Praias de Santa Catarina: melhores dicas para curtir a viagem

Mergulhar no mar das praias de Santa Catarina está se tornando cada vez mais um dos destinos mais cobiçados pelos turistas brasileiros e de fora do país também.

Lindas, limpas e donas de um cenário deslumbrante, as praias que formam o litoral catarinense não deixam nada a desejar para qualquer outra região litorânea do Brasil.

São 42 praias espalhadas por toda costa de Santa Catarina! É possível ficar em dúvida sobre quais são as melhores. 

De qualquer forma, pode separar aí seu filtro solar e muita disposição para conhecer a lista que preparamos. Você vai ver de perto como estão as praias de Santa Catarina e se encantar com cada uma delas.

Já comece a pesquisar os preços o quanto antes! Dê uma olhada:

Clima no Sul do Brasil

Clima de Santa Catarina
Fonte: Pxhere

Sabe aquele chocolate quente delicioso? Ou aquele vinho especial que você tanto gosta? Pode ir imaginando esses sabores todos porque é aqui, no sul do Brasil, onde você terá prazer em degustá-los.

Nesta região, o clima é subtropical, o que deixa as estações do ano bem distintas. O verão não tem muito espaço. O período de calor é curto e são as temperaturas mais frias que tomam conta da região sul do país.

A média anual da temperatura geralmente não ultrapassa os 23º. Os turistas que gostam de muito frio, podem ir ao Planalto Serrano de Santa Catarina. Lá as temperaturas ficam abaixo de zero, durante o inverno e, por muitas vezes, ocorrem geadas.

Com o inverno rigoroso sendo sua principal característica, o clima no sul do Brasil chega, em média, a -5ºC e, em algumas cidades pequenas, como São Joaquim, chega até a nevar. Mas as praias de Santa Catarina seguem lindas mesmo durante o inverno!

Embora os banhos de mar se tornem inviáveis, é uma excelente pedida caminhar pelo calçadão das praias ou mesmo admirar toda a paisagem deslumbrante que o litoral de Santa Catarina oferece.                                        

Quando viajar para Santa Catarina

Quando viajar para Santa Catarina
Fonte: Unsplash

Se você gosta do clima de inverno e todo o charme que ele traz à Santa Catarina, o ideal é que sua viagem seja feita entre os meses de junho até o fim de agosto.

Inclusive, neste período, há muitas chances de você se deparar com a neve em cidades do interior de Santa Catarina.

Mas se o inverno te dá um frio na espinha só de pensar naquele clima gelado, escolha fazer suas malas e seguir rumo à Santa Catarina durante o verão, entre os meses de dezembro e março.

Nesse período, as praias mais bonitas de Santa Catarina tornam-se os principais refúgios dos turistas.

O que o estado também tem de bom são as festas! E a mais famosa delas é a Oktoberfest, em Blumenau, que atrai milhares de turistas do mundo inteiro para o sul do Brasil.

No período de fim de ano, Santa Catarina entra como principal destino de viagem no Brasil. Isso porque, além de ser uma época encantadora devido ao clima de Natal, também é o período de início do verão.

Mapa das praias de Santa Catarina

Talvez numa única viagem à Santa Catarina seja difícil visitar todas as suas praias. Portanto, vamos listar as melhores praias do sul de Santa Catarina e as mais lindas do norte do litoral catarinense.

No Sul de Santa Catarina, temos as praias mais famosas: Campeche, Armação, Matadeiro, Pântano do Sul, Solidão e Saquinho.

Já no litoral Norte, você irá encontrar praias paradisíacas de Santa Catarina. Sendo elas: Canasvieiras, Praia Brava, Jurerê, Praia dos Ingleses, Ponta das Canas, Cachoeira do Bom Jesus, Daniela, Santinho, Sambaqui, Santo Antônio de Lisboa.

E não podemos deixar de fora as melhores praias de Santa Catarina, no Leste do litoral: Praia Mole, Praia da Galheta (única onde há nudismo), Barra da Lagoa, Praia da Joaquina, Praia Brava e Lagoinha do Leste.

Dicas para você aproveitar bem a sua viagem

Quando chegamos num estado tão lindo como Santa Catarina, ficamos tão ansiosos para conhecer os mais badalados pontos turísticos, as melhores praias de Santa Catarina, que ficamos sem saber por onde começar. Vamos te dar algumas dicas que certamente vão te ajudar.

Já pensou em fazer um passeio de barco que dure mais de 12 horas? Em Santa Catarina isso é possível!

Uma dica que não pode ficar de fora é Praia Mole. Uma das mais belas praias de Santa Catarina. Do lado esquerdo desta praia você conseguirá avistar ao longe a Praia da Galheta. Ela é a única praia de nudismo de Santa Catarina.

Para conseguir avistá-la, você terá que caminhar até as pedras. Para chegar à Praia da Galheta tem que percorrer uma trilha.

Outra dica que vai te ajudar a aproveitar a sua viagem é conhecer o Trapiche da Avenida Beira-Mar Norte. No fim da tarde, ele é o cenário perfeito para fotos magníficas por causa do pôr do sol que dá um verdadeiro espetáculo!

