Raja Ampat: informações e dicas de turismo pelo arquipélago

Conhecido como o último paraíso da terra, Raja Ampat, é um lugar impressionante, dono de grandes e muito bem preservadas belezas naturais. 

E ao desembarcar no local, entre Indonésia, Filipinas e Papua Nova Guiné, você verá que não é exagero!

Chamado também de triângulo dos corais, o arquipélago é considerado um dos maiores santuários de vida marinha da terra, tamanha é a sua variedade de espécies, que vivem livremente em imenso mar azul-turquesa.

Que tal mergulhar em meio a uma rica fauna marinha nos cenários mais deslumbrantes do planeta e passar suas férias em praias intocadas e de rara beleza? 

Vem com a gente, pois você acaba de encontrar seu próximo destino de férias!

Pesquise as passagens aéreas para a Indonésia com os melhores preços neste link!

Raja Ampat: o melhor destino para mergulho do mundo!

Formado por quatro ilhas principais e mais de 1500 ilhéus e bancos de areia, Raja Ampat, Indonésia, é considerado o melhor destino para mergulho no mundo

Isso ocorre porque o lugar é um dos poucos do planeta em que dá para ver uma imensa variedade de vida marinha.

Já pensou em nadar com peixes-morcegos e tubarões? Que tal observar mais de 500 tipos de corais, milhares de peixes e inúmeros tipos de moluscos? Saiba que nesse paraíso escondido na Indonésia isso tudo é possível.

E as atrações desse lugar não param por aí. Passeios de caiaque e stand-up paddle também te levarão para cenários deslumbrantes e jamais vistos em outro lugar do mundo.

Raja Ampat: quando ir?

Raja Ampat: quando ir?
Fonte: Pexels

Para os turistas que já ficaram encantados com esse arquipélago e querem conhecer Raja Ampat, quando ir é um ponto que precisa ser muito bem analisado. Isso porque, em um lugar paradisíaco, ninguém quer pegar chuva, não é mesmo?

Na hora de elaborar seu planejamento de viagem, evite viajar entre os meses de junho e setembro, pois esse é o período de chuvas, o que pode comprometer os passeios, já que a maioria deles é ao ar livre.

Se você quer pegar muito sol, calor e admirar um céu azul quase sem nuvens, a melhor temporada é entre os meses de outubro e dezembro, quando a chuva é remota. 

Em janeiro também é um bom período, mas é possível que ocorram pancadas de chuvas.

Raja Ampat: onde fica?

Para os viajantes que querem conhecer Raja Ampat, onde fica também precisa muito da sua atenção, pois, chegar até o arquipélago exige tempo e horas de viagem.

Esse paraíso está localizado a noroeste da ilha da Nova Guiné, mas pertence à província de Papua Ocidental, na Indonésia.

A sua área total tem cerca de 46 mil km² de terra e mar, abrigando também o maior parque nacional marinho da Indonésia, chamado Baía de Cenderawashi.

Como ir a Raja Ampat?

Como ir a Raja Ampat?
Fonte: Pexels

Como ir a Raja Ampat acaba se tornando uma das principais preocupações entre os turistas, afinal, o arquipélago fica do outro lado do mundo e dá um certo trabalhinho para desembarcar por lá.

Mas já vamos adiantar que cada minuto de viagem vale a pena, pois as paisagens que você verá, certamente serão algumas das mais bonitas da sua vida.

Para chegar a Raja Ampat, Indonésia, você precisará pegar um voo em direção a Singapura, Jacarta ou Bali

Depois, embarcar em outro voo com conexão nas cidades de Makassar ou Ambon, tendo como destino final Sorong.

As empresas aéreas que fazem esse trecho são a Sriwijaya Air Lines, Xpress Airlines, Garuda Indonesia e Nam Airlines.

Depois de chegar em Sorong, é necessário fazer um trajeto de barco até Wai Sai, em Waigeo, que fica no arquipélago. 

Passagens aéreas para Raja Ampat

As ilhas Raja Ampat são um espetáculo em todos os sentidos, incluindo suas belezas naturais, passeios e cultura. 

Mas para conhecer o arquipélago, é preciso se planejar, pois as passagens aéreas, principalmente para destinos do outro lado do mundo, costumam ser mais caras. 

