Romênia: mapa, roteiro e dicas para planejar a viagem!

Pretende viajar para a Romênia? Mapa é um item muito importante para te ajudar a percorrer suas principais cidades e atrações. 

O país é cercado por muitas lendas e histórias de vampiros, como o Conde Drácula, seu personagem mais famoso.

Prepare-se para percorrer cidades medievais, repleta de construções em estilo gótico, palácios, praças antigas e castelos que preservam suas características originais e que levam seus visitantes para uma “viagem ao tempo”.

Confira aqui as passagens aéreas com os melhores preços do Brasil neste link!

Romênia, mapa: motivos para conhecer o país!

Gosta de história? Então, fazer uma viagem para Romênia será sempre uma boa pedida. 

Localizado no leste europeu, o país é pouco visitado pelos turistas, o que é uma pena, pois motivos não faltam para incluí-lo no seu roteiro.

Com um clima agradável e muita história para contar, os visitantes se surpreendem com a quantidade de atrações, principalmente na Transilvânia, uma das regiões mais famosas, principalmente, por conta das suas histórias de vampiros e castelos medievais.

A regra aqui é colocar calçados e roupas confortáveis e explorar cada cantinho desse lugar surpreendente.

Romênia: curiosidades

Romênia: curiosidades
Fonte: Frimufilms / Freepik

Uma viagem para o Leste Europeu é regada de muita história, cultura e belas paisagens. 

Diversos países desse cantinho da Europa são muito antigos com construções milenares além de muitas curiosidades, que tornam os roteiros ainda mais interessantes. Confira!

Qual a língua que se fala na Romênia?

Se ao programar a sua viagem, você fica curioso em entender qual é a língua que se fala na Romênia, saiba que é o romeno, um idioma falado por cerca de 28 milhões de pessoas que vivem no país.

Considerada uma língua latina, o romeno é falado também na província autônoma de Voivodina, na Sérvia, e na Moldávia.

Religião

Na Romênia, religião é um assunto muito democrático. O país é considerado um estado laico e, por isso, não há uma crença oficial. 

A maior parte da população é considerada cristã, sendo 86,7% pertencentes à Igreja Ortodoxa e 4,7% de católicos romanos.

Outras religiões também estão presentes, como o Calvinismo, Igreja Greco-Católica, além de uma minoria muçulmana.

Romênia, mapa: passagens aéreas promocionais

Na hora de planejar uma viagem, as passagens aéreas costumam preocupar os turistas, afinal, elas estão entre os itens mais caros do orçamento, mas saiba que temos uma notícia boa para você.

O nosso site de buscas, Passagens Promo, faz o maior sucesso por apresentar os voos mais baratos do mercado, além de selecionar sempre as melhores ofertas para que os usuários possam garantir a economia que precisam.

passagens-promo
Passagens aéreas saindo de
Passagens aéreas até 30% mais baratas Encontre sua promo ⇾

Se o seu objetivo é garantir passagem para Romênia promocional, cadastre o seu e-mail no nosso site para ser avisado em primeira mão quando os preços do trecho de viagem escolhido baixarem.

Onde fica Roménia no mapa?

A Romênia está situada no centro-sudeste do continente europeu, na costa ocidental do mar Negro e ao norte da península dos Bálcãs, fazendo fronteira com países, como Bulgária, Hungria, Ucrânia, Sérvia, Ucrânia e Moldávia.

Com 20,1 milhões de habitantes, o país possui um território de 238.391 km², considerada a sétima maior população do continente.

Precisa de visto para ir à Roménia?

Precisa de visto para ir à Roménia?
Fonte: Diana.Grytsku / Freepik

Agora que você sabe onde fica Roménia no mapa e onde encontrar passagens promocionais, é importante entender quais documentos são necessários para desembarcar no país.

A boa notícia para os turistas brasileiros é que o visto não é necessário para viagens de menos de 90 dias.

Para entrar na Romênia, é preciso apresentar passaporte válido e, se possível, ter em mãos a passagem de volta, a reserva de hospedagem e o comprovante de que tem condições financeiras de ficar no país.

Romênia, mapa: Bucareste a capital romena

Ao decidir o que fazer Romênia, é bom considerar a capital Bucareste, uma cidade pouco conhecida dos turistas brasileiros, mas que, sem dúvida, reserva experiências surpreendentes.

Pelas ruas da capital, é possível observar a junção do antigo e do moderno, que convivem harmoniosamente, garantindo paisagens urbanas muito interessantes.

Por toda a cidade, construções imponentes, igrejas ortodoxas datadas dos séculos XVII e XVIII e praças grandiosas chamam a atenção de quem desembarca no destino pela primeira vez.

