Roteiro Nordeste: saiba tudo que precisa pra montar um bom roteiro!

Que tal montar um roteiro Nordeste para a sua próxima viagem? A segunda região mais populosa do Brasil é recheada de destinos apaixonantes!

Quem gosta de praia pode encontrar lugares paradisíacos ao longo de mais de 3.000 km de litoral. 

Os amantes de atrações culturais e históricas, por sua vez, têm a oportunidade de conhecer algumas das cidades mais antigas do Brasil!

Do Delta do Parnaíba ao Recôncavo Baiano, existem cidades e vilarejos incríveis esperando por você! Veja só!

Compre passagens aéreas com o menor preço neste link!

Roteiro Nordeste: descubra as belezas naturais do Brasil!

Montar um roteiro para conhecer o Nordeste pode ser mais desafiador do que você imagina. A região abriga tantos destinos fantásticos que podem dificultar a escolha do viajante.

Estamos falando de centenas de praias, vilas e cidades com boa infraestrutura e muitos cenários inesquecíveis nos nove estados da região: Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe.

Você pode se maravilhar com a rica história e as praias douradas da Costa do Descobrimento, na Bahia, ou mergulhar nas águas caribenhas da Costa dos Corais, em Alagoas.

Como ignorar, então, as piscinas naturais paradisíacas do litoral pernambucano ou as inúmeras opções de lazer da Rota das Emoções?

As paisagens não desapontam quem gosta de cenários bonitos: praias cortadas por falésias, dunas e coqueirais a perder de vista, centros históricos coloniais preservados e até trechos de mata nativa.

Como já deu para perceber, os destinos nordestinos podem render semanas de viagem, e por isso é fundamental fazer seu planejamento de viagem com antecedência.

Para te ajudar nessa missão, reunimos as dicas mais importantes para orientar a montagem do seu roteiro! Vamos lá!

Dicas para montar um Roteiro Nordeste

Dicas para montar um Roteiro Nordeste
Fonte: Pixabay

Se você mora em um estado que não faz parte do Nordeste, o primeiro passo para planejar a sua viagem é escolher uma cidade para desembarcar e começar sua jornada de fato.

É possível viajar a partir “de cima” ou “debaixo”, isto é, se vai fazer uma viagem de norte a sul, ou vice-versa.

Quem desembarca em Recife, por exemplo, pode ir “descendo” o litoral nordestino, passando por praias pernambucanas, alagoanas e paraibanas, ou começar sua viagem em Porto Seguro e ir “subindo” pelos litorais baiano, sergipano e alagoano.

Ao montar um roteiro Nordeste, você também precisa definir como vai se deslocar entre os destinos que vai visitar.

Em alguns casos, é melhor alugar um carro para circular com mais liberdade, embora alguns destinos estejam conectados por transporte público, como balsas e ônibus.

Caso você não esteja viajando de carro, lembre-se de calcular o intervalo entre as conexões de ônibus, o que pode influenciar a duração total da sua viagem.

Além disso, vale a pena ficar de olho no preço das passagens: se você quer viajar a partir do litoral cearense, mas as passagens para a Bahia estiverem mais baratas, por exemplo, vale a pena recalcular a rota da sua viagem.

Oferta de passagens para montar o seu roteiro Nordeste!

Você pode montar um roteiro Nordeste com economia e praticidade: basta contar com o melhor site de busca de passagens aéreas do Brasil, o Passagens Promo.

A plataforma fácil e intuitiva do Passagens Promo te ajuda a identificar os destinos e as datas de viagem mais baratas em poucos cliques.

Desse modo, você poderá escolher o ponto de partida mais econômico para o seu roteiro nordestino sem dificuldades: é só fazer simulações gratuitas para comparar as ofertas!

O viajante pode até cadastrar o e-mail no alerta de preços para não perder nenhuma promoção e utilizar o recurso de economia em dias próximos para identificar o momento mais barato para embarcar.

passagens-promo
Passagens aéreas saindo de

Como fazer tour pelo Nordeste?

O Nordeste é maior que os territórios da França, Espanha e Ucrânia somados, o que demanda organização na hora de planejar a viagem.

Para facilitar a orientação dos viajantes e valorizar mais as características de cada região, o território nordestino acabou dividido em várias rotas turísticas.

Confira as melhores opções para o seu roteiro Nordeste!

Costa do Descobrimento

Costa do Descobrimento
Fonte: Diego Teschi / Wikimedia Commons / CC BY-SA 3.0

Uma das rotas mais populares do Nordeste leva o viajante às origens do Brasil, no litoral da Bahia: a chamada Costa do Descobrimento passa pelos primeiros lugares em que os portugueses desembarcaram, há mais de 520 anos!

Entre os destinos da região estão a badalada Porto Seguro, a rústica Caraíva, a luxuosa Trancoso e a histórica Santa Cruz Cabrália.

O que ver na Costa do Descobrimento?

Você vai precisar de pelo menos 8 a 10 dias para explorar os principais destinos da Costa do Descobrimento.

Esse período deve ser o suficiente para conhecer a praia da Coroa Vermelha, em Santa Cruz Cabrália, onde ocorreu a primeira missa em solo brasileiro, bem como a animada praia de Taperapuan e o centro histórico, em Porto Seguro.

Você também poderá incluir as atrações das praias do Mucugê e do Parracho, em Arraial d’Ajuda, a praia do Espelho, em Trancoso, e as paradisíacas praias do Satú e Corumbau, na vila de Caraíva.

Além disso, vale a pena começar a viagem por Porto Seguro, onde fica um dos aeroportos mais movimentados do Nordeste.

Costa do Dendê

Costa do Dendê
Fonte: Freeimages

Que tal explorar um trecho do maior litoral do Brasil durante seu roteiro Nordeste? Na costa da Bahia, a Costa do Dendê é um dos roteiros mais populares de turismo no país!

A região abriga destinos cada vez mais badalados e igualmente paradisíacos, como a Península de Maraú, Morro de São Paulo e as ilhas de Itaparica e Tinharé, a pouco mais de 200 km de Salvador.

O que fazer na Costa do Dendê?

Se você deseja explorar com calma as praias e baías, os manguezais e costões rochosos, as falésias e os estuários da Costa do Dendê com calma, é melhor reservar ao menos 10 dias para a sua viagem.

Caso você não se importe em deixar um ou outro destino de fora de sua lista, é possível reorganizar o roteiro para 5 a 7 dias de viagem.

Quem curte história vai se apaixonar pela pitoresca Nilo Peçanha e pela colonial Igrapiúna. Quer tomar um banho refrescante de cachoeira? Você pode gostar de Ituberá!

A rota mais tradicional pela Costa do Dendê inclui, ainda, a turística Morro de São Paulo, as piscinas naturais da Ilha de Tinharé e as praias selvagens da Península do Maraú.

Costa dos Corais

Costa dos Corais
Fonte: Pixabay

Os viajantes que gostam de mergulho e praias com águas quentes, cristalinas e em tons fantásticos de azul não vão se decepcionar com a Costa dos Corais, na divisa de Alagoas e Pernambuco.

O nome da rota se deve à presença de uma imensa barreira de corais na costa da região, que se estende por mais de 135 km: a segunda maior do mundo, com cenários incríveis para a prática de mergulho!

Nesse trecho, o roteiro Nordeste ganha o autoexplicativo apelido de “Caribe brasileiro” pelas águas cor de turquesa que remetem aos mais paradisíacos destinos do Mar das Caraíbas, como Porto de Galinhas e Maragogi.

O que conhecer na Costa dos Corais?

Assim como as demais rotas nordestinas, o tempo de viagem pela Costa dos Corais será diretamente proporcional à quantidade de destinos que você pretende visitar.

Ou seja, quanto mais tempo você passar na região, mais cidades e vilas você poderá conhecer.

Para visitar as praias mais famosas da Costa dos Corais, como Porto de Galinhas, São Miguel dos Milagres, Tamandaré, Japaratinga e Maragogi, você vai precisar de ao menos duas semanas de viagem.

Se você não tem tanto tempo assim para curtir, vale a pena focar seu roteiro em apenas uma ou duas cidades.

Rota das Emoções

Rota das Emoções
Fonte: Ceiencarelli / Wikimedia Commons / CC BY-SA 4.0

Já imaginou fazer um passeio pelo Nordeste brasileiro cheio de adrenalina e belas paisagens? 

Então você pode se encantar pela Rota das Emoções, que percorre trechos dos litorais do Maranhão, Piauí e Ceará!

O roteiro passa por algumas das mais importantes reservas naturais do Brasil, onde você poderá contemplar a diversidade animal e cenários cinematográficos, como Jericoacoara e os Lençóis Maranhenses!

Quais são os principais destinos da Rota das Emoções?

Ideal para quem procura roteiros mais ao norte do Nordeste não vai se arrepender de escolher a Rota das Emoções.

O percurso inclui as belezas selvagens do Parque Nacional de Jericoacoara, do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses e da Área de Proteção Ambiental do Delta do Parnaíba.

Se você quer conhecer tudo sem correria, a melhor alternativa é dedicar ao menos 15 dias para o roteiro. 

Se isso não for possível, você pode encurtar a viagem em alguns dias, focando em apenas dois ou três destinos da região.

Costa das Dunas

Costa das Dunas
Fonte: Pixabay

Quer conhecer alguns dos cenários mais selvagens do roteiro Nordeste? A Costa das Dunas pode ser o destino perfeito para a sua viagem!

A rota percorre o litoral leste do Rio Grande do Norte, de Baía Formosa a Touros, passando por destinos famosos, como Natal, São Miguel do Gostoso, Parnamirim, Maxaranguape e Tibau do Sul.

O que visitar na Costa das Dunas?

A Costa das Dunas reúne algumas das paisagens mais bonitas que você pode ver em uma viagem pelo Nordeste, incluindo dunas, falésias, coqueirais e praias de mar azul, quente e cristalino!

Os Parrachos de Maracajaú, por exemplo, são simplesmente imperdíveis em qualquer roteiro pela região, além da famosa praia de Pipa, em Tibau do Sul, a apenas 85 km de Natal.

Você também não pode perder a oportunidade de conhecer a praia de Pirangi, em Parnamirim, onde fica o maior cajueiro do mundo, com 8.500 m²!

Quer se sentir no deserto? Então é só incluir o Parque Turístico Ecológico Dunas de Genipabu em seu roteiro!

São muitos destinos incríveis esperando por você na região, então prepare-se para passar ao menos 10 dias explorando a Costa das Dunas.

Pernambuco

Pernambuco
Fonte: Pixabay

O litoral de Pernambuco prova que tamanho não é documento: são apenas 110 km do Cabo de Santo Agostinho até São José da Coroa Grande, onde estão praias fantásticas que não podem ficar de fora do seu tour pelo Nordeste!

Em comum, as praias pernambucanas têm águas azul-turquesa, coqueirais a perder de vista e longas faixas de areia cor de pérola, formando um cenário quase caribenho que encanta os olhos.

Os destinos mais famosos são Porto de Galinhas, Fernando de Noronha e Recife, mas não dá para ignorar a incrível praia das Calhetas, em Cabo Santo Agostinho, a praia de Carneiros, em Tamandaré, e a tropical Maracaípe.

Quais são os principais pontos turísticos de Pernambuco?

Uma das maiores vantagens em explorar a região é a curta distância entre os pontos turísticos de Pernambuco.

Bastam dois dias em cada praia para conhecer as principais atrações da costa do estado.

Se você gosta de destinos históricos, inclua Olinda, Recife e Caruaru em seu planejamento de viagem. 

Quer contato próximo com a natureza? Fernando de Noronha não pode ficar de fora do seu roteiro.

Quantos dias para conhecer o Nordeste?