Ao longo da avenida será muito comum você encontrar pessoas andando em cima de patinetes elétricos. O equipamento caiu no gosto da população e, praticamente, se tornou febre entre os mais jovens.

Os patinetes são a alternativa mais rápida e que não causam danos ao meio ambiente. Vale a pena experimentar subir em um patinete elétrico e percorrer a Avenida Beira Mar curtindo as mais lindas praias de Santa Catarina.

Promoção de passagens aéreas para Santa Catarina

Passagens para visitar as Praias de Santa Catarina
Fonte: Pxhere

Quer ver de perto toda essa beleza que só Santa Catarina tem para mostrar?

Faça a cotação dos preços das passagens aéreas no nosso site Passagem Promo e não tenha mais dúvidas!  Você estará comprando as melhores passagens pelo menor preço.

Consulte nosso comparador de passagens e encontre nele a melhor opção para viajar ao sul do país e saber quais as melhores praias de Santa Catarina:

Melhores Praias em Santa Catarina

Badaladas,  tranquilas. Com bastante movimento de turistas. Com menos aglomerações de turistas, qual é a sua favorita? 

No litoral de Santa Catarina tem praias maravilhosas para todos os perfis de viajantes. Escolha aquela que mais combina com você e se joga naquele mar lindo de águas deliciosas e relaxantes.

Listamos aqui as praias mais amadas pelos locais e turistas. Depois você decide qual é a melhor praia de Santa Catarina. Então, pegue seus óculos de sol e venha com a gente!

Praia do Campeche

Praia do Campeche, Santa Catarina
Fonte: Pixabay

Quando você desembarcar no aeroporto Hercílio Luz, em Florianópolis, saiba que você estará a apenas 11 quilômetros da Praia do Campeche. Ela é uma das mais famosas praias de Santa Catarina.

Pescar na praia parece uma ideia louca? Na Praia do Campeche você pode fazer isto! É porque a Lagoinha do Leste está muito próxima dali e repleta de peixes.

Ah! Uma dica super interessante que você precisa saber é que entre os meses de julho e agosto as baleias francas aparecem na Praia do Campeche e se você tiver um pouco de sorte conseguirá avistá-las!

A Praia do Campeche tem 3,5 km de extensão e oferece aos visitantes passeios de barcos que vão da praia até a Ilha do Campeche. Vale a pena o percurso de aproximadamente 20 minutos. 

Praia Lagoinha do Leste

Quem mora em Florianópolis confessa que a Praia da Lagoinha do Leste é a mais amada por eles. A preferida dos catarinenses. Portanto, os turistas devem conhecê-la, não é mesmo?

Mas diferentemente das outras várias praias do litoral de Santa Catarina, que tem águas tranquilas e calmas, na Praia da Lagoinha do Leste o mar é mais agitado, a água é bem fria, e mesmo quem sabe nadar precisa ter muito cuidado!

Ela é uma das praias do sul de Santa Catarina, é recheada de dunas e tem uma faixa de areia bem extensa. Totalmente deserta. Tanto é que para chegar à Praia da Lagoinha do Leste só tem duas maneiras: ou de barco ou por trilha.

Os barcos saem da Praia do Pântano do Sul e o passeio dura, em média, 15 minutos. Já a trilha é longa e pode durar até 2 horas, mas a paisagem que ela oferece é incrível!

O nome dessa praia se dá devido ao riacho que forma uma lagoa próxima a areia. A lagoa não tem muita profundidade e é ideal para aquele banho refrescante.

Praia da Sepultura

Praia da Sepultura
Fonte: Pexels

Praia da Sepultura. Eis aqui uma das praias de Santa Catarina mais bela de todo litoral! Ela fica em Bombinhas e é eleita pelas famílias como reduto na alta temporada. É que nesta praia praticamente não há ondas e o mar é muito tranquilo.

As águas são super transparentes e dão um espetáculo à parte! O único inconveniente é que ela tem uma faixa de areia bem pequena, cerca de apenas 100 metros e, portanto, facilmente fica lotada.

Se quer uma dica: acorde o mais cedo que puder e vá para a Praia da Sepultura em busca do melhor lugar ao sol. Mas saiba que se você ficar bem próximo do mar logo a maré te alcança assim que ela subir.

Mas isto não chega a ser um problema. Os turistas adoram, porque mesmo assim, o mar continua calmo e lindo! 

Sepultura é um dos nomes das praias de Santa Catarina que mais chama atenção e desperta curiosidade. Então, vamos explicar o porquê dele. 

Diz a lenda que no tempo colonial houve uma batalha entre os escravos e um deles morreu e foi sepultado ali mesmo, na praia. A partir daí, acredita-se que nesta praia existe uma sepultura. O acesso até ela pode ser feito de carro ou a pé, inclusive por trilha.  

Praia da Lagoinha

Dentre todas as praias de Santa Catarina, esta tem várias particularidades e claro, é maravilhosa! Você quer sossego? Ou quer ficar longe da agitação dos turistas na alta temporada? Este é o endereço perfeito!

