Região dos Lagos: confira as cidades no mapa e pontos interessantes nos arredores!

Um dos principais destinos do Rio de Janeiro, a região dos Lagos oferece ao viajante mais de 100 km de litoral preservado, com praias selvagens, urbanas, desertas e badaladas por todos os lados.

Às atrações naturais estonteantes se somam cidades charmosas, com boa infraestrutura, rede hoteleira robusta e opções gastronômicas que surpreendem em quantidade e qualidade.

Seja em Cabo Frio, Arraial do Cabo, Búzios ou qualquer outra cidade da região, você vai poder desfrutar de dias inesquecíveis à beira do mar azul! Veja só!

Compre passagens aéreas com o menor preço neste link!

Região dos Lagos: belezas naturais pelo litoral fluminense!

Não é de hoje que as cidades da região dos Lagos estão entre os destinos mais disputados do litoral fluminense, e os motivos para toda essa fama são diversos.

Como se não bastassem o fácil acesso e a proximidade de grandes cidades, a região abriga praias lindas, com areia branquinha, águas azuis e transparentes, trechos de vegetação nativa e muitas outras belezas!

A turística Arraial do Cabo é um dos cartões-postais mais conhecidos desse trecho da costa do Rio de Janeiro.

Além de praias incríveis, como a do Farol e o Pontal do Atalaia, o visitante pode conhecer um centro histórico bem-preservado e belos mirantes.

Búzios, por sua vez, oferece um visual mais rústico e romântico, que conquistou até a estrela do cinema francês Brigitte Bardot com suas praias paradisíacas, incluindo a dos Ossos, de Azeda e Azedinha, localizadas em Área de Proteção Ambiental (APA).

O que dizer, então, da maior cidade dos Lagos, Cabo Frio? Entre as praias do Peró, Conchas, Forte e Brava, o banhista visita construções históricas e excelentes lojas ou desfruta de uma vida noturna badalada.

Se você já está pensando em conhecer as belezas naturais e as atrações urbanas dessa charmosa região fluminense, confira nossas dicas para planejar a sua viagem, pois reunimos tudo que você precisa para montar o seu roteiro! Vamos lá!

Qual é o nome oficial da Região dos Lagos?

Quais são as cidades da Região dos Lagos?
Fonte: Unsplash

O trecho do Sudeste brasileiro do qual estamos falando é oficialmente chamado microrregião dos Lagos, localizado na mesorregião das Baixadas, no estado do Rio de Janeiro.

A região recebeu esse nome por estar às margens das lagoas Araruama e Saquarema, e também é conhecida como Costa do Sol Fluminense.

Quais são as cidades da Região dos Lagos?

As cidades da região dos Lagos do Rio de Janeiro estão espalhadas por mais de 2.000 km² de área, compreendendo nove municípios:

Vantagens Promo tem as melhores ofertas para você economizar na sua viagem! Encontre cupons e descontos para seguro viagem, hotel, e muito mais! Clique aqui e confira.

Onde fica a Região dos Lagos?

Os lagos ficam ao norte da cidade do Rio de Janeiro, estendendo-se por mais de 100 km de litoral entre Saquarema e Macaé.

A cidade mais próxima da capital fluminense é a própria Saquarema, a pouco mais de 120 km de distância, enquanto Armação de Búzios e Arraial do Cabo são as mais distantes, a aproximadamente 170 km.

O acesso pode ser feito por estrada, pelas rodovias BR-101 e Via Lagos (RJ-124), ou de avião, pelo Aeroporto de Cabo Frio ou Aeroporto de Búzios

De ônibus, a Auto Viação 1001 oferece viagens a partir da Rodoviária Novo Rio.

No entanto, como esses aeroportos recebem uma oferta modesta de voos regulares, a opção mais prática para a maioria dos turistas é desembarcar nos aeroportos de Santos Dumont e Galeão, no Rio de Janeiro, e finalizar a viagem por terra.

Região dos Lagos: quando ir?

O sol dá as caras em todas as épocas do ano na região, o que também significa que não existe tempo ruim para visitar as cidades dos lagos!

Isso não quer dizer, porém, que você não deva ficar de olho no calendário antes de marcar a sua viagem: em algumas épocas do ano, as principais cidades da região ficam abarrotadas de turistas.

Por isso, se você quiser evitar preços inflacionados, engarrafamentos e praias cheias de banhistas, evite viajar em épocas festivas ou feriados prolongados, como Natal, Réveillon, Carnaval, Semana Santa e 7 de Setembro.

