Roteiro Alemanha: 7 dias de história, cultura e diversão

Confira um roteiro Alemanha incrível para sua próxima viagem! A Alemanha é um dos países mais importantes do mundo.

Mesmo depois de ser protagonista de um dos capítulos mais tristes da história, ela se reinventou e é um dos principais destinos turísticos da Europa.

Roteiro Alemanha: melhores cidades para visitar

Com mais de dois milênios de existência, a Alemanha tem muita história para contar em todos os cantos. Desde grandes centros, como Berlim e Frankfurt, até as cidades medievais, que preservam cenários históricos, com castelos e pequenos vilarejos.

Sem contar que, além de prédios históricos, o que não faltam são belezas naturais de tirar o fôlego e muita diversão para todos os gostos e estilos.

Se está preparando um roteiro pela Alemanha, mas não tem muito tempo para conhecer o país, preparamos um guia de viagem de 7 dias que você vai se encantar. Vem com a gente e se apaixone por este país que desperta interesse em todo mundo.

 Quando ir à Alemanha?

Foto da cidade de Cochem
Cochem, Alemanha

O país europeu é lindo o ano inteiro, há paisagens e pontos turísticos para conhecer em todos os momentos, mas é sempre importante fazer uma viagem pela Alemanha que combina com você.

Se quer fugir das temperaturas baixas, que podem chegar até -5°C no inverno, o período  de primavera e verão na Europa (entre maio e setembro), é a melhor escolha, já que o clima está agradável e as atividades ao ar livre podem ser bem mais aproveitadas.

Aliás, é justamente nesta época que a cidade vive seu esplendor, com dias mais longos, parques e jardins lotados, além de muita badalação e diversão.

Mas lembre-se: o período é considerado alta temporada em toda Europa. Então, se preferir viajar nesta época, prepare-se, pois as atrações turísticas, hotéis e restaurantes estão mais lotados.

Claro que nada disso vai atrapalhar o seu roteiro de 7 dias na Alemanha.

Documentos para viajar para Alemanha

É certo que o seu roteiro para Alemanha, precisa incluir muita diversão, cultura e história.  Mas você não pode esquecer da lista de documentos para entrar no país. Então, anota tudo aí:

A parte boa é que você não precisa de visto para viajar a turismo para a Alemanha, desde que permaneça por, no máximo, 90 dias.

É necessário apresentar também passaporte válido, passagem de ida e volta, seguro de viagem, reserva de hotéis ou carta convite, caso você fique em casa de familiar ou amigos.

Saiba tudo sobre seguro viagem obrigatório lá no blog do Seguros Promo neste artigo que trata do assunto de forma bastante clara.

Outro ponto importante é que comprove que possui recursos financeiros para se manter no país. Não esqueça de nada e curta essa incrível viagem. 

Passagens aéreas para Alemanha

Castelo na Bavária
Bavaria, Alemanha

Fazer um roteiro pela Alemanha e ainda economizar é tudo que queremos. Então, que tal poupar na hora de comprar passagens aéreas?

A nossa primeira dica é fazer uma pesquisa em sites de buscas. Nada de comprar as primeiras opções que encontrar. Faça pesquisas em dias diferentes e horários alternados.

Outra dica é não optar por viagens em feriados e finais de semana, pois nesses dias os preços estão mais salgados.

Para não perder as promoções e os melhores preços, uma alternativa é utilizar um site de comparação de passagens aéreas e fazer um cadastro para alerta de preços. Se os preços das passagens forem ajustados, você será avisado imediatamente.

Melhores preços de passagens aéreas para Frankfurt
Passagens aéreas saindo de
Melhores preços de passagens aéreas para Berlim
Passagens aéreas saindo de

Cidades da Alemanha com rota romântica

Se pensa que apenas a Itália tem um roteiro romântico, está enganado. Além de muita história e cultura, você sabia que existe uma belíssima rota romântica da Alemanha? Isso mesmo!