Mas, não precisa se preocupar, pois temos uma notícia boa para você: no nosso site de buscas, Passagens Promo, é possível encontrar voos baratos para destinos nacionais e internacionais com as condições mais vantajosas do mercado.

passagens-promo
Passagens aéreas saindo de
Passagens aéreas até 30% mais baratas Encontre sua promo ⇾

E o melhor é que nossa plataforma tem uma navegação intuitiva e rápida para que os viajantes possam encontrar aquela opção que cabe no bolso sem complicações. 

Para conhecer Raja Ampat com economia, não se esqueça de ativar o alerta de preços para ser informado toda vez que o trecho de viagem escolhido entrar em promoção.

Mapa de Raja Ampat

Para fazer aquele tour Raja Ampat dos seus sonhos, você precisará de um mapa. 

Primeiro para entender onde o arquipélago está localizado e as melhores rotas para chegar até lá, e segundo para não se perder entre uma atração e outra.

Afinal, o lugar é grande em termos de extensão e abriga regiões belíssimas em todos os cantos. 

Dá uma olhadinha nesse guia que preparamos para te ajudar a montar o seu roteiro de viagem.

O que fazer em Raja Ampat

Já adiantamos que é bom ter bastante espaço na câmera do seu celular, porque as paisagens das ilhas na Indonésia representam um verdadeiro paraíso, e certamente você não vai querer perder nenhuma delas, não é mesmo?

Pensando nisso, selecionamos aqui os lugares que todo viajante deve visitar ao passar uma temporada no arquipélago. Confira!

Saporkren

Além de ser cercada por belezas naturais de tirar o fôlego, a pequena Saporkren é um destino para quem gosta da mistura: paisagens naturais, cultura e tradições

Isso porque além de ser dona de belas praias de vegetação intocada, ela também abriga tribos indígenas. 

Ao chegar nesse pequeno povoado em Waigeo, é possível observar o estilo de vida dos moradores, que têm a pesca como atividade principal, e ainda interagir com os nativos locais. Uma experiência e tanto!

Pianemo

Pianemo
Fonte: Pixabay

Em Raja Ampat, mergulho e passeios de barco te levarão para cenários exuberantes e que te mostrarão o quanto esse mundo é grande, com lugares belíssimos para conhecer.

Conhecida por ser mais barata do que outras ilhas da região, Pianemo é famosa também por abrigar rochas em formato de “cogumelos gigantes” em meio a um mar azul-turquesa.

Para explorar cada cantinho dessa ilha, a pedida certa é alugar uma canoa ou SUP para remar entre os “cogumelos-rochedos” e apreciar o cenário. 

Além de admirar essa bela paisagem sob o céu azul, que tal conhecer as maravilhas do fundo do mar?

Alugue ou compre um snorkel para mergulhar entre diversas espécies de peixes coloridos na imensidão desse mar de águas cristalinas. 

Vá também ao mirante, que fica no alto da ilha para apreciar as belezas de Pianemo de cima. Você precisará subir 340 degraus!

Misool

Misool é descrita como um dos lugares mais deslumbrantes de Raja Ampat, Papua, Indonésia. 

Basta chegar ao arquipélago para entender o porquê dela ser considerada uma das ilhas mais bonitas da região.

Aqui o mar também é de um azul-turquesa de encher os olhos, que ganha a companhia de enormes formações rochosas que emergem das águas, tornando Misool um lugar único no mundo.

Além das suas belezas, a ilha é famosa também por ser um santuário de mantas e tubarões

Outro aspecto marcante é o resort presente no local, que também é responsável por decorar ainda mais o cenário com seus bangalôs de madeira sobre o mar. Uma ótima opção de hospedagem!

Waigeo

Waigeo
Fonte: Lord Mountbatten / Wikimedia Commons / CC BY-SA 4.0

Tão linda quanto às suas vizinhas, Waigeo é considerada a maior ilha de Raja Ampat, Indonésia, com 3.155 km² de pura beleza.

Escondida por enormes penhascos em um mar azul turquesa, ela preserva características selvagens, perfeita para quem aprecia contato com a natureza. 

Como se não bastasse, ela também possui uma fauna muito rica, tendo como moradores as mais diversas espécies, como gambás, tartarugas, cobras, graças e muito mais.

No fundo do mar, também se encontram espécies de grande beleza, motivo pelo qual essa ilha é uma das mais procuradas para mergulho livre, já que lá existe uma rica vida marinha.

Na Praia Waiwai, se tiver sorte, dá para ver tubarões de ponta branca e tubarões de ponta escura nadando livremente pela região.

