Quebec, Canadá: clima, onde ficar, mapa e outras curiosidades sobre a província!

A primeira impressão que a maioria dos viajantes têm ao chegar a Quebec, Canadá, é a constatação de que essa charmosa cidade de origem francesa “nasceu” para o turismo.

Tudo parece conspirar para tornar uma das maiores metrópoles canadenses em um destino apaixonante: a natureza exuberante, a excelente infraestrutura, os restaurantes e, é claro, atrações incríveis.

Se você está pensando em conhecer uma das cidades mais antigas da América do Norte, este artigo é sob medida para você. Vem conhecer tudo que você precisa para planejar sua viagem!

Compre passagens aéreas com o menor preço neste link!

Quebec, Canadá: história, cultura e diversão!

Com mais de 400 anos de história, Quebec, no Canadá, é quase uma testemunha viva da história americana, desde o período de colonização à modernidade.

Pelas ruas arborizadas e construções históricas da região, a impressão é de estar caminhando em um pedaço da Europa em plena América do Norte: reflexos das colonizações britânica e francesa na região.

Os edifícios antigos, especialmente na “Velha Quebec”, seguem muito bem preservados e hoje abrigam museus, cafés e órgãos governamentais que rendem ótimos passeios.

As atrações não ficam concentradas apenas no centro histórico. Você pode conhecer o antigo portal da cidade, o Porte St-Louis, subir as colinas para curtir a paisagem do Citadelle ou contemplar a cidade do alto do Observatoire de la Capital.

O rio São Lourenço também oferece várias opções de passeios aos visitantes: você pode se sentar às margens do rio para um agradável piquenique em dias de clima bom ou até navegar por suas águas plácidas.

Achou pouco? Ainda nem falamos das cidades da província de Quebec, como a cosmopolita Montreal e a romântica Gatineau.

Como você deve ter notado, Quebec é um destino rico em atrações turísticas e vai ser difícil ficar entediado durante a sua visita. Veja só!

Onde fica Quebec?

Onde fica Quebec?
Fonte: Pexels

A província de Quebec faz parte do chamado Canadá francês, isto é, a porção do país que recebeu colonização da França.

A região fica a sudeste do país, praticamente na divisa com os Estados Unidos ao leste, pertinho dos estados de Maine, New Hampshire, Nova York e Vermont.

É neste ponto do mapa canadense que estão alguns dos principais destinos do país, como Montreal, Quebec e Ottawa.

Mapa de Quebec, Canadá

Você vai visitar uma das maiores cidades da América do Norte e, por isso, não pode bobear na hora do planejamento de viagem. 

Confira no mapa onde fica Quebec, Canadá!

Qual é a capital do Quebec?

Você sabia que o nome Quebec, Canadá, se refere tanto a uma província quanto a uma cidade? 

A histórica Quebec City é a capital da província quebequense e uma das maiores cidades do país, com mais de meio milhão de habitantes.

A cidade é considerada uma das mais bonitas e historicamente preservadas de toda a América do Norte, além de ser um importante polo econômico regional!

Onde se localiza a cidade de Quebec?

Onde se localiza a cidade de Quebec?
Fonte: Pexels

Casa do ator William Shatner e da cantora Celine Dion, Quebec fica na margem norte do rio São Lourenço, ao sul da província homônima.

A cidade fica a 443 km da capital do Canadá, Ottawa, e a apenas 254 km de Montreal, bem próximo à divisa com os Estados Unidos. 

Falando nisso, você também estará relativamente próximo de badalados destinos dos EUA, como Nova York (837 km) e Boston (640 km).

Quais as características principais de Québec no Canadá?

A influência francesa parece falar mais alto que as heranças britânicas em Quebec, Canadá, uma cidade que caminha com certa fluidez entre os dois lados do seu histórico colonial.

Até as placas dos veículos locais remontam às origens francesas: a inscrição “Je me souviens” (ou “eu me lembro”, em bom português), ajudam a lembrar que você está em uma região que se orgulha de seu passado.

A capital não dispõe de nenhuma linha de metrô, mas não se preocupe, pois a oferta de ônibus é boa o suficiente para superar a falta de opções de transporte sobre trilhos.

Dessa forma, o turista não tem dificuldades em se deslocar pelas principais atrações locais.

Confira outras curiosidades sobre Quebec!

Quebec: clima

Se você está procurando um lugar frio como destino da sua próxima viagem, você não vai se arrepender de incluir essa antiga cidade em seus planos.

As estações do ano em Quebec, Canadá, são muito bem-definidas, mas as temperaturas são amenas e, mesmo no verão, de junho a agosto, o calor não ultrapassa os 25ºC.

É neste período, e em meados da primavera, de março a maio, que acontecem os principais eventos culturais, festivais musicais e celebrações pela província.

O inverno, então, é extremamente rigoroso, com muita neve e termômetros até -18ºC: por essas e outras, a estação mais gelada do ano é pouco indicada para quem vai visitar a região, pois os passeios ao ar livre ficam praticamente impossíveis.

