
Basileia: mais um encanto da Suíça às margens do Reno
Montar um roteiro Suíça é a melhor forma de maximizar a sua passagem por este encantador país europeu recortado pelos Alpes.
Afinal, apenas com planejamento e organização é possível explorar ao máximo as inúmeras possibilidades de passeios, atrações e muito mais, de incríveis lagos em meio à montanha até vilas e castelos medievais.
Criamos uma sugestão de roteiro ideal para conhecer este charmoso país, famoso pelas paisagens paradisíacas e por sua gastronomia, com queijos e chocolates de prestígio mundial. Confira!
Índice
A Suíça tem uma localização bastante privilegiada, em pleno centro da Europa, tem quatro idiomas oficiais (alemão, francês, italiano e romanche) e faz fronteira com Itália, França, Alemanha, Liechtenstein e Áustria.
Além de tamanha multiculturalidade, este país tem pouco mais de 8,57 milhões de habitantes e é riquíssimo em belezas naturais, com uma grande quantidade de lagos, cachoeiras e estações de esqui.
Ou seja, o que não falta é opção do que fazer na Suíça, seja no verão, seja no inverno.
Para facilitar a sua vida e te ajudar a planejar uma viagem inesquecível, criamos um guia com tudo o que você precisa saber sobre a Suíça e o melhor roteiro para explorar o país!
Muita gente associa a Suíça ao inverno, com direito aos Alpes com o topo nevado, muito chocolate quente e esqui pela montanha.
O que nem todo mundo sabe é que estamos falando de um país que tem atrativos durante o ano inteiro, apesar de ter as estações bem-definidas.
Isso quer dizer que a melhor época para visitar a Suíça vai depender da finalidade da sua viagem.
Se você não gosta de frio extremo ou seu objetivo é ver lagos com água de cor azul ou verde intenso, com o verde da vegetação rasteira contrastando com a neve no topo dos Alpes, é melhor agendar sua viagem para o verão.
Caso você queira deslizar pela neve nas inúmeras estações de esqui do país ou desfrutar do conforto das piscinas aquecidas em hotéis luxuosos, o inverno pode ser a melhor opção.
Mesmo durante a meia estação (outono e primavera) a Suíça é um país com paisagens incríveis e atrativos turísticos variados. A vantagem é que estes também são os períodos da baixa temporada, com os melhores preços para turismo.
Os amantes de caminhadas ao ar livre e atividades em meio à natureza não podem perder a Suíça no verão, entre os meses de junho e setembro.
É nessa época em que é possível ver a clássica paisagem que inclui vaquinhas pastando em gramados verdinhos com montanhas nevadas ao fundo.
É também na estação mais quente do ano que os suíços aproveitam toda oportunidade para curtir o ar livre: é a temporada de festivais e atrações especiais que só funcionam no verão, como alguns funiculares e teleféricos.
No entanto, se você planeja esquiar é melhor mudar a data da viagem: apesar de haver neve no topo dos Alpes durante o ano inteiro, as estações de esqui não funcionam durante o verão.
Não se esqueça de que o verão é a alta temporada: faça reservas com antecedência e prepare-se para encontrar preços um pouquinho mais salgados.
A Suíça é um raro exemplo de país que tem alta temporada dupla: no verão e no inverno!
O país é um dos mais populares destinos turísticos de inverno, com milhares de visitantes ávidos por conhecer algumas das melhores estações de esqui do mundo.
A estação mais fria do ano é recebida com empolgação na Suíça: hotéis e spas registram lotação máxima com turistas do mundo inteiro em busca de frio, piscinas aquecidas, lareiras e muito chocolate quente!
Do final do mês de novembro até o fim de dezembro várias feirinhas de Natal se espalham pelo país, mas não se esqueça de levar agasalhos caprichados para enfrentar temperaturas negativas!
O turista brasileiro tem um incentivo a mais para explorar o roteiro Suíça: é isento de visto para viajar para o país, desde que a viagem tenha duração máxima de 90 dias.
Isso acontece porque a Suíça faz parte do Tratado de Schengen, que estimula a livre circulação pelas fronteiras de países que assinaram o acordo.
Além disso, o turista precisa apresentar passaporte com validade de três meses após o fim da viagem e comprovantes de passagens aéreas e hospedagem.
Também é necessário apresentar comprovantes de condições financeiras suficientes para e bancar durante a viagem, como dinheiro em espécie, cartões de crédito, comprovantes de renda, entre outros.
Apesar de haver a isenção do visto, os brasileiros precisam de contratar um seguro viagem obrigatório com cobertura mínima de 30 mil euros para poder visitar países do Território de Schengen, como a Suíça.
Assim, terá cobertura diante de cenários mais graves, como acidentes, ou corriqueiros, como bagagens danificadas ou voos cancelados, além de garantir que não terá problemas com a imigração ao desembarcar!
O seguro viagem cobre despesas médico-hospitalares, traslado sanitário, repatriação funerária, seguro de vida, entre outros, garantindo a tranquilidade do viajante até a volta para casa.
Você pode contar com a ajuda do melhor comparador do Brasil, Seguros Promo, para encontrar o melhor plano de seguro viagem Suíça barato para a sua necessidade.
Nossa plataforma trabalha com as melhores seguradoras do mercado e permite a comparação de até quatro ofertas por vez.
A uma altura dessas, você já deve estar morrendo de vontade de embarcar logo para a Suíça, certo? Para garantir uma viagem inesquecível pelo menor preço, conte com a ajuda do Passagens Promo.
Nossa plataforma permite que você compare as ofertas das melhores companhias aéreas do mundo, simulando diferentes rotas, datas e horários de viagem, facilitando a tarefa de encontrar o melhor preço.
Você pode até criar alertas para ser notificado quando a passagem para o trecho desejado entrar em promoção. Assim, vai ficar fácil fazer cotação de passagens aéreas baratas para a Suíça!
Você precisará de, no mínimo, cinco dias para conhecer alguns dos principais pontos turísticos do país. Para te ajudar a planejar uma viagem, criamos uma sugestão de roteiro Suíça para o período, confira!
Centro financeiro e maior cidade da Suíça, Zurique provavelmente será sua porta de entrada no país: o principal aeroporto suíço fica na cidade, e este será o melhor ponto de partida em nosso roteiro.
Aproveite que vai desembarcar por ali para visitar museus modernos, conhecer restaurantes charmosos e curtir a atmosfera quase Mediterrânea às margens do Lago Zurique ou do Rio Limmat.
Pode-se dizer que a vida em Zurique gira em torno do lago que dá nome à cidade: os principais pontos turísticos ficam na região, e ainda é possível fazer agradáveis passeios de barco.
Durante o verão, o lago vira ponto de encontro dos habitantes e visitantes, enquanto no inverno vira uma grande pista de patinação no gelo!
Em uma cidade que tem mais de 150 museus, escolher o mais popular pode ser uma tarefa difícil. Nenhum deles, porém, se compara ao Museu Nacional Suíço, ou, Landesmuseum.
Fica ali o maior acervo histórico e cultural do país, levando o Landesmuseum a ser considerado um dos mais importantes museus de arte do mundo.
O museu fica instalado em uma construção erguida há mais de 100 anos, logo atrás da Estação de Trens de Zurique.
Considerado um dos melhores zoológicos da Europa, o Zoo Zürich reúne mais de 2.200 animais de 300 espécies diferentes.
Inaugurado na década de 1920, este zoológico é famoso pelos tratos de excelência aos animais e pelo design moderno.
O Kunsthaus Zürich, ou Museu das Belas Artes, foi fundado no século XVI e concentra em seu acervo mais de 4.000 obras de alguns dos mais renomados artistas mundiais, como Modigliani, Picasso, Van Gogh e muitos outros.
A boa notícia é que você não precisará pagar nada para visitar a exposição permanente do museu!
A região de Zermatt é popularmente conhecida por concentrar o que há de melhor nos Alpes Suíços, além de ser uma região car-free, ou seja, você não poderá circular de carro pela região central.
O relevo é surpreendente: são mais de 38 picos de montanhas com mais de 4.000 metros de altitude e inúmeros pontos turísticos inesquecíveis! Confira!
A mais famosa vila dos Alpes é o endereço da famosa montanha retratada na embalagem do chocolate Toblerone, a imponente Matterhorn.
Por conta da fama da montanha, quase todos os passeios turísticos da região de Zermatt giram em torno da Matterhorn.
A boa notícia é que em qualquer época do ano é possível avistar o belo pico nevado em meio ao verde da vegetação!
O passeio mais popular de Zermatt é, sem dúvidas, o tour da montanha de Gornergrat, que leva o visitante, de trem, até bem pertinho da impressionante Matterhorn.
