Praias Governador Celso Ramos: conheça as melhores e mais populares praias e atrações

No quesito praias, Governador Celso Ramos é uma cidade muito bem representada. São dezenas de quilômetros de litoral paradisíaco, com areia branquinha, vegetação exuberante e mar cristalino, em diferentes tons de azul.

A cidade guarda um rico legado com mais de 200 anos de história, além de pousadas rústicas, bons restaurantes e paisagens sempre muito belas, com infraestrutura de ponta para receber bem seus visitantes.

Pouco badalada para turismo em comparação a outras gigantes catarinenses, como Balneário Camboriú, Florianópolis e Garopaba, essa pequena cidade pode ser um destino surpreendente e inesquecível para a sua próxima viagem. Veja só!

Confira passagens aéreas para destinos brasileiros com até 35% de desconto neste link!

Praias Governador Celso Ramos: beleza no litoral catarinense!

A cidade de Governador Celso Ramos é fruto de uma profunda mudança de cultura, que levou o município de ponto para abate de baleias a referência nacional em preservação do meio ambiente.

Os resultados são visíveis nas belas praias gancheiras, cercadas por mata atlântica preservada.

Lar de pouco menos de 15 mil habitantes, a cidade oferece um refúgio pacato e tropical a poucos minutos da capital catarinense, Florianópolis.

Tudo começou há cerca de 250 anos, quando imigrantes portugueses oriundos dos arquipélagos da Madeira e dos Açores foram atraídos pelas promessas de altos ganhos com a pesca de baleias.

A influência desses europeus pode ser percebida em todo canto, na arquitetura, na cultura e na gastronomia da cidade: um diferencial a mais para o deleite do turista.

Os viajantes que desejam conhecer as praias Governador Celso Ramos não podem se esquecer de montar um roteiro de turismo pela cidade: planejar bem a sua viagem pode significar uma economia considerável em tempo e dinheiro.

Para te ajudar nessa tarefa, criamos um guia completo, com tudo que você precisa saber sobre esse charmoso destino catarinense: quando visitar, como chegar, quais as melhores praias e outras dicas incríveis, confira!

Quando ir para Governador Celso Ramos?

Quando ir para Governador Celso Ramos?
Fonte: Pxhere / CC0

Se a sua intenção é curtir as praias Governador Celso Ramos, não existe época melhor para viajar do que o verão. 

Entre os meses de dezembro e março você poderá aproveitar ao máximo o sol e o mar, com termômetros entre 22ºC e 30ºC. 

Nesta época, um pouco de chuva é esperado, mas nada que vá atrapalhar seus dias de praia.

Além do litoral, quem viaja em fevereiro também pode aproveitar as festas mais importantes do calendário da cidade, como os festejos de Nossa Senhora dos Navegantes e dos Filhos de Iemanjá.

Após o verão, o movimento turístico volta a se intensificar apenas em julho, quando Governador Celso Ramos sedia a Festa do Divino Espírito Santo, que enche as ruas do centro de barraquinhas e procissões.

Vale a pena pontuar que a cidade fica a apenas 1 hora de Florianópolis e recebe muitos visitantes em fins de semana prolongados e feriados. 

Por isso, se você pensa em viajar em um período de movimento mais intenso, não se esqueça de fazer suas reservas de hospedagem com a devida antecedência.

Como ir para Governador Celso Ramos?

Apesar de não ter aeroporto próprio, a cidade de Governador Celso Ramos, SC, fica a apenas 62 km do Aeroporto Internacional de Florianópolis, a melhor opção de desembarque para o viajante que sai de outros estados.

Se você preferir, também é possível desembarcar no Aeroporto de Navegantes, situado a 90 km de distância.

A partir dos aeroportos, você poderá recorrer a transfer ou carro para finalizar o trajeto até Governador Celso Ramos. 

Em Florianópolis, você pode, ainda, pegar um ônibus da viação Biguaçu no terminal rodoviário até o destino final.

Quem está viajando de carro consegue acessar a cidade pela rodovia SC-410, que também leva às principais praias da península.

Como é o mar de Governador Celso Ramos?

Como é o mar de Governador Celso Ramos?
Fonte: Unsplash

Uma das principais características das praias Governador Celso Ramos é a variedade: o banhista encontra praias em diferentes estilos, para todos os gostos.