Quebec: língua oficial

Quebec é uma das maiores cidades francófonas do mundo, isto é, adota o francês como idioma oficial.

No entanto, caso você não fale a língua originada na França, não se preocupe. Praticamente todo quebequense consegue se comunicar muito bem em inglês.

Promoção de passagens aéreas para Quebec, Canadá

O Aeroporto Internacional Jean Lesage, a 13 km do centro da capital, é a principal porta de entrada para quem deseja visitar Quebec, Canadá.

Embora o aeroporto não receba voos diretos do Brasil, muitas companhias aéreas operam voos para o destino com conexões em Miami, Montreal ou outras cidades norte-americanas, como Latam, Air Canada e United.

Você pode adquirir passagens aéreas a preços promocionais em nosso site de buscas, Passagens Promo, que oferece filtros e ferramentas gratuitamente para potencializar sua busca pelo menor preço!

O viajante pode pagar suas passagens em até 10 vezes no cartão de crédito e ainda tem acesso ao exclusivo alerta de preços, que não te deixa perder nenhuma promoção para o destino que você procura!

passagens-promo
Passagens aéreas saindo de
Passagens aéreas até 30% mais baratas Encontre sua promo ⇾

O que fazer em Quebec City?

Entre mirantes, construções históricas e espaços ao ar livre, chegou a hora de descobrir o que fazer em uma das cidades mais apaixonantes da América do Norte.

Confira os principais pontos turísticos de Quebec, Canadá!

Vieux-Québec

Vieux-Québec
Fonte: Tony Webster / Wikimedia Commons / CC BY-SA 2.0

A parte antiga da cidade é conhecida como Vieux-Québec, ou “Velha Quebec”, e está tombada como Patrimônio Mundial pela Unesco.

Assim como a baiana Salvador, Quebec tem seu centro histórico dividido em dois: Haute-Ville, ou Cidade Alta, e Basse-Ville, Cidade Baixa.

Você não vai precisar de muito tempo ou esforço para explorar a região a pé. Vale a pena reservar ao menos uma manhã para caminhar entre as muralhas de Vieux-Québec e descobrir suas construções mais antigas!

St. Louis Gate

O St. Louis Gate, ou Porte St. Louis, é o antigo portal da cidade de Quebec, Canadá, que fazia parte das muralhas em estilo medieval que protegiam a cidade há séculos atrás.

O portal original foi instalado em 1693 e era considerado fundamental para garantir a segurança da cidade.

Desde então, o St. Louis Gate já foi substituído duas vezes: o portal que você encontra no local hoje está lá desde 1878!

Quartier Petit Champlain

Uma das regiões mais charmosas de toda a cidade, o Quartier Petit Champlain é o lugar perfeito para quem deseja ir às compras durante a viagem.

Nesta região, especialmente ao longo da Avenida Cartier, está a maior concentração de comércio da cidade, onde é possível encontrar uma ampla variedade de produtos a preços camaradas, como artesanato, joias e muito mais.

O Quartier Petit Champlain é o principal polo comercial de Quebec desde a construção da região, em 1635, e leva o turista a uma verdadeira viagem no tempo com suas ruas de paralelepípedos e edifícios com séculos de história.

A partir dali também é possível chegar à escadaria Casse-Cou, do século XVII, que conecta as partes alta e baixa de Vieux-Québec.

Observatoire de la Capitale

Observatoire de la Capitale
Fonte: Jeangagnon / Wikimedia Commons / CC BY-SA 3.0

Quer contemplar uma vista em 360 graus de Quebec, Canadá? É melhor incluir o Observatoire de la Capital em seu roteiro pela cidade!

O mirante fica instalado no 31º andar de um dos maiores edifícios locais, a mais de 200 metros de altura, e é uma das atrações mais imperdíveis da metrópole canadense.

Além de oferecer vista do centro histórico, do Rio São Lourenço e de outros distritos da cidade, o Observatoire de la Capital abriga um pequeno museu interativo que conta a história de Quebec.

Citadelle

Em 1820, a Coroa Britânica decidiu erguer uma grande fortificação militar para garantir a segurança da próspera Quebec: a imponente Citadelle!

Hoje forte mais antigo do Canadá, a construção foi uma espécie de quartel-general das tropas britânicas para defesa da colônia e hoje é a sede do regimento real canadense.

Os visitantes podem conhecer o antigo arsenal do forte, os canhões sobre as muralhas e o impressionante Musée Royal, cujo acervo é formado por mais de 13 mil itens sobre a história militar do Canadá.

Nos meses de verão, a Citadelle também é palco de um dos mais belos espetáculos locais: a troca da guarda, que impressiona viajantes do mundo inteiro.

Para conhecer a fortaleza, é necessário adquirir ingresso no valor de 18 dólares canadenses (em novembro/2021).

