Puebla, México: o que fazer em Puebla e arredores!

Os turistas que não dispensam história e uma boa gastronomia, a cidade de Puebla, México, é um destino que nunca decepciona.

Bem pertinho da Cidade do México, ela é conhecida também como Ciudad de los Angeles. Inclusive, existe uma lenda que diz que os sinos de 8 toneladas, que existem na Catedral foram instalados por anjos.

Independentemente das suas lendas, saiba que você viverá dias incríveis por lugares históricos e religiosos muito interessantes. 

Para te ajudar a montar um roteiro bem bacana, elaboramos um guia turístico com tudo que tem para fazer na cidade e nos arredores. Vamos lá?

Não deixe de pesquisar sua passagem aérea para o México no Passagens Promo e garantir as melhores ofertas.

Puebla, México: conheça uma das maiores regiões do país

Capital do estado de mesmo nome, Puebla, é considerada a 4ª maior cidade e também a mais antiga do México com quase 500 anos. Cerca de 2 milhões de pessoas vivem na região metropolitana, que é um verdadeiro reduto histórico do país.

A cidade de Puebla no México ficou famosa em 1979 quando ocorreu uma grande conferência da Igreja Católica que, posteriormente, originou movimentos ligados à Teologia da Libertação.

Durante o seu tour, você vai se deparar com dezenas templos católicos espalhados por todos os cantos, que estão entre as principais atrações turísticas. 

Mas além de fazer parte dos roteiros religiosos, Puebla também tem forte tradição na gastronomia que, inclusive, é motivo de orgulho para seus moradores.

Para quem quer conhecer as atrações nos arredores da cidade, saiba que é possível visitar o vulcão Malintzin, que tem uma altitude de mais de 2.125 acima do nível do mar, e também os vulcões Popocatépetl e Iztaccíhuatl.

Além disso, você também pode conhecer um interessante sítio arqueológico na cidade vizinha de Cholula, México, com uma pirâmide gigantesca, que está entre as maiores do mundo. 

História da cidade de Puebla

Puebla México história
Fonte: Pixabay

Fundada em 1531, Puebla foi um importante assentamento entre o município de Porto de Vera Cruz e a Cidade do México, sendo criada para ser moradia de imigrantes espanhóis, que se estabeleceram na região.

Reza a lenda que a cidade, conhecida também como a Heroica Puebla de Zaragoza, foi instituída a partir de um sonho do bispo Tlaxcala, onde ele construía uma cidade em um enorme vale com bosques e um rio.

No sonho, ele via anjos que desciam do céu para desenhar a cidade. Certo de que era uma visão divina, celebrou uma missa como agradecimento e, em seguida, encontrou o lugar que viu no sonho, local que originou o município.

Ao longo dos anos, Puebla, México, se desenvolveu e tornou-se um importante centro econômico e cultural para o país.

A cidade também é o segundo maior polo estudantil do país com importantes universidades públicas e privadas.

Mapa

Em Puebla, México, lugares turísticos para conhecer não faltarão no seu roteiro. Mas para não se perder e otimizar os seus passeios, recomendamos que você tenha um bom mapa com as principais atrações.

Para te ajudar durante a sua trip, elaboramos um guia turístico com os locais que precisam fazer parte da sua lista. Confira!

Como chegar em Puebla, México

Em Puebla, México, o aeroporto internacional da cidade fica a cerca de 20 quilômetros da região central. 

Se preferir, é possível também desembarcar no aeroporto da Cidade do México, localizada a menos de 100 quilômetros de distância.

Passagens em promoção para o México

As melhores ofertas você só encontra aqui!
Passagens aéreas saindo de
Passagens aéreas até 30% mais baratas Encontre sua promo ⇾

Viagens internacionais exigem sempre um bom planejamento financeiro; afinal, precisamos considerar todos os gastos, que envolvem desde alimentação, hospedagem, atrações, turísticas, passagens aéreas, e muito mais. 

Diante disso, se conseguirmos economizar em algum item é sempre bem-vindo, não é mesmo? Então, que tal encontrar passagens aéreas para a cidade de Puebla no México em promoção?

Na nossa plataforma buscadora, Passagens Promo, você tem acesso aos melhores descontos e promoções, além dos preços mais baixos do mercado.

Para ter acesso às opções mais vantajosas, uma dica é pesquisar por voos de segunda a sexta, pois aos finais de semana, os valores das passagens costumam estar mais altos

Outra dica é se cadastrar no nosso alerta de preços para ser notificado sempre que os valores das passagens baixarem.

