Praias Guarda do Embaú: o melhor do litoral catarinense!

As praias Guarda do Embaú são um pedacinho paradisíaco de terra no qual os modos alternativos de vida de pescadores e hippies se uniram em nome da qualidade de vida.

As ruas de terra batida margeiam construções rústicas e simples, restaurantes de comida caseira e muitas pousadas, que se descortinam no horizonte para receber grandes ondas de turistas durante a alta temporada.

Para chegar até as praias rodeadas por mata atlântica e pelas águas azuis do Oceano Atlântico, o visitante não precisa apenas atravessar o pacato rio da Madre, seja a nado ou de barco: é essencial fazer um bom planejamento de viagem.

Neste artigo, você encontra todas as informações que precisa para montar o seu roteiro: localização, quando visitar, onde ficar, onde comer, as principais atrações turísticas e muito mais! Vamos lá!

Consulte as Passagens aéreas com os melhores preços neste link!

Praias Guarda do Embaú: dicas para aproveitar o destino paradisíaco!

Listada entre as mais belas praias brasileiras, a praia da Guarda do Embaú, em Santa Catarina, é um lugar exuberante nos mínimos detalhes.

As águas cristalinas contrastam com o azul intenso do céu, o branco da areia e o verde da mata nativa protegida, lar de inúmeras espécies animais e vegetais.

A pacata vila de pescadores oferece a infraestrutura que o visitante precisa para desfrutar das belezas e dos prazeres de um cenário paradisíaco por si só.

O balneário faz parte da maior unidade de conservação ambiental de Santa Catarina, o Parque Estadual da Serra do Tabuleiro, e é lar de cerca de 400 pessoas, como pescadores e artesãos.

Por essas e outras, é importante fazer um bom planejamento de viagem para conhecer a Guarda do Embaú.

Afinal, existem algumas épocas do ano mais propícias para visitar a região do que outras e garantir suas reservas com antecedência pode significar economia e comodidade.

Para te ajudar a montar seu roteiro de viagem, criamos um guia definitivo sobre a região, confira!

Por que se chama Guarda do Embaú?

Por que se chama Guarda do Embaú?
Fonte: Pexels

A praia Guarda do Embaú foi batizada com este nome por, supostamente, ser um esconderijo de tesouros ao longo dos séculos.

A inusitada “tradição” teria começado na segunda metade do século XIX, durante a Guerra dos Farrapos, quando os jesuítas deixaram ali seus bens mais preciosos. Depois, piratas teriam continuado com o hábito.

Outra lenda conta que a fama de Guarda do Embaú como esconderijo de preciosidades teria começado por acaso.

Um navio pirata teria naufragado na região e os piratas decidiram guardar seus baús de tesouro na região até conseguirem voltar para buscá-los.

É difícil apontar qual é a versão verdadeira, mas o maior tesouro da região continua intocado, no mesmo lugar de sempre: suas praias paradisíacas, de águas limpas e cristalinas!

Onde fica a Praia do Embaú?

Localizadas a 60 km de Florianópolis, as praias Guarda do Embaú, SC, pertencem ao município de Palhoça, que tem cerca de 175 mil habitantes.

O distrito fica “escondido” entre os cenários exuberantes do Parque Estadual Serra do Tabuleiro e oferece boa (embora modesta) infraestrutura, com restaurantes, pizzarias, bares, pousadas e casas de aluguel por temporada.

Mapa

“Espremidas” entre o rio da Madre e o Atlântico, as praias Guarda do Embaú ficam em uma exuberante baía com águas ideais para a prática de surfe e mergulho. 

O distrito ainda tem localização estratégica, próxima a outros destinos catarinenses imperdíveis, como Garopaba e Imbituba. Confira no mapa!

Como chegar à praia da Guarda do Embaú?

O principal aeroporto que atende a região é o de Florianópolis, localizado a 80 km de distância do distrito.

O trajeto até Guarda do Embaú a partir da capital catarinense é feito pela rodovia BR-101, em um trecho com pista dupla, em excelentes condições de rodagem e alguns pedágios pelo caminho.

Depois do trevo com destino ao município de Paulo Lopes, o motorista prossegue por um trecho de pista simples, mas com asfalto novo e muito bem siinalizado, até chegar ao destino final.

Mas não se engane: ainda falta um último percurso que deve ser feito a pé. Ou melhor, pela água!

Para chegar até as praias propriamente ditas você precisará nadar pelo rio da Madre ou pagar a partir de R$ 4 (preço em maio/2021) para cruzar o rio a barco. 

Vários condutores passam o dia a fazer a travessia de um lado para o outro, então você só precisará se molhar se quiser.

    Está gostando do conteúdo?
    Receba as melhores dicas de viagens no seu e-mail!
    Fique tranquilo, não enviamos spam!
    E-mail cadastrado com sucesso!
    A partir de agora, você receberá as melhores
    dicas de viagem diretamente no seu e-mail!

    Compre passagens com antecedência

    As passagens aéreas podem ser o item mais caro de qualquer viagem, não importa o destino. Por isso, é importante fazer uma boa pesquisa de mercado antes de comprar suas passagens para garantir sua economia!

    Mais importante ainda é comprar seus tíquetes com o máximo de antecedência possível para encontrar as melhores ofertas.

    Em nosso site de buscas, Passagens Promo, você consegue fazer uma ampla pesquisa em poucos segundos e ainda pode ser alertado assim que o trecho desejado entrar em promoção!

    Viaje de Floripa até a Guarda do Embaú!
    Passagens aéreas saindo de

    Faça quantas simulações de data e rota de viagem desejar em poucos cliques para encontrar o momento mais barato para viajar para as praias Guarda do Embaú ou qualquer outro destino. 

    Não se esqueça de seguir as redes sociais do Passagens Promo para se manter atualizado sobre promoções e novidades!

    Prainha

    Praias Guarda do Embaú: Prainha
    Fonte: Marcelo Saviski / Flickr / CC BY 2.0

    Uma das principais praias Guarda do Embaú, a Prainha é um lugar rústico, quase selvagem, onde o banhista pode desfrutar plenamente do contato com a natureza.

    Também chamada de Praia da Barra ou Praia da Gaúcha Pelada, a Prainha não abriga nenhuma construção moderna, o que significa que você não encontra restaurantes, barracas e bares de praia nos arredores.

    Justamente por essa infraestrutura precária, a praia costuma estar deserta na maior parte do tempo, até mesmo durante a alta temporada.

    A praia tem cerca de 1 km de extensão e é rodeada por costões rochosos, dunas, morros e trechos de mata atlântica.

    Os banhistas podem chegar à Prainha em 15 minutos de três maneiras: pela trilha da Pedra do Urubu, contornando o costão ou pela trilha que começa no Bar do Evori.

    Praia da Guarda do Embaú

    A principal praia do distrito, a Praia da Guarda do Embaú, em Santa Catarina, foi considerada uma das mais bonitas do Brasil em artigo do jornal britânico The Guardian, e não é difícil entender por quê.

    Uma pequena faixa de areia separa o Atlântico do rio da Madre durante a maré baixa. Quando a maré sobe, o encontro das águas doces e salgadas cria um verdadeiro espetáculo de cores e correntezas.

    Na prática, isso quer dizer que o banhista pode optar por praias de água salgada ou doce na região. 

    Além disso, graças ao fluxo do rio da Madre, a região registra ocorrência constante de ondas variáveis, motivo pelo qual é um dos principais points de surfe no Brasil.

    A Praia da Guarda do Embaú não é completamente deserta como a Prainha, mas também não tem muitas construções ao seu redor: a maior parte da infraestrutura consiste em escolinhas de surfe e algumas barracas de praia.

    Vantagens Promo tem as melhores ofertas para você economizar na sua viagem! Encontre cupons e descontos para seguro viagem, hotel, e muito mais! Clique aqui e confira.

    Praia da Pinheira

    Praias Guarda do Embaú: Praia da Pinheira
    Fonte: Larissa Fraga / Wikimedia Commons / CC BY 3.0

    Enquanto a maioria das praias Guarda do Embaú registra ondas perfeitas para prática de surfe, a Praia da Pinheira se destaca por outro motivo: a região tem mar bastante calmo, quase sem ondas, ideal para quem está viajando com crianças e idosos.

    A Pinheira também se diferencia pela excelente infraestrutura (a melhor do distrito), com restaurantes, pousadas, bares e comércio variado.

    O ponto em comum com as praias vizinhas fica por conta do cenário paradisíaco, com costões rochosos, mata atlântica e mar azul.

    Quem gosta de passeios ao ar livre pode percorrer dezenas de quilômetros em trilhas com variados graus de dificuldade, incluindo rotas que levam à Praia do Maço e a outras praias do distrito.

    Praia do Maço

    A Praia do Maço é um daqueles lugares que prova que tamanho não é documento. Embora tenha apenas 50 metros de extensão, a praia tem cenário espetacular, rodeada pelo Vale da Utopia, trechos de mata nativa, grutas e várias ilhas.

    Alguns moradores vivem na região em construções improvisadas. A única infraestrutura ali é o animado Bar do Mema, ponto de encontro entre hippies, artesãos e pescadores em busca da atmosfera de “paz e amor”.

    O que tem para fazer na Guarda do Embaú?

    O que tem para fazer na Guarda do Embaú?
    Fonte: Pexels

    Passar o dia em frente ao mar não é a única coisa que te espera nas praias Guarda do Embaú. O distrito abriga belas cachoeiras, trilhas e paisagens bucólicas dignas de cartão-postal. Veja só!

    Trilha da Pedra do Urubu

    Guarda do Embaú é um lugar no qual é possível esquecer o carro na garagem e fazer tudo a pé, sempre com uma paisagem encantadora ao seu redor.

    A trilha da Pedra do Urubu leva os visitantes até o principal mirante natural da cidade.

    O trajeto tem nível de dificuldade fácil, mas o trecho final é particularmente íngreme. 

    O visitante passa por uma bifurcação e deve se manter à esquerda (o caminho à direita leva à Prainha). Na bifurcação seguinte, por sua vez, é preciso seguir pela direita.

    A trilha leva a dois mirantes, que oferecem vista da orla, do vilarejo e das ilhas vizinhas, incluindo as praias de Garopaba e Paulo Lopes.

    Vale da Utopia

    O pacato Vale da Utopia fica entre a Prainha e a Praia do Maço, em uma região muito bonita, permeada por cavernas, grutas e pastos a perder de vista.

    O local foi batizado por um motivo inusitado: a região é habitada por hippies e artesãos que buscam um estilo de vida alternativo e vivem em cavernas do vale.

    A infraestrutura é bastante modesta na região: o visitante não encontra nenhuma construção além de uma área de camping com banheiro e bar.

    Praticar esportes radicais

    Praticar esportes radicais
    Fonte: Pexels

    Que tal aproveitar a sua estadia para praticar esportes radicais diversos, como trekking, escalada, rapel em cachoeiras com vista do mar, mountain bike, stand-up paddle e muitos outros?

    Você só precisa ficar de olho no calendário, pois a prática de qualquer esporte náutico é terminantemente proibida entre os meses de abril e junho, quando ocorre o período de pesca da tainha.

    Passeio de barco

    O passeio pelas praias Guarda do Embaú começa em um barco (na travessia do rio) e pode continuar em um barco!

    Existe uma boa oferta de passeios pelas águas da região que levam a diferentes pontos, como a Praia da Pinheira, pelo rio da Madre e muitos outros.

    Praias Guarda do Embaú: onde se hospedar?

    O viajante encontra uma oferta satisfatória de pousadas na Guarda do Embaú perto da praia, especialmente em três pontos do distrito: o centrinho, o ponto de travessia do rio e a praia principal.

    O centrinho da vila é o principal polo gastronômico do destino, com vários bares e restaurantes à disposição para o viajante. Por essas e outras, não existe lugar melhor para se hospedar no distrito.

    A desvantagem é que as diárias tendem a ser um pouco mais salgadas no centrinho em relação a outros pontos de Guarda do Embaú.

