Saint-Tropez: glamour e praias paradisíacas em mais um destino francês

Viver dias repletos de luxo e tranquilidade é em Saint-Tropez, mais um destino francês da Riviera Francesa  que promove aos seus visitantes um cenário paradisíaco e hotéis de luxo.

Além disso, suas paisagens dramáticas oferecem trilhas com vistas panorâmicas para apreciar toda a beleza e riqueza do Mediterrâneo.

Também garante boas atrações históricas e culturais, que permitem aos seus visitantes se aprofundar na história francesa. 

Onde fica Saint-Tropez?

Ninguém tem mais dúvidas que a França guarda destinos deslumbrantes, como Saint-Tropez, uma cidade costeira localizada na região sudeste do país, especificamente na Provença-Alpes-Côte d’Azur.

E a beleza fica por conta do Mar Mediterrâneo que traz um cenário sem igual. O melhor de tudo é que só fica a 100 km de Nice e 70 km de Toulon, o que facilita para os mochileiros os que pretendem explorar a região 

Alguns séculos atrás a comuna era apenas uma vila, e no século XX ganhou destaque entre os artistas internacionais, devido às suas paisagens únicas e praias paradisíacas. Não tem como não se encantar com a tradicional e luxuosa Saint-Tropez. Uma cidade que ganha o coração de todos.

Como ir do Brasil a Saint-Tropez?

A viagem do Brasil a Saint-Tropez envolve algumas etapas. Primeiro, vai precisar pegar um voo para uma das cidades francesas , como Paris , Nice e Marselha . Ao desembarcar em uma das duas últimas, pode escolher qual transporte usará para conseguir chegar ao destino final. 

Há disponível transporte público em Nice e o trajeto de trem é de 40 minutos, também há como optar por um ônibus. Algumas pessoas preferem alugar um carro para explorar a região e apreciar a beleza das suas paisagens. E o trajeto dura em torno de 2 horas. 

Quem quiser ter uma experiência sofisticada pode escolher fazer o trajeto de helicóptero a partir de Nice e contemplar do alto todo o charme da Riviera Francesa.

Vale mencionar que é importante ver essa questão do transporte com antecedência, deixar tudo organizado, para quando chegar no destino não ter nenhum estresse. 

E brasileiros não precisam de visto para entrar na França, em viagens a turismo e com duração no máximo 90 dias, menos uma coisa para se preocupar.

Qual é a melhor época para visitar Saint-Tropez?

A maioria dos turistas que escolhem conhecer Saint-Tropez prefere dias com temperaturas quentes, para aproveitar suas praias. E por isso escolhem os meses de maio a setembro, o céu fica ensolarado, permite boas atividades ao ar livre e tem uma demanda menor de turistas.

A alta temporada acontece nos meses de julho e agosto, quando chegam artistas e eventos são promovidos. Suas praias ficam mais movimentadas e a cidade fica em clima de festa. 

Se você não se sente à vontade em meio às multidões, escolha os meses de maio, junho e setembro. O fluxo de viajantes é menor e tem mais chances de encontrar preços promocionais em seus hotéis. 

Nos meses de dezembro a fevereiro Saint-Tropez fica vazia, por causa da possibilidade de chuvas nessa época. No entanto, é uma boa oportunidade para aproveitar esse destino sofisticado e não gastar muito. 

É só montar um bom roteiro e procurar atrações fechadas para explorar Saint-Tropez. E quem sabe tem a sorte de ter um bom dia ensolarado de praia.

Compre sua passagem aérea com praticidade 

Excursões em Saint-Tropez 

Nada melhor que fazer uma viagem para um destino que permita explorar locais próximos. Durante sua passagem por Saint-Tropez não deixe de conhecer lugares próximos, como: 

Além dessas excursões que você pode realizar enquanto estiver em Saint-Tropez, considere fazer um passeio nas vinícolas de Provença. Se você aprecia vinho, terá o privilégio de degustar os melhores da França e do mundo.

Lugares para visitar em Saint-Tropez 

O que não faltam são boas atrações em Saint-Tropez. Quem gosta de história e locais animados, pode ter certeza que esse é o destino ideal. 