O que fazer em Puebla, México?

Ao viajar para o México, você voltará com uma mala cheia de boas lembranças, muita história, belas paisagens e uma fé renovada. 

Afinal, entre as atrações mais visitadas estão as igrejas, catedrais e capelas, que contam um pouco sobre a trajetória da cidade, além de proporcionar momentos de muita reflexão.  

A cidade conta ainda com áreas de lazer e entretenimento, onde você pode passar horas de diversão e relaxamento, como o parque linear, que abriga uma impressionante roda gigante. 

Entre os pontos de interesse em Puebla, México, inclua também um tour gastronômico pelos bares, cantinas e restaurantes mais tradicionais. A cidade é conhecida como a capital mundial do Mole Poblano, um molho típico da região, que é uma delícia.

Pontos de interesse

Para explorar tudo que o destino tem de melhor, separamos aqui os lugares que fazem o maior sucesso entre os turistas. Pegue papel e caneta e não deixe de anotar todas as nossas dicas. 

Capela do Rosário

Puebla México Capela do Rosário
Fonte: Pixabay

Ao chegar na cidade, comece o seu roteiro pelo centro histórico, considerado Patrimônio Mundial da Unesco há mais de 30 anos.

Com prédios construídos em arquitetura colonial espanhola, a grande atração da região é a Capela do Rosário, uma das mais visitadas da cidade de Puebla, México.

O templo é suntuoso e pode ser visto de vários pontos, principalmente, durante à noite, quando ele fica todo iluminado.

Construída em estilo neoclássico misto, o prédio todo esculpido em ouro é um exemplo clássico da arquitetura barroca mexicana, que predomina na cidade. No interior da igreja, você ficará impressionado com os monumentos, paredes e imagens douradas, que garantem ainda mais exuberância ao lugar.

Catedral de Puebla

Assim como a Capela do Rosário, a Catedral de Puebla é um dos principais templos religiosos da cidade e a segunda maior do país. 

Com arquitetura colonial, a igreja, construída no século XVII, é a Arquidiocese Católica Romana de Puebla de los Ángeles.

Na hora de escolher o que fazer em Puebla, México, não deixe de entrar na catedral para admirar o templo por dentro, que é ainda mais impressionante do que a sua fachada. Seu interior é decorado com gesso folheado a outro e altares esculpidos em madeira.  

No local, você encontrará a Capela Del Perdón com o cenotáfio de Juan de Palafox, a lápide do bispo Pantaleón Alvarez de Abreu, religiosos importantes da Igreja Católica.

    Está gostando do conteúdo?
    Receba as melhores dicas de viagens no seu e-mail!

    Fique tranquilo, não enviamos spam!

    E-mail cadastrado com sucesso!
    A partir de agora, você receberá as melhores
    dicas de viagem diretamente no seu e-mail!

    Biblioteca Palafoxiana

    Fundada em 1646, a Biblioteca Palafoxiana é considerada  a mais antiga biblioteca pública do continente americano, pela Unesco. Não é à toa que ela é um verdadeiro tesouro histórico de Puebla, México. 

    Atualmente, seu acervo conta com mais de 45 mil manuscritos e livros do período entre os séculos XV e XX.  O enorme saguão da biblioteca possui altas prateleiras em suas paredes e uma pequena capela em cor dourada, que dá ainda mais charme ao local.

    No seu roteiro, não deixe de passar algumas horas por lá e admirar a arquitetura do antigo prédio, que é espetacular. 

    Estrella de Puebla

    Puebla México Estrella de Puebla
    Fonte: Pixabay

    A histórica Puebla não vive apenas de edifícios históricos e templos católicos. A cidade conta com muitos bares, restaurantes e opções de lazer para todos os gostos.

    Uma delas é a grandiosa Estrella de Puebla, uma roda gigante que está localizada em um enorme parque linear, que recebe muitos turistas e moradores locais, principalmente, em dias de sol e calor. 

    Inaugurada em 2013, a construção entrou para o Guinness World Record como a maior roda de observação portátil do planeta.

    A construção tem 80 metros de altura e quase 70 metros de diâmetro com mais de 50 cabines com capacidade para até oito passageiros.

    A roda gigante oferece também 4 gôndolas de luxo com assentos em couro e piso de vidro para os turistas que querem curtir a linda vista de uma forma mais sofisticada e confortável.  