Quem faz questão de sossego para o seu dia de praia pode, ainda, preferir viajar em dias de semana em comparação a fins de semana, quando muitos visitantes chegam de todos os cantos do Rio de Janeiro.

O inverno é a melhor época para viajar se você procura economia, mas tenha em mente que o mar fica mais gelado entre junho e agosto!

    Está gostando do conteúdo?
    Receba as melhores dicas de viagens no seu e-mail!
    Fique tranquilo, não enviamos spam!
    E-mail cadastrado com sucesso!
    A partir de agora, você receberá as melhores
    dicas de viagem diretamente no seu e-mail!

    Promoção de passagem para Região dos Lagos

    Que tal começar a planejar uma viagem inesquecível por algumas das mais famosas praias do Rio de Janeiro sem comprometer o seu bolso?

    Visite agora mesmo nosso buscador, Passagens Promo, para encontrar promoções incríveis para o destino que você procura.

    Você só precisa digitar as cidades de origem e destino, marcar as datas da sua viagem e escolher a promoção que cabe no seu bolso.

    Para economizar ainda mais, simule diferentes datas e horários de viagem: assim, vai ficar fácil identificar o momento mais barato para viajar.

    E não se esqueça de ativar o alerta de preços para não perder nenhuma promoção para o destino que você procura!

    Passagens aéreas imperdíveis para o Rio de Janeiro!
    Passagens aéreas saindo de

    Mapa da Região dos Lagos

    Antes de continuar o planejamento da sua viagem, confira onde fica região dos Lagos no mapa para montar um roteiro por cidades incríveis, como Arraial do Cabo, Búzios e Cabo Frio!

    Região dos Lagos: cidades mais visitadas

    Decidir o que fazer na região dos Lagos não é tarefa das mais difíceis: difícil mesmo é escolher qual praia entre as praias mais bonitas do Rio de Janeiro você vai conhecer primeiro!

    A sua sorte é que você não precisa fazer essa escolha sem ajuda. Destacamos abaixo as cidades que não podem ficar de fora do seu roteiro e seus principais atrativos, confira!

    Arraial do Cabo

    Arraial do Cabo
    Fonte: Pxhere / CC0

    Conhecida por suas águas multicoloridas, que variam entre os mais exuberantes tons de azul e verde, a pacata Arraial do Cabo é considerada um dos melhores pontos para a prática de mergulho do Brasil.

    A cidade entrou no mapa do turismo fluminense há pouco tempo: até alguns anos atrás, os viajantes só visitavam a região em passeios de barco até a famosa Praia do Farol.

    A infraestrutura local não é tão desenvolvida quanto outros destinos próximos, como Cabo Frio, mas certamente não deixa o banhista na mão, especialmente se a sua intenção é curtir praias paradisíacas, veja só!

    O que fazer em Arraial do Cabo

    Já imaginou avistar orcas, golfinhos e diversos outros animais marinhos durante a sua viagem? 

    Em Arraial do Cabo, as chances de ver de perto os bichos mais incríveis do mar são imensas!

    Não deixe de fazer um passeio de mergulho: mesmo se você não tiver prática no esporte, vale a pena contratar uma aula experimental para viver momentos inesquecíveis embaixo d’água.

    Boa parte dos passeios de barco, como o trajeto até a Praia do Farol, saem da pitoresca Praia dos Anjos, onde você também encontrará várias pousadas e muitos restaurantes. 

    Não deixe de encarar as trilhas até as praias do Forno e Brava. Se você estiver de carro, aproveite para estender seu passeio até algumas praias mais distantes, como as do Pontal do Atalaia e Praia Grande.

    Melhores praias

    Há quem diga que ficam em Arraial do Cabo as praias mais bonitas do Rio de Janeiro, como a paradisíaca Praia do Forno, um dos cenários mais deslumbrantes da cidade, e a fotogênica Prainha, primeira praia que o turista vê ao chegar ao destino.

    Se você gosta de praias desertas, inclua em seu planejamento uma visita à Praia Brava e à Praia do Pontal, que registram movimento mais discreto em suas preservadas faixas de areia.

    A Praia dos Anjos é uma boa pedida para quem gosta de curtir a noite, mas não tem bons índices de balneabilidade. 

    Se você faz questão de badalação enquanto curte a praia, não deixe de visitar a Praia Grande.

    Cabo Frio

    Cabo Frio
    Fonte: Pxhere / CC0

    Maior cidade da região dos Lagos, Cabo Frio é um daqueles destinos perfeitos para viagens em família, pois reúne atrações para todas as idades.