Uma cidade com um estilo costeiro que conquista a todos que buscam por dias paradisíacos e tranquilos em um ambiente sofisticado. 

Cidadela de Saint-Tropez 

Cidadela de Saint-Tropez 

Para explorar a história da cidade, visite a sua Cidadela, localizada em um colina e além de promover um passeio cultural reserva vistas únicas do Mediterrâneo. 

Você irá encontrar o Museu de História Marítima que oferece aos seus visitantes uma visão ampla sobre a história marítima de Saint Tropez. 

Além disso, a Cidadela tem fortificações  históricas, como muralhas, torres e canhões que foram projetados para proteger Saint-Tropez dos ataques piratas e invasões.

Faça um passeio ao redor da cidade para apreciar suas áreas verdes. Não tem como não se encantar com esse cenário que faz um contraste fascinante com a baía.

Museu de História Marítima

Museu de História Marítima

Aproveite seu passeio pela Cidadela, para conhecer o Museu de História Marítima que aborda sobre a história marítima da cidade. E o mais fascinante é que ele fica em uma fortificação promovendo uma visão mais real da trajetória militar e marítima de Saint-Tropez.

Para ajudar na compreensão dos visitantes, o museu tem exposições interativas que explicam detalhadamente a evolução da cidade. Há maquetes de navios, documentos históricos e artefatos marítimos que trazem um cenário real.

O maior foco do museu é contar a história dos tropezianos e as suas vivências como marinheiros e pescadores. Esse espaço permite a valorização dos locais. 

Além disso, tem uma área específica que apresenta as conquistas e a defesa naval de Saint-Tropez contra os piratas e invasores. Quem gosta de história marítima ficará surpreso com essa atração que traz tantos detalhes.

Museu de l’Annonciade

Mais um museu que merece a sua visita, localizado em uma antiga capela do século XVI, o  Museu de l’Annonciade é um dos mais importantes da Riviera Francesa. 

Abriga coleção de arte moderna dos artistas que desempenharam um papel relevante do pós-impressionismo e do fauvismo que exibem em suas obras a paisagem e beleza da região.

Além disso, a exposição destaca movimentos artísticos, como o pontilhismo, o fauvismo e o neoimpressionismo com suas técnicas e cores. O mais incrível é que cada tela traz uma perspectiva diferente da arte moderna e a retratação de Saint-Tropez e cidades vizinhas. 

O que torna a visita mais emocionante é a capela que carrega sua arquitetura original que se contrasta com as obras modernas que estão expostas.

Place des Lices

Place des Lices

Uma das belezas do século XIX é a Place des Lices que esbanja charme em sua arquitetura tradicional, com velas, árvores e cercas de ferro, além de ser rodeada de edifícios históricos. 

Abriga um campo de petanca que chama atenção dos seus turistas, onde encontram moradores que se reúnem para jogar. Além disso, a praça recebe o mercado local todas às terças e sábados de manhã. 

Escolha ir em um desses dias para experimentar os produtos locais e conhecer seus artesanatos, também é uma boa forma de interagir com os moradores e aprender mais sobre a cultura. 

Prefira almoçar em seus restaurantes tradicionais que oferecem uma vista privilegiada da praça e serve pratos da culinária provençal.

Port de Saint-Tropez

Port de Saint-Tropez

Um dos lugares mais movimentados da cidade é o seu Port de Saint-Tropez, que promove uma vista única do mar Mediterrâneo. O cenário é composto de um mar com águas azuis cristalinas e com casas coloridas ao redor. 

Faça passeios de barco para explorar as praias mais reservadas, como Pampelonne e as Ilhas Lérins. Existem várias excursões que saem do porto em direção a esses destinos.

Também acontece o mercado de peixes, com barracas dos pescadores que comercializam desde peixes a outros produtos frescos da região. 

À noite, Port de Saint-Tropez fica badalado, seus bares, cafés e restaurantes ganham mais vida e oferecem uma experiência única com música ao vivo e bons pratos típicos. 

Prefira visitar essa atração ao entardecer para contemplar um belo pôr do sol e já ficar para aproveitar a vida noturna.