Entre as principais atrações, não deixe de andar pelo centro histórico com prédios antigos e bem preservados, palácios, igrejas e também muitos restaurantes e bares.

Visite o Palácio do Parlamento, dono de uma arquitetura belíssima e estrutura grandiosa, que faz dele o segundo maior edifício do mundo. 

Percorra ainda os casarões elegantes e pare para uma foto no Arco do Triunfo, que é tão belo quanto o de Paris.

Na capital Romênia, mapa turístico deve incluir também os parques, como o Parc Herastrau, uma área verde com lago e belas esculturas. Que tal um passeio de pedalinho? 

Transilvânia: a região mais famosa

Transilvânia: a região mais famosa
Fonte: Pixabay

Ao desembarcar na Romênia, Transilvânia é uma região que jamais pode ficar de fora do seu roteiro de viagem. Aliás, é bom esclarecer que a Transilvânia não é uma cidade, como muitas pessoas acreditam.

Trata-se de uma região, que fica no centro do país, sendo muito famosa como a terra dos vampiros, por conta da lenda do Conde Drácula.

O mais interessante dessa região é que seu ambiente medieval, castelos e muralhas tornam os roteiros vampirescos muito mais divertidos. É como se você entrasse em um filme de terror com aquele ar de mal-assombrado.

Rodeado por montanhas, essa região tem muito a oferecer aos seus turistas que fazem uma viagem para Romênia.

Sibiu

A cidade de Sibiu é uma das 7 cidades muradas, onde viveram os saxões, que foram os alemães que colonizaram essa parte da Romênia. 

Comece o seu roteiro pela Piata Mare, uma praça grandiosa do século XV, cercada por construções antigas.

Ao percorrer essa região, visite o Museu Nacional de Brukenthal do século XV, instalado no Palácio de Samuel von Brukenthal.

O espaço respira arte e cultura, abrigando obras de artistas das escolas romenas, holandesas, italianas, austríacas, alemãs e uma coleção pessoal de Brukenthal. 

Ao visitar a Romênia, mapa dessa região também vai te ajudar a visitar outras áreas interessantes, marcadas pelo estilo gótico.

Brașov

Romenia mapa Brașov
Fonte: Pxhere / CC0

Brasov é também uma cidade com características medievais, o que faz dela uma das mais encantadoras da Transilvânia.

Com ruas antigas e bem estreitas, é possível encontrar ainda restos da antiga muralha que cercava a cidade, além de portões e torres de defesa, construídos entre os séculos XIII e XVII.

O ponto de partida para os roteiros é a Cidade Velha, a partir da praça Piata Sfatului, rodeada por edifícios coloridos em estilo barroco que abrigam restaurantes, cafés com mesas ao ar livre, além de muitos museus.

No seu mapa de Romênia, conheça o Museu de História de Brasov e a Igreja Negra, uma catedral luterana construída no século XV, além da Igreja ortodoxa de São Nicolau, localizada no bairro histórico. 

Sighisoara

Em estilo medieval, essa pequena cidade tem a área histórica mais preservada do país com ruas e torres do século XVI.

Inclusive, foi nesse cantinho do mapa da Romênia na Europa que Vlad Dracul, governante da região da Valáquia, morou por muito tempo e também onde seu filho Aka nasceu.

Entre as atrações mais disputadas está a Torre do Relógio, datada do século XIV, que já abrigou um conselho municipal. O relógio ainda está em pleno funcionamento, desde os períodos medievais.

Aliás, a Torre do Relógio foi transformada em Museu de História, no ano de 1899, e vale a pena conhecer um pouco da história da cidade.

Visite também a grandiosa Basílica do Mosteiro Dominicano, uma igreja luterana, construída em estilo gótico, que abriga uma coleção de antigos artefatos dos séculos XV ao XVII.

Constanța

Quer saber o que conhecer Romênia? Então, inclua também a cidade de Constanta, na parte ocidental do Mar Negro, que abriga o maior porto do país.

Mesmo sendo uma grande metrópole, Constanta é repleta de histórias que datam de 2.500 anos, sendo fundada por colonos gregos de Mileto, no século VI a.C. 

No seu roteiro, conheça o Parque Arqueológico, na Boulevard Republicii, famosos por abrigar fragmentos e colunas de edifícios do século IV, além de uma torre do século VI.

Para quem gosta de história e cultura, o Museu Histórico Nacional e o Museu de Arqueologia não podem faltar no seu roteiro, já que possuem uma coleção de artefatos gregos, romanos e civis importantíssimos para o país.