    O viajante pode ir às compras nas feirinhas de artesanato espalhadas pela cidade ou pela rua dos Biquínis, conhecer praias incríveis como as praias do Forte, do Peró e das Conchas ou até mesmo mergulhar na história do Brasil no Forte de São Mateus.

    Confira outras atrações cabo-frienses!

    O que fazer em Cabo Frio

    As principais atrações de Cabo Frio são suas praias, mas certamente não são as únicas! 

    Durante a sua visita, você poderá conhecer o histórico Bairro da Passagem, que abriga construções com mais de quatro séculos de história, e o Forte de São Mateus, construído para proteger o Brasil de invasões estrangeiras no período colonial.

    Contemple a vista panorâmica do mirante do Morro da Guia e aproveite o passeio para conhecer a Capela Nossa Senhora da Guia.

    Por fim, divirta-se no Parque das Dunas, cujo cenário mais parece cinematográfico, e curta o “esquibunda” pelas montanhas de areia branquinha!

    Se você gosta de ir às compras, passeie sem pressa pela rua dos Biquínis e pela Feirinha da Praça da Cidadania.

    Melhores praias de Cabo Frio

    O litoral de Cabo Frio é dividido em diversas praias incríveis, algumas mais urbanas e outras mais intocadas.

    A Praia do Forte é o principal cartão-postal local, com águas cristalinas e muitos quiosques para que você não precise se preocupar com nada durante seu dia de praia.

    Quem prefere ambientes mais sossegados não vai se arrepender de conhecer a Praia do Peró, queridinha entre os surfistas. 

    Procura águas calmas para se refrescar com a família, especialmente crianças? Visite a pacata Praia das Conchas!

    Os banhistas que gostam de praias preservadas para desfrutar ao máximo do contato com a natureza, por sua vez, devem incluir uma visita à paradisíaca Ilha do Japonês em seu roteiro de viagem!

    Búzios

    Búzios
    Fonte: Unsplash

    Nenhuma cidade da região dos Lagos oferece tantas praias diferentes ao turista quanto Armação de Búzios, ou Búzios, para os mais íntimos.

    São mais de 20 praias à espera do banhista, com opções nos mais variados estilos: com piscinas naturais, ondas bravas, com areia rosa e até de nudismo!

    No centrinho, os visitantes podem desfrutar de bons restaurantes e muitas lojinhas, especialmente nos arredores da rua das Pedras. Confira!

    O que fazer em Búzios

    Antiga vila de pescadores, Búzios se transformou em “queridinha” dos ricos e famosos em busca de praias pitorescas, boas pousadas e belos cenários naturais.

    A cidade ficou famosa por ter abrigado a musa do cinema Brigitte Bardot na década de 1970, mas não se engane: o que não falta é atração inesquecível na cidade!

    Conheça as belezas da Orla Bardot, faça um passeio de buggy entre as praias da “Saint Tropez do Brasil” e conheça os mirantes do Forno, da Praia Brava e João Fernandes.

    Melhores praias de Búzios

    Uma das maiores vantagens para quem visita Búzios é a proximidade entre suas praias mais famosas: as praias da Armação, dos Ossos, do Canto, Azeda e Azedinha ficam lado a lado e podem ser percorridas em apenas um dia.

    A pequena Praia da Ferradurinha é praticamente deserta e muito bem-preservada, indicada para quem gosta de belezas naturais e não se importa com a ausência de quiosques na faixa de areia.

    Quem curte o clima de badalação pode se encantar pela Praia de Geribá, bastante frequentada por surfistas e pelo público jovem, embora tenha mar agitado.

    Se você gosta de paisagens selvagens e intocadas, um passeio pelas praias Azeda e Azedinha é praticamente obrigatório: as praias ficam em uma reserva natural e são cercadas por mata atlântica!

    Os viajantes que querem curtir seu dia de praia como vieram ao mundo não vão se decepcionar com a Praia Olho de Boi, dedicada à prática de nudismo.

    Outras praias da Região dos Lagos

    Outras praias da Região dos Lagos
    Fonte: Pxhere / CC0

    A região dos Lagos é tão plural em sua oferta de praias que você não precisa nem estar à beira-mar para curtir seu dia. 

    Afinal, o nome “Lagos” não é coincidência e faz referência às lagoas de água salgada que banham as cidades da região!

    Araruama, Iguaba Grande e São Pedro da Aldeia abrigam essas praias longe do mar, onde o movimento de esportistas é intenso, especialmente para a prática de kitesurf, windsurf e vela.