Sentier du Littoral

Sentier du Littoral

Faça uma trilha costeira no Sentier du Littoral que fica ao longo da Riviera Francesa e possibilita aos seus turistas uma experiência próxima da natureza. Você irá percorrer trechos de penhascos, enseadas e praias rochosas. 

A paisagem é magnífica capaz de deixar qualquer um emocionado, suas falésias dramáticas e a vegetação abundante traz um contraste único com os pinheiros. 

Não deixe de levar trajes para banho e de aproveitar seu mar cristalino. Em alguns locais, poderá conhecer fortes históricos que eram usados para a defesa da região.

Église Paroissiale Notre Dame de l’Assomption

Conheça Église Paroissiale Notre Dame de l’Assomption, uma igreja dedicada à Virgem Maria, ela foi construída entre os séculos XVI e XVIII no estilo barroco e neoclássico.

Embora a fachada seja simples, revela sua majestade, no tom amarelo e ocre que combina perfeitamente com o estilo costeiro. Ao entrar, você contemplará seus altares e as pinturas de Nossa Senhora da Assunção.

Visitar essa igreja é ter a oportunidade de conhecer de perto um pouco sobre a espiritualidade da região e sobre os edifícios  do estilo barroco. 

3 praias de Saint-Tropez 

Saint-Tropez, também é um destino paradisíaco com belíssimas praias que oferecem uma boa infraestrutura aos seus frequentadores que podem apreciar a beleza de um dia ensolarado.

Praia de Pampelonne 

Praia de Pampelonne 

Uma das mais famosas, sua areia branca e mar cristalino se estendem a 5km da cidade. Tem clubes de praia que oferecem um serviço de qualidade aos seus visitantes.

É possível fazer atividades aquáticas, como ski, vela ou andar de jet ski. Sem dúvidas experimentar seus pratos típicos à beira-mar é uma boa oportunidade.

Plage des Salines 

Tem uma atmosfera mais tranquila, com areia fina e um mar calmo. A praia é repleta de vegetação mediterrânea. 

Faça passeios em suas dunas para apreciar a beleza do horizonte e relaxar. Leve lanches para fazer um piquenique ou escolha almoçar em seus restaurantes.

Plage de la Bouillabaisse

Plage de la Bouillabaisse

É considerada uma praia urbana, é menor do que as outras, mesmo assim permite aos seus turistas curtir um bom dia de sol. 

Aproveite dos seus bares para pedir uns drinks e no final do dia contemplar de um lugar privilegiado o pôr do sol. Ela é excelente para quem prefere só relaxar, suas águas tranquilas garantem segurança aos seus visitantes.

Visite Aldeias próximas de Saint-Tropez

Ao redor da cidade tem algumas aldeias que guardam a beleza provençal e garante um ambiente tranquilo, diferente do agito de Saint-Tropez. 

Vale super a pena incluir essas duas aldeias no seu roteiro. Você terá o privilégio de conhecer um lugar simples, próximo da luxuosa Saint-Tropez. 

Esses passeios são mais indicados para quem escolheu ficar mais dias no destino, se você não tiver tempo disponível não conseguirá aproveitar as atrações da cidade e também explorar suas aldeias. 

Escolha Saint-Tropez para sua próxima aventura na França 

Quantos dias ficar em Saint-Tropez? 

Para começar a montar o seu roteiro, é preciso  definir quantos dias serão necessários para conhecer o destino. Em média, é recomendado ficar no mínimo uns 3 dias, para passar uma manhã na praia, visitar o porto, explorar seus museus e curtir a vida noturna.

Se tiver interesse em conhecer o lado tradicional da cidade, estenda a viagem para uns 5 dias. Nesse período de tempo consegue acrescentar passeios em suas aldeias e também realizar trilhas cinematográficas. 

Agora é mais fácil conseguir elaborar o seu roteiro, considere os tipos de passeios que mais chamam a sua atenção e a quantidade de dias disponíveis. Assim, você conseguirá aproveitar ao máximo o destino e ter uma viagem inesquecível.

Veja Também:

Recomendado para você
Riviera Francesa: dicas de cidades para conhecer e se encantar! 

Riviera Francesa: dicas de cidades para conhecer e se encantar!