Alguns trechos do litoral são mais tranquilos, recomendados para quem está viajando em família ou com crianças pequenas. Outras partes da costa têm mar mais bravo, badalado entre surfistas.

Os viajantes ainda podem desfrutar de praias quase desertas ou bastante badaladas, com infraestrutura completa ou praticamente selvagens, perto ou longe do centro.

A temperatura da água também varia bastante a depender da época do ano: no inverno, é preciso coragem para enfrentar o mar com água a 17ºC, enquanto no verão a temperatura sobe para 26ºC.

Ou seja, tem mar para todo gosto!

Quantas praias existem em Governador Celso Ramos?

A cidade fica em uma península no meio do caminho entre Bombinhas e a capital catarinense, Florianópolis.

De acordo com a secretaria de Turismo da cidade, existem 40 praias Governador Celso Ramos: 23 delas mais próximas ao centro, com boa infraestrutura, além de outras praias menores situadas em propriedades privadas.

Passagens aéreas para Governador Celso Ramos

Você não precisa abrir mão da comodidade e da economia para curtir as praias Governador Celso Ramos! 

Com um pouco de pesquisa e antecedência é possível encontrar passagens aéreas baratas para os aeroportos de Santa Catarina!

Em nosso site de buscas, Passagens Promo, você pode simular quantas datas e rotas desejar para identificar o momento mais barato para viajar.

passagens-promo
Passagens aéreas saindo de

Basta digitar as cidades de origem e destino, incluir as datas da viagem e escolher a melhor promoção para o seu bolso!

Você ainda fica por dentro de todas as promoções para o destino dos seus sonhos se ativar o alerta de preços, que envia notificações por e-mail sempre que o trecho desejado sofre alteração de valor!

Praias Governador Celso Ramos: mapa

São tantas praias bonitas à disposição do banhista que pode ser difícil escolher quais lugares incluir em seu roteiro de viagem. 

Para facilitar a sua decisão, destacamos o mapa praias Governador Celso Ramos, veja só!

O que tem pra fazer em Governador Celso Ramos?

O que tem pra fazer em Governador Celso Ramos?
Fonte: Pexels

Nem só de praias Governador Celso Ramos vive. A cidade reúne diversas atrações que podem conquistar qualquer viajante, como construções históricas, reservas ambientais e muito mais.

Confira o que fazer em Governador Celso Ramos!

Fortaleza de Santa Cruz do Anhatomirim 

Mais importante patrimônio histórico da cidade, a Fortaleza de Santa Cruz do Anhatomirim foi construída em meados do século XVIII para proteger o litoral da cidade e de Santa Catarina de eventuais ataques estrangeiros.

A fortaleza tem localização estratégica para observação e defesa do trecho continental da Baía Norte, bem na ponta da península na qual fica a cidade.

A arquitetura do forte tem estilo colonial e inspirações renascentistas. O local já passou por grandes desafios, incluindo uma violenta batalha da Revolução Federalista, em 1894, que culminou com a morte de centenas de rebeldes.

Hoje, o edifício histórico está completamente restaurado, com boa infraestrutura para receber visitantes, incluindo restaurante, lanchonete e lojinhas de artesanato e souvenires.

Para visitar a fortaleza é necessário pegar um barco até a Ilha do Anhatomirim: a atração funciona diariamente, das 9h às 17h, com ingresso a R$ 8 (preço em junho/2021).

Igreja de Nossa Senhora da Piedade 

Uma das edificações mais antigas de Santa Catarina, a Igreja de Nossa Senhora da Piedade foi construída entre os anos de 1738 e 1745.

O templo, que tem estilo colonial português, fica bem de frente à Praia da Armação da Piedade e é considerado a primeira igreja catarinense, tombada como Patrimônio Histórico pelo Iphan.

Orla de Ganchos do Meio

O banhista encontra excelente infraestrutura nas praias da Enseada dos Ganchos, especialmente na orla da Praia de Ganchos do Meio.

A região é o ponto de partida de barcos pesqueiros e de turismo, o que garante um colorido cheio de charme à orla da cidade.

Ali, os viajantes podem desfrutar de bons bares e restaurantes, além de adquirir peixes frescos a preços camaradas.

No entanto, como a atividade de barcos é particularmente intensa na região, o mar de Ganchos do Meio não é recomendado para banho. 

Mesmo assim, vale a pena visitar a região, especialmente durante o pôr do sol, para contemplar o show de luzes do sol sobre as águas.

Reserva Biológica do Arvoredo

Reserva Biológica do Arvoredo
Fonte: Fausto Rosa / Wikimedia Commons / CC BY-SA 4.0

A Reserva Biológica do Arvoredo é uma parada obrigatória em seu roteiro por Governador Celso Ramos. 

Mais importante reserva natural da cidade, o parque protege mais de 17 mil hectares a cerca de 11 km do continente.

Para chegar até lá e praticar mergulho com cilindro ou snorkel em águas cristalinas é necessário contratar um passeio de barco no centro da cidade: várias agências oferecem o trajeto.

A reserva se estende entre as ilhas Deserta, do Arvoredo e de Galé, como um grande santuário da fauna e flora marinhas.

Vale a pena se organizar para visitar a Reserva Biológica do Arvoredo entre os meses de janeiro e maio.

Neste período, a água tem condições perfeitas de visibilidade e é possível chegar até embarcações naufragadas, como o rebocador Lili, que afundou na década de 1950.

Baía dos Golfinhos 

A Baía dos Golfinhos é um daqueles lugares capazes de conquistar a qualquer turista: mérito de centenas de golfinhos da espécie Tucuxi, também conhecidos como botos-cinza, que vivem na região.

Várias escunas oferecem passeios pela baía e chegam bem perto dos golfinhos: na baixa temporada, as chances de interação com os animais são ainda maiores!

Os golfinhos não são as únicas atrações da região. O mar é bastante calmo na área, ideal para banho ou prática de esportes náuticos, como windsurf e canoagem.

Praia de Palmas

Uma das melhores praias Governador Celso Ramos, a Praia de Palmas atinge um feito raro: é simultaneamente urbana e muito limpa, a ponto de ostentar o título de Bandeira Azul, que atesta os excelentes índices de balneabilidade da região.

A infraestrutura turística no local é impecável, com vários banheiros, rampas que facilitam o acesso de pessoas com mobilidade reduzida, bares e restaurantes.

O mar não é dos mais calmos, o que exige bastante atenção dos banhistas. Os surfistas, por sua vez, podem desfrutar de ondas praticamente perfeitas!

Praia da Armação da Piedade

Praia da Armação da Piedade
Fonte: Kelly Da Silva Ks / Wikimedia Commons / CC BY-SA 4.0

As belas paisagens litorâneas também estão presentes na Praia da Armação da Piedade, mas definitivamente não são seus únicos atrativos. 

Neste ponto da cidade, o grande destaque fica por conta do patrimônio histórico!

É nesta praia que fica a icônica Igreja de Nossa Senhora da Piedade, a mais antiga de toda Santa Catarina, além de um pequeno vilarejo antigo que abrigava matadouros de baleia e hoje ajuda a contar a rica história local.

O mar na Praia da Armação da Piedade é bastante calmo, além de ser o porto de barcos pesqueiros que colorem o horizonte. 

Em dias de visibilidade favorável é possível contemplar a orla norte de Florianópolis a partir da faixa de areia! 

Praia de Calheiros 

Recomendada para quem prefere praias mais tranquilas a lugares badalados, a Praia de Calheiros é ideal para relaxar.

O mar neste ponto do litoral é calmo, quase sem ondas, com águas limpas e quentes. A região é bastante frequentada por famílias em busca de sossego para seu dia de praia. 

A infraestrutura, porém, não é das mais completas: as únicas construções nos arredores ficam em um simpático vilarejo de pescadores.

Praia Grande

Uma das praias Governador Celso Ramos mais badaladas durante a alta temporada, a Praia Grande muda de acordo com o vento, literalmente. 

A depender da direção do vento e do nível da maré, o mar pode estar mais calmo ou mais bravo.

As belezas naturais, porém, são perenes: faça chuva, faça sol, o costão rochoso e a vegetação exuberante que cercam a faixa de areia garantem um visual paradisíaco à região.

