Roteiro Costa Rica: guia para melhores praias e atrações

Sol, calor e praias paradisíacas serão companhias constantes no seu roteiro Costa Rica. O destino está entre os mais procurados da América Central quando o assunto são belezas naturais e praias paradisíacas.

Além de curtir um dos litorais mais fascinantes do mundo, a região abriga também cachoeiras, vulcões, montanhas, além de muita badalação e gente bonita.

Para montar um roteiro com tudo que tem de melhor na Costa Rica, elaboramos um guia com praias e atrações imperdíveis. Continue lendo e confira tudo o que preparamos!

Roteiro Costa Rica: quando viajar, o que curtir e dicas

Que o país é belíssimo o ano inteiro, certamente você não duvida, não é mesmo? Mas para aproveitar tudo que o destino tem para oferecer, nada melhor do que viajar na temporada de sol e calor.

Afinal, ninguém quer pegar chuva e tempo fechado logo em um lugar paradisíaco como esse. Na hora de montar um roteiro, leve em consideração a época em que a incidência de chuva é menor.

Para quem quer economia, a alta temporada é sempre um período em que os preços estão mais altos. Claro que, com um bom planejamento, dá para curtir o lugar.

Mas se o seu orçamento estiver apertado, uma boa sugestão é fazer turismo na Costa Rica, em temporadas intermediárias, quando os preços estão mais acessíveis.

Em terras costarriquenha, você vai conhecer praias caribenhas, que são verdadeiras pinturas, além de poder apreciar outras maravilhas da natureza, como vulcões, cachoeiras e parques.

Além disso, é possível praticar esportes radicais, como rafting, ecoturismo, fazer trilhas e muito mais.

Onde fica a Costa Rica?

Roteiro Costa Rica onde fica
Fonte: Pixabay

A Costa Rica está localizada na América Central, fazendo divisa com países como o Panamá e a Nicarágua. Seu terreno é composto por cordilheiras escarpadas, planícies e vários vulcões.

A Ilha do Coco, situada no Oceano Pacífico, também faz parte do seu território. Sua população é de quase 5 milhões de habitantes.

Como chegar ao país?

Para quem quer entender como chegar à Costa Rica, saiba que não há voos que saem dos aeroportos das principais capitais do Brasil rumo ao país, fazendo escala em países, como Peru, Colômbia, Panamá e México.

Há voos também pode fazer escalas em cidades que ficam ao sul dos Estados Unidos, mas, nesse caso, você precisará solicitar o visto americano, independente do tempo da escala. Por isso, só compre uma passagem com escala no Estados Unidos se tiver visto para o país.

A principal porta de entrada para o destino é a capital San José, que fica na parte central da Costa Rica. De lá, você pode alugar um carro ou viajar de ônibus até os destinos turísticos, como Puntarenas e Guanacaste.

Mapa turístico da Costa Rica

O país possui mais de 50 mil quilômetros quadrados com atrações turísticas espalhadas por várias cidades, principalmente, no litoral.

Além de escolher o que fazer na Costa Rica, todo o turista deve ter um bom mapa para se deslocar pelos principais destinos turísticos.

Para que você consiga visualizar melhor o país, veja o mapa abaixo!

Voos em promoção para a Costa Rica

Já pensou em conhecer lugares paradisíacos e ainda economizar na compra de passagens aéreas?

Pois isso é possível usando o Passagens Promo, nosso serviço possui as melhores opções de voos, com o melhores preços. 

A nossa plataforma está sempre em busca dos melhores descontos e ofertas para você. Ative o alerta de preços e seja avisado sempre que os valores das passagens baixarem.

Quando ir à Costa Rica?

Em um país tropical como esse é possível viajar para o país o ano inteiro, mas a melhor época para visitar Costa Rica é quando é possível curtir suas praias e atrações naturais. Isso no geral acontece na alta temporada, entre dezembro e janeiro, quando quase não chove.

Nessa época, as temperaturas estão sempre altas, o sol brilha forte e o clima é sempre alegre e animado, já que as cidades ficam cheias de turistas. 

Além disso, nessa temporada, os esportes radicais também ganham destaque nos roteiros turísticos.

O que fazer em Costa Rica?

É bom você ir se preparando, pois a Costa Rica é um verdadeiro paraíso para os turistas que estão em busca de belas praias, natureza e badalação.

Por lá, o que não faltam são resorts com programações regadas de muita música e festa, praias belíssimas, ilhas e muito mais. 