Passeio pelo Rio São Lourenço

No alto de qualquer lista do que fazer em Quebec, Canadá, deve estar um passeio pelo Rio São Lourenço, tão importante que até inspirou o nome da cidade: “Kébec”, que no dialeto indígena local significa “onde o rio se estreita”.

Várias agências oferecem passeios de barco pelas águas calmas do rio, gerando uma boa oportunidade de conhecer a cidade de um ponto de vista diferente.

O boat tour é guiado e leva os visitantes até Parc de la Chute-Montmorency, de onde será possível ver, ainda que de longe, uma magnífica cachoeira, com mais de 80 metros de queda d’água.

Se você quiser conhecer a cascata bem de perto, é só percorrer a trilha principal da reserva de La Chute-Montmorency para chegar até a cachoeira!

O que fazer na Província de Quebec?

O que fazer na Província de Quebec?
Fonte: Pexels

Quebec City não é o único destino da província de Quebec que merece a sua visita. 

A região abriga algumas das principais cidades turísticas do Canadá, incluindo a famosa Montreal.

Confira o que fazer na província!

Montreal

Vizinha famosa da cidade de Quebec, Montreal é uma das maiores cidades canadenses e um destino turístico simplesmente formidável.

Você poderá conhecer as belezas do centro histórico em Vieux-Montreal, visitar os futuristas Planetarium e Centre des Sciences de Montreal ou se divertir no moderno Olympic Park, que já sediou importantes competições esportivas internacionais.

Não deixe de passear pelo belíssimo Marché Bonsecours, o antigo mercado da cidade, fundado no século XIX, e estenda sua visita até o antigo pórtico da cidade e o Oratoire Saint-Joseph, um oratório suntuoso do começo do século XX.

Gatineau

Localizada ao norte do rio Ottawa, a cidade de Gatineau é um dos principais destinos de turismo e intercâmbio do Canadá, combinando o clima de cidade interiorana à boa estrutura de uma cidade com quase 300 mil habitantes.

O município é o destino ideal para quem deseja aprender mais sobre a história do país, especialmente no Museu Canadense de História, no Parliament Hill, no Museu de Guerra Canadense e em outros museus com rico acervo.

Você ainda pode aproveitar sua visita para conhecer a impressionante Galeria Nacional do Canadá, que conta com obras-primas da arte mundial em seu acervo, incluindo quadros de Rembrandt, Chagall e Van Gogh.

Se você gosta de atividades ao ar livre, não deixe de visitar o Jacques Cartier Park, as águas calmas do Meech Lake e o preservado Gatineau Park.

Quantos dias em Quebec?

Quantos dias em Quebec?
Fonte: Pexels

Em comparação a outros destinos famosos do país, como Toronto, Vancouver e a própria Montreal, a cidade de Quebec, Canadá, não demanda muito tempo para ser explorada.

Com um roteiro bem planejado, você poderá conhecer as principais atrações locais em apenas dois ou três dias.

Para não precisar correr entre uma atração e outra, vale a pena se programar para passar ao menos quatro dias na cidade.

Intercâmbio em Quebec

Você sabia que Quebec, Canadá, é um dos principais destinos para intercâmbio no país? 

Isso acontece, sobretudo, pela oportunidade de aprender ou aprimorar dois idiomas simultaneamente: o inglês e o francês.

A cidade também permite que intercambistas trabalhem nos intervalos dos estudos, além de abrigar muitas universidades e instituições de ensino renomadas.

Como se isso tudo não bastasse, Quebec ainda se destaca pelo custo de vida inferior em comparação a outras metrópoles canadenses.

Cotação de passagens aéreas para Quebec, Canadá

Não perca tempo e comece a planejar sua viagem para Quebec, Canadá, agora mesmo, sem sair de casa. É só garantir suas passagens aéreas promocionais no Passagens Promo!

Nosso site te ajuda a encontrar as melhores promoções das principais companhias aéreas para o destino dos seus sonhos em poucos cliques e oferece o exclusivo recurso de alerta de preços para que você não perca nenhuma oferta!

Faça uma cotação gratuita para conhecer todas as belezas de Quebec sem abrir mão da economia! 

Conhecer o Canadá com toda a economia e comodidade que merece? De Promo você pode!

passagens-promo
Passagens aéreas saindo de
Passagens aéreas até 30% mais baratas Encontre sua promo ⇾
Recomendado para você
Montreal, Canadá: onde fica, qual o idioma falado, o que fazer e outras informações

Montreal, Canadá: onde fica, qual o idioma falado, o que fazer e outras informações

Toronto no Canadá: O que fazer e quais são as atrações?

Toronto no Canadá: O que fazer e quais são as atrações?

O que fazer em Vancouver: roteiro para os principais pontos turísticos

O que fazer em Vancouver: roteiro para os principais pontos turísticos

11 cidades turísticas do Canadá para conhecer

11 cidades turísticas do Canadá para conhecer

Passagens aéreas baratas para viajar em setembro

Passagens aéreas baratas para viajar em setembro