Rennes, França: 14 pontos turísticos na capital da Bretanha

Longe da badalação de Paris, Rennes, França, é um destino ainda pouco conhecido dos turistas brasileiros e com potencial enorme para surpreender os seus visitantes.

Esqueça o luxo e o glamour da capital francesa. Na maior cidade da região da Bretanha, o que vai impressionar é a preservação da história, vista em quase todo o patrimônio medieval e gótico exposto nas construções da cidade.

Por isso, preparamos uma lista com o que fazer em Rennes, França: são 14 pontos turísticos para fazer você entender toda a beleza deste destino e colocá-lo de vez no roteiro.

Cote sua passagem aérea no Passagens Promo e ganhe até 35% de desconto. Aproveite!

Rennes, França: quando ir, documentos e atrações turísticas

Capital da Bretanha, região no noroeste da França, Rennes é um verdadeiro tesouro da história medieval escondido no país.

Deixe de lado o glamour de Paris ou a badalação da Riviera Francesa. Ao seu modo, Rennes é capaz de encantar e animar os visitantes com as belezas e o astral jovem deste pólo universitário.

Não importa em qual época do ano você vá, a cidade sempre apresentará atrações que versam entre o gótico e o neoclássico como em uma viagem pelo tempo.

Mais de 90 edifícios e construções preservadas, como a Porte Mordelaise ou o Palais Saint-Georges, dão às boas vindas ao passeio histórico. As casas em enxaimel tornam os cenário ainda mais belos.

E quando estiver cansado de turistar, os bares e atrações culturais de Rennes vão renovar o ânimo e te deixar pronto para descobrir ainda mais as suas jóias.

Como chegar em Rennes?

Rennes França como chegar
Fonte: Wikimedia foto de Louis Bloque

Apesar de não haver voos diretos do Brasil, Rennes é servida pelo Aeroporto Rennes-Saint-Jacques, que recebe voos domésticos das principais cidades francesas.

Portanto, é possível consegui chegar lá fazendo uma escala em Paris, por exemplo.

Se o seu roteiro pela França começar pela capital nacional, existem boas opções terrestres, e mais baratas, para fazer o percurso de Paris a Rennes.

Uma delas é alugando um carro e percorrendo os cerca de 350 km entre as cidades pelas rodovias A11 e A81, em uma viagem de aproximadamente 3h30.

Outra alternativa é utilizar o transporte ferroviário. Os trens na Europa são uma opção muito viável de locomoção e as cidades costumam ser bem conectadas pela malha ferroviária.

O trem Rennes-Paris é muito rápido, percorrendo o trajeto em 1h45, e proporciona uma viagem confortável. E o melhor, comprando os bilhetes antecipadamente, é possível encontrar excelentes promoções.

Mapa de Rennes, França

No mapa da França, Rennes está localizada no noroeste da França, na região da Bretanha, da qual a cidade é a capital. 

Para quem inclui a comuna em seu roteiro, a melhor forma de começar a descobri-la é por seu centro histórico. Os principais atrativos de Rennes estão espalhados por ali.

Aproveite a passagem pelo município e reserve um dia para ir até destinos próximos, como as litorâneas Saint-Malo e Monte Saint-Michel.

Passagens aéreas promocionais para a França!

Aproveite nossas promoções de voos para Rennes
Passagens aéreas saindo de
Passagens aéreas até 30% mais baratas Encontre sua promo ⇾

Sabemos que a França não está entre os destinos mais baratos do continente europeu. Por isso, toda forma de economizar é sempre bem vinda.

Que tal encontrar passagens aéreas na promoção para conhecer Rennes ou fazer um tour pelo país?

Então não deixe de comparar os preços com o Passagens Promo. Você encontrar diversas opções de voos para os aeroportos franceses com as melhores ofertas do mercado.

Cadastre o seu e-mail e destino desejado que nós te avisaremos sempre que os preços da passagem sofrerem alguma alteração. Assim, você consegue economizar e conseguir descontos incríveis!

Quando viajar para Rennes?

Rennes França quando viajar
Fonte: Wikimedia foto de Stade Rennais Online

Ao planejarmos uma viagem, sempre vem aquela dúvida sobre qual a melhor época do ano para conhecer um destino.

Pois bem, fique sabendo que é possível aproveitar um passeio por Rennes, França, em qualquer época do ano.

A cidade tem um clima temperado oceânico, em que os verões são quentes e o inverno é de temperaturas mais amenas, com possíveis ocorrências de geadas. 

A partir daí, vale o gosto do turista: dias ensolarados ou o friozinho europeu? Basta responder esta pergunta e você terá o melhor momento para conhecer Rennes.

Quais documentos são necessários para viajar à França?

Não existe uma burocracia muito grande para entrar na França, o que faz do país um destino bastante popular entre turistas brasileiros.

Para quem vai ficar até 90 dias, não é preciso apresentar o visto de entrada. Basta estar com o passaporte em dia, os comprovantes de reserva do hotel ou uma carta convite.

E, claro, não se esquecer do seguro viagem, um item obrigatório nos países signatários do Tratado de Schengen, entre eles a França. No Seguros Promo, você vai encontrar as melhores ofertas para contratar o seu seguro viagem.