    No seu tour pela cidade de Puebla, México, não deixe de incluir também um passeio pela área onde está localizada a roda gigante, repleta de espaços recreativos, bancos, cafeteria e música. Você vai adorar!

    Quantos dias ficar em Puebla?

    Se quer conhecer tudo que Puebla tem para oferecer aos seus visitantes, recomendamos que fique, pelo menos, 2 dias na cidade para fazer os passeios e conhecer as atrações de forma mais tranquila.

    Mas se quiser fazer um bate-volta a partir da Cidade do México ou de Cholula, por exemplo, saiba que é possível explorar os principais lugares turísticos em apenas um dia, claro que você precisará de mais agilidade.

    O que fazer em 1 dia em Puebla México?

    Caso você tenha apenas um dia para visitar o destino, não precisa se preocupar, pois você consegue fazer passeios bem interessantes.

    Em Puebla, México, as atrações mais imperdíveis são as igrejas, catedrais e capelas, como a Catedral Puebla e a Capela do Rosário, ambas com arquitetura belíssima. 

    Se sobrar tempo, visite também a Biblioteca Palafoxiana com milhares de livros e manuscritos, e também o Museu Amparo com peças de arte moderna. 

    Jamais vá embora de Puebla sem experimentar um prato típico a base do tradicional do Mole Poblano nos bares e restaurantes típicos, que existem aos montes por lá.

    Distância entre Cholula, Puebla e Cidade do México

    A distância entre Cholula, Puebla e a Cidade do México é bem curta. Portanto, se quiser fazer um bate-volta entre elas, saiba que é bem fácil e rápido.

    A Cidade do México é um pouco mais distante de Puebla, há cerca de 100 quilômetros, mas há várias opções de transporte.  Já o município de Cholula fica praticamente ao lado, a menos de 20 quilômetros de distância.

    Como ir da Cidade do México a Puebla?

    Puebla México como ir
    Fonte: Pixabay

    Se estiver na Cidade do México, é possível fazer o percurso de ônibus até o destino em uma viagem que dura cerca de 2h30. 

    Há veículos que partem diariamente do Terminal de Autobuses Oriente, conhecido como TAPO, que fica ao lado da estação San Lazzaro do Metrô.

    Mas se quer ter maior autonomia e independência durante a sua viagem, uma dica é alugar um carro e aproveitar para admirar as paisagens e os vilarejos que existem no caminho.

    Cholula, Puebla México

    Depois de conhecer tudo o que fazer em Puebla, México, que tal dar uma esticadinha até a cidade de Cholula, que fica bem pertinho? 

    O destino tem atrações históricas interessantes, que reservam experiências únicas aos seus visitantes.   

    Pirâmide de Tepanapa

    Puebla México pirâmide de Tapanapa
    Fonte: Pixabay

    Um dos lugares mais visitados em Cholula é a Pirâmide de Tepanapa, considerada maior que a Grande Pirâmide de Gizé, no Egito, em termos de volume.

    A construção descoberta em 1910 é bem parecida com a Pirâmide do Sol, localizada na cidade de Teotihuacan, México, considerada a terceira maior do mundo.

    Estima-se que a pirâmide de Tepanapa tenha sido construída há 2.300 anos, sendo abandonada entre os séculos 7 e 8. 

    A pirâmide, construída em homenagem ao deus Quetzalcoatl, está localizada a 55 metros acima da planície e mede 450 por 450 metros, fazendo parte do maior sítio arqueológico do ocidente.

    Quando ir?

    É possível fazer uma viagem para a cidade de Puebla, México, o ano todo, já que o destino possui atrações atemporais, ou seja, que estão abertas em todas as temporadas.

    Para muitos turistas, a melhor época para viajar para essa região do México é a primavera e o verão, que vai de março a setembro, já que os dias são ensolarados e a possibilidade de chuva é quase remonta.

    Nesse período, as temperaturas ficam entre 18 °C e 27 °C, garantindo passeios deliciosos ao ar livre e um clima agradável.

    Aproveite a promoção de passagens para Puebla

    Separamos os melhores voos para você
    Passagens aéreas saindo de
    Passagens aéreas até 30% mais baratas Encontre sua promo ⇾

    A cidade de Puebla, México, é um dos destinos mais interessantes do país com muita história para contar aos seus visitantes.

    Para encontrar os preços mais baixos de passagens áreas, concentre as suas pesquisas na nossa plataforma verificadora, Passagens Promo, que apresenta voos para o México com os melhores custos-benefícios. 

    Quer viajar gastando pouco? De Promo você pode!


    Leia também: