Rota das emoções: informação, dicas, turismo e praias paradisíacas

Quer fazer a rota das emoções e não sabe por onde começar? O roteiro na região nordestina do Brasil é belíssimo, repleto de praias, dunas, vilarejos e muita diversão.

Prepare-se para fazer uma viagem inesquecível e cheia de aventura. Vem com a gente e conheça todos os detalhes deste passeio incrível!

Saiba tudo sobre a viagem para o Nordeste!

O que é a Rota das Emoções?

Antes de saber como fazer a rota das emoções, que tal conhecer um pouco sobre este famoso percurso? 

A rota pelas cidades dos estados do Maranhão, Piauí e Ceará foi criada há mais de 15 anos. Desde então, ela tem feito o maior sucesso e atraído turistas do mundo todo.

O roteiro das emoções passa pelos Parques Nacionais de Jericoacoara, Lençóis Maranhenses e também pela Área de proteção ambiental do Delta do Parnaíba em um trecho de 14 cidades.

É importante destacar que, para fazer o tour, não é preciso percorrer todos estes municípios. Você pode escolher as atrações que quer conhecer.

Para quem não conhece muito sobre ecoturismo, esse pode ser um bom começo!

Quando fazer a Rota das Emoções?

Quando fazer a Rota das Emoções
Fonte: Pixabay

Uma coisa é certa: você ficará encantado com tanta beleza. Para aproveitar tudo o que a rota tem para oferecer aos seus turistas, é sempre bom saber qual é a época mais recomendada para viajar pelo Nordeste. 

É possível fazer o percurso durante o ano todo, porém, existem períodos certos para curtir as lagoas cheias dos Lençóis Maranhenses. 

Se quer ter dias de sol e diversão, a melhor temporada para fazer a rota acontece entre os meses de maio e setembro, depois que as chuvas deixam a região.

Neste período, as lagoas dos Lençóis Maranhenses estão muito cheias e proporcionam experiências únicas aos seus turistas.

Está gostando do conteúdo?
Receba as melhores dicas de viagens no seu e-mail!

Fique tranquilo, não enviamos spam!

E-mail cadastrado com sucesso!
A partir de agora, você receberá as melhores
dicas de viagem diretamente no seu e-mail!

Quantos dias para fazer a Rota das emoções?

A quantidade de dias para sua viagem dependerá dos pontos turísticos de rota das emoções que pretende visitar. 

Porém, recomendamos que a sua viagem aconteça por um período de 15 dias, para fazer os passeios de uma forma tranquila.

Se não puder ficar duas semanas, separe ao menos 10 dias para aproveitar as principais atrações. Você pode conhecer mais pontos turísticos alugando um carro com desconto. Confira as ofertas exclusivas clicando aqui e aproveite tudo o que a Rota das emoções tem para oferecer.

Passagens aéreas em promoção para o Nordeste

Para fazer os passeios da rota das emoções, nada melhor do que encontrar os melhores voos para o Nordeste, não é mesmo? 

Uma dica é concentrar as suas pesquisas no Passagens Promo, que apresenta as passagens aéreas mais baratas do mercado, além de descontos!

Passagens aéreas imperdíveis para o Nordeste!
Passagens aéreas saindo de

Que tal acionar o alerta de preços do site? Assim você recebe um aviso quando os valores do seu trecho estiverem mais baixos!

Mapa da Rota das Emoções

Para conhecer todas as atrações da região, nada melhor do que contar com um mapa da rota das emoções. Então, veja só o que montamos para você!

Pontos turísticos da Rota das Emoções: Lençóis, Delta e Jeri

As cidades que compõem o roteiro são belíssimas e com paisagens de tirar o fôlego. Prepare-se para ver alguns dos lugares mais bonitos do Brasil!

Prepare o coração e a câmera fotográfica para não perder nenhuma atração.

1. Lençóis Maranhenses, Maranhão

Uma das mais impressionantes paisagens do Nordeste não poderia ficar de fora. Os lençóis maranhenses são um verdadeiro espetáculo da natureza, que parecem mais uma pintura. 

Você encontrará um conjunto de enormes dunas que chegam a ultrapassar 30 metros de altura e lagoas formadas pelas águas das chuvas. 

Ao visitar o local, conheça a Lagoa Azul e Lagoa Bonita, as mais famosas por lá. Visite ainda as praças da região, que são paradisíacas.

O que tem para fazer em Lençóis Maranhenses?

Rota das Emoções: Lençóis Maranhenses
Fonte: Unsplash

Essa pergunta é muito fácil de responder. Afinal, os lençóis maranhenses são pura diversão e aventura e ícones do turismo em Maranhão.

Na região, você não pode deixar de fazer os passeios em veículos 4×4 para conhecer as dezenas de dunas e lagoas do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses.

É possível conhecer também essa mar de dunas do alto. Por lá você encontra empresas que oferecem passeios de voos sobre este espetáculo da natureza. 

Que tal também aproveitar para mergulhar nas lagoas, fazer passeios de buggy e praticar esportes radicais como kitesurf?

2. Delta do Parnaíba, Piauí

Pensa em um lugar maravilhoso! Essa é a espetacular Delta do Parnaíba, que faz parte do mapa da rota das emoções! 

Você ficará encantado com as paisagens compostas por pequenas ilhas, canais e extensas faixas de areia e canais.

Sem contar que a bela vegetação existente na região e um lindo rio completam o cenário incrível piauiense.

O que tem para fazer em Delta do Parnaíba?

Delta do Parnaíba
Fonte: Gabriel P. Silva, via Wikimedia Commons

Já deu para perceber que paisagens espetaculares são quase uma regra em Delta do Parnaíba, não é mesmo? 

A melhor forma de aproveitar este paraíso, sem dúvida, é fazer um passeio pelos rios, mangues e igarapés existentes por lá. 

Conheça o Porto das Barcas, uma região cheia de histórias e edifícios datados do século XX.

Visite ainda as lindas praias da região e a Ilha do Cajú, formada por mangues, dunas e lagoas de água salgada. 

3. Jericoacoara, Ceará

A cidade cearense é muito famosa em todo o mundo por causa das suas deslumbrantes paisagens. A bela Jericoacoara é, na verdade, uma vila de pescadores bem rústica e acolhedora. 

Em toda a região você verá enormes dunas durante o seu passeio na rota das emoções. 

As grandes atrações de Jeri, como é carinhosamente chamada, ficam por conta das praias paradisíacas com águas cristalinas e mar azul. 

Não deixe de tomar um sol nas espreguiçadeiras instaladas em meio às águas. Uma experiência deliciosa!

O que tem para fazer em Jericoacoara?

Jericoacoara
Fonte: Pexels

Conheça a Duna do Pôr do Sol, que é lindíssima e, claro, permaneça nela para o deslumbre do sol se pondo na região. Por lá, conheça ainda a Praia Malhada repleta de rochas em toda a sua extensão.

Para conhecer as paisagens da região, não deixe de fazer um passeio de buggy pelo Parque Nacional de Jericoacoara com dunas e lagoas. Você vai amar este lugar!

Melhores praias da rota das emoções no Nordeste

Não é à toa que o Nordeste está no topo da lista quando o assunto é turismo tropical. Por lá, as praias são espetaculares e com ótima infraestrutura para seus visitantes. 

Então, que tal conhecer as melhores praias da região?

Caburé, Barreirinhas MA

Se quer caminhar pelas melhores praias do da rota das emoções, a Praia Caburé precisa estar no seu radar. Por lá, você encontrará uma extensa faixa de areia entre o mar e o Rio Preguiças.

A paisagem da região é formada por areia branca e fofa, águas tranquilas e cristalinas, além de um pequeno vilarejo de pescadores. No local há bares e restaurantes com deliciosos drinks e ótimas porções. 

Você ficará ainda mais encantado com as casinhas rústicas feitas com telhado de palha de buriti que existem por lá. Um charme!

Lagoa de Jijoca, Jericoacoara CE

Rota das Emoções: Lagoa de Jijoca
Fonte: Pixabay

Águas transparentes, mar azul, areia branca e quiosques de palha compõem lindamente a paisagem da Lagoa de Jijoca. Com tanta beleza, a região é um dos lugares mais badalados de Jericoacoara.

Se gosta de uma atmosfera mais rústica, o trecho da Lagoa Azul é o seu lugar em Jeri. É possível fazer passeios de buggy e curtir as espreguiçadeiras instaladas no mar, bem próximas da praia.

Conheça ainda a região da Lagoa do Paraíso, que é um verdadeiro encanto com restaurantes, bares e redes para momentos de descanso.

Praia do Coqueiro, Luís Correia PI

Um verdadeiro paraíso em terras piauienses. A Praia do Coqueiro, sem dúvida, deve fazer parte do mapa da rota das emoções. 

A região era uma vila de pescadores e no decorrer dos anos tornou-se uma das regiões mais badaladas do litoral do Piauí.

Se gosta de águas tranquilas e poucas ondas, a Praia do Coqueiro é o lugar perfeito para curtir momentos de descanso. 

Além de belas paisagens, no local dá para praticar esportes radicais, como kitesurf, e observar barreiras de corais que se formam nas piscinas naturais durante a maré baixa. 

Outros passeios na Rota das Emoções no Nordeste

Entre os passeios pelo roteiro das emoções, a cidade de Santo Amaro deve ser incluída. O “o paraíso perdido dos lençóis” como é chamada, é lindo e tem lagoas de águas claras e enormes dunas. 

Faça uma visita pela cidade de Cajueiro do Norte, que também faz parte do roteiro das emoções e oferece ótimas experiências aos seus visitantes. 

Você vai conhecer as praias e dunas existentes na cidade e visitar os pequenos vilarejos. 

A cidade de Barroquinha no Ceará é um verdadeiro encanto. Na região, conheça a praia de Bitupitá e Curimãs, além da Barra dos Remédios com águas calmas e areia branquinha. 

No seu passeio pela cidade, visite o famoso Cajueiro Rei, considerado o maior do mundo. 

Dicas para fazer a Rota das emoções

Dicas de viagem para a Rota das Emoções
Fonte: Pxhere

Para conhecer os pontos turísticos de rota das emoções, é preciso um bom planejamento.

Por isso, antes de mais nada, é importante que você pesquise cada lugar que quer conhecer, como chegar até lá e onde se hospedar. Veja hotéis com descontos no Hoteis.com.

Para fazer os passeios, escolha empresas idôneas e que fazem o trajeto pela rota de forma segura.

Na hora de encontrar as melhores acomodações, saiba que a região oferece hospedagens para todos os bolsos.

Desde opções mais simples em pousadas, hostels e campings até hotéis mais luxuosos com excelente infraestrutura, você terá facilidade de encontrar a opção ideal para sua demanda!

Outro ponto muito importante está relacionado às formas de pagamento durante a viagem. Isso porque, em alguns lugares mais distantes não há caixas eletrônicos e muito menos agências bancárias.

A utilização dos cartões de débito ou crédito também são bem restritas. Por isso, é sempre bom levar um pouco de dinheiro em espécie para evitar imprevistos.

O que levar para rota das emoções?

O passeio rota das emoções é repleto de lindas paisagens, badalação, aventura, além de muito calor e sol forte.

Por isso, na hora de decidir o que levar na viagem, coloque na mala roupas leves e de banho, além de protetor solar, óculos de sol, boné ou chapéu. 

Além disso, não deixe de levar um tênis confortável para fazer as rotas mais selvagens.

Ao sair para os passeios, uma dica importante é colocar na mochila garrafas de água, toalhas e chinelos, pois com o sol forte, as areias são bem quentes. 

Como fazer a Rota das emoções gastando pouco?

Se você está pensando que para viajar pelo Nordeste é preciso um alto investimento, está enganado. A rota das emoções é bem democrática atendendo aos mais diversos perfis e bolsos.

Se quer fazer uma viagem mais econômica, estilo mochileiro, saiba que é bem possível. A primeira regra para gastar pouco é fazer um planejamento financeiro com antecedência.

Antes de fechar os passeios, pesquise as empresas que oferecem as rotas mais baratas.

Na hora de escolher as acomodações, opte por hospedagens mais modestas como campings, hostels ou pousadas, que oferecem diárias bem mais em conta.

Durante o seu trajeto entre as cidades, é possível encontrar bares e restaurantes que oferecem refeições em conta e deliciosas. Dá para fazer uma viagem bem bacana com um orçamento mais modesto!

Cotação passagens aéreas para o Nordeste em promoção

A rota das emoções é um dos passeios mais incríveis de todo o Nordeste. Tenha certeza que você vai se surpreender com os pontos turísticos existentes em toda região.

Depois de conhecer os principais detalhes e as melhores atrações deste roteiro, que tal encontrar passagens em promoção?

No Passagens Promo você terá acesso às melhores opções de passagens com os menores preços do mercado, além de promoções e descontos. 

Passagens imperdíveis para viajar ao Nordeste!
Passagens aéreas saindo de
Azul IMP Imperatriz SLZ São Luis 19 Out 24 Out R$ 242 Latam Brasil CGB Cuiaba FOR Fortaleza 31 Jan 31 Jan R$ 252 Latam Brasil FOR Fortaleza REC Recife 12 Mai 16 Mai R$ 253 Latam Brasil FOR Fortaleza REC Recife 15 Out 20 Out R$ 253 Latam Brasil REC Recife FOR Fortaleza 16 Out 19 Out R$ 253 Latam Brasil REC Recife FOR Fortaleza 20 Out 22 Out R$ 253 Latam Brasil REC Recife FOR Fortaleza 23 Out 27 Out R$ 253 Latam Brasil REC Recife FOR Fortaleza 04 Nov 07 Nov R$ 253 Ver mais ofertas

Não perca tempo e nem dinheiro. Conte com a ajuda do nosso buscador. Quer viajar com as melhores vantagens e os preços mais baixos? De Promo você pode!

Continue a ver outras das melhores dicas de viagem!

Recomendado para você
Festas juninas no Nordeste: história, costumes e principais destinos

Festas juninas no Nordeste: história, costumes e principais destinos

Morro de São Paulo: um lugar incrível na Bahia

Morro de São Paulo: um lugar incrível na Bahia