Praias do Piauí: veja as melhores e mais indicadas pra visitar e curtir!

Se você ainda tem dúvidas de que tamanho não é documento, talvez as praias do Piauí ajudem a mudar a sua ideia.

Espremidas no menor trecho de litoral do Brasil, as praias piauienses surpreendem em beleza e infraestrutura, não deixando a desejar em relação às vizinhas famosas, como a cearense Jericoacoara.

Entre as cidades de Parnaíba, Luís Correia, Ilha Grande e Cajueiro da Praia, você encontrará areia branca, mar azul e muitas belezas naturais.

Além disso, a região tem bons restaurantes, hotéis confortáveis e tudo que você precisa para garantir seu conforto até mesmo longe de casa. Veja só!

Compre passagens aéreas com o menor preço neste link!

Praias do Piauí: destinos imperdíveis no litoral do estado!

Dunas, coqueirais, mangues, lagoas, vegetação exuberante e mar cristalino compõem a paisagem das praias do Piauí, listadas entre as mais bonitas do país.

Pouco badalado em comparação a gigantes do turismo da região, como Bahia e Maranhão, esse pequeno estado nordestino reúne condições perfeitas para a prática de esportes náuticos, especialmente aqueles que demandam bons ventos e ondas perfeitas.

Por essas e outras, não é coincidência que as areias piauienses sejam ponto de encontro entre praticantes de esportes como kitesurf e windsurf durante todo o ano.

Mas nem só de aventuras náuticas vive o menor litoral do Brasil. Ali, você também poderá conhecer cidades apaixonantes, atrações históricas e até mesmo o maior cajueiro do mundo, com mais de 200 anos de vida!

Você pode curtir a paisagem exótica da Praia da Pedra do Sal, o cenário caribenho da Praia do Coqueiro, os cavalos-marinhos da Praia de Macapá ou simplesmente relaxar na Praia de Barra Grande, uma das mais bonitas do país.

Já está morrendo de vontade de conhecer todas as belezas do litoral do Piauí? Então este é o artigo sob medida para você!

Montamos um guia com as melhores praias e dicas para te ajudar a aproveitar sua viagem o máximo possível, veja só!

Onde fica o Piauí?

Onde fica o Piauí?
Fonte: Pixabay

Quer incluir as praias do Piauí em seu roteiro de viagem pelo Nordeste? Pode ser mais fácil do que você imagina!

O Piauí fica ao norte da região Nordeste, no “alto” do mapa brasileiro, onde o litoral deixa de ser dividido entre norte-sul, passando à orientação leste-oeste.

O estado não está entre os menores do Brasil, mas possui apenas uma estreita saída para o mar: um trecho de 66 km entre o Maranhão e o Ceará.

Se você estiver saindo de Teresina para curtir as praias piauienses, precisará superar uma distância de 280 km em linha reta ou mais de 350 km pela rodovia BR-343 para chegar ao litoral.

No entanto, o viajante não precisa voar até a capital do Piauí para visitar as praias do estado: os aeroportos de Parnaíba, Jericoacoara, Fortaleza e São Luís ficam mais próximos dos destinos litorâneos piauienses.

Tem praia no estado do Piauí?

A capital piauiense, Teresina, é a única capital nordestina que não tem praia, mas não se preocupe, pois o Piauí tem praia, sim!

As praias do menor litoral de todo o Brasil ficam praticamente espremidas entre os Lençóis Maranhenses (MA) e a vila de Jericoacoara (CE), situadas em apenas quatro cidades: Parnaíba, Luís Correia, Ilha Grande e Cajueiro da Praia.

Mapa das praias do Piauí

O litoral piauiense pode até ser pequeno, mas não menospreze a importância do planejamento de viagem. 

Com um bom roteiro em mãos, vai ficar mais fácil antecipar despesas e programar seus passeios.

Para te ajudar, destacamos o mapa das praias do Piauí, confira!

Quantas praias tem no Piauí?

Quer descobrir quais são as praias do litoral piauiense para montar o seu roteiro de viagem? 

