Praias do Ceará: Top 10 das praias mais bonitas do Ceará

Da Costa do Sol Poente até a Costa do Sol Nascente, as praias do Ceará encantam os que buscam águas limpas e de temperatura agradável, em meio a dunas de areia branquinha e falésias impressionantes.

Que tal conhecer essa joia do nordeste brasileiro? Preparamos uma lista para te ajudar a montar o seu roteiro e garantir férias inesquecíveis! Confira!

Praias do Ceará: belezas naturais 

Assim como boa parte do litoral brasileiro, a costa cearense é rica em belezas naturais e atrativos turísticos: lagoas, dunas, falésias, coqueirais e vários outros. 

O cenário perfeito para recarregar as energias e viver novas aventuras.

Se você está planejando passar suas férias no Ceará, prepare-se para encontrar um povo acolhedor e alegre, uma gastronomia rica em frutos do mar e destinos deslumbrantes. 

Prepare as malas e o protetor solar para desbravar cenários que encantam turistas brasileiros e do mundo inteiro durante todo o ano!

Qual a melhor época para visitar o Ceará?

Melhor época para ir às Praias do Ceará
Fonte: Pixabay

Você já deve ter ouvido por aí que “é verão o ano inteiro no Nordeste”. A regra, é claro, também vale para a costa cearense: o sol brilha por boa parte do ano e as temperaturas ficam nas alturas.

Se você não gosta de chuva, recomenda-se que evite viajar para o Ceará de março a maio. Março, inclusive, é o mês mais chuvoso no estado, com precipitações que chegam a um acumulado de mais de 320 mm.

Mas não se preocupe: se as águas de março podem arriscar o sucesso de suas férias, saiba que a temporada de calor absoluto e tempo seco dura a maior parte do ano. 

De junho a janeiro, você encontrará temperaturas altas e muito sol no litoral cearense, então não se esqueça de levar roupas frescas e bastante protetor solar na mala. 

Esse período também marca a temporada de ventos na famosa Jericoacoara, formando o cenário ideal para a prática de esportes como wind ou kitesurfe.

Quer evitar preços mais altos na passagem, na hospedagem e nos estabelecimentos? Então é melhor não viajar na alta temporada, nos meses de férias escolares (janeiro e julho) e durante as festas de fim de ano.

Quantas praias têm o Ceará?

O que não falta são praias bonitas no Ceará. O estado pode não ser o mais extenso do país, mas tem dezenas de praias, com opções para todo perfil de visitante.

Existem basicamente dois roteiros de praias do Ceará: a Costa do Sol Poente e a Costa do Sol Nascente. Esses dois trechos e a cidade de Fortaleza reúnem quase 100 praias!

Ou seja: se você está viajando a dois, com a família, amigos ou até sozinho, é provável que vá encontrar uma praia do jeitinho que você gosta neste lugar encantador.

    Está gostando do conteúdo?
    Receba as melhores dicas de viagens no seu e-mail!

    Fique tranquilo, não enviamos spam!

    E-mail cadastrado com sucesso!
    A partir de agora, você receberá as melhores
    dicas de viagem diretamente no seu e-mail!

    Passagens aéreas para o Ceará

    As passagens aéreas geralmente são o item mais caro de qualquer viagem. No entanto, com algum planejamento financeiro e antecedência, é possível encontrar bons preços e economizar.

    Nessa missão, a melhor alternativa para o viajante é pesquisar bastante para encontrar passagens aéreas para o Ceará com as melhores condições e os preços mais baixos.

    Entrar no site de cada companhia aérea para fazer cotações demanda tempo e trabalho, mas você pode contar com a ajuda de plataformas comparadoras nessa tarefa.

    Existem sites com diferentes ferramentas, como o Passagens Promo, um dos melhores do mercado:

    Passagens aéreas para o Ceará!
    Passagens aéreas saindo de

    Assim, você terá mais chances de encontrar preços baixos e poderá economizar um dinheirinho valioso em suas férias.

    Quais são as praias do Ceará?

    O Ceará é um estado com dezenas de opções de praias com variadas características naturais e turísticas.

    A Costa do Sol Poente se inicia pelo lado Oeste de Fortaleza e tem quase 40 praias! Esse trecho vai da praia de Iparana, no município de Caucaia, até o Pontal das Almas, na divisa com o Piauí.

    Já a Costa do Sol Nascente tem início pelo lado leste cearense, com mais de 30 praias ao longo do trecho que vai da praia de Porto das Dunas, em Aquiraz, até a praia de Manibu, na divisa com o Rio Grande do Norte.

    São diversas opções para as suas férias, e montamos uma lista para te ajudar a escolher os destinos que você não pode perder! Confira! 

    Mapa das praias do Ceará

    O Ceará é um dos estados mais encantadores do Brasil, com dezenas de praias que estão esperando por você e sua família. 