Batanta

Entre as ilhas na Indonésia, Batanta também merece estar no seu roteiro, afinal, a beleza aqui também é hipnotizante.

A ilha é uma grande mistura de belas praias, florestas de vegetação preservadas, baías lindíssimas e muitas cachoeiras para quem quer se refrescar em água doce.

Destaque para uma queda d’água com 80 metros de altura, que deságua em um lago de águas transparentes, que oferecem um mergulho delicioso e relaxante.

Mas para chegar até lá, prepare-se para percorrer uma trilha de 50 minutos, mas o final dela, é um espetáculo. Acredite!

Arborek

Entre as ilhas Raja Ampat, Arborek também merece um lugar no seu roteiro. Com suas águas calmas, ela é um excelente destino para quem quer mergulhar e avistar animais marinhos.

Que tal praticar stand-up paddle? Se der sorte, é possível observar muitos recifes de corais, que ficam expostos quando a maré está baixa, um verdadeiro espetáculo de cores. 

Na região, há também muitas aldeias de indígenas, um local perfeito para quem quer conhecer a cultura local.

Wayag

Wayag
Fonte: Unsplash

Wayag é considerada um ícone de Raja Ampat, Papua, Indonésia, já que abriga montanhas impressionantes, muito presentes nos cartões-postais sobre o arquipélago. 

Aqui as cores lembram a de uma aquarela: mar azul turquesa, vegetação com diferentes tons de verde e areia branca.

Essa região é repleta de atóis e ilhotas que são banhadas por águas de diferentes tons de azul, que vão mudando conforme a profundidade.

Além de suas belezas, Wayag é o lugar ideal para os turistas que querem fazer longos passeios de caiaque, mergulho e stand-up paddle, além de descansar sob o céu azul e com os pés na areia de suas praias.

Kri

Assim como Arborek, Cabo Kri é o destino perfeito para os turistas que desejam passar horas admirando as belezas do fundo do mar. 

Inclusive, a ilha é considerada um dos locais com maior biodiversidade marinha de Raja Ampat.

No local, é possível avistar mais de 300 espécies em um único mergulho, dentre elas: arraias, baleias e peixes coloridos. Dá para imaginar?

Além de nadar, não deixe de passear pelas extensas faixas de areias que margeiam a ilha para apreciar o cenário. 

Para quem gosta de aventura e contato com a natureza, que tal uma trilha em meio a vegetação para observar as aves que habitam o local? Imperdível!

Pasir Timbul

Para fechar o seu roteiro com chave de ouro, Pasir Timbul é um daqueles lugares para se guardar na memória.

Rodeada por águas cristalinas, em determinadas horas do dia, essa é uma região que emerge do oceano com longas faixas de areia cristalina, que mais parecem riscos em meio ao mar azul.

Esse local é considerado tanto uma ilha quanto uma praia. Inclusive, Pasir Timbul em Raja Ampat significa praia de areias emergentes.

Não deixe de caminhar pelos bancos de areia e mergulhar em suas águas cristalinas, que permite avistar espécies marinhas a olho nu, mas leve um snorkel para não ficar com os olhos ardendo.

Como se locomover em Raja Ampat?

Como se locomover em Raja Ampat?
Fonte: Pixabay

Para aproveitar a maioria das ilhas, recomenda-se que o turista fique um tempo em cada uma, pois belezas e atrações não faltam. Para se locomover entre as ilhas da Indonésia a única forma é de barco.

Para fazer os trajetos, não precisa se preocupar, pois muitas pousadas oferecem o serviço. Confira quais são as condições assim que chegar a sua hospedagem. 

Cotação de Passagens aéreas para Raja Ampat

Depois de conhecer as melhores atrações da ilha Raja Ampat, chegou a hora de começar a planejar o seu roteiro de viagem, afinal, para um destino como esse é preciso muito planejamento.

Uma das dicas mais importantes em uma viagem é começar as pesquisas por passagens aéreas com bastante antecedência, pois os voos costumam apresentar aumento de preço ao passo que o embarque se aproxima.

Então, não perca tempo e garanta agora mesmo as passagens aéreas mais baratas do mercado na nossa plataforma comparadora, Passagens Promo, que apresenta também as ofertas e promoções mais vantajosas para destinos nacionais e internacionais.

Não se esqueça de cadastrar o seu e-mail e ativar o nosso alerta de preços! Assim você será informado sempre que o trecho desejado entrar em oferta!

Viajar para a Raja Ampat com conforto e economia? De Promo você pode!