O que fazer em Rennes, França

Mesmo sendo uma das cidades turísticas na França mais incríveis para se visitar, Rennes ainda é estranha aos turistas brasileiros.

Para diminuir esse distanciamento, não deixe de conferir essa lista com 14 atrações que vão te ajudar a se planejar em Rennes, França. O que fazer não será problema depois de ver o que este lindo lugar tem a mostrar.

1. Porte Mordelaise

Rennes França porte mordelaise
Fonte: Wikimedia foto de Thomas Bresson

Durante a Idade Média, a região de Rennes era uma cidade fortificada e um dos poucos vestígios das muralhas que a cercavam é a Porte Mordelaise.

Os portões eram a principal entrada da cidade. Hoje, mesmo desgastados pelo tempo, seguem imponentes como atrativo turístico e preservação do passado local.

A construção deste símbolo da cidade teve início no século III, ainda sob domínio romano, o que fica em evidência quando se encontram ruínas das construções deste período.

Mordelaise teve importância tão grande que era através deles que os duques e duquesas faziam seus juramentos antes de adentrarem a cidade.  

2. Catedral Saint-Pierre de Rennes

Não deixe de visitar e se apaixonar pela igreja mais importante do município, a Catedral Saint-Pierre de Rennes.

Se por fora o estilo clássico já é admirável, é o seu interior que conquista de vez o público com os vitrais deslumbrantes, o altar romano e os grandes órgãos do século XIX.

Toda essa pompa tem explicação: a Catedral de Rennes era palco da coroação dos duques e duquesas da Bretanha.

Uma curiosidade sobre a sua arquitetura é que a igreja foi reconstruída algumas vezes. Originalmente, ela foi erguida no século VI, destruída e reconstruída em estilo gótico no século XII, e novamente refeita no século XV após sua fachada começar a desabar.  

3. Capela Saint-Yves

Rennes França Capela Saint Yues
Fonte: Wikimedia foto de Croberto68

Para quem gosta de conhecer templos religiosos fazendo turismo, Rennes, França, abriga a simpática Capela Saint-Yves.

Construída em estilo gótico, durante o século XV, ela foi revitalizada em 1998 e não recebe mais celebrações religiosas.

Porém, em seu interior, os visitantes podem não apenas contemplar curiosas esculturas, mas também prestigiar a exposição permanente “Rennes, métropole d’art et d’histoire”, que exalta a vocação artística e histórica da cidade. 

4. Place du Champ Jacquet

A pequena Place du Champ Jacquet é uma excelente parada para admirar as casas de enxaimel e fechadas coloridas do século XVII.

No centro desta praça, que tem um incomum formato triangular, está a estátua de Jean Leperdit, um antigo membro do comitê de segurança da cidade que se rebelou contra o órgão e rasgou uma lista de condenados à guilhotina pelo governo. 

    Está gostando do conteúdo?
    Receba as melhores dicas de viagens no seu e-mail!

    Fique tranquilo, não enviamos spam!

    E-mail cadastrado com sucesso!
    A partir de agora, você receberá as melhores
    dicas de viagem diretamente no seu e-mail!

    5. Place de la Mairie

    Principal e mais bela praça da cidade, a Place de la Mairie é o local onde estão a Prefeitura (significado de mairie em francês) em uma ponta e a Ópera no lado oposto.

    Chama a atenção o fato de que as duas construções se complementam, como se fossem se encaixar ao serem aproximadas.

    A prefeitura da cidade foi construída após o incêndio de 1720 e é formada por dois complexos ligados à torre do relógio. Em seu interior, salas contendo quadros e antigos artigos da cidade podem ser visitados.

    Já a Ópera Rennes é uma das menores óperas francesas, com menos de 700 lugares. Ocasionalmente, a casa realiza ensaios abertos ao público, que toma a praça para assistir. 

    6. Place du Parlement de Bretagne

    Rennes França place du parlament de bretgne
    Fonte: Wikimedia foto de Guillaume Piolle

    Quando estiver decidindo o que visitar em Rennes, França, não deixe de fora a Place du Parlement de Bretagne.

    Além da profunda identificação com a cultura bretã, é nela que está um dos principais patrimônios da cidade, o Parlamento da Bretanha, que funcionou até a sua dissolução pela Revolução Francesa, em 1790.

    Hoje, o local pode ser visitado pelos turistas. Entretanto, é preciso passar pelo Centro de Informações Turísticas, que organiza o tour guiado.

    7. Place de la République

    A Place de la République é responsável por conectar a cidade de Rennes e, por isso, é considerada a mais importante da cidade.

    Por ela passam quase todas as linhas de ônibus da cidade, além do metrô.

    Em volta da praça, a construção mais importante é o Palácio do Comércio, construído no fim do século XIX.

    8. Museu de Belas Artes

    Os apaixonados por arte que procuram o que fazer em Rennes, França, terão o seu lugar no Museu de Belas Artes (Musée des Beauax-Arts), o mais importante da cidade.