Um dos principais desafios por trás de um roteiro Nordeste é o tempo necessário para explorar a região, que tem mais de 3.000 km apenas de litoral!

Visitar cada cidade turística nordestina pode levar meses de viagem, tempo que nem todo mundo tem à disposição.

Via de regra, recomenda-se que o viajante dedique ao menos dois dias para visitar cada destino que incluir em seu roteiro.

Se você tem mais tempo e recursos disponíveis para a sua viagem, é só esticar seu roteiro conforme preferir, dedicando um ou dois dias a mais para conhecer as cidades mais famosas.

Qual é a cidade mais bonita do Nordeste?

Existem tantas cidades bonitas à sua espera em um roteiro Nordeste que apontar a mais bela de todas é uma tarefa impossível.

Como escolher entre as ladeiras históricas à beira-mar de Olinda, as piscinas naturais de Porto de Galinhas e as lagoas dos Lençóis Maranhenses?

Ou definir se as praias de Fernando de Noronha são mais bonitas que as belezas de Maragogi ou o charme pitoresco de Caraíva?

Difícil vai ser encontrar cidades que não sejam belas durante sua viagem pela região!

Qual o melhor destino do Nordeste?

O melhor destino para o seu roteiro Nordeste é aquele que agrada as preferências de cada viajante.

Quem gosta de destinos tranquilos dificilmente vai cair de amores pela badalada Porto Seguro, enquanto quem procura agito provavelmente não vai curtir a atmosfera pacata de São Miguel do Gostoso.

O viajante pode preferir a infraestrutura moderna de Recife à tranquilidade rústica de Maracajaú, ou visitar as cachoeiras da Chapada Diamantina em detrimento das praias do Rio Grande do Norte.

O segredo é se informar sobre o que cada destino tem a te oferecer e, então, escolher a melhor opção para a sua viagem, ou seja, aquela que mais tem potencial para te encantar!

Roteiro Nordeste: encontre passagens aéreas em promoção!

Não deixe para planejar o seu roteiro Nordeste em cima da hora: faça agora mesmo a cotação de passagens aéreas promocionais para os principais destinos nordestinos no buscador Passagens Promo.

Você só precisa digitar as cidades de origem e destino, selecionar as datas de ida e volta, e pronto. É só escolher a melhor opção para o seu bolso!

Não se esqueça de ativar o alerta de preços para não perder nenhuma promoção para o destino que você procura! 

Quer conhecer as belezas do Nordeste brasileiro com economia? De Promo você pode!

passagens-promo
Passagens aéreas saindo de
Azul CPV Campina Grande REC Recife 15 Out 31 Out R$ 240 LATAM CPV Campina Grande REC Recife 20 Jun 27 Jun R$ 248 LATAM POA Porto Alegre GEL Santo Angelo 12 Ago 19 Ago R$ 428 LATAM POA Porto Alegre GEL Santo Angelo 09 Ago 19 Ago R$ 428 LATAM POA Porto Alegre GEL Santo Angelo 16 Ago 19 Ago R$ 437 Ver mais ofertas
Recomendado para você
Praias do Piauí: veja as melhores e mais indicadas pra visitar e curtir!

Praias do Piauí: veja as melhores e mais indicadas pra visitar e curtir!

Itacaré, Bahia: conheça a cidade e suas melhores praias!

Itacaré, Bahia: conheça a cidade e suas melhores praias!

Croa do Goré, Sergipe: o que fazer, como é e quanto custa o passeio pela região

Croa do Goré, Sergipe: o que fazer, como é e quanto custa o passeio pela região

Icaraí de Amontada: veja as principais praias, onde ficar e onde comer na cidade!

Icaraí de Amontada: veja as principais praias, onde ficar e onde comer na cidade!

Camocim, Ceará: veja as melhores praias e destinos turísticos

Camocim, Ceará: veja as melhores praias e destinos turísticos

Dunas de Marapé: conheça esse ponto turístico natural em Alagoas!

Dunas de Marapé: conheça esse ponto turístico natural em Alagoas!