O passeio de trem existe desde 1898 e leva os passageiros até 3.089 metros de altitude acima do nível do mar, em um trajeto que dura pouco mais de meia hora.
Lembre-se de levar a câmera e o celular devidamente carregados para tirar bastante fotos: a melhor opção para tirar fotos inesquecíveis é se sentar do lado direito do trem.
O Pequeno Cervino é o cume dos Alpes Suíços, a quase 4.000 metros de altitude, e está ligado à Matterhorn por um teleférico.
Um dos cenários preferidos dos turistas para fotos é o lago Riffelsee, que reflete a imagem do Pequeno Cervino e do Matterhorn em suas águas cristalinas.
Assim como o Pequeno Cervino e o Matterhorn, o Allalinhorn é um dos principais cumes dos Alpes Suíços, onde existe uma popular estação de esqui, a mais de 4.000 metros de altitude.
Além disso, a região tem diversas trilhas que podem ser exploradas para caminhadas e escaladas.
Depois de visitar tudo o que a região de Zermatt tem para oferecer, está na hora de encarar uma viagem de quase 150 quilômetros da Suíça alemã para a Suíça italiana, na região de Lugano.
A melhor forma de fazer o trajeto é, sem dúvidas, o Bernina Express, um trem que passa por geleiras e montanhas, em um percurso que chega a 2.256 metros acima do nível do mar, até chegar à região de Lugano.
A boa notícia é que você pode comprar as passagens para esse luxuoso trem panorâmico com antecedência, pela internet, por a partir de 29 euros.
Um passeio pelas regiões de Lugano e Lucerna deve estar incluído em qualquer viagem pela Suíça: as cidadezinhas pitorescas parecem saídas de um conto de fadas, com uma arquitetura única em meio a lagos e montanhas.
Na chamada Suíça italiana, Lugano e Lucerna são boas cidades-base para quem pretende explorar a região de montanha, pois oferecem excelente infraestrutura e temperaturas agradáveis, que chegam a impressionantes 30°C no verão!
O Lago de Lugano é considerado o mais “quentinho” de todos os lagos suíços e, de fato, parece convidar os visitantes a um refrescante mergulho em meio à paisagem de montanha.
Durante o verão, o lago recebe diversos passeios de barco e pedalinhos com escorregador, para explorar as águas e se jogar em mergulhos inesquecíveis.
A Villa Carlotta é um belíssimo palácio transformado em museu, erguido às margens do Lago Como, na Itália, a pouco mais de 30 minutos de viagem do Lago Lugano.
A construção inclui um belíssimo jardim e está aberta a visitação.
Pertinho da Villa Carlotta fica a Villa del Balbianello, também na região do Lago Como, em território italiano, pertinho da fronteira com a Suíça na região de Lugano.
O palácio foi erguido em uma pequena península, com uma arquitetura diferenciada, que dá destaque a terraços e jardins.
O trajeto entre Lugano e Villa del Balbianello pode ser feito de carro, trem ou ônibus, com custo a partir de 2 euros.
A Suíça é um país riquíssimo em belezas naturais e com alto IDH, e escolher a cidade mais bela pode ser uma tarefa complicada, pois depende do gosto do viajante.
Quem se encanta por uma paisagem montanhosa mais clássica, incluindo casas de madeira e muitas montanhas com pico nevado, pode preferir a cidade de Zermatt.
Quem prefere um cenário que ofereça bom contraste entre o antigo e o moderno, por sua vez, pode gostar mais da cosmopolita Zurique.
No entanto, não se esqueça de que estamos falando de um país tomado por paisagens paradisíacas, que mais parecem cartões-postais, e qualquer visitante ficará maravilhado em praticamente todo lugar.
Agora que você já sabe tudo o que precisa saber sobre o melhor Roteiro Suíça, está na hora de fazer a cotação de passagens aéreas para a Suíça em promoção.
Visite o site do melhor comparador de preços do Brasil, o Passagens Promo, para encontrar as melhores ofertas das principais companhias aéreas do mercado.
Você pode navegar entre várias ofertas simultaneamente, simular diferentes trajetos, horários e datas de viagem, bem como criar alertas de preço para ser notificado a cada nova promoção!
Conhecer a Suíça com economia? De Promo você pode!
Leia também:
Basileia: mais um encanto da Suíça às margens do Reno
Berna, Suíça: informações, onde ficar e o que fazer pela cidade
Alpes Suíços: melhor época, informações, turismo e dicas de destino