    Pelas obras expostas, é possível percorrer a história dos movimentos artísticos, desde representações das antiguidades egípcias aos trabalhos de arte contemporânea.

    No acervo, é possível encontrar obras de renomados artistas, entre eles Leonardo Da Vinci, Pablo Picasso e Rembrandt.

    A entrada para o museu custa 6 euros, mas é possível obter descontos em grupos maiores.

    9. Palais Saint-Georges

    Rennes França Palais Saint Georges
    Fonte: Wikimedia foto de mypouss

    Percorrendo a cidade, outra obra de arte da arquitetura local para se admirar é o Palais Saint-Georges (Palácio de São Jorge), que está no lado leste de Rennes.

    Antigamente, o local foi uma abadia dedicada ao mesmo santo e, durante a Revolução Francesa, serviu como quartel.

    É impossível não se admirar com a linda fachada construída com 19 arcos e o belo jardim em frente. No palácio, funcionam atualmente escritórios da administração municipal. 

    10. Parc du Thabor

    A alcunha de “Central Park de Rennes” é mais do que suficiente para convidar os turistas ao Parc du Thabor.

    Construído no século XIX, é apontado como um dos mais belos parques franceses e é um lugar onde visitantes e moradores de Rennes vão para relaxar.

    Em mais de 10 hectares, se espalham jardins franceses e ingleses, um jardim botânico, aviário, lagos e uma caverna, pista de corrida e o tão famoso jardim de rosas.

    Nos meses durante a primavera e overão, o espaço recebe muitas atrações culturais, com festivais e exposições.

    11. Mercado dos Lices

    Nas manhãs de sábado, o Mercado de Lices é atração obrigatória para qualquer turista.

    Cercados pelas casas em enxaimel, aproximadamente 300 produtores da região vendem uma variedade de produtos, frutas, legumes, queijos, pães, carnes, além do mercado de flores.

    Trata-se “apenas” do segundo maior mercado de alimentos francês.

    Aproveite para conhecer uma iguaria famosa da cidade: a galette-saucisse, um tipo de salsicha enrolado em massa de crepe. 

    12. Festival Transmusicales

    Vai visitar Rennes no início de dezembro? Então você terá a oportunidade do festival Transmusicales, que recebe cerca de 80 bandas durante 4 dias.

    O palco do Transmusicales já recebeu artistas renomados, como Lenny Kravitz, Ben Harper e Nirvana.

    Criado em 1979, o festival se tornou um dos mais importantes na vertente musical em toda a Europa, atraindo mais de 62 mil pessoas em 2013.

    13. La Criée

    Rennes França Lacriee
    Fonte: Wikimedia foto de Abujoy

    Dica cultural e gratuita é sempre muito bem-vinda em toda viagem. Portanto, coloque o Centro La Criée de Arte Contemporânea no seu roteiro.

    O espaço é dedicado à exposição de obras tanto de artistas franceses quanto de outros países, sejam nomes conhecidos ou emergentes.

    O La Criée funciona no edifício do Mercado Central coberto.

    14. Champs Libres

    Fechamos nossas indicações com o principal centro cultural de Rennes, o Champs Libres (campos livres).

    O complexo possui mais de 24.000 m² e abriga algumas atrações valiosas, como o Museu da Bretanha, o Centro de Ciências, um planetário e uma biblioteca de seis andares, de onde se tem uma bela vista panorâmica da cidade.

    Destaque principal, o Museu da Bretanha resgata a história e a cultura da região com materiais desde a pré-história aos dias atuais.

    Melhores ofertas de voos próximos à Rennes, França

    Aqui estão as melhores ofertas para Rennes
    Passagens aéreas saindo de
    Passagens aéreas até 30% mais baratas Encontre sua promo ⇾

    Viu como Rennes, França, é um tesouro cheio de jóias históricas, culturais e artísticas? A cidade é garantia de passeio memorável em um destino pouco conhecido da França.

    Chegou a hora de preparar a sua viagem para este lugar fascinante. E com o Passagens Promo, você vai encontrar as melhores ofertas e promoções de voos para os aeroportos mais próximos da capital da Bretanha.

    Quer conhecer as riquezas de Rennes sem gastar muito? De Promo você pode! 


    Leia também:

    Recomendado para você
    Estrasburgo, França: 8 motivos para incluir a cidade na sua viagem

    Estrasburgo, França: 8 motivos para incluir a cidade na sua viagem

    Lyon, França: O que visitar? Quantos dias ficar? Confira as dicas!

    Lyon, França: O que visitar? Quantos dias ficar? Confira as dicas!

    Cannes, França: 11 pontos turísticos na famosa cidade francesa

    Cannes, França: 11 pontos turísticos na famosa cidade francesa

    Nimes, França: o que fazer? Quantos dias ficar? Monte seu roteiro!

    Nimes, França: o que fazer? Quantos dias ficar? Monte seu roteiro!

    Tudo sobre o Reino Unido: países, documentos e curiosidades

    Tudo sobre o Reino Unido: países, documentos e curiosidades

    Cassis, França: descubra o paraíso litorâneo em Provence

    Cassis, França: descubra o paraíso litorâneo em Provence