    Para te ajudar a montar o roteiro de férias, preparamos um mapa e uma lista com as melhores praias cearenses.

    É bem fácil encontrar o que fazer em Fortaleza! Agora é só escolher as preferidas e preparar as malas!

    1. Praia da Lagoinha, Paraipaba

    Gosta de praias tranquilas para relaxar e recarregar as energias? Então você não pode deixar de conhecer a Praia da Lagoinha, na cidade de Paraipaba.

    A praia tem uma larga faixa de areia dourada, perfeita para colocar o bronzeado em dia, enquanto o mar tem ondas calmas e bem baixinhas: cenário ideal para uma viagem em família.

    O local também tem uma boa infraestrutura turística, com bares, quiosques e estabelecimentos que alugam mesas, cadeiras e até equipamentos para a prática de esportes náuticos.

    2. Praia de Cumbuco, Caucaia

    Praias do Ceará: Cumbuco
    Fonte: Elissonm, via Wikimedia Commons

    A apenas 25 km de Fortaleza, na cidade de Caucaia, a Praia de Cumbuco está entre as mais procuradas por turistas que visitam o Ceará.

    A praia oferece boa infraestrutura, além de mar aberto e calmo, uma longa faixa de areia e ampla oferta de atividades turísticas, como passeios de jangada e quadriciclo.

    Como essa praia fica mais afastada do movimento de Fortaleza, você ainda deve encontrar filas menores na hora de escolher os passeios! Imperdível!

    3. Praia de Jericoacoara, Jijoca de Jericoacoara

    A praia de Jericoacoara dispensa apresentações. Um dos destinos mais badalados de todo o litoral brasileiro!

    Esse famoso santuário cearense tem tantas atrações que seriam suficientes para preencher uma temporada inteira de férias!

    Essa praia fica em Jijoca de Jericoacoara e atrai milhares de visitantes por conta de sua ampla oferta de atrações turísticas: é ideal para quem busca tranquilidade e até para quem está atrás de aventura.

    A praia tem trechos ideais para a prática de esportes náuticos, como o kitesurfe, sobretudo na região mais central. 

    E fique atento para uma dica importante: se você pretende visitar Jericoacoara, evite malas com rodinhas. 

    As ruas da cidade são de areia fofa, e você pode acabar carregando sua mala por essa charmosa vila de pescadores.

    4. Praia da Lagoa do Paraíso, Jijoca de Jericoacoara

    Praias do Ceará: Lagoa do Paraíso
    Fonte: Bart van Dorp, via Wikimedia Commons

    Essa praia também fica em Jijoca de Jericoacoara e tem um nome que faz jus à paisagem que você deve encontrar por lá. 

    A Praia da Lagoa do Paraíso é, na verdade, uma praia banhada por um lago de águas límpidas. 

    O cenário é ideal para o relaxamento: que tal se deitar em uma das redes que ficam dentro da água e curtir um momento especial?

    Se você não gosta de redes, é só optar por cadeiras de madeira, que podem ser utilizadas para garantir o bronzeado ou para um descanso sob a sombra.

    5. Praia de Mundaú, Trairi

    A tranquila Praia de Mundaú fica em Trairi, a cerca de 150 km de Fortaleza, e é considerada uma das praias mais bonitas do Ceará

    Coqueirais, dunas de areia branquinha e muito sol te esperam nesse destino, um lugar ideal para quem quer relaxar em um cenário paradisíaco.

    Apesar de ser menos procurada por turistas que outras praias da Costa do Sol Poente, a região tem uma ótima infraestrutura de barracas e restaurantes.

    6. Praia do Mangue Seco, Jijoca de Jericoacoara

    Praias do Ceará: Mangue seco
    Fonte: Pixabay

    A Praia do Mangue Seco é uma das mais selvagens do Ceará e encanta turistas com um cenário ideal para ilustrar suas fotos no Instagram.

    A paisagem é bastante árida e inóspita, com muitas árvores distribuídas pela larga faixa de areia branquinha.

    É ali que acontece o encontro do rio Guriu com o mar de águas calmas e azuis, resultando na formação de uma pequena lagoa repleta de cavalos-marinhos.

    Entre janeiro e maio é possível visitar lagoas de água doce que se formam entre as dunas. O acesso é feito por meio de passeios de buggy que podem ser contratados por agências de turismo na região.

    7. Praia de Flecheiras, Trairi

    Se você quer fugir de praias movimentadas e centros urbanos, a Praia de Flecheiras, em Trairi, é o destino ideal.

    Essa praia recebe menos turistas que outros destinos da região e encanta seus visitantes com suas formidáveis piscinas naturais que se formam na maré baixa.

    A infraestrutura da praia é muito boa, mas não espere encontrar resorts luxuosos por lá: o forte da região são as aconchegantes pousadas à beira mar, cenário ideal para relaxar.

    8. Praia de Morro Branco, Beberibe

    Praia do Morro Branco
    Fonte: Piqsels

    A Praia do Morro Branco fica a aproximadamente 83 km de Fortaleza, no município de Beberibe. A região é famosa pelas falésias de areia branquinha que recortam a paisagem.

    Por lá, é possível visitar o incrível labirinto de falésias, conhecido por belezas únicas na região.

    Como a Praia de Morro Branco tem uma grande diversidade de colorações de areias, é famoso na região o artesanato com a técnica de silicografia, ou seja, desenhos feitos com areias coloridas.

    9. Praia de Canoa Quebrada, Aracati

    Canoa Quebrada é uma das praias mais famosas de todo o Brasil, e não deve ficar de fora do seu roteiro de viagem pelas praias do Ceará. 

    O cenário é recortado por falésias vermelhas, verdadeiras muralhas naturais que encantam os turistas.

    Durante o verão, a Praia de Canoa Quebrada se torna o “point” da região, com festas e luaus organizados por barracas e restaurantes. Se você busca agito, não pode deixar de conhecer essa praia.

    10. Praia das Fontes, Beberibe

    A Praia das Fontes, em Beberibe, é o destino ideal para quem está curtindo férias em família. 

    A região é rica em belezas naturais, e leva esse nome por conta das bicas de água doce distribuídas pelo cenário de praias paradisíacas.

    Você pode, por exemplo, desfrutar de um passeio de buggy pela região e explorar suas várias dunas, falésias e grutas.

    Afinal, quais as praias mais bonitas do Ceará?

    Praias mais bonitas do Ceará
    Fonte: Piqsels

    O Ceará tem mais de 500 km de um litoral riquíssimo em belezas naturais. Dessa forma, é difícil apontar qual seria a praia mais bela entre tantos destinos imperdíveis. Nossa dica para você curtir toda a região, é alugar um carro para facilitar o transporte entre praias.

    Algumas das praias têm fama mundial por sua beleza, como a impressionante Jericoacoara ou a agitada Canoa Quebrada. 

    Outras, menos badaladas e mais selvagens, não ficam para trás, como a Praia de Flecheiras e a Praia do Mangue Seco.

    Seja lá qual destino você preferir, por todo o estado você deve encontrar águas de temperatura agradável, além de areia branquinha, dunas e falésias de várias cores e alturas. 

    Quais são as melhores praias do Ceará para lua de mel?

    O litoral cearense é um destino apaixonante. Mais ainda se você estiver curtindo sua lua de mel ao lado da pessoa amada. 

    Em várias praias da região você encontrará bagalôs para hospedagem, o cenário romântico perfeito para uma viagem inesquecível. 

    Entre os melhores destinos para uma lua de mel incrível no Ceará está a apaixonante Praia do Cumbuco, menos badalada e pertinho de Fortaleza, com uma ótima infraestrutura.

    O cenário único da Praia do Morro Branco também é famoso entre casais em lua de mel: que tal curtir um passeio romântico pelas falésias inconfundíveis da região?

    Caso você busque uma maior variedade de atrações turísticas, Fortaleza é uma boa opção. 

    São mais de 34 km de orla, com dezenas de praias com as mais variadas características, além da infraestrutura que apenas uma capital pode oferecer.

    Cotação passagens aéreas para o Ceará

    Agora que você já está por dentro de tudo o que precisa saber para curtir suas férias pelas praias do Ceará, é hora de se planejar, montar o seu roteiro e preparar as suas malas.

    Uma boa dica é cadastrar sua rota e a data da viagem em plataformas comparadoras e criar alertas de preços para encontrar preços mais baixos em passagens aéreas.

    No Passagens Promo você encontra os melhores preços de passagens aéreas para garantir a economia e não ter que se preocupar com mais nada além de curtir uma viagem inesquecível.

    Passagens em promoção para o Ceará!
    Passagens aéreas saindo de
    Azul BEL Belém FOR Fortaleza 06 Mar 13 Mar R$ 245 Latam Brasil BSB Brasília FOR Fortaleza 12 Jan 12 Jan R$ 265 Latam Brasil BSB Brasília FOR Fortaleza 26 Mai 09 Jun R$ 270 Latam Brasil BSB Brasília FOR Fortaleza 27 Mai 10 Jun R$ 270 Latam Brasil GRU São Paulo FOR Fortaleza 04 Mar 09 Mar R$ 293 Latam Brasil GRU São Paulo FOR Fortaleza 10 Mar 10 Abr R$ 293 Ver mais ofertas

    Aproveite suas férias com muita economia. De Promo você pode!

    Curtiu as praias do Ceará? Veja ainda mais destinos em território brasileiro:

    Recomendado para você
    Praias de Jericoacoara: 7 destinos incríveis para conhecer

    Praias de Jericoacoara: 7 destinos incríveis para conhecer