    Em Saquarema, os banhistas encontram praias de águas bravas, perfeitas para a prática de surfe, como a Praia de Itaúna, bem como praias oceânicas, incluindo Vilatur, da Vila, Gravatá e do Boqueirão.

    Qual é o melhor lugar da Região dos Lagos?

    O melhor lugar para curtir as praias da região dos Lagos vai depender do estilo de viagem que você quer desfrutar.

    Em Cabo Frio e Búzios você encontrará excelente infraestrutura: as cidades são recomendadas para quem procura uma base para conhecer outros destinos da região e não quer abrir mão de conforto.

    Para uma experiência mais intimista, pode ser melhor concentrar seu roteiro nos arredores de Arraial do Cabo.

    Uma coisa é certa: você vai voltar para casa completamente apaixonado pelas belezas naturais desse ponto privilegiado do litoral fluminense.

    Encontre os melhores hotéis na Região dos Lagos, RJ

    Encontre os melhores hotéis na Região dos Lagos, RJ
    Fonte: Elquarto / Hotel Sol Ipanema

    As maiores cidades da região, como Cabo Frio, Arraial do Cabo e Búzios, dispõem de redes hoteleiras robustas, que incluem opções de hospedagem nas mais distintas faixas de preço, incluindo alternativas para os viajantes mais econômicos.

    Em Búzios, você pode gostar de ficar na Pousada Casa do Catavento, no Buziando Porto Barra ou no elegante A Concept Hotel & Spa.

    Se você decidiu ficar em Arraial do Cabo, considere o econômico Mineiro Suítes, a Pousada Mirante da Prainha ou a confortável Pousada Paraíso do Atlântico para sua estadia.

    Cabo Frio oferece aos visitantes ainda mais alternativas de hospedagem, como o Paradiso Peró Praia Hotel, a Pousada Vila Appia, o rústico Foguete Surf Camp e o Green Hotéis Cabo Frio.

    Para garantir sua hospedagem a preços exclusivos em poucos cliques, visite o buscador ElQuarto: a plataforma reúne opções com cancelamento grátis e ofertas imperdíveis para os melhores hotéis do Brasil e do mundo!

    Cotação de passagem para Região dos Lagos

    Montar o seu roteiro pela região dos Lagos é o primeiro passo para desfrutar de uma viagem inesquecível. 

    Agora que você já sabe o que fazer na região, só falta adquirir suas passagens aéreas pela melhor oferta para viajar sem abrir mão da economia!

    Visite o Passagens Promo para comparar ofertas e garantir suas passagens pelo menor preço do mercado em poucos minutos.

    É só digitar as cidades de origem e destino, selecionar as datas da viagem e escolher a melhor opção para o seu bolso.

    Não se esqueça de ligar o alerta de preços para não perder nenhuma oferta para o destino que você deseja! 

    Quer conhecer as belezas do litoral fluminense com economia? De Promo você pode!

    Passagens aéreas imperdíveis para o Rio de Janeiro!
    Passagens aéreas saindo de
    Azul CAW Campos SDU Rio de Janeiro 25 Mar 28 Mar R$ 247 Gol VIX Vitória SDU Rio de Janeiro 22 Mar 27 Mar R$ 294 Latam Brasil VIX Vitória SDU Rio de Janeiro 21 Mar 28 Mar R$ 309 Gol GRU São Paulo SDU Rio de Janeiro 26 Mai 29 Mai R$ 323 Gol CNF Belo Horizonte SDU Rio de Janeiro 12 Mai 19 Mai R$ 335 Ver mais ofertas

    Continue sua leitura!

    Recomendado para você
    O que fazer na Ilha da Gigóia: saiba onde fica, como chegar e quais os atrativos!

    O que fazer na Ilha da Gigóia: saiba onde fica, como chegar e quais os atrativos!

    São Pedro da Aldeia: conheça as praias e destinos turísticos principais!

    São Pedro da Aldeia: conheça as praias e destinos turísticos principais!

    Juatinga: visite as melhores praias e pontos turísticos da região!

    Juatinga: visite as melhores praias e pontos turísticos da região!

    Ilha Santo Aleixo: confira esse destino pernambucano e veja nossas dicas!

    Ilha Santo Aleixo: confira esse destino pernambucano e veja nossas dicas!

    O que fazer no Jardim Botânico, RJ: veja onde fica, quanto custa e outras informações

    O que fazer no Jardim Botânico, RJ: veja onde fica, quanto custa e outras informações

    Praias de Cabo Frio: das mais tranquilas as mais badaladas!

    Praias de Cabo Frio: das mais tranquilas as mais badaladas!