Para te ajudar a encontrar os lugares mais espetaculares, destacamos aqui os pontos turísticos da Costa Rica que precisam estar na sua lista.

Vale Central

Roteiro Costa Rica vale central
Fonte: Pixabay

Comece o seu roteiro pelo Vale Central, na capital San José, onde você pode desfrutar das mais diversas atrações naturais e culturais. A cidade é dona de um acervo histórico muito importantes para o país. 

Reserve, pelo menos, um dia inteiro para fazer um tour pelos museus, como o Nacional, Ciências Naturais de La Salle, Jade e Arte e Desenho Contemporâneo, que oferece diferentes propostas de exposições.

Para quem gosta de arquitetura, o Teatro Nacional, é um prato cheio. Não deixe de visitá-lo na hora de decidir o que fazer em San José, Costa Rica.

O Vale Central é dividido por duas áreas de pura beleza, como o Turrialba e o Vale dos Santos. As atrações naturais também estão entre as mais procuradas pelos turistas nesta região. 

Coloque um bom calçado e roupas confortáveis para conhecer os parques nacionais, que abrigam os vulcões Irazú e Poás, onde é possível chegar bem perto das enormes crateras.

Há ainda outros vulcões, como o Turrialba e Bráulio Carrillo, que também são gigantescos. Vá até o Lago Arenal e o Rio Celeste com águas azul-turquesa.

Puntarenas

Na sua viagem para Costa Rica, inclua a província de Puntarenas, considerada uma das cidades mais importantes para o turismo,atraindo muitos surfistas e mergulhadores.

A região é belíssima e é composta por belas praias, ilhas, áreas vegetativas protegidas, enseadas e um mar espetacular.

Entre as atrações mais visitadas está a Reserva Natural Absoluta de Cabo Branco e as ilhas Tartaruga, Chira, do Coco e de São Lucas, com praias de águas claras, areia branca e fofa.

A Reserva Biológica de Monteverde é um bom lugar para quem é fã da natureza. 

Cercada por verde, lagos e montanhas, o espaço oferece trilhas aos seus visitantes, caminhadas sobre pontes suspensas, observação de aves e animais selvagens

Para quem quer pegar uma onda no seu roteiro de turismo na Costa Rica, curtir a natureza e muita badalação, não deixe de conhecer o distrito de Jacó, com lindas praias, como a Playa Herradura e a Playa Jacó.

A cidade litorâneas de Montezuma e Santa Tereza também são muito famosas por lá. Visite a bela Playa Carmen e o Parque Nacional Manuel Antonio, que ficam na região.

Está gostando do conteúdo?
Receba as melhores dicas de viagens no seu e-mail!

Fique tranquilo, não enviamos spam!

E-mail cadastrado com sucesso!
A partir de agora, você receberá as melhores
dicas de viagem diretamente no seu e-mail!

Planícies do Norte

Para quem não dispensa o contato com a natureza e paisagens cheias de muito verde, rios e lagos, uma dica e fazer um tour pelas Planícies do Norte.

Essa região da Costa Rica possui áreas protegidas, santuários de aves, mamíferos e répteis, além de vulcões impressionantes.

Ao viajar para Costa Rica, você pode praticar atividades de ecoturismo e observar a fauna silvestre nos parques naturais.

Em dias de sol e calor, que tal se refrescar na Cachoeira La Fortuna? Com uma enorme queda d’água, ela fica escondida em meio a vegetação.

Nessa região, o Parque Nacional do Vulcão Arenal atrai muitos turistas que querem fazer trekking e observar o vulcão, mas já adiantamos que não é permitido chegar muito perto.

No seu roteiro, adicione o Místico Arenal Parque das Pontes Suspensas, o Hot Springs e visite a Catarata del Toro e Blue Falls, que é um verdadeiro espetáculo.

Guanacaste

Roteiro Costa Rica guanacaste
Fonte: Pixabay

A província de Guanacaste também não deixa nada a desejar quando o assunto é turismo de aventura em Costa Rica

A região faz parte de um imenso patrimônio cultural e natural e atrai milhares de turistas todos os anos.

Por lá, você encontrará inúmeras áreas protegidas compostas por montanhas, lagos, rios e bosques. As praias da região também são um espetáculo à parte e agrada todos os perfis de turistas.

Há praias mais tranquilas, como a Playa Conchal com mar calmo e águas claras, perfeita para um mergulho. As Playas del Coco também seguem o mesmo estilo e garantem ótimos momentos de descanso.

