Principais pratos da região Norte do Brasil: confira os mais populares!

Os pratos da região Norte do Brasil são ricos em cores, sabores e temperos. Ao viajar para esse cantinho do país, além de conhecer suas paisagens naturais e cidades históricas, mergulhar na culinária típica nortista tornará sua viagem ainda mais deliciosa.

Com uma forte influência indígena e portuguesa, boa parte das comidas típicas é composta por peixes, legumes, frutas e ervas, que dão o toque especial aos pratos.

Quer descobrir quais são os sabores que todo turista deve experimentar em uma viagem pela região norte? Então, continue lendo este artigo!

Compre passagens aéreas com o menor preço neste link!

Pratos da região Norte: o que provar em uma viagem pela região?

Os estados da região norte são donos de paisagens naturais exuberantes, florestas tropicais, lagoas de águas cristalinas, construções históricas e muito mais.

Em uma viagem de férias, mergulhar na cozinha local é uma regra, afinal, essa é uma excelente forma de conhecer novos sabores e um pouco das tradições gastronômicas dos nortistas.

A cozinha daquela região é composta de pratos com muito peixe, mandioca e doces deliciosos, como bolo de macaxeira, caju em calda, cartola e pudim de cupuaçu. 

Ficou com água na boca? Saiba que essa região tem muito mais a oferecer quando o assunto são pratos típicos!

Qual a origem da culinária da região Norte?

Qual a origem da culinária da região Norte?
Fonte: Tacacá, Carlos-Alberto-Teixeira / Wikimedia Commons / CC BY-SA 4.0

Quer entender qual a culinária da região Nordeste? Como contamos no início deste artigo, a cozinha nortista tem uma forte influência da culinária portuguesa que colonizaram algumas regiões do Norte brasileiro e dos índios que habitam esse cantinho do país.

Sem contar que a cozinha nortista também tem um toque da gastronomia dos imigrantes, vindos de diferentes regiões da América do Sul e também dos invasores ingleses, franceses e espanhóis, que trouxeram costumes culinários para o Norte do Brasil.

Por conta dos seus sete estados, é possível encontrar diferenças culturais em seus pratos, com ingredientes locais e variadas maneiras de preparar os pratos típicos da região norte do Brasil.

Que ingredientes aparecem em vários pratos da região Norte?

Além de ter um toque de seus ancestrais e colonizadores, a base da cozinha nortista são peixes de água doce, ervas aromáticas e mandioca, que tornam os pratos verdadeiras iguarias, apaixonando seus visitantes e sendo motivo de orgulho do seu povo.

Por ter a maior bacia hidrográfica do mundo, os rios amazônicos oferecem uma variedade de peixes que enriquecem pratos e são servidos das mais variadas formas, como assados, fritos, ensopados e por aí vai.

Para tornar os pratos ainda mais saborosos, as receitas da região norte ganham ainda mais sabor com raízes locais e frutos típicos da região, garantindo texturas únicas e características exóticas.

    Está gostando do conteúdo?
    Receba as melhores dicas de viagens no seu e-mail!
    Fique tranquilo, não enviamos spam!
    E-mail cadastrado com sucesso!
    A partir de agora, você receberá as melhores
    dicas de viagem diretamente no seu e-mail!

    Conheça os pratos da região Norte pagando pouco!

    Além de degustar os principais pratos da região norte, nada melhor do que viajar com economia, não é mesmo? 

    Dessa forma, é possível destinar boa parte do orçamento para experimentar tudo que a culinária nortista tem de melhor.

    Saiba que um dos itens que você consegue economizar são as passagens aéreas. No nosso site, Passagens Promo, os viajantes conseguem fazer cotações gratuitas para garantir as melhores ofertas para destinos do Brasil e do mundo.

    E a vantagem é que as buscas são simples, fáceis e intuitivas. Basta inserir as cidades de origem e destino, as datas de ida e volta para ter acesso àquelas opções que cabem no seu orçamento e que atendem às suas necessidades.

    Mas para conhecer os melhores pontos turísticos e se deliciar nos melhores pratos típicos da região norte, cadastre o seu e-mail no nosso site para receber avisos sempre que o trecho escolhido entrar em promoção.

    Passagens aéreas para visitar o Norte do Brasil!
    Passagens aéreas saindo de

    Pratos típicos da região norte do Brasil

    Pensando em uma viagem de férias regada de muito sabor? Então, confira essa lista de pratos da região Norte do Brasil que todo turista deve ter experimentar ao fazer um tour por esse cantinho do Brasil. Confira!

    Maniçoba

    Maniçoba
    Fonte: Mtur Destinos / Flickr / CC0

    Com origem indígena, o Maniçoba é um prato típico do Pará. Acredita-se que ele surgiu em aldeias de índios por conta da origem das folhas usadas no preparo do alimento.

    Na comida são usadas folhas de mandioca, que são moídas e cozidas por cerca de uma semana. Esse cuidado é importante para tirar uma substância venenosa chamada de ácido cianídrico, que existe no alimento.

    Depois deste período de cozimento, é acrescentado ingredientes como toucinho, charque, linguiça, chouriço, pé e costelas salgadas de porco, bucho, mocotó, paio e orelha. O prato é servido ainda com farinha d’água, arroz branco e pimenta de cheiro a gosto.

    Sem dúvida, esse é um dos pratos da região norte que todo turista deve experimentar em uma viagem de férias!

    Tacacá

    O Tacacá também é um prato rico em sabor com origem nas tribos indígenas que ainda habitam a região. Essa receita é, basicamente, um mingau quase líquido, servido em cuias e comercializados pelas chamadas “tacacazeiras” nas feiras de rua do Pará.

    Essa espécie de sopa é feita com tucupi, camarão seco, jambu e goma de tapioca cozida. Vale apenas experimentar!

    Pirarucu de casaca

    A história da gastronomia da região norte e rica com origem em diferentes povos e culturas. Nesse contexto, o Pirarucu de casaca é um prato carregado de tradições antigas, presente na mesa dos nortistas.

    Esse peixe é considerado um dos maiores de água doces lacustres, podendo atingir o tamanho de três metros, sendo encontrado na bacia Amazônica, em especial nas áreas de várzea.

    Além do Pirarucu, esse prato leva ainda farinha de mandioca, banana da terra bem madura, azeite, tomate, pimentão, cebola, cheiro verde, temperos, manteiga e colorau.

    Esses ingredientes compõem uma farofa que é colocada em um recipiente e, depois, são acrescentados o peixe refogado e as bananas fritas. Em algumas versões, o prato recebe ainda batata palha.

    Caldeirada de Tambaqui

    Caldeirada de Tambaqui
    Fonte: Pixabay

    Entre os pratos típicos da região norte está a Caldeirada de Tambaqui, uma espécie de ensopado que faz o maior sucesso na mesa dos nortistas e também ganha a preferência dos visitantes. 

    O peixe é um dos principais dos rios amazônicos, conhecido por ser bem carnudo e com um sabor único.

    A caldeirada de tambaqui é um prato que leva o peixe e também os mais variados ingredientes, como limão, coentro e pimenta de cheiro verde, que são cozidos por algumas horas. Normalmente, é servido com arroz e farofa.

    Mujica de peixe

    Os principais pratos típicos da região nordeste do Brasil têm como base peixes da região, como a Mujica de peixe, um prato da região amazônica, com origem indígena, sendo muito popular também no Mato Grosso.

    Em muitos lugares, essa comida é uma espécie de entradinha, sendo basicamente um caldo de peixe com diversos ingredientes, como pimentão, cheiro verde, tomate, entre outros ingredientes.

    Pato no tucupi

    O pato no tucupi é um dos mais famosos, afinal, ele é dono de um sabor singular, já que ele é cozido em um líquido extraído da raiz da mandioca brava, além do jambu, uma erva típica da região.

    Durante o preparo, o pato é cozido juntamente com o peixe tucupi e, depois de pronto, ele é servido com arroz branco e farinha d’água de mandioca.

    Açaí

    Açaí
    Fonte: Unsplash

    Para quem deseja descobrir quais são os principais pratos típicos da região norte, saiba que o Açaí é um deles, apesar de ser consumido em várias partes do Brasil como sobremesa.

    Essa fruta é usada nos pratos da região norte, principalmente no estado do Pará, que completa as mais variadas receitas.

    Nesses locais, ao invés de congelado, ele é usado fresco, sendo servido tanto no café da manhã como em outras refeições, como um acompanhamento para peixe frito. 

    Baixaria

    Além do seu nome bem engraçado, o prato chamado de Baixaria é muito apreciado no café da manhã no estado do Acre, sendo um prato típico com origem nas florestas da região.

    Considerado um dos principais pratos da região norte, essa comida é feita com farinha de milho, chamada por lá de fubá e cuscuz, além de carne moída, ovo frito, cheiro-verde, e tomate picado, servidos lado a lado.

    Para comer, a regra é misturar todos os ingredientes e nunca deixar os ingredientes arrumadinhos. Embora simples, esse prato é uma delícia.  Ao viajar para Rio Branco, vá até o Mercado do Bosque e experimente!

    Gurijuba

    Há pratos típicos da região norte que você jamais deve deixar de experimentar como o gurijuba, um peixe com coloração parda-acinzentada, que é mais facilmente encontrado no estado do Amapá.

    Na região, ele pode ser preparado de diversas formas, como cozido na manteiga, cozido no leite de coco e alho ou assado e servido com farinha de mandioca. Em muitos locais, ele também é usado para produção de hambúrguer de peixe.

    Caruru paraense

    Caruru paraense
    Fonte: Lumass / Wikimedia Commons / CC BY-SA 4.0

    O Caruru paraense é um prato delicioso feito com camarões secos e inteiros, quiabo, tempero verde que, normalmente, são a chicória e a alfavaca, além de azeite de dendê e farinha seca fina.

    Durante o preparo, os camarões e o tempero verde são fervidos. Depois é acrescentada a farinha, que juntos formam um pirão delicioso. 

    Os quiabos devem ser fervidos também e misturados com o pirão. Por último, o azeite de dendê coroa o prato com ainda mais sabor.

    Damorida

    Com origem indígena, o Damorida é um prato feito com peixe ou caças e muitas pimentas. Feito diretamente na panela massuci, essa receita é carregada de tradições dos seus ancestrais. 

    Durante o preparo, o peixe é cozido na companhia de várias pimentas, chicória, tomate, cebola e cheiro verde. Depois de pronto, ele é servido com arroz e também pirão produzido com farinha de tapioca.

    Pratos da região Norte: doces

    Agora que você já sabe quais são os pratos típicos da região norte, que tal conhecer aqueles doces tradicionais, que completam as experiências gastronômicas em grande estilo? 

    Confira os quitutes mais gostosos do Norte do Brasil!

    Bolo de macaxeira

    Ao viajar para essa região, o bolo de macaxeira é uma sobremesa que não pode faltar na sua lista. A macaxeira é uma raiz da mesma família da mandioca, que compõe boa parte dos pratos típicos do Norte.

    Normalmente, ele é servido no café da manhã ou da tarde, na companhia de um cafezinho. Uma delícia!

    Cartola

    Cartola prato doce
    Fonte: Pixabay

    O Cartola é um prato típico de Pernambuco, feito à base de queijo coalho e banana, considerada uma das receitas mais tradicionais do estado, tendo origem nas casas-grandes dos engenhos.

    O prato consiste em bananas fritas no óleo ou na manteiga, onde o queijo também é derretido da mesma forma. Em seguida, colocado em cima das bananas. Por cima, é salpicado açúcar e canela, além de levar uma calda de chocolate.

    Caju em calda

    Entre os pratos típicos da região norte do Brasil, o caju em calda também é uma verdadeira relíquia da gastronomia nortista.

    Esse prato é bem fácil de fazer, já que o caju é cozido na água com açúcar demerara até se formar um caldo consistente. Depois de pronto, ele fica saboroso e com uma textura sem igual.

    Pudim de cupuaçu

    O pudim de cupuaçu é uma das receitas da região norte apreciadas por seu povo, por ser delicioso e bem fácil de fazer. 

    O pudim de cupuaçu é bem parecido com a versão tradicional, mas ele tem uma polpa branca cremosa, que garante ainda mais sabor ao prato.

    Além de delicioso, o pudim é considerado saudável, já que o cupuaçu tem uma grande quantidade de antioxidantes que protegem contra o envelhecimento, o câncer e diferentes tipos de inflamação do organismo.

    Vantagens Promo tem as melhores ofertas para você economizar na sua viagem! Encontre cupons e descontos para seguro viagem, hotel, e muito mais! Clique aqui e confira.

    Economize na sua viagem para provar os pratos da região Norte!

    Já escolheu quais são os pratos da região Norte deseja experimentar na sua viagem de férias? Além de fazer uma lista com as comidas mais tradicionais, não deixe para a última hora a elaboração do seu roteiro e também a compra das suas passagens aéreas.

    Lembre-se que os voos mais baratos do mercado, você encontra na nossa plataforma de buscas, Passagens Promo, o site queridinho dos viajantes que desejam turistar com economia e as melhores vantagens.

    É possível fazer cotações gratuitas e ainda receber avisos, em primeira mão, das principais ofertas e novidades do mundo das viagens. Cadastre o seu e-mail na nossa plataforma para enviarmos notificações com as promoções certas para você.

    Quer viajar com economia e comodidade para os destinos mais interessantes da região norte? De Promo você pode!

    Passagens aéreas para visitar o Norte do Brasil!
    Passagens aéreas saindo de
    Latam Brasil BEL Belém MAO Manaus 21 Set 28 Set R$ 587 Latam Brasil BEL Belém MAO Manaus 29 Jul 19 Ago R$ 628 Latam Brasil BEL Belém MAO Manaus 22 Ago 16 Set R$ 666 Azul BEL Belém MAO Manaus 25 Ago 28 Ago R$ 790 Azul BEL Belém MAO Manaus 17 Ago 30 Ago R$ 790 Ver mais ofertas

    Continue sua leitura!

    Recomendado para você
    Comida típica de Portugal: conheça os pratos e sobremesas mais famosos!

    Comida típica de Portugal: conheça os pratos e sobremesas mais famosos!

    Conheça 13 típicas comidas africanas: características e influência!

    Conheça 13 típicas comidas africanas: características e influência!

    Culinária mediterrânea: confira pratos principais, sobremesas e ingredientes típicos!

    Culinária mediterrânea: confira pratos principais, sobremesas e ingredientes típicos!

    Roteiros gastronômicos: 5 destinos internacionais imperdíveis

    Roteiros gastronômicos: 5 destinos internacionais imperdíveis

    Comidas típicas de São Paulo: confira a gastronomia da capital paulista!

    Comidas típicas de São Paulo: confira a gastronomia da capital paulista!

    Comida boliviana: história, principais pratos e dicas de viagem

    Comida boliviana: história, principais pratos e dicas de viagem