São apenas 17, mas não se preocupe, pois mesmo em um litoral tão pequeno você conseguirá encontrar praias de todos os jeitos!

Tem praia deserta, praia urbana, praia selvagem, praia com calçadão, praia com foz de rio e muito mais! São elas:

Onde encontrar passagem de avião pro Piauí?

Você sabia que é possível conhecer todas as praias do Piauí ou de qualquer outro lugar sem abrir mão da economia? Basta comprar suas passagens aéreas no Passagens Promo, referência nacional em passagens baratas!

O viajante consegue fazer uma boa pesquisa em poucos minutos graças à interface moderna e segura de usar do Passagens Promo.

Para isso, basta digitar as cidades de origem e destino, selecionar as datas da viagem, e pronto. É só escolher qual a melhor opção para o seu bolso!

Não deixe de utilizar as ferramentas gratuitas do Passagens Promo para potencializar sua busca, como o alerta de preços e a aba de economia nos próximos dias, que te mostra o momento mais barato para embarcar!

passagens-promo
Passagens aéreas saindo de

Melhores praias do Piauí

Prepare o bloquinho de anotações, porque chegou a hora de descobrir todas as belezas que esperam por você no menor litoral brasileiro.

Avisamos desde já que você poderá escolher entre as praias mais bonitas do Nordeste para explorar durante a sua estadia.

Confira as melhores praias do Piauí!

Praia de Atalaia

Praia de Atalaia
Fonte: Codevasf / Wikimedia Commons / CC BY 2.0

Fica na cidade de Luís Correia, a cerca de 350 km de Teresina, a excelente Praia de Atalaia, também conhecida como Praia da Amarração.

Um dos principais cartões-postais do litoral piauiense, a praia é bastante urbanizada e atende bem os banhistas que fazem questão de bares, restaurantes, hotéis e barracas de praia por perto.

A praia se destaca pela acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida: uma passarela moderna sobre o mar possibilita que cadeirantes possam se refrescar sem dificuldades!

Além disso, Atalaia é um raro exemplo de praia que agrada a todos os públicos.

Afinal, durante a alta temporada e aos fins de semana, a faixa de areia fica cheia e animada, mas em dias úteis você pode ter a praia inteira só para você, pois o movimento despenca!

Praia de Macapá

Você gosta de tomar banho de rio e mar? Então você deve incluir a Praia de Macapá em seu roteiro pelas praias do Piauí.

Localizada a pouco mais de 27 km do centro de Luís Correia, é na Praia de Macapá que o rio Camurupim deságua no mar, garantindo ao viajante belas paisagens e a oportunidade de tomar banho de água doce ou salgada.

A areia fina da praia, junto com o vento, forma dunas que parecem emoldurar o cenário tropical. 

Durante a maré baixa, os bancos de areia propiciam a formação de incríveis piscinas naturais de água quente e transparente, a pouco mais de 200 metros da praia.

Ali também vivem grandes colônias de cavalos-marinhos, espécie ameaçada de extinção que encontra proteção em Macapá: uma oportunidade ímpar para aprender mais sobre esses belos animais!

A praia abriga, ainda, uma pequena vila de pescadores que oferece algumas poucas opções de hospedagem e restaurantes simples, que servem saborosos pratos típicos da gastronomia local, especialmente à base de frutos do mar.

Praia do Coqueiro

A Praia do Coqueiro é uma das poucas praias do Piauí em que você vai encontrar mais piauienses do que turistas de outros estados.

A praia leva esse nome por conta de um extenso coqueiral que enfeita seu litoral e garante sombra fresca a qualquer hora do dia.

Situada a pouco mais de 10 km do centro de Luís Correia, a Vila do Coqueiro é uma boa opção de hospedagem para quem prefere ficar em uma região mais rústica, no estilo “pé-na-areia”, mas não muito distante da infraestrutura de serviços do centro.

Neste ponto do litoral é comum a formação de piscinas naturais durante a maré baixa, mas não se preocupe, pois ali você encontrará mar calmo e água morna independentemente da maré.

Praia do Arrombado

Praia do Arrombado
Fonte: Leroc / Wikimedia Commons / CC BY-SA 3.0

Mais uma das boas praias de Luís Correia, a Praia do Arrombado é o endereço de um dos principais símbolos do Piauí: a Árvore Penteada, um tamarindeiro gigantesco com o caule entortado graças à ação dos ventos na região.

Entre os meses de fevereiro e abril, é nesta região que milhares de tartarugas-de-pente desovam, garantindo um verdadeiro espetáculo da natureza para os banhistas.

Quem curte esportes náuticos também acaba se apaixonando pela Praia do Arrombado, pois os ventos fortes garantem ondas perfeitas durante todo o ano, fazendo a alegria de surfistas e praticantes de windsurf ou kitesurf.

Além disso, a praia é praticamente deserta, especialmente fora da alta temporada: você não encontrará muitas construções nos arredores e poderá curtir uma experiência de imersão na natureza bastante exclusiva!

Só tome cuidado ao caminhar entre as dunas da Praia do Arrombado, pois alguns pontos têm areia movediça!

Praia do Itaqui

Considerada uma das praias do Piauí mais bonitas, a Praia do Itaqui até parece um oásis em meio às dunas de areia branca.

A paisagem local é formada por coqueiros e um farol que torna o cenário ainda mais fotogênico, sem falar nos fortes ventos que atraem a atenção de praticantes de esportes náuticos.

Os banhistas também conseguem usufruir de bares e restaurantes que oferecem atendimento na faixa de areia, garantindo mais comodidade ao dia de praia.

Em outras palavras, a praia perfeita para quem deseja fugir das multidões e relaxar!

Praia Peito de Moça

Indicada para os viajantes que gostam de praias praticamente intocadas, a Praia Peito de Moça é uma das mais desertas de todo o Piauí, perfeita para dias de descanso à beira-mar.

As águas da região são muito calmas, praticamente sem ondas, o que acaba atraindo famílias com crianças pequenas, que podem relaxar sem se preocupar com o risco de acidentes.

O nome curioso da praia se deve ao formato das dunas da região, que se assemelham ao corpo de uma mulher deitada de frente para o mar.

Praia do Pontal

Praia do Pontal
Fonte: Pixabay

Quer conhecer o lugar em que o rio Parnaíba se encontra com o mar? Então você vai se encantar pela Praia do Pontal, em Ilha Grande.

A região não dispõe de infraestrutura robusta: só vale a pena visitar o Pontal se você não faz questão de luxo no seu dia de praia e procura apenas contato com a natureza.

A estrutura modesta é compensada pela paisagem paradisíaca, com direito a mar azul-turquesa e uma ampla faixa de areia, praticamente deserta.

Carnaubinhas

Se você gosta de praias com vegetação, inclua Carnaubinhas em seu roteiro pelas melhores praias do Piauí.

A praia recebeu esse nome pelas árvores carnaúbas espalhadas ao longo da sua faixa de areia: venta tanto por ali que muitas das árvores estão parcialmente cobertas por dunas de areia, formando um cenário quase cinematográfico

Na maré baixa, a paisagem é transformada pela formação de piscinas naturais de água morna e cristalina muito agradáveis para banho.

Em contrapartida, Carnaubinhas fica relativamente distante do centro e tem acesso complicado, feito exclusivamente de 4×4 ou a pé, a partir do Carnaubinhas Praia Resort.

Por essas e outras, esta é também uma das praias mais isoladas do Piauí, perfeita para quem deseja fugir da muvuca, especialmente no verão!

Praia da Pedra do Sal

É provável que a praia mais diferente do Piauí seja a Praia da Pedra do Sal, cuja paisagem é formada por gigantescos rochedos cobertos por sal.

Há quem diga que a região é uma espécie de aeroporto para alienígenas a bordo de discos voadores, o que acaba atraindo a atenção de aficionados por ufologia.

Se os boatos são verdade, ninguém conseguiu provar até hoje. Mesmo assim, nem pense em deixar o litoral do Piauí sem conhecer a Praia da Pedra do Sal antes! Afinal, a região oferece opções de lazer para todos os públicos.

O lado “bravo” da praia é famoso pela formação de grandes ondas, perfeitas para a prática de surfe. 

Se você não tem interesse em esportes náuticos, é só ficar no lado “tranquilo” da Pedra do Sal, onde o mar praticamente não tem ondas.

Se possível, programe a sua visita para o fim de tarde, quando o pôr do sol colore o mar, deixando turistas e moradores maravilhados.

Praia de Barra Grande

Que tal conhecer o melhor lugar do Brasil para a prática de kitesurf? Esse é o caso da Praia de Barra Grande, principal atração da cidade de Cajueiro da Praia, 50 km ao leste de Parnaíba.

As condições de vento na região são perfeitas para qualquer esporte sobre as ondas. O resultado é um movimento constante de esportistas, não importa a época do ano.

Se você não pratica nenhuma dessas atividades, não se preocupe: é só curtir as piscinas naturais que se formam na maré baixa!

O viajante ainda tem a oportunidade de conhecer os trabalhos de ONG de proteção aos cavalos-marinhos, visitar a vila de pescadores de Barra Grande e curtir o pôr do sol mais bonito do Piauí!

Qual a praia mais bonita do Piauí?

Qual a praia mais bonita do Piauí?
Fonte: Pixabay

Entre todas as praias do Piauí, nenhuma é tão paradisíaca quanto a Praia do Coqueiro, capaz de fazer os banhistas mais distraídos acreditarem que estão em pleno Caribe.

Distante do centro da cidade, a praia costuma ser bem mais vazia em comparação a outras praias do estado, oferecendo uma excelente opção de lazer para os banhistas que não querem saber de agito.

Caso você queira mesmo é curtir muita animação no seu dia de praia, é melhor optar por uma praia mais urbana, como a Praia do Itaqui, que oferece várias opções de atividades náuticas e de lazer para os banhistas.

Conheça as praias do Piauí pagando pouco!

Você não precisa comprometer as suas finanças para conhecer as mais belas praias do Piauí: é só comprar suas passagens aéreas baratas em nosso site de buscas, o Passagens Promo!

Basta digitar as cidades de origem e destino, selecionar as datas de ida e volta, e pronto. Nossa plataforma te mostra as melhores ofertas para o trecho que você procura!

Não deixe de cadastrar seu e-mail no alerta de preços para não perder nenhuma promoção para o destino que você procura! 

Quer conhecer um dos litorais mais belos de todo o Brasil com economia? De Promo você pode!

passagens-promo
Passagens aéreas saindo de
LATAM GIG Rio de Janeiro THE Teresina 19 Set 23 Set R$ 1043 LATAM GIG Rio de Janeiro THE Teresina 12 Set 16 Set R$ 1043 LATAM GIG Rio de Janeiro THE Teresina 26 Set 30 Set R$ 1043 LATAM GIG Rio de Janeiro THE Teresina 29 Ago 02 Set R$ 1043 LATAM GIG Rio de Janeiro THE Teresina 05 Set 09 Set R$ 1043 Ver mais ofertas
Recomendado para você
Conheça o Nordeste nas suas férias de junho! 

Conheça o Nordeste nas suas férias de junho! 

Itacaré, Bahia: conheça a cidade e suas melhores praias!

Itacaré, Bahia: conheça a cidade e suas melhores praias!

Croa do Goré, Sergipe: o que fazer, como é e quanto custa o passeio pela região

Croa do Goré, Sergipe: o que fazer, como é e quanto custa o passeio pela região

Icaraí de Amontada: veja as principais praias, onde ficar e onde comer na cidade!

Icaraí de Amontada: veja as principais praias, onde ficar e onde comer na cidade!

Camocim, Ceará: veja as melhores praias e destinos turísticos

Camocim, Ceará: veja as melhores praias e destinos turísticos

Roteiro Nordeste: saiba tudo que precisa pra montar um bom roteiro!

Roteiro Nordeste: saiba tudo que precisa pra montar um bom roteiro!