilha, acessível apenas de barco. Na região, porém, existem algumas áreas de camping e pousadas, o que facilita a vida do viajante que deseja pernoitar por lá.
No entanto, não existem restaurantes ou bares na praia, então não se esqueça de levar suas próprias provisões.
Primeira praia de nudismo do Espírito Santo, a Praia de Barra Seca tem mar bravo e boa parte de sua vegetação preservada, garantindo o aspecto selvagem da praia.
Assim como em diversas praias de nudismo no Brasil, homens desacompanhados ficam em um espaço separado de famílias e casais.
Praia Olho de Boi, Búzios, Rio de Janeiro
A partir da Praia Brava é possível chegar até a Praia Olho de Boi, em Búzios, no Rio de Janeiro. A trilha não apresenta grande grau de dificuldade e dura entre 30 e 45 minutos.
As águas são bastante calmas e cristalinas: você vai poder nadar em meio a peixinhos coloridos, arraias e muitos outros animais marinhos, em uma praia cercada de vegetação nativa, em um cenário paradisíaco.
Se você estiver na faixa de areia ou no mar, o nudismo é obrigatório. Nas pedras, porém, é permitido o uso de peças de roupa.
Como o acesso à Praia Olho de Boi não é dos mais fáceis, não existem bares, quiosques ou restaurantes por lá, então lembre-se de levar um lanche caprichado.
Praia do Abricó, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro
A pouco mais de 30 quilômetros de Copacabana, no coração do Rio de Janeiro, existe uma praia de nudismo: a Praia do Abricó, que já esteve entre as mais populares do Brasil.
Uma das mais belas e conservadas praias da capital fluminense, a Praia do Abricó tem cerca de 850 metros de faixa de areia: tudo isso sem sujeira, sem “muvuca” e em meio a um cenário paradisíaco.
A prática de nudismo é obrigatória aos sábados, domingos e feriados.De segunda a sexta-feira, o uso de roupas é permitido, embora não recomendado.
Assim como no caso da Praia do Boi, a infraestrutura da Praia do Abricó é não existente, ou seja, não existem bares ou quiosques por lá.
Praia do Pinho, Balneário Camboriú, Santa Catarina
A primeira praia naturista do Brasil fica em Santa Catarina, mais especificamente em Balneário Camboriú: a Praia do Pinho foi liberada para o nudismo em 1986.
A areia é branca e fininha, enquanto o mar é bastante limpo, com ondas fortes, então fique atento na hora do banho de mar!
Além disso, o cenário tem vários costões de pedra para serem explorados, cobertos com mata nativa: a paisagem parece até uma pintura, com direito a mar esverdeado e areia dourada, cercados de muito verde.
Em relação a todas as praias da nossa lista, a Praia do Pinho tem a melhor infraestrutura, com vários restaurantes, estacionamento, área de camping e pousadas de qualidade.
Se você chegar até a Praia do Pinho a pé, não precisará pagar nada, mas se for de carro existe a cobrança de uma taxa de R$ 20.
Praia da Galheta, Florianópolis, Santa Catarina
Você sabia que as três praias de nudismo no sul do Brasil ficam em Santa Catarina? A próxima representante do Estado em nossa lista é a Praia da Galheta, em Florianópolis, liberada para a prática de naturismo desde 1997.
A praia fica dentro de um parque municipal e também é frequentada por surfistas. No entanto, a faixa de areia é bem extensa e proporciona alguma privacidade aos banhistas.
Para chegar até a Praia da Galheta é preciso fazer uma curta trilha a partir da Praia Mole, com duração de cerca de 10 minutos.
Ao contrário de outras praias naturistas, o nudismo é opcional. Além disso, homens desacompanhados também podem frequentar a praia, o que incentiva o clima de paquera no ar.
Pertinho da praia fica a “Trilha do Pecado”, um trecho de relevo acidentado, com muitas árvores e troncos retorcidos, utilizado como ponto de encontro para práticas sexuais em meio à natureza.
Não existe nenhum bar ou restaurante na Praia da Galheta, mas, em compensação, o banhista encontra uma das praias mais preservadas do Sul do Brasil.
Praia de Pedras Altas, Palhoça, Santa Catarina
A última das praias de nudismo no sul do Brasil é a Praia de Pedras Altas, em Palhoça, Santa Catarina, que é dividida em duas: um lado da praia é naturista e no outro é permitido usar peças de roupa.
O mar é bastante calmo e sem ondas fortes, ideal para quem viaja em família ou procura um destino relaxante para as férias.
Como a Praia de Pedras Altas fica em uma área de vegetação densa, o acesso é complicado, feito apenas por trilha. A infraestrutura é simples, mas eficiente, com estacionamento, camping, bares, restaurantes e quiosques.
Bônus: Praia Brava, Cabo Frio, Rio de Janeiro
A Praia Brava, em Cabo Frio (RJ), não é reconhecida de maneira oficial pela Federação Brasileira de Naturismo. No entanto, a prática de nudismo é bastante comum por lá.
Como a praia é bastante isolada, sendo frequentada principalmente por nudistas e surfistas, existe uma área delimitada para a prática do naturismo.
Para chegar até o local adequado é preciso enfrentar uma trilha a partir da Ilha do Japonês, mas o esforço compensa: a praia fica em um cenário paradisíaco, com águas azuis e imensos paredões de pedra.
Bônus: Ilha de Jurubá, Paraty, Rio de Janeiro
Assim como a Praia Brava, a Ilha de Jurubá, em Paraty (RJ), também não é reconhecida pela Federação Brasileira de Naturismo, mas permite a prática de nudismo.
Para chegar até a Ilha de Jurubá (ou Praia dos Pelados), é preciso pegar um barco na Praia de São Gonçalo.
A praia é bastante selvagem e com poucos quiosques, mas, em compensação, o banhista encontra uma paisagem paradisíaca, de mar calmo e cristalino, com várias piscinas naturais.
Compre sua passagem para o litoral com Passagens Promo
Agora que você já sabe tudo sobre as praias de nudismo no Brasil, está na hora de procurar passagens aéreas nacionais baratas!
Nessa tarefa, conte com o apoio do melhor comparador do mercado, o Passagens Promo.
Para encontrar o melhor preço, faça pesquisas simulando diferentes datas, horários e rotas de viagem. É possível, ainda, criar alertas para receber notificações quando o preço da passagem sofrer alguma alteração.
Viajar com economia? De Promo você pode!
Leia também: