Praias do Rio Grande do Sul: 13 opções para aproveitar o litoral

As praias do Rio Grande do Sul, embora menos cobiçadas pelos viajantes do que outros destinos da região Sul do país, são belíssimas e proporcionam experiências incríveis.

Inclusive, o litoral gaúcho é uma região muito movimentada durante o verão, principalmente, pelos nossos vizinhos argentinos e uruguaios, que buscam dias de sol, animação e belos cenários.

Vem conhecer as 13 opções mais interessantes para aproveitar a costa do sul do Brasil.

Confira passagens aéreas com até 35% de desconto neste link!

Praias do Rio Grande do Sul: confira onde estão as melhores do estado

As cidades do estado são sempre uma boa pedida em qualquer época do ano. 

No inverno, a região é perfeita para quem quer curtir o frio da serra, conhecer um pouco de história e aproveitar o clima para saborear a sua deliciosa gastronomia.

No verão, você pode apostar em um roteiro que contemple as várias praias que existem em todo o litoral gaúcho.

Se você pretende turistar pelo estado, especialmente, pelo seu litoral, prepare-se para conhecer belas praias, com ótima infraestrutura, clima agradável e também com muitas atrações de lazer.

Quantas praias tem no Rio Grande do Sul?

Quantas praias tem no Rio Grande do Sul?
Fonte: Pexels

Para montar o melhor roteiro de viagem pela costa gaúcha, nada melhor do que saber quantas praias têm no Rio Grande do Sul.

Assim, será mais fácil escolher quais serão os melhores locais para aproveitar as suas férias.

Ao todo, o litoral do estado tem 25 praias, que vão desde as mais calmas até as mais animadas e que ficam lotadas durante a alta temporada, finais de semana e feriados.

    Está gostando do conteúdo?
    Receba as melhores dicas de viagens no seu e-mail!
    Fique tranquilo, não enviamos spam!
    E-mail cadastrado com sucesso!
    A partir de agora, você receberá as melhores
    dicas de viagem diretamente no seu e-mail!

    Mapa das praias do Rio Grande do Sul

    Para elaborar um roteiro com os locais mais bonitos da costa gaúcha, é fundamental que você tenha um bom mapa das praias do Rio Grande do Sul.

    Existem várias praias no estado, divididas em mais de 620 km de litoral e que estão distribuídas em diversas cidades.

    Quer entender melhor como percorrê-las e as melhores rotas? Então dá uma olhadinha nesse mapa que elaboramos para colaborar com a sua viagem. Confira!

    Passagens aéreas nacionais: encontre com menores preços

    Para explorar cada cantinho do litoral do Rio Grande do Sul, que tal garantir passagens aéreas nacionais com os menores preços do mercado?

    No nosso site de buscas, Passagens Promo, você encontra voos baratos, já que reunimos em um só lugar as melhores ofertas e promoções das principais companhias aéreas do Brasil e do mundo. 

    Se você quer aproveitar as praias do Rio Grande do Sul com economia, basta acessar o nosso site e inserir as cidades de destino e origem, além das datas da viagem para comparar as melhores promoções do trecho escolhido.

    Outra dica é ativar o nosso alerta de preços para receber notificações em primeira mão sempre que o trecho de viagem desejado entrar em promoção. 

    E para não perder nenhuma novidade e dicas do mundo das viagens, acompanhe o Passagens Promo também nas redes sociais.

    Assim você vai ficar por dentro das principais promoções do nosso site de buscas! 

    Passagens para o Rio Grande do Norte!
    Passagens aéreas saindo de

    Quais são as praias mais bonitas do Rio Grande do Sul?

    Quer saber quais são as praias mais bonitas do Rio Grande do Sul? 

    Então, vem com a gente, pois elaboramos uma lista com os lugares mais incríveis para curtir o melhor do litoral gaúcho. Confira!

    Praia Grande, Torres

    Na cidade de Torres, a praia Grande é um verdadeiro sucesso entre turistas e também é a queridinha dos moradores locais.

    Com dois quilômetros de extensão, ela é uma das mais procuradas por surfistas, pois em alguns trechos, suas ondas são bem fortes. 

    Apesar do mar agitado, existem diversos trechos em que suas águas são mais calmas, perfeitas para o banho.

    Além das belezas naturais, sua orla dispõe de uma excelente infraestrutura, com grande oferta de bares, restaurantes, centros comerciais e diversas opções de hospedagens.

    Praia da Cal, Torres

    Praia da Cal – Torres
    Fonte: Ricardo André Frantz / Wikimedia Commons / CC BY-SA 3.0

    Nessa Praia de Torres, Rio Grande do Sul, fotos bonitas não faltarão no rolo da sua câmera, pois a praia do Cal é considerada uma das mais bonitas do litoral gaúcho.

    Cercada por paredões rochosos cobertos por vegetação, ela é um verdadeiro ponto de encontro dos surfistas, que buscam um mar bem agitado para pegar uma onda.

    Além de ser um local delicioso para pegar um bronze e curtir a paisagem, não deixe de subir até o Morro do Farol, do lado esquerdo, para contemplar a imensidão do mar azul e, se der sorte, avistar baleias nadando pela região.

    Do outro lado da praia, é possível conhecer também o Morro das Furnas, que leva o nome também de Torre do Meio. 

    O local também oferece trilhas até o topo para que os banhistas possam ter uma visão privilegiada da região.

    Praia da Guarita, Torres

    Na sua lista de praias do Rio Grande do Sul, a praia da Guarita é um espetáculo à parte e a boa notícia é que ela também fica em Torres.

    Considerada uma das mais bonitas da região, ela encanta seus visitantes por conta da grande formação rochosa que fica em suas areias e também por ter um mar calmo, perfeito para mergulhar.

    A praia da Guarita fica em um parque com o mesmo nome, onde você pode fazer trilhas até o alto dos morros para apreciar a imensidão do mar azul.

    Ilha dos Lobos, Torres

    No seu mapa das praias do Rio Grande do Sul, inclua também a Ilha dos Lobos, na cidade de Torres. 

    A ilha, tem origem vulcânica e é considerada a única ilha marítima da costa gaúcha, além de um refúgio para leões e lobos marinhos. 

    Tanto a pesca quanto o desembarque no local são proibidos. Sendo assim, só é permitido fazer passeios de barco que contornam a região. 

    O tour custa R$ 30 e dura cerca de 50 minutos. Vale a pena observar esses animais mesmo que de longe.

    Praia de Arroio do Sal

    Praia de Arroio do Sal
    Fonte: Pexels

    Localizada na cidade de mesmo nome, a praia de Arroio do Sol é uma das praias mais cobiçadas de toda a região, principalmente, entre os turistas que buscam uma dose de tranquilidade e um clima agradável.

    Na alta temporada, essa é uma das praias do Rio Grande do Sul que mais costuma receber turistas, o que tira um pouco da calmaria encontrada nas outras estações. 

    A praia de Arroio do Sal tem uma larga faixa de areia em tons dourados e ondas um pouco agitadas em alguns trechos.

    A região é perfeita para quem gosta de esportes náuticos e, claro, um delicioso banho de mar, porém, com cautela.

    Praia de Capão da Canoa

    A praia de Capão da Canoa tem seis quilômetros de extensão, um calçadão repleto de quiosques, bares e restaurantes, perfeito para os turistas que procuram agito e um clima sempre alegre.

    Por ser bem extensa, é muito procurada por viajantes que gostam de fazer caminhadas, principalmente, pela manhã e no final da tarde. Aliás, fique para o pôr do sol, pois ele é um dos mais bonitos da região

    A vantagem de conhecer a praia de Capão da Canoa é que, além de você encontrar uma ótima gastronomia ao seu redor, também existem ótimos parques infantis, que fazem a alegria da garotada. 

    Vantagens Promo tem as melhores ofertas para você economizar na sua viagem! Encontre cupons e descontos para seguro viagem, hotel, e muito mais! Clique aqui e confira.

    Praia de Imbé

    A praia de Imbé, Rio Grande do Sul, é um verdadeiro lar para os surfistas de plantão

    Cheia de ondas agitadas, o local sempre fica cheio durante os feriados, finais de semana e férias, sobretudo durante a alta temporada.

    Apesar da fama e do prestígio entre os amantes do surf, alguns trechos da região são mais calmos, e se tornam locais perfeitos para um descanso dentro das águas. 

    Mas é importante salientar que, se estiver viajando com crianças, é fundamental redobrar a atenção mesmo nas áreas mais calmas.

    Durante a noite, a badalação entra em cena nos bares e restaurantes, que ficam na orla, oferecendo uma programação musical sempre muito animada.

    Praia de Tramandaí

    Praia de Tramandaí
    Fonte: Pixabay

    Entre as principais praias do Rio Grande do Sul, a praia de Tramandaí ganha destaque nos roteiros por ter um clima alto astral e bem eclético, recebendo famílias com crianças e também jovens em busca de diversão.

    Durante o dia, ela fica bem movimentada, especialmente na alta temporada e à noite, a badalação fica por conta dos bares e restaurantes em toda a sua orla.

    Praia de Cidreira

    Considerada um dos balneários mais antigos da costa gaúcha, a praia da Cidreira é uma das praias do Rio Grande do Sul perto de Porto Alegre.

    A praia tem um clima pacato, uma extensa faixa de areia e também uma ótima infraestrutura turística, com restaurantes nas proximidades.

    O mais legal é que, além de curtir um banho de mar, é possível visitar alguns pontos turísticos nas redondezas, como o Parque das Dunas, o Farol e a estátua de Iemanjá.

    Praia da Barrinha, São Lourenço do Sul

    Já pensou em pegar uma praia de água doce no seu roteiro pelo litoral do estado? A praia da Barrinha, na cidade de São Lourenço do Sul é uma boa escolha. 

    Banhada pela Lagoa dos Patos, essa praia possui águas calmas, rodeadas por muito verde, o que torna o cenário ainda mais belo e perfeito para o descanso. 

    Para quem viaja com as crianças, essa região é uma boa opção, já que a água é limpa e rasa, perfeita para mergulhar e relaxar sem medo.

    Lagoa dos Patos, São Lourenço do Sul

    Lagoa dos Patos, São Lourenço do Sul
    Fonte: Paulo Valdivieso / Flickr / CC BY-SA 2.0

    E por falar nela, a Lagoa dos Patos, embora não seja uma das praias do Rio Grande do Sul, deve ser incluída na sua lista de atrações pelo litoral do estado.

    Com uma área extensa, a lagoa abrange parte do território de Porto Alegre até a cidade de Rio Grande, em um percurso com cerca de 300 km.

    Não deixe de conhecer o local e passar horas de tranquilidade em suas prainhas com muitas árvores, que proporcionam momentos de descanso em suas sombras. Você vai gostar!

    Praia do Cassino, Rio Grande

    A praia do Cassino, em Rio Grande, é um daqueles lugares que jamais pode ficar de fora do seu roteiro, afinal, ela já foi mencionada no livro dos recordes como a maior do mundo em termos de extensão, com 230 km.

    Considerada também o balneário marítimo mais antigo do país, a praia é um local delicioso para curtir dias de sol e calor. 

    Por ser muito ampla, ela agrada todos os tipos de turistas, já que oferece trechos mais calmos e mais agitados, perfeitos para a prática de esportes.

    A maior Praia do Rio Grande do Sul tem um mar de águas cristalinas, faixas de areias largas, além de uma boa infraestrutura, com restaurantes, quiosques e banheiros.

    Praia do Laranjal, Pelotas

    Em Pelotas, a grande sensação é a praia do Laranjal, principalmente no verão, quando ela está bem agitada. 

    Em outras épocas, sua atmosfera é calma e o ambiente se torna um ótimo lugar para descansar.

    Independentemente do período da sua viagem, a praia do Laranjal é uma ótima opção, pois tem boa estrutura, com um extenso calçadão para a prática de esportes, além de casas de temporada e hotéis à beira-mar.

    Não esqueça de comprar as passagens aéreas agora!

    Já sabe quais praias do Rio Grande do Sul pretende visitar na sua próxima viagem de férias? 

    Então, não deixe de aproveitar as nossas dicas e elaborar um roteiro cheio de belas paisagens, diversão e calor.

    Para fazer uma viagem com o máximo de economia, comece agora mesmo a fazer a sua cotação dos voos para o Rio Grande do Sul. 

    Os preços das passagens aéreas tendem a ficar mais salgados ao passo que a data de embarque se aproxima.

    Com o nosso site, Passagens Promo, você encontra as melhores oportunidades de economizar na compra das passagens aéreas e viajar com seu orçamento muito mais folgado.

    Você só precisa inserir as datas correspondentes a sua viagem e o destino que pretende visitar, em uma plataforma simples, veloz e intuitiva.

    E você ainda pode ativar o nosso alerta de preços para receber notificações sempre que o trecho escolhido entrar em promoção. 

    E não se esqueça de seguir o Passagens Promo nas outras redes sociais. Assim, você ficará por dentro de mais dicas sobre o mundo das viagens.

    Encontrar as melhores ofertas e descontos para turistar pelo Rio Grande do Sul? De Promo você pode!

    Passagens para o Rio Grande do Norte!
    Passagens aéreas saindo de
    Azul MVF Mossoro NAT Natal 25 Mai 30 Mai R$ 223 Latam Brasil FOR Fortaleza NAT Natal 03 Mai 17 Mai R$ 293 Latam Brasil FOR Fortaleza NAT Natal 20 Mai 23 Mai R$ 399 Latam Brasil FOR Fortaleza NAT Natal 21 Jan 27 Jan R$ 582 Latam Brasil GRU São Paulo NAT Natal 21 Abr 27 Abr R$ 764 Ver mais ofertas

    Continue sua leitura!

    Recomendado para você
    Cambará do Sul: veja aqui onde fica esse destino e como você pode aproveitar o turismo ao máximo!

    Cambará do Sul: veja aqui onde fica esse destino e como você pode aproveitar o turismo ao máximo!

    São Francisco de Paula, RS: onde fica, o que fazer e cidades próximas

    São Francisco de Paula, RS: onde fica, o que fazer e cidades próximas

    Santo Ângelo, RS: informações, história e pontos turísticos

    Santo Ângelo, RS: informações, história e pontos turísticos

    Pelotas, RS: veja localização, clima e dicas de viagem!

    Pelotas, RS: veja localização, clima e dicas de viagem!

    São Lourenço do Sul: informações e dicas de turismo pela cidade

    São Lourenço do Sul: informações e dicas de turismo pela cidade

    Neve no Brasil: quais são as cidades onde pode ter esse fenômeno?

    Neve no Brasil: quais são as cidades onde pode ter esse fenômeno?