Nos últimos anos, essa rota ficou famosa, já que ela faz um percurso muito charmoso por cidadezinhas medievais com paisagens cinematográficas, castelos, casas de enxaimel, além de parques eólicos, vinhedos e lindos campos.

O percurso tem cerca de 400 quilômetros e percorre quase 30 cidades, entre pequenos vilarejos do século XVI, igrejas, monastérios, palácios e bosques.

Um verdadeiro cenário de filme! Prepare-se para acabar com todo o espaço da memória do seu celular com lindas fotos. Com certeza, será um dos passeios mais incríveis que fará com o seu amado ou amada.

Roteiro Alemanha 7 dias

Bom, se você tem apenas 7 dias para fazer seu tão sonhado roteiro Alemanha, confira os principais destinos que separamos para a sua viagem. Prepare a listinha do seu tour na Alemanha!

Dia 1 – Berlim

Vista aérea de Berlim à noite
Berlim, Alemanha

Surpreendente!  Essa é a definição perfeita para a capital Berlim. Com quase 35 milhões de habitantes, a cidade existe desde o século XIII e é um verdadeiro centro de cultura e história, principalmente porque ela foi palco de anos muitos turbulentos de guerra.

Hoje, Berlim tem escrito uma história de sucesso, inovação, cidadania, deixando para trás um período negro. Pela cidade é fácil observar as marcas do passado em muitos pontos turísticos, como o Memorial do Holocausto e as ruínas do Muro de Berlim.

Com tanta história, Berlim é um dos principais destinos turísticos para quem quer fazer um roteiro pela Alemanha.

No seu primeiro dia de viagem, é preciso escolher exatamente os pontos turísticos para conseguir aproveitar a cidade. Na sua lista, inclua o Portão de Edimburgo, construído em 1791, considerado um dos símbolos mais importantes da história alemã.

Bem pertinho fica o Parlamento Alemão. Para conhecê-lo é preciso agendar uma visita. Inclua também o Memorial do Holocausto, um monumento criado para representar os judeus vítimas do holocausto na Europa.

Dê uma passadinha também na Potsdamer Platz, uma área comercial muito famosa e moderna. Antes de partir, não deixe  de conhecer o Palácio Reichstag, a Ilha dos Museus, a East Side Gallery, o Potsdamer Platz Mauerpark, a Torre de Berlim e a Catedral de Berlim.

Aproveite também a gastronomia da cidade, que é incrível!

Dia 2 – Frankfurt –  Würzburg – Rothenburg (Rota Romântica)

No roteiro pela Alemanha, a rota romântica deve estar nos seus planos a partir do seu segundo dia de tour pelo país.

Então, comece pela linda Frankfurt, um moderno centro financeiro repleto de bancos e arranha-céus. Além disso, ela é considerada a cidade da arte, das feiras e das atrações culturais.

Depois disso, o que fazer em volta de Frankfurt? O próximo destino é a Würzburg, uma cidade na região da Bavária, considerada uma das mais importantes no tour dos apaixonados.

Para quem quer apreciar um bom vinho, essa é a cidade certa, pois ela é famosa pelos seus vinhos brancos secos, especialmente a partir da uva Silvaner. Se quer uma boa cerveja, a cidade é sede da cervejaria Würzburger Hofbräu. Aproveite!

Visite também o Palácio Residenz de Würzburg, considerado um Patrimônio da Humanidade; a Catedral de Würzburg, além das igrejas medievais e da Ponte Carlos de Würzburg.

Por fim, conheça o poderoso Festung Marienberg, um símbolo de Würzburg. Além dos pontos turísticos, faça uma refeição na cidade. O próximo destino é a cidade medieval Rothenburg Rothenburg ob der Tauber, considerada a mais famosa da Rota Romântica.

Dia 3 – Rothenburg – Füssen

Rothenburg ob der Tauber é aquele lugar que parece um sonho. O seu nome significa em alemão, “fortaleza vermelha acima do (rio) Tauber”.

É um dos destinos mais encantadores que verá no seu roteiro pela Alemanha. Afinal, ela é repleta de casinhas enxaimel com flores e fachadas de diferentes cores, ruas de paralelepípedo, muralhas e torres que cercam a cidade.

Aliás, ela serviu de inspiração para a Disney criar a vila do desenho Pinóquio. Consegue imaginar o charme dessa cidade?

Seu primeiro ponto turístico deve ser o famoso cartão postal da cidade: a Plönlein, uma espécie de praça triangular. Depois, caminhe até a Praça do Mercado, onde está a Prefeitura.

Inclua na sua lista também o Museu do Crime e Punições Medievais, a Igreja de St Jacob, os portões e torres das muralhas, além de caminhar pelas ruazinhas da cidade.

Ah, não vá embora sem experimentar as comidas típicas, como o clássico joelho de porco, o schneeballen e os vinhos da região.

Dia 4 – Rothenburg – Füssen e Castelos

Foto da cidade de Rothenburg
Rothenburg, Alemanha

Rothenburg de fato é encantadora, mas Füssen também te deixará apaixonada, já que ela abriga o Castelo de Neuschwanstein, que serviu de inspiração para o castelo da Cinderela.  Imagina só a emoção de conhecer esse lugar!

Assim como outras cidades do roteiro romântico da Alemanha, ela também parece que saiu dos contos de fadas, com casinhas coloridas, ruas de paralelepípedo, bares, lojas e cafés, que preservam prédios antigos.

Sem contar que a cidade é rodeada também por montanhas e vales. Um local que parece que parou no tempo.

Uma dica para o quarto dia de tour pela cidade é fazer uma caminhada pelo centro histórico, que conta com ruas estreitas e cheias de casas antigas, lojas, restaurantes e cafés charmosos.

Os Castelos de Neuschwanstein e de Hohenschwangau são as grandes atrações. Por isso, explorem ambos os locais e tirem muitas fotos.

Passagens aéreas até 35% off. Clique e confira!

Dia 5 – Garmisch-Partenkirchen e Zugspitze

Chegando ao quinto dia do seu roteiro a Alemanha, chegou a vez de Zugspitze e Garmisch-Partenkirchen, que são os pontos mais altos do país. Se você gosta de neve e de esquiar, você vai amar essa região.

Muito encantadora, Zugspitze está a 2.960 metros de altura, localizada nas regiões dos alpes bávaros, no distrito de Garmisch-Partenkirchen, na divisa com a Áustria e Munique.

Zugspitze é, com certeza, um lugar que deve conhecer, pois no alto da montanha, você tem uma linda vista para Áustria, Suíça e Itália. Inclusive, de lá é possível atravessar para os alpes austríacos, da cidade de Tirol.

O local possui lojinhas de souvenires, restaurantes, além da capela que fica lá no alto.

Dia 6 – Munique

Igreja em Munique
Munique, Alemanha

Prepara-se para o seu sexto dia de viagem, pois Munique é um centro urbano com uma vida muito agitada, embora preserve um clima de cidade pequena. Aliás, separamos dois dias para conhecer os principais pontos turísticos.

Lá, o que não faltam são opções de lazer, cultura e história, além de uma rica gastronomia. Se levou uma grana para fazer compras, Munique é o lugar certo.

Então, vamos começar o seu tour por Munique. A primeira parada deve ser na Marienplatz, um centro histórico considerado o coração de Munique.

Nesta mesma região, aproveite para conhecer Munique do alto, onde estão a torre da Igreja São Pedro e a torre da Nova Prefeitura.

Entre um passeio e outro, pare para fazer uma refeição no mercado Viktualienmarkt, um centro gastronômico onde você encontra produtos típicos da região da Baviera, artesanato e especiarias, além de ótimos vinhos. 

