Rota Germânica: conheça as cidades para visitar no seu tour pelo sul!

Já imaginou conhecer um pedacinho da Europa sem sair do Brasil? Na Rota Germânica catarinense isso é possível!

Estamos falando de uma das mais famosas rotas turísticas do Sul do Brasil, capaz de levar o viajante a lugares incríveis, que vão fazer você se sentir em plena Alemanha!

O passeio começa no Vale do Itajaí e passa por cidades que receberam milhares de imigrantes alemães e italianos durante o período colonial e, hoje, guardam um pouquinho da cultura, gastronomia e arquitetura desses países.

Neste artigo, vamos te mostrar os principais motivos para conhecer a região, quais cidades que não podem ficar de fora do seu roteiro, dicas para a sua viagem e muito mais. Veja só!

Compre passagens aéreas com o menor preço neste link!

Rota Germânica: tudo o que você deve saber sobre o trajeto!

Ruas floridas, construções tradicionais em estilo enxaimel, gastronomia de excelência, muito vinho e história para contar: os viajantes que percorrem o tour Rota Germânica podem achar que foram transportados direto para a Europa.

O passeio que avança pelo Vale do Itajaí rumo ao Vale Europeu de Santa Catarina passa por cidades encantadoras, que em muito lembram os pacatos vilarejos distribuídos pelos Alpes Europeus.

Na região, a maioria dos moradores fala alemão fluentemente e as lojas de chocolate artesanal, fábricas de porcelana, cervejarias artesanais e vinícolas estão por todos os lados. 

O verde dos morros é o pano de fundo para um roteiro apaixonante, indicado para todos: adultos e crianças, casais e famílias, em qualquer época do ano.

Cada destino da região tem seus próprios atrativos, seja a sofisticada Balneário Camboriú, a casa da Oktoberfest em Blumenau, a germânica Pomerode ou qualquer outra das mais de 30 cidades que fazem parte da rota.

Em outras palavras, se você sempre quis conhecer a Europa, mas o dinheiro ou o tempo foram empecilhos, talvez seja uma boa ideia considerar a Rota Germânica para a sua próxima viagem!

O que é a Rota Germânica?

O que é a Rota Germânica?
Fonte: Mtur Destinos / Flickr / CC0

A Rota Germânica é uma rota turística que passa por cidades do Vale Europeu brasileiro, na chamada região do Médio Itajaí.

Os destinos do roteiro receberam grande quantidade de imigrantes de diferentes pontos da Europa a partir do século XIX, especialmente Alemanha, Itália, Polônia e Holanda, entre outros países do Velho Continente.

Por essas e outras, as cidades acabaram recebendo forte influência de culturas europeias, o que se reflete na arquitetura, na gastronomia e na cultura, atraindo milhares de visitantes todos os anos!

Onde fica a Rota Germânica?

A Rota Germânica começa na cidade de Balneário Camboriú, no litoral norte catarinense, a 85 km de Florianópolis, e segue rumo ao Vale Europeu, Santa Catarina.

Os viajantes de outros estados brasileiros podem desembarcar no Aeroporto de Navegantes, a apenas 35 km de Balneário Camboriú, e alugar um carro para percorrer o roteiro com mais conforto e autonomia.

Mapa da Rota Germânica

Está pensando em conhecer o pedacinho mais europeu do Brasil? Então confira onde fica a rota no mapa para planejar seus deslocamentos!

Como é o passeio Rota Germânica?

Não existe uma fórmula exata para fazer o passeio Rota Germânica pelo interior de Santa Catarina.

A rota tradicionalmente começa em Balneário Camboriú e avança no sentido oeste, passando por destinos como Ilhota, Blumenau, Timbó, Rio dos Cedros e Pomerode, entre muitos outros.

No entanto, nada impede o viajante de fazer o sentido contrário ou de visitar apenas algumas cidades: você pode montar o seu próprio roteiro para curtir uma experiência ainda mais exclusiva e inesquecível!

Quando fazer a Rota Germânica?

Quando fazer a Rota Germânica?
Fonte: Unsplash

A Rota Germânica é um roteiro que pode ser feito em qualquer época do ano, mas escolher a data certa de acordo com o seu objetivo de viagem pode tornar seu passeio ainda mais incrível.

O auge do movimento turístico acontece durante os meses mais frios do ano, de junho a agosto, quando o clima serrano torna a paisagem ainda mais europeia e o frio de até 10ºC parece um convite a longas horas em frente à lareira.

O roteiro também registra intenso movimento em feriados prolongados, períodos de férias escolares e, especialmente, durante as tradicionais festas da região, como a Oktoberfest de Blumenau.

Isso significa que, se você pretende viajar nessas datas mais movimentadas, é imprescindível fazer suas reservas de hospedagem com antecedência.

Caso contrário, você pode acabar pagando mais caro por diárias ou até mesmo ter dificuldades para encontrar hospedagem em cima da hora!

Conheça a Rota Germânica pagando pouco!

Você não precisa pesar no bolso para conhecer um pedaço da Europa no Brasil! 

Faça a cotação gratuita de passagens aéreas promocionais para a Rota Germânica em nosso site de buscas, Passagens Promo!

Nossa plataforma te ajuda a encontrar a melhor oferta para a sua viagem em poucos minutos: você só precisa digitar as cidades de origem e destino, selecionar as datas da viagem e escolher a promoção que cabe no seu bolso.

O viajante pode até utilizar recursos modernos, como ferramenta de economia em dias próximos e alerta de preços, para encontrar o momento mais barato para viajar.

Além disso, você pode contar com a segurança e praticidade que só o Passagens Promo oferece, incluindo formas de pagamento facilitada, como Pix, transferência e até 10 vezes no cartão, sem juros.

Faça uma simulação e comece a planejar agora mesmo a sua viagem por Santa Catarina sem abrir mão da economia!

passagens-promo
Passagens aéreas saindo de

Cidades da Rota Germânica

A Rota Germânica passa por lugares bonitos para conhecer no Vale do Taquari, no Vale do Médio Itajaí, no Vale Europeu e até mesmo na Costa Verde de Santa Catarina, estendendo-se por várias cidades como:

Balneário Camboriú

Balneário Camboriú
Fonte: Pixabay

Principal ponto de partida do roteiro, Balneário Camboriú é uma cidade efervescente, moderna e agradável, capaz de conquistar os viajantes com suas belas praias e uma agitada vida noturna.

Localizada a cerca de 86 km da capital, Florianópolis, a cidade tem pouco mais de 145 mil habitantes e 10 praias em diferentes estilos, com opções para todos os gostos.

Depois de conhecer as atrações da cidade, que tal esticar seu roteiro até o Beto Carrero World, maior parque temático da América Latina, a menos de 40 km de distância?

Confira o que fazer na cidade litorânea!

O que fazer em Balneário Camboriú?

O viajante encontra atrações suficientes para semanas de viagens em Balneário Camboriú, especialmente nas 10 praias espalhadas pela orla local.

As praias Brava, dos Amores e do Estaleirinho são as preferidas dos surfistas, enquanto as praias Central e das Laranjeiras estão entre as mais movimentadas por sua localização estratégica, no centro da cidade.

A Praia do Pinho, primeira praia de nudismo do Brasil, é o lugar ideal para viver a experiência do naturismo. 

Se você faz questão do contato com a natureza, vale a pena considerar as praias de Taquaras e do Buraco.

Você ainda pode visitar o Parque Unipraias, se divertir no calçadão, curtir o passeio temático do Barco Pirata ou conhecer um dos excelentes restaurantes locais.

Blumenau

Blumenau
Fonte: Pexels

Blumenau, conhecida como Capital da Cerveja, é uma das cidades do Vale Europeu brasileiro mais “alemãs”, com traços germânicos espalhados por suas ruas e casas.

Um dos maiores municípios do interior catarinense, com mais de 360 mil habitantes, o destino fica a 70 km de Balneário Camboriú, onde começa a rota, e a 151 km de Florianópolis. 

Veja abaixo as principais atrações blumenauenses!

O que fazer em Blumenau?

Vai visitar a Capital da Cerveja? É melhor montar um roteiro organizado para conhecer as belezas de Blumenau sem deixar nada para trás.

A principal atração local é o fotogênico Parque Vila Germânica, inspirado em vilarejos alemães tradicionais, com várias construções em estilo enxaimel.

É ali que acontecem os principais eventos do calendário local, como a Oktoberfest, maior festa alemã do Brasil e segunda maior do mundo, atrás apenas da Oktoberfest de Munique, na Alemanha.

Caminhe sem pressa pela região da Rua XV de Novembro, onde estão os edifícios mais interessantes da cidade, inclusive a Prefeitura Municipal, onde está instalada a primeira locomotiva da cidade.

Se você gosta de história e cultura, vale a pena montar um roteiro pelos museus locais, incluindo o Museu da Família Colonial e o Museu da Cerveja.

Falando nisso, nada melhor que aproveitar sua passagem por Blumenau para conhecer as famosas cervejas artesanais da região! 

Visite as fábricas da Eisenbahn e da Bierland para degustar diversos rótulos da típica cerveja em estilo alemão.

Ilhota

Ilhota
Fonte: Ricardo Eliezer De Souza / Wikimedia Commons / CC BY 1.0

A Rota Germânica continua pela pacata Ilhota, carinhosamente chamada de Encanto do Vale, famoso polo de fabricação de lingeries, moda fitness e roupas de banho.

Em outras palavras, é o lugar perfeito para ir às compras sem pesar no bolso!

A cidade de apenas 12 mil habitantes fica no meio do caminho entre Balneário Camboriú e Blumenau, a 115 km de Florianópolis. Confira o que fazer por lá!