Ela fica no litoral Norte de Santa Catarina e é um refúgio para quem quer descansar em pleno contato com a natureza. Inclusive, há poucos serviços de restaurante por lá.

Esta belíssima praia, de mar calmo e transparente, na realidade é um estuário e por causa das águas dos rios que desembocam por ali é formada uma pequena lagoa que fica represada pelas areias.

E anote aí essa dica especial! Se você estiver em Santa Catarina no inverno, vá a Praia da Lagoinha ver os pinguins. Nessa época, eles chegam bem perto das areias.

É proibido tocar nos pinguins, mas vê-los bem de perto é uma experiência única aqui mesmo no litoral catarinense.

Praia das Laranjeiras

Praia das Laranjeiras, Santa Catarina
Fonte: Wikimedia Commons

Como o próprio nome já diz, Laranjeiras é o que não falta nessa praia. E a presença delas torna o local ainda mais lindo e com paisagens inigualáveis!

A Praia das Laranjeiras fica em Balneário Camboriú e tem inúmeras opções de restaurantes e lojinhas de artesanato. E é por causa de toda essa diversidade no comércio que esta praia está sempre lotada de turistas!

E se quer saber quais as praias mais limpas de Santa Catarina, pode ter certeza que a Praia das Laranjeiras é uma delas. E sabe como você consegue chegar à Praia das Laranjeiras? De bondinho. Isso mesmo!

Lá do alto dá para enxergar toda a extensão da praia, que é pequena, e comprovar sua beleza natural e o belíssimo tom esmeralda de suas águas.

Praia do Estaleiro

Ela fica em Porto Belo e, pode apostar, entre as praias de Santa Catarina ela é uma das mais calmas! Dona de um mar de cor esmeralda, a Praia do Estaleiro tem águas muito rasas, limpas e calmas.

O acesso a esta praia é feito por uma trilha bem pequena e segura. Se preferir, também pode acessá-la de barco. Tanto um quanto outro são excelentes opções de travessia para se chegar a este recanto encantador.  

Dê preferência para conhecer a Praia do Estaleiro logo nas primeiras horas da manhã. 

Mas lembre-se, nessa praia não há barracas e nem quiosques. Ou seja, você até pode levar sua comida. Porém, lembre-se de recolher todo o resíduo produzido. A natureza agradece!  

Pela Praia do Estaleiro a conservação e preservação do meio ambiente é assunto sério e todos se empenham muito para fiscalizar tornando a Praia do Estaleiro a praia mais linda de Santa Catarina.

Praia do Rosa

Praia do Rosa
Fonte: Pixabay

Ela é bem popular e está entre as praias de Santa Catarina mais procuradas. 

Na alta temporada fica bastante frequentada, principalmente pelos jovens que gostam de muito agito e curtição. Mas fique tranquilo. Se você não gosta de aglomerações, mas quer ir à Praia do Rosa, basta preferir ir durante o dia. 

Uma informação importante é você saber que a Praia do Rosa tem três divisões: a Rosa Norte, a Lagoa do Meio e a Rosa Sul. Vamos explicar.

A Rosa Norte é sempre a mais badalada e atrai muitos surfistas por causa de suas ondas. A Lagoa do Meio é mais buscada por famílias e tem o mar mais calmo. E na Rosa Sul você encontra excelentes restaurantes e bares.

Os ingleses consideram a Praia do Rosa como sendo um dos sete paraísos do mundo! Imagine quanta beleza essa praia tem! As águas do mar são super cristalinas e têm uma faixa de areia muito fofa de, aproximadamente, 2 km apenas.

Certamente, a Praia do Rosa é uma das melhores praias de Imbituba, em Santa Catarina.

Passagens na promoção para curtir as praias de Santa Catarina

Enfim, chegou a hora de comprar as passagens aéreas para Santa Catarina e ir curtir todas as praias do litoral catarinense. Que delícia!

Mas, calma! Não compre as passagens pagando o primeiro preço que você encontrar. Use nosso site Passagens Promo e tenha a tranquilidade de comprar as passagens aéreas pelo menor preço. 

Cadastre um alerta de preços e seja notificado por nós todas as vezes que um trecho da sua viagem tiver alteração de valor. Essa dica é muito valiosa: economizar nos custo das passagens aéreas.

Fique de olho nas nossas redes sociais, curta e compartilhe nossas dicas de viagem pelo Brasil e pelo Mundo! E lembre-se: vai viajar para conhecer as praias de Santa Catarina e não quer gastar muito? De Promo você pode! 

Recomendado para você
O que fazer em Blumenau: 10 lugares incríveis para conhecer

O que fazer em Blumenau: 10 lugares incríveis para conhecer

Cidades turísticas de Santa Catarina: conheça 13 destinos incríveis

Cidades turísticas de Santa Catarina: conheça 13 destinos incríveis

Turismo em Santa Catarina: lugares imperdíveis e dicas de viagem

Turismo em Santa Catarina: lugares imperdíveis e dicas de viagem

Passagens aéreas baratas para viajar em outubro

Passagens aéreas baratas para viajar em outubro