No verão, que tal conhecer as praias do Mar Negro? Um dos lugares mais badalados por lá é o Distrito de Mamaia, conhecido como o paraíso do Mar Negro na Romênia, com muitos hotéis, restaurantes e bares.

Romênia: pontos de interesse

Romênia pontos de interesse
Fonte: Pixabay

Ao viajar para a Romênia, pontos turísticos interessantes não faltarão no seu roteiro, pois o país respira história, tradições e construções milenares.

Mas para conhecer cada cantinho e aproveitar ao máximo a sua estada, confira as dicas de atrações que selecionamos para você.

Castelo de Bran

O Castelo de Bran, conhecido como o Castelo do Drácula, é uma das principais atrações de quem faz uma viagem para a Romênia, sendo considerado uma das residências desse famoso vampiro da literatura mundial.

Localizado no topo de um vale, o castelo foi construído em 1211 para ser uma fortaleza militar, mas já teve diversas finalidades, como residência de reis e rainhas, museu e posto de coleta de impostos.

Hoje, o lugar é cercado de lendas e muitas histórias de vampiros, principalmente a do romance “Drácula” de Bram Stoker.

O local está aberto ao público e os turistas podem conhecer seus grandiosos aposentos, corredores estreitos, passagens secretas e muito mais.

Castelo de Peles

Construído em 1873, o Castelo de Peles, localizado no sopé das montanhas Bucegi, na cidade de Sinaia, é uma das principais atrações turísticas da região, e vale a pena incluí-lo no seu mapa da Europa, Romênia.

Considerado um dos mais preservados do país, ele possui artefatos antigos, além de 160 salas com esculturas em madeira, lustres de cristal, pinturas magníficas no teto, tapeçarias, móveis e obras de artes de nomes famosos.

Não deixe de percorrer seus corredores, conhecer seus quartos, jardins e muitos outros ambientes.

Castelo de Hunedoara

Castelo de Hhunedoara
Fonte: Pixabay

Conhecido também como Castelo Courvin, ele foi construído em cima de uma fortaleza datada do século XIV. 

Ao longo da sua existência, o edifício passou por diversas ampliações, ganhando novas salas, mas a sua construção original é bem preservada.

Ao escolher o que fazer Romênia, não deixe de conhecer esse castelo em estilo gótico com salas imponentes, torres e construções dignas de contos de fadas.

Cidadela de Rasnov

A Cidadela de Râșnov é um monumento histórico, localizado na cidade de Râșnov, construída entre 1211 e 1225. 

No local, funciona um museu de arte feudal, que abriga peças, artefatos e documentos que contam um pouco da história local.

Localizada no alto de uma montanha, ela foi erguida como parte de um sistema de defesa das aldeias da Transilvânia, que sofriam riscos de serem atacadas.

Palácio do Parlamento

O Palácio do Parlamento, localizado no centro de Bucareste, é considerado o segundo maior edifício administrativo do mundo, atrás apenas do Pentágono, nos EUA.

O espaço ocupa uma área de 330 mil metros quadrados, com mais de 270 metros de comprimento e 245 metros de largura.

Além disso, o palácio conta com mais de mil quartos, 30 salões, 440 escritórios, quatro restaurantes, três bibliotecas e muito mais.

Que tal se perder por esses corredores e conhecer um pouco das atividades e história deste local?

Salina Turda

Na Romênia, turismo de verdade pelo país deve incluir uma passadinha na Salina Turda, datada do século XVII e que, no passado, foi um importante centro comercial da região.

Hoje, o local tornou-se o maior museu histórico de mineração de sal do mundo, onde os turistas podem visitar os lagos Burgau, que ficam na superfície da mina.

Porém, é possível descer nas profundezas do local para ver de perto onde eram transportadas as toneladas de sal no passado.

Iluminados por estrutura high-tech de madeira e tubos de luzes, você conseguirá observar camadas de sal formadas há milhões de anos.

Encontre passagens com desconto e aproveite a viagem!

Ao chegar na Romênia, mapa precisa estar sempre em mãos para te ajudar a percorrer as cidades e conhecer as melhores atrações do país.

Além de um guia turístico, que tal encontrar passagens aéreas com descontos para aproveitar o melhor da sua viagem para o Leste Europeu?

Comece agora mesmo a fazer as suas cotações no nosso site de buscas, Passagens Promo, que vai te ajudar a garantir os voos mais baratos do mercado, além de ofertas e promoções imperdíveis.

passagens-promo
Passagens aéreas saindo de
Passagens aéreas até 30% mais baratas Encontre sua promo ⇾

Para não perder nada, ative o alerta no nosso site para avisarmos sempre que o trecho escolhido entrar em promoção. 

Quer viajar barato pelo leste europeu e sem complicações? De Promo você pode!