O que fazer em Ilhota, SC?

Depois de ir às compras nas muitas lojas, confecções e galerias comerciais da cidade, chegou a hora de explorar as atrações naturais de Ilhota.

Você vai se encantar com suas belas cachoeiras, várias trilhas ecológicas e a Gruta Nossa Senhora de Fátima!

Em seguida, visite o Recanto Duas Quedas para se refrescar em cascatas de água cristalina. Se você gosta de atrações históricas, inclua a Igreja Matriz São Pio X em seu planejamento de viagem.

Por fim, faça um passeio pelo Parque Botânico do Morro do Baú para conhecer a riqueza natural da cidade e, se sobrar ânimo, suba os 800 metros até o Morro do Baú para contemplar uma vista privilegiada dos arredores de Ilhota.

Pomerode

Pomerode
Fonte: Marinelson Almeida / Wikimedia Commons / CC BY 2.0

Pomerode não é apenas uma cidade alemã em Santa Catarina, e sim a cidade mais alemã do Brasil, onde mais de 90% dos 34 mil habitantes falam alemão fluentemente.

A região foi ocupada por milhares de imigrantes da região da Pomerânia a partir do século XIX e mantém viva a cultura germânica em suas construções em estilo enxaimel, nos bons restaurantes e nos costumes locais.

Confira o que fazer na pacata Pomerode!

O que fazer em Pomerode?

Os viajantes mais distraídos podem acreditar que estão, de fato, na Europa ao caminhar por Pomerode, um dos principais destinos do roteiro germânico e da Rota Enxaimel catarinense.

Ali, a história é preservada em museus com rico acervo, como o Museu Pomerano e o Museu Casa do Imigrante, que convidam o viajante a mergulhar na cultura local.

O ponto alto de qualquer visita a Pomerode, porém, é outro: o agitado calendário local, repleto de festas que mobilizam milhares de pessoas todos os anos.

Entre os destaques estão o Festival da Cerveja, a tradicional Festa Pomerana e o Osterfest, um festival que acontece na Páscoa, onde é montada a maior árvore pascoal do mundo, com 120.000 casquinhas de ovos.

Outros destinos do Vale Europeu

A região do Vale Europeu catarinense é um prato cheio para quem gosta de belas paisagens, boa gastronomia e muitos passeios inesquecíveis.

Você pode, por exemplo, visitar Nova Trento para conhecer a cidade da primeira santa brasileira e visitar o Santuário de Santa Paulina, ou conhecer as belezas do Complexo Turístico Jardim do Imigrante em Timbó.

Que tal, então, se aventurar na Capital Catarinense do Turismo de Aventura, a pacata Ibirama, ou conhecer as dezenas de cachoeiras de Benedito Novo?

Em Rio dos Cedros você poderá conhecer algumas das cachoeiras mais bonitas de Santa Catarina, enquanto Botuverá abriga a maior caverna do Sul do Brasil.

Passagens aéreas em promoção para conhecer a Rota Germânica

Você pode começar a planejar a sua viagem pela Rota Germânica com economia agora mesmo, sem sair de casa: é só fazer a cotação de passagens aéreas promocionais para Santa Catarina em nosso site de buscas, Passagens Promo!

Nosso site te ajuda a encontrar o momento mais barato para viajar para o destino dos seus sonhos em poucos cliques. 

Basta digitar as cidades de origem e destino, selecionar as datas de ida e volta, e pronto. Você acessa as melhores ofertas para o trecho que procura!

Não deixe de cadastrar seu e-mail no alerta de preços para não perder nenhuma promoção para o destino que você procura! 

Quer conhecer a Rota Germânica com economia e praticidade? De Promo você pode!

passagens-promo
Passagens aéreas saindo de
LATAM CGH São Paulo FLN Florianópolis 22 Ago 28 Ago R$ 322 Gol GRU São Paulo FLN Florianópolis 16 Set 20 Set R$ 521 Azul VCP Campinas FLN Florianópolis 27 Jun 30 Jun R$ 623 Azul CWB Curitiba FLN Florianópolis 06 Set 08 Set R$ 626 Azul VCP Campinas FLN Florianópolis 29 Ago 01 Set R$ 671 Ver mais ofertas
Recomendado para você
Bombinhas, SC: confira as melhores informações para preparar sua viagem!

Bombinhas, SC: confira as melhores informações para preparar sua viagem!

Conheça detalhes sobre o Aeroporto de Navegantes

Conheça detalhes sobre o Aeroporto de Navegantes

Canela, RS: onde fica a cidade, o que fazer, história e outras curiosidades

Canela, RS: onde fica a cidade, o que fazer, história e outras curiosidades

Comidas típicas da região Sul: confira pratos que dão água na boca!

Comidas típicas da região Sul: confira pratos que dão água na boca!