Embora fique bastante cheia durante o verão, a praia se torna praticamente deserta nas outras épocas do ano: consequência de sua localização, mais afastada do centro da cidade.

Praia das Cordas 

Localizada a 11 km do centro de Governador Celso Ramos, a Praia das Cordas tem acesso desafiador, por meio de uma estrada não pavimentada. 

Depois de deixar o carro no estacionamento, ainda é necessário encarar uma escadaria íngreme até chegar à faixa de areia.

O esforço é recompensado por um cenário exuberante, com muitas pedras, vegetação verdejante e mar azul, com ondas perfeitas para a prática de surfe.

Praia de Ilhéus 

Para chegar até a Praia de Ilhéus, o banhista precisa percorrer uma trilha a partir da Praia de Palmas. 

No fim do caminho você encontrará águas extremamente cristalinas, em diferentes tons de verde e com muitas ondas.

A partir da faixa de areia é possível percorrer, ainda, outra trilha, desta vez rumo à igualmente paradisíaca Praia do Sissial.

Como o acesso não é tão fácil, a Praia de Ilhéus tende a ser praticamente deserta: ideal para quem gosta de contato intenso com a natureza.

Qual a praia mais bonita de Governador Celso Ramos?

Qual a praia mais bonita de Governador Celso Ramos?
Fonte: Unsplash

Entre tantas praias Governador Celso Ramos, pode ser um grande desafio eleger a mais bela de todas. 

Uma delas, porém, se destaca em relação às demais e conquista todos os visitantes, a Praia de Palmas do Arvoredo.

A faixa de areia fofa e clara se estende por 3 km diante de um mar cristalino, com águas em diferentes tons de verde e ondas consideradas perfeitas para a prática de surfe.

A infraestrutura é surpreendente, com estacionamento, banheiros, duchas, restaurantes e bares de praia que servem peixes e frutos do mar frescos e saborosos.

Para completar, a praia fica a apenas 4 km do centro: acessível até mesmo para quem não está viajando de carro!

Lembre-se que escolher a praia mais bonita de qualquer destino depende diretamente do gosto pessoal do viajante: visite o máximo de praias que puder e eleja você também a sua preferida!

Cotação de passagens para Governador Celso Ramos

Agora que você já conhece as principais atrações e praias Governador Celso Ramos, só falta garantir suas passagens aéreas para os aeroportos de Santa Catarina pelo melhor preço do mercado!

Utilize a moderna plataforma de nosso site buscador, Passagens Promo, para simular quantas datas e rotas quiser, de modo a encontrar o momento mais barato para viajar!

passagens-promo
Passagens aéreas saindo de
Gol GRU São Paulo FLN Florianópolis 10 Jun 14 Jun R$ 402 Gol GRU São Paulo FLN Florianópolis 18 Mai 23 Mai R$ 413 Gol GIG Rio de Janeiro FLN Florianópolis 25 Jun 26 Jun R$ 429 Gol GIG Rio de Janeiro FLN Florianópolis 21 Jun 24 Jun R$ 429 Gol GIG Rio de Janeiro FLN Florianópolis 11 Jun 25 Jun R$ 429 Ver mais ofertas

Não se esqueça de ativar o alerta de preços para receber notificações sempre que o trecho desejado sofrer alteração de preço e não perder nenhuma promoção para o destino dos seus sonhos!

Conhecer as belezas do litoral catarinense com economia? De Promo você pode!

Recomendado para você
Praias de Santa Catarina: melhores dicas para curtir a viagem

Praias de Santa Catarina: melhores dicas para curtir a viagem

Bombinhas, SC: confira as melhores informações para preparar sua viagem!

Bombinhas, SC: confira as melhores informações para preparar sua viagem!

Conheça detalhes sobre o Aeroporto de Navegantes

Conheça detalhes sobre o Aeroporto de Navegantes

Praia do Rosa, Santa Catarina: onde fica, o que fazer, mapa e dicas

Praia do Rosa, Santa Catarina: onde fica, o que fazer, mapa e dicas

Corupá: cachoeiras, informações, mapa e dicas de viagem

Corupá: cachoeiras, informações, mapa e dicas de viagem

Parque aquático em Santa Catarina: melhores opções no estado

Parque aquático em Santa Catarina: melhores opções no estado