Há ainda belíssimas praias de Costa Rica, como a Roca Bruja, Playa Grande, Playa Real, Playa Flamingo, Playa Negra, Playa Avellana e a Nosara, cercada por vegetação e lindos coqueiros, que tornam o cenário ainda mais deslumbrante.

Caribe da Costa Rica

Parte do país é banhado pelo Mar do Caribe e suas paisagens não deixam nada a desejar. A área caribenha fica na província de Limón, a menos de 200 quilômetros de San José.

A província abriga o porto mais importante do para o país e é também uma das regiões mais antigas do continente, fundada por Cristóvão Colombo.

Na hora de fazer turismo Costa Rica, a região de Puerto Viejo de Talamanca e Tortuguero são as mais turísticas e possuem praias belíssimas com águas cristalinas, areia branca, coqueiros e um lindo mar azul.

Não deixe de incluir essas regiões no seu mapa turístico de Costa Rica.

Quanto tempo ficar?

Para conhecer os lugares mais incríveis do país, indicamos que você faça uma viagem de 5 a 7 dias, para curtir as atrações sem pressa.

Lembre-se que você também precisa levar em consideração o tempo da viagem do Brasil até o seu destino. Por isso, um roteiro muito apertado vai impedir que conheça as principais atrações.

O que fazer na Costa Rica em 7 dias?

Roteiro Costa Rica em 7 dias
Fonte: Pixabay

Para quem está programando uma viagem de uma semana na Costa Rica é bom se preparar, pois atrações não faltam por lá.

Reserve, pelo menos, 3 dias para conhecer toda as regiões de Puntarenas e Guanacaste, repletas de praias e parques naturais.

Se vai conhecer Costa Rica de carro, visite também as atrações das planícies do Norte e também da capital San José, que possui muitos pontos turísticos. 

Separe dois dias para conhecer as belas praias da região caribenha, que são espetaculares.

Dicas de roteiro Costa Rica

Uma das principais dicas está relacionada à moeda oficial do país, que é o cólon. Aqui no Brasil ela não é tão fácil de ser encontrada, por isso,é importante que você faça a troca da moeda nas casas de câmbio da Costa Rica.

Outra opção é levar o dólar americano, que também é bem aceito por lá. Na hora de decidir qual a melhor moeda, esteja sempre veja as cotações.

O idioma não será um problema para você no país. Isso porque, a língua oficial é o espanhol, mas grande parte da população fala muito bem o inglês, principalmente em áreas turísticas.

Além de montar o melhor roteiro Costa Rica, saiba que você não precisa solicitar o visto de turismo, desde que a sua estada seja de um período inferior a 3 meses.

No desembarque, basta apenas apresentar passaporte com validade de 6 meses, comprovantes de reservas de hotel, passagem de retorno ao Brasil e o Certificado Internacional de Vacina.

O que comprar na Costa Rica?

Em uma viagem sempre queremos trazer comprinhas, não é mesmo? E na Costa Rica certamente isso também não é diferente.

O país tem vasta tradição na confecção de produtos artesanais, pinturas, peças em madeira e cerâmica.

Em várias cidades, você encontra lojas que vendem os mais diversos tipos de produtos de decoração, vestuário personalizado, itens decorativos e muito mais.

Nos grandes shoppings há também muitas lojas de grandes marcas, como Victoria’s Secret, Bath & Body Works e muito mais.

Onde ficar na Costa Rica?

Roteiro Costa Rica onde ficar
Fonte: Pixabay

Lugar bonito Costa Rica não falta, mas além de belezas naturais, o destino oferece diversas opções de hospedagem, que agradam os turistas mais econômicos e os mais sofisticados também.

Na capital San José, as melhores acomodações você encontra na região central, que é um dos melhores lugares para ficar, já que abriga muitas atrações e opções de transporte.

Em Puntarenas, uma dica é ficar em hotéis perto dos parques nacionais, para facilitar o seu deslocamento

Já em Guanacaste, a região de Nosara é uma das melhore opções, pois abriga muitos hotéis e pousadas com ótimos preços.

Compre sua passagem aérea com o melhor desconto do Brasil!

Com tantos lugares belíssimos, o seu roteiro Costa Rica será incrível. Além de conhecer os lugares mais deslumbrantes da América Latina, não esqueça de dar prioridade para as passagens aéreas.

Quanto mais cedo comprá-las, mais chances você tem de encontrar as opções mais vantajosas. 

Quando começar a fazer suas pesquisas de passagens para a Costa Rica, use o  nosso site, Passagens Promo, nele você encontra os melhores preços e descontos incríveis. Quer economizar? De Promo você pode!


Leia também: