Rio Acima: conheça o que fazer, as principais cachoeiras da região e outras dicas

Já ouviu falar em Rio Acima? É um lugar bem próximo a Belo Horizonte, mas com ares de cidadezinha do interior. Excelente opção para descansar por um fim de semana ou mais dias.

Gosta de banho de cachoeira, trilha, e a praticidade de ter tudo perto, bem à mão? Então, Rio Acima vai te surpreender com suas belezas naturais e o atendimento sempre caloroso e solícito do povo mineiro.

Acompanhe no texto e conheça um pouco mais desse encantador refúgio natural brasileiro. Boa leitura!

Confira passagens aéreas com até 35% de desconto neste link!

Rio Acima: conheça a cidade das águas!

Imagine uma cidade em que todo o seu território é considerado uma Área de Proteção Ambiental. Soa como um lugar cheio de matas, rios, regatos e cachoeiras, não é mesmo?

Pois é, e além disso, trata-se de um local muito importante e curioso historicamente. A região foi palco de muitos conflitos entre ex-escravizados e tropas coloniais.

Rio Acima integra parte da Estrada Real, caminho que levava pedras e metais preciosos extraídos na região de Ouro Preto e Mariana (outras localidades também), até o porto do Rio de Janeiro. Dali, as gemas e o ouro eram despachados para a Europa.

Com tantas curiosidades e belezas, o que fazer em Rio Acima nunca será um problema. 

Tem opção de passeio para todo mundo, e os mais animados com a possibilidade de explorar a região, certamente vão gostar muito das cachoeiras em Rio Acima, MG.

Onde fica Rio Acima?

Onde fica Rio Acima?
Fonte: Unsplash

Fica no sudeste brasileiro, a 34 km de Belo Horizonte, a capital do estado de Minas Gerais. 

É um dos municípios mais charmosos da região metropolitana e um dos muitos com fundações ainda nos tempos do ciclo do ouro.

O lugar onde fica Rio Acima é bem na Serra do Gandarela, que é parte da Serra do Espinhaço. 

Em Minas Gerais, não faltam mares de morros, montanhas e colinas, fica a dica para os montanhistas e aventureiros.

Como ir para Rio Acima?   

O melhor aeroporto de Minas Gerais é o da cidade de Confins, onde estão concentrados a maioria dos voos que atendem Belo Horizonte, a capital do estado. É nele que você, provavelmente, irá desembarcar.

Após a chegada na cidade, você deverá seguir para Rio Acima de carro, em um trajeto que dura um pouco mais de 1h30.

São aproximadamente 90 km, passando por Santa Luzia (outra cidade antiga, com um lindo centro histórico), Belo Horizonte, Sabará (com ótimos exemplos do barroco mineiro), Nova Lima, e finalmente Rio Acima.

Saindo da capital mineira, a distância será de 41 km, e a partir da histórica Ouro Preto, de 72 km.

Rio Acima: clima

O clima de Rio Acima é ótimo! Lá, fazer trilhas e esportes de aventura é uma boa pedida durante o ano inteiro.

Para aproveitar as águas geladas das cachoeiras, certamente, o verão é a estação ideal, que no Brasil vai de novembro a março.

O inverno também tem seus atrativos na região. A culinária mineira é cheia de delícias: caldos, pamonha, canjiquinha, feijão tropeiro e pão de queijo com café.

Por isso, não tem época ruim para visitar e encontrar o que fazer em Rio Acima. 

O tempo é bem semelhante ao de BH, mas o frio pode ser um pouco mais rigoroso pela enorme área verde em que Rio Acima se localiza.

    Está gostando do conteúdo?
    Receba as melhores dicas de viagens no seu e-mail!
    Fique tranquilo, não enviamos spam!
    E-mail cadastrado com sucesso!
    A partir de agora, você receberá as melhores
    dicas de viagem diretamente no seu e-mail!

    Promoção de passagem para Rio Acima!

    Quem compra passagem com antecedência economiza de verdade. E uma outra dica para não gastar tanto com essa parte, que pode ser uma das mais dispendiosas da viagem, é acessar a plataforma Passagens Promo.

    Nosso algoritmo de busca faz a pesquisa em milhares de sites de companhias de voos, e te mostra os resultados com os melhores preços

    Basta inserir os seguintes dados: a data de embarque, a data de retorno, a cidade onde vai embarcar, o lugar que vai visitar e o número de passagens que vai comprar.

    Fique de olho no site para comparar as passagens e ative o alerta de preços para receber o aviso sobre qualquer promoção e alteração nos valores!

    Passagens para ir de Belo Horizonte até Rio Acima!
    Passagens aéreas saindo de

    Rio Acima: mapa

    Ter dicas de Rio Acima, mapa e indicações do que fazer na região é ótimo para ajudar os aventureiros a montarem seus roteiros de viagem. 

    A pequena cidade de pouco mais de 10 mil habitantes, é repleta de paisagens naturais magníficas.

    Para te ajudar a se localizar e a chegar nos principais pontos turísticos da região, preparamos um mapa. Assim, você poderá planejar com eficiência os seus deslocamentos entre as atrações.

    O que fazer em Rio Acima

    Os amantes de história, dos causos mineiros e das belezas da natureza, vão achar esse lugar uma maravilha. 

    Se você procura o que fazer em Rio Acima, MG, continue com a gente na leitura para conhecer os melhores passeios e atrativos turísticos da cidade, olha só!

    Serra do Gandarela

    Serra do Gandarela
    Fonte: André Delfino / Wikimedia Commons / CC BY-SA 4.0

    Localizado na parte sul da Serra do Espinhaço, em pleno quadrilátero ferrífero, o Parque Nacional da Serra do Gandarela fica há apenas 27 km de Rio Acima.

    Saindo de BH, são apenas 40 km para chegar ao local, mas a viagem é longa, afinal, o caminho das montanhas é cheio de curvas.

    A dica é aproveitar a vista da região. A estrada tem diversos mirantes que valem a parada e o registro. A cachoeira do Índio se encontra no caminho, fica a dica.

    Muitas pessoas não sabem, mas o complexo de cachoeiras e rios, e o trecho preservado de mata atlântica do parque, são fundamentais para o regime de águas da capital e da região metropolitana.

    Trata-se de uma área de recarga de aquíferos, portanto, a preservação de locais como esse é fundamental para nossa sobrevivência.

    Paróquia Santo Antônio

    Um português chamado Mathias Maciel da Costa, foi quem doou o terreno, em 1763, para construção de um local onde os cristãos pudessem se reunir.

    O prédio antigo, que havia ficado pronto ainda no século XVIII, precisou ser demolido em 1957. 

    O edifício em que hoje funciona a Paróquia Santo Antônio, foi construído na década de 60, em estilo moderno, e é considerado um dos mais importantes da cidade

    Uma das festas mais tradicionais de Rio Acima acontece no largo da paróquia há mais de 100 anos.

    Estação Ferroviária

    Estação Ferroviária
    Fonte: Stocksnap / CC0

    A Estação Ferroviária de Rio Acima é um lugar muito simpático e bonito. A estação foi construída aproveitando a primeira e mais antiga linha de ferro do país, idealizada ainda na época do império.

    O prédio de 1890 foi transformado em museu ferroviário, e encontra-se em perfeito estado de conservação, assim como outras edificações vizinhas. 

    É o caso da antiga casa do agente de ferrovia, que a partir de 2005 passou a ser usada como Câmara Municipal.

    A construção da estação segue os padrões da época, com telhado colonial, pilares de madeira maciça e a tradicional pintura branca com detalhes em azul. O trem turístico funciona aos domingos, anota aí!

    Vantagens Promo tem as melhores ofertas para você economizar na sua viagem! Encontre cupons e descontos para seguro viagem, hotel, e muito mais! Clique aqui e confira.

    Trem das Cachoeiras

    É o passeio que citamos no último tópico. A viagem na “maria fumaça Elisabeth” dura aproximadamente 55 minutos, e é um atrativo turístico perfeito para toda a família.

    Antes da partida, os passageiros assistem a um vídeo com informações sobre Rio Acima, e depois seguem para uma viagem com vista panorâmica de dentro dos vagões.

    Macacos

    O município de Macacos fica a menos de uma hora de carro, saindo de Rio Acima, em um percurso de pouco mais de 35 km em boas estradas.

    Fazer turismo em Macacos, MG, pode ser muito relaxante e também é um “prato cheio” para os aventureiros. A cidade é perfeita para quem busca por lindas cachoeiras e contato com a natureza.

    O passeio de quadriciclo é super divertido, e os praticantes de mountain bike e motocross são assíduos frequentadores da cidade. O ecoturismo também é forte na região.

    Quando estiver em Macacos, não deixe de visitar o centrinho, a igreja de São Sebastião e algumas cachoeiras maravilhosas como: a Cachoeira Central, a Cachoeira dos Mendes, a Cachoeira da Ponte e a Cachoeira dos Macacos.

    Belo Horizonte

    Belo Horizonte
    Fonte: Pixabay

    Belo Horizonte está na região central do estado, no sudeste do país. Tem uma população de aproximadamente 2 milhões e 700 mil habitantes.

    A capital de Minas Gerais, é uma grande cidade, com centro urbano movimentado em qualquer hora do dia ou da noite, e várias opções de atrativos turísticos.

    Conhecida como uma cidade boêmia, é também o berço de importantes bandas do cenário do rock nacional, como o Skank, Sepultura e Pato Fu.

    Além disso, possui uma impressionante quantidade de bares e “botecos”, e algumas áreas são muito procuradas por causa disso. 

    É o caso da região leste, mais especificamente nos bairros Santa Tereza, com o disputado largo do Bar do Orlando, Floresta, e também da área da Savassi, mais ao sul. 

    A capital mineira é o destino perfeito para quem deseja curtir uma noite mais movimentada.

    A cidade ainda possui diversos parques ecológicos, inclusive no hipercentro, salas de cinema, teatros, muitos museus, centros culturais e praças.

    São inúmeros pontos turísticos nacionalmente, e até mundialmente, famosos como a Praça do Papa, que recebeu a visita de João Paulo II, na década de 80.

    Você ainda poderá conhecer locais como as praças Floriano Peixoto, Duque de Caxias, do Cardoso e a também famosa e bela Praça da Liberdade, que reúne em seu entorno diversos museus.

    As pessoas também gostam de visitar seus grandes shoppings e a famosa Feira Hippie, que acontece aos domingos pela manhã, na avenida Afonso Pena.

    Cachoeiras em Rio Acima, MG

    São muitas opções de cachoeiras em Rio Acima. Todas muito bonitas e convidativas em qualquer época do ano, principalmente no verão. 

    Muitas vezes, os moradores de Belo Horizonte aproveitam a proximidade com a região e fazem uma pequena viagem de “bate e volta” de um dia para algum destino próximo como Rio Acima.

    O resultado disso, são locais relativamente cheios em finais de semana e feriados, por isso, chegue cedo ao local.

    A cachoeira do Índio e a do Viana são as mais famosas. A primeira, por exemplo, tem mais de 200 metros de altura, um espetáculo da natureza. 

    Se quiser fazer uma trilha a pé para chegar ao topo, vai andar uns 5 km, mas também dá para ir de carro.

    Saindo da cachoeira do Índio, com apenas 30 minutos de trilhas limpas, você chega na cachoeira Viana, o acesso é realmente muito fácil. 

    A queda tem 25 metros e o local tem ótimos poços e lajeados para se refrescar ou se aquecer ao sol.

    Chica Dona é um outro pedacinho de paraíso mineiro. Formada por dois poços, um de 50 e outro de 70 metros, ocupa os dois lados da estrada. Na queda menor, há pouca correnteza e o poço é perfeito para as crianças.

    Por que Rio Acima recebeu esse nome?

    Essa dúvida é comum e os visitantes sempre perguntam porque Rio Acima recebeu esse nome. 

    A história para explicar isso, é que antes de ser uma cidade, o local era uma comarca de Sabará, chamada Santo Antônio de Rio Acima.

    Depois, tornou-se arraial de Nova Lima e somente em 1923 recebeu o nome definitivo que carrega até hoje.

    Quantos anos tem Rio Acima MG? 

    Quantos anos tem Rio Acima MG?
    Fonte: Centurions Team / Flickr / CC BY-SA 2.0

      

    Rio Acima se emancipou de Nova Lima em dezembro de 1948. Por isso, poderíamos dizer que a cidade tem cerca de 73 anos, se considerarmos apenas esse dado.

    Acontece que as fundações de Rio Acima datam do início do século XVIII. Os primeiros tropeiros na região, estabeleceram-se por volta de 1736. 

    Então, não é um exagero dizer que a cidade tem por volta de 285 anos, não é mesmo?

    Quem nasce em Rio Acima é?

    Quem nasce nessa pequena cidade de aproximadamente 229,81 km², chamada Rio Acima, é cidadão rio-acimense, sabia? Um povo tranquilo, acolhedor e simples, como a maioria dos mineiros.

    Cotação de passagem para Rio Acima

    Agora que sabe todas essas dicas, está na hora de adquirir a sua passagem para Rio Acima pelos melhores preços.

    Para conseguir as melhores ofertas, é só acessar o site do Passagens Promo e comparar o preço de várias companhias aéreas.

    Confira as nossas promoções e faça a sua compra com antecedência, é a melhor forma de conseguir descontos realmente significativos, principalmente para quem viaja em família!

    Sem contar que, ativando o nosso alerta de preços, você vai ficar sabendo de qualquer alteração no valor do trecho que você precisa. Em nossa plataforma, os descontos podem chegar a 35%, já pensou? 

    Quer conhecer as belezas de Minas Gerais com economia? De Promo você pode!

    Passagens para ir de Belo Horizonte até Rio Acima!
    Passagens aéreas saindo de
    Latam Brasil CGH São Paulo CNF Belo Horizonte 03 Dez 08 Dez R$ 303 Latam Brasil CGH São Paulo CNF Belo Horizonte 10 Dez 11 Dez R$ 303 Latam Brasil CGH São Paulo CNF Belo Horizonte 26 Nov 28 Nov R$ 303 Latam Brasil CGH São Paulo CNF Belo Horizonte 25 Nov 29 Nov R$ 303 Latam Brasil CGH São Paulo CNF Belo Horizonte 19 Nov 22 Nov R$ 303 Ver mais ofertas

    Continue sua leitura!

    Recomendado para você
    Ipoema: veja onde ficar, quais pontos turísticos visitar e quais cachoeiras conhecer

    Ipoema: veja onde ficar, quais pontos turísticos visitar e quais cachoeiras conhecer

    Caxambu, MG: confira onde ficar, o que fazer e outras informações úteis!

    Caxambu, MG: confira onde ficar, o que fazer e outras informações úteis!

    Gonçalves, MG: cachoeiras, trilhas, informações e dicas de viagem

    Gonçalves, MG: cachoeiras, trilhas, informações e dicas de viagem

    Aiuruoca, MG: como chegar, mapa, atrações e dicas de viagem

    Aiuruoca, MG: como chegar, mapa, atrações e dicas de viagem

    O que fazer em Juiz de Fora: informações e pontos turísticos

    O que fazer em Juiz de Fora: informações e pontos turísticos

    Bichinho, MG: principais atrações e dicas de compras no povoado

    Bichinho, MG: principais atrações e dicas de compras no povoado