Depois de uma deliciosa refeição, caminhe até a Odeonsplatz, uma praça com arquitetura italiana, encomendada pelo rei Luis I da Baviera no século 18.

Nessa área, você verá a Theatinerkirche, a primeira igreja barroca e o Feldherrnhalle, um monumento construído a partir de 1841.

Para encerrar o sexto dia, visite a Residenz, o maior palácio urbano da Alemanha. Ele conta com um museu, a Casa do Tesouro Real e salas de concerto.

Depois disso, faça um passeio pelo Jardins da Corte e prepare-se para descansar, porque os passeios por Munique não param por aí.

Ah, uma dica é experimentar as cervejas do Hofbräuhaus, um dos pontos mais famosos da região.

Dia 7 – Munique

Os 7 dias na Alemanha ainda não acabaram! No último dia da sua visita a Munique, conheça o Englischer Garten, um dos maiores parques urbanos do mundo. Se quiser, alugue uma bike e conheça todo o complexo.

Outra atração bem legal é o point do surf do Englischer Garten, onde os surfistas pegam ondas que se formam no Rio Eisbach. É muito interessante!

Faça uma parada na Casa da Arte, que é um encanto. Depois, que tal conhecer o chique e refinado empório gourmet, Dallmayr? Se quer levar umas comprinhas para casa, vá até as ruas Kaufingerstrasse e a Theatinerstrasse, que possuem muitas lojas. 

Se é fã de futebol e carro, conheça o Museu da BMW e faça uma visita ao Allianz Arena do FC Bayern de Munique, onde é possível fazer um tour pelo estádio.

A cidade é repleta de atrações. Por isso, como são apenas dois dias em Munique, é importante listar o que você realmente quer conhecer. Programa-se, use um mapa e coloque calçados confortáveis. Aproveite, porque essa cidade incrível!

Outras cidades para conhecer na Alemanha

Catedral de Colônia, na Alemanha
Foto de Colônia, Alemanha

Em um roteiro pela Alemanha, você também pode incluir outras cidades que também são históricas, lindas e encantadoras. Por isso, separamos alguns destinos que você não vai se arrepender de conhecer:

Colônia:  com cerca de 2 mil anos, ela se estende ao rio Reno na Alemanha ocidental, sendo um lindo centro cultural da região, com museus e catedrais. 

Heidelberg: localizada às margens do rio Neckar, no sudoeste da Alemanha, a cidade é conhecida pela respeitada Universidade de Heidelberg, fundada no século XIV.

Nuremberg: ela fica ao norte da Bavária e possui uma diferenciada arquitetura medieval, com fortificações e torres de pedras de Altstadt, além de prédios com telhados vermelhos, castelo e igrejas. 

Cotação de passagens aéreas para Alemanha

Foto da bandeira alemã
Bandeira alemã

Depois de fechar seu roteiro Alemanha, que tal comprar as passagens aéreas?

Se quer encontrar as melhores opções, conte com o Passagens Promo, o melhor site comparador do Brasil. Faça lá suas cotações de passagens aéreas para Alemanha.

Mas não se esqueça que o primeiro passo para fazer uma ótima viagem é planejar. Pesquise com antecedência os preços das passagens, hospedagens e transporte dentro do país. Não esqueça de nenhum detalhe e divirta-se! 

Leia mais dicas de viagens aqui no nosso blog

Recomendado para você
O que fazer em Berlim: 15 lugares para conhecer na capital alemã

O que fazer em Berlim: 15 lugares para conhecer na capital alemã

Cidades da Alemanha: 10 destinos incríveis para você conhecer

Cidades da Alemanha: 10 destinos incríveis para você conhecer

O que fazer na Alemanha: cidades turísticas, mapa e quando viajar

O que fazer na Alemanha: cidades turísticas, mapa e quando viajar