    Para economizar em estadia, pode ser melhor optar por uma das alternativas próximas à travessia do rio.

    Você pode encontrar as melhores opções de hospedagem em Palhoça ou qualquer destino do mundo no buscador ElQuarto, que reúne preços exclusivos e opções com cancelamento gratuito.

    Quando ir à Guarda do Embaú?

    Quando ir à Guarda do Embaú?
    Fonte: Unsplash

    O inverno é rigoroso na região litorânea de Santa Catarina, o que significa que pode ser uma boa ideia evitar a viagem entre os meses de junho e agosto.

    Entre setembro e novembro, por sua vez, o clima fica bastante instável no distrito, com chuva a qualquer hora do dia e longos períodos nublados.

    A alta temporada nas praias Guarda do Embaú acontece durante o verão, de dezembro a fevereiro, quando as temperaturas ficam elevadas, o sol aparece com frequência e as praias ficam lotadas.

    Os meses de abril a julho também registram temperaturas agradáveis na região, mas você não deve viajar nessa época caso a sua intenção seja praticar esportes aquáticos.

    Neste período fica proibida toda e qualquer atividade náutica, pois é a época de pesca das tainhas.

    Onde comer?

    Embora seja uma vila pequena, Guarda do Embaú tem um centrinho animado, com boas opções gastronômicas, como restaurantes, pizzarias e padarias.

    Não espere encontrar estabelecimentos muito luxuosos: ali tudo é simples e rústico, sem muito requinte. Mesmo assim será possível experimentar os melhores sabores do litoral catarinense.

    No Big Bamboo, no centrinho, você encontra ambiente aconchegante em estilo praiano, enquanto o Los Frick dispõe de um cardápio elaborado e instalações com decoração romântica.

    Gosta de petiscos e cerveja gelada? Você pode gostar do Bar do Evori ou do Bar da Praia do Maço.

    Faça as malas e compre as passagens!

    Já está morrendo de vontade de conhecer as praias Guarda do Embaú? Então garanta suas passagens aéreas pelo menor preço do mercado agora mesmo!

    Visite nosso buscador, Passagens Promo, para comparar preços e simular quantas rotas e datas de viagem quiser para encontrar o momento mais barato para viajar!

    Viaje de Floripa até a Guarda do Embaú!
    Passagens aéreas saindo de
    Azul POA Porto Alegre FLN Florianópolis 21 Out 26 Out R$ 288 Azul POA Porto Alegre FLN Florianópolis 20 Out 26 Out R$ 290 Azul POA Porto Alegre FLN Florianópolis 26 Nov 08 Dez R$ 305 Gol CGH São Paulo FLN Florianópolis 09 Mar 19 Mar R$ 305 Gol CNF Belo Horizonte FLN Florianópolis 06 Abr 13 Abr R$ 330 Ver mais ofertas

    Não se esqueça de ativar o alerta de preços para receber notificações quando o trecho desejado entrar em promoção e siga as redes sociais do Passagens Promo para se manter por dentro de todas as novidades!

    Conhecer as praias mais paradisíacas do litoral catarinense com economia? De Promo você pode!


    Continue sua leitura!

    Recomendado para você
    Praias Governador Celso Ramos: conheça as melhores e mais populares praias e atrações

    Praias Governador Celso Ramos: conheça as melhores e mais populares praias e atrações

    Corupá: cachoeiras, informações, mapa e dicas de viagem

    Corupá: cachoeiras, informações, mapa e dicas de viagem

    Parque aquático em Santa Catarina: melhores opções no estado

    Parque aquático em Santa Catarina: melhores opções no estado

    Porto Belo, SC: informações, principais atrações e dicas de viagem

    Porto Belo, SC: informações, principais atrações e dicas de viagem

    Gaspar, SC: onde fica, quando ir, o que fazer e dicas de viagem

    Gaspar, SC: onde fica, quando ir, o que fazer e dicas de viagem

    Imbituba, SC: praias, pontos turísticos, mapa e informações

    Imbituba, SC: praias, pontos turísticos, mapa e informações