Salar de Uyuni, Bolívia: onde fica, o que fazer, quando ir e mais!

A América do Sul é cheia de riquezas naturais e lugares que parecem coisa de outro mundo. Um deles é Salar de Uyuni que não deixa a desejar em nada o seu enorme espelho na superfície é de deixar qualquer um impressionado. 

Quer saber como viver uma das experiências mais inesquecíveis e belas da sua vida? Acompanhe o conteúdo e veja como ter um roteiro surpreendente em mais um destino da América.

O que é Salar de Uyuni? 

O Salar de Uyuni tem 10.582 quilômetros quadrados e está a 3.656 metros acima do nível médio do mar. Ele é o único ponto natural brilhante que é possível ver do espaço e já ajudou os astronautas da Apollo 11 a se localizarem em 1969. 

Ele é o maior e mais alto deserto de sal do mundo e sua formação foi devido às transformações de diversos lagos pré-históricos. Dessa forma, é coberto por uma crosta de sal e seu nivelamento não é linear e com variações.

Onde fica o Salar de Uyuni? 

No Sudeste da Bolívia, próximo as Cordilheiras dos Andes está a maior planície de sal do mundo. 

O local fica belíssimo por causa do contraste do sal e no inverno parece até um espelho, por causa da sua superfície plana. 

Você deve pensar que não tem nenhuma vegetação próxima do local, só que em poucos quilômetros do Salar de Uyuni tem formações de cactos e de vulcões que estão adormecidos e também algumas lagoas coloridas.

Como chegar a Salar Uyuni? 

Você vai precisar pegar um voo para a Bolívia, é mais recomendável não ir direto para o Aeroporto de Uyuni, já que são poucos voos ofertados para esse destino. 

O melhor é pegar um voo para Santa Cruz de La Sierra e depois pegar um voo interno até Uyuni. Ao chegar até o destino final, tem a opção de ir de excursão guiada até a Salar de Uyuni e também para conhecer as outras atrações que ficam próximas. 

Vale destacar que existem ônibus noturnos que têm linhas entre as cidades de La Paz e Sucre  a Uyuni, em tempos de chuva o acesso até essa região é difícil.

Nesse sentido, é importante antes de realizar a sua viagem verificar sobre o clima e a disponibilidade dos transportes para essa região.

Qual a melhor época para visitar o Salar de Uyuni? 

Se você está a procura de um cenário magnífico e quer ter o privilégio de desfrutar ao máximo da beleza que o Salar de Uyuni reserva, escolha ir na época de seca que é entre maio e outubro. 

Por causa da seca, a superfície do salar vira um espelho que reflete o céu e suas fotos saíram perfeitas. Já no verão não fica com o mesmo efeito, por causa das chuvas, só que tem como realizar outras atividades.

No inverno, várias atividades estão disponíveis para você, principalmente uma paisagem de tirar o fôlego. Toda aquela superfície refletindo o céu, apesar do frio que é tolerável seu passeio será inesquecível. 

Além disso, pode aproveitar para realizar o seu passeio de jipe e ir em algumas atrações que ficam próximas do Salar Uyuni, como a ilha de Incahuasi que tem cactos gigantes.

Durante a noite pode-se ver um céu estrelado, como o lugar é reservado e longe da agitação e luminosidade da cidade é possível observar as estrelas.

Como é que acontece a travessia para o Salar de Uyuni? 

Um dos destinos mais procurados da Bolívia recebe várias excursões, a maioria que vão para a Salar de Uyuni é através de um jipe e durante a sua passagem pelo deserto de sal vai explorar o local que reserva diversas atrações. 

O bom de fazer o passeio com um guia é ter a oportunidade de saber algumas curiosidades e informações importantes do Salar de Uyuni e aprender mais sobre a sua formação. 

Se o seu grupo vai ficar até o anoitecer, pode ter certeza que terão um cenário digno de filme o céu estrelado promove uma das experiências mais marcantes da viagem.

Roteiro no Salar de Uyuni: o que fazer por lá

O Salar de Uyuni tem muitos passeios próximos dele que podem ser realizados também, não é somente conhecer o maior deserto de sal no mundo, há diversas atividades que podem ser aproveitadas durante a sua viagem para esse surpreendente lugar.

Voe com economia e praticidade para qualquer lugar do mundo!

O Passagens Promo  garante preços imperdíveis que cabem no seu orçamento. Você pode realizar aquela viagem dos sonhos sem gastar um absurdo em passagens aéreas. 

Além disso, tem a oportunidade de conseguir um desconto de até 35%. E tem a chance de escolher a forma de pagamento é você, pode ser:

No cartão de crédito pode dividir em até 10X sem juros, o nosso site é o seu melhor aliado para a realização dos seus sonhos! 

Ilha Incahuasi 

Salar de Uyuni

Uma ilha próxima ao Salar de Uyuni e pode ser vista durante a travessia pelo deserto. Leva-se o nome de ilha, mas é uma elevação de terra composta por vários cactos gigantes e outros tipos de plantas. 

Esses cactos gigantes estão lá há centenas de anos, existem alguns pontos da ilha com fósseis de organismos marinhos, pois já foram cobertos por um antigo lago. 

Os aventureiros vão amar esse passeio pela ilha, podem realizar trilhas e explorar mais da vegetação e conhecer os mirantes e ter uma vista panorâmica deslumbrante. 

Há um centro de visitantes que serve para apresentar mais sobre a geologia da região, flora e fauna da ilha. Não há dúvidas, que conhecer a Ilha de Incahuasi é ter o privilégio de viver momentos especiais e conectados com a natureza.

Cemitério de trens 

Salar de Uyuni

Uma atmosfera mais misteriosa pode ser encontrada próximo a cidade de Uyuni, que tem vagões abandonados e é conhecido como o Cemitério de Trens. 

Há uma coleção locomotiva do século XIX da ferroviária boliviana e expõe a falência da indústria ferroviária na região que aconteceu na era da mineração.

Principalmente para quem se interessa por história e assuntos relacionados a indústria pode ver de perto as antigas máquinas que já estão enferrujadas por causa do tempo. 

Além de ser um local muito visitado no país, rende boas fotos aos seus turistas. O cenário metálico com o árido da região proporciona uma paisagem única e intrigante.

Laguna colorada 

Salar de Uyuni

No sudoeste da Bolívia há uma parte da Reserva Nacional de Fauna Andina Eduardo Avaroa e a Laguna Colorada que tem esse nome por causa das águas avermelhadas que são por causa dos sedimentos e pigmentos das algas presentes. 

Mas, não é só o vermelho vibrante que chama atenção, os seus tons de branco ocasionados pelo borato de sódio nas margens e o verde das algas promovem um verdadeiro show de cores. 

A espécie James dos flamingos migram para região em algumas épocas, por causa das águas rasas com minerais que atraem várias aves, além dos flamingos. 

Como a Laguna está em uma atitude elevada, chegar até a região é uma verdadeira aventura e ter a oportunidade de conhecer as montanhas e vulcões ao seu redor que tem uma paisagem espetacular.

Termas de Polques

Relaxar um pouco da viagem em piscinas termais no frio da Bolívia é perfeito, as Termas de Polques são fontes que estão na parte sudoeste do país na fronteira com o Chile , na mesma reserva que está a Laguna colorada, na famosa Reserva Nacional de Fauna Andina Eduardo Avaroa.

O interessante é que essas águas termais são aquecidas naturalmente e não precisam da intervenção humana para acontecer esse processo. Muitas excursões ocorrem para essa reserva que garante aos seus visitantes um dia incrível e cheio de atividades, dentre elas estão relaxar nas piscinas termais.

O melhor de tudo é estar cercado por uma paisagem impressionante e totalmente natural, viajar para a Bolívia é ter a oportunidade de apreciar toda a beleza da natureza, enquanto está conhecendo lugares marcantes. 

Geiser Sol de la Manana

Salar de Uyuni

Nos arredores da Reserva Nacional de Fauna Andina Eduardo Avaroa, encontra-se um campo geotérmico que tem atividades vulcânicas, assim as fumarolas e as tão conhecidas gêiseres entram em erupção. 

Explorar esse local é ver de perto o vapor de água quente saindo dos vulcões, mas não é somente isso que torna a Geiser Sol de La Manana um lugar deslumbrante, suas montanhas e formações rochosas ao redor promovem uma beleza sem igual.

Deserto de Siloli e Árvore de Pedra

Está em uma parte do altiplano andino e seu ambiente árido com formações geológicas contribuem para receber uma grande quantidade de pessoas que desejam explorar esse lugar, que também tem uma formação rochosa que lembra uma árvore e é chamada de Árvore de Pedra.

O fenômeno aconteceu por causa dos ventos fortes que esculpiram a pedra e deixam 

todos os seus visitantes encantados. É possível chegar à região através de um jipe, vale lembrar que existem inúmeras excursões que são realizadas para o Deserto de Siloli e nos seus arredores.

O que levar na mochila para uma viagem no Salar Uyuni?

Preparar sua mala para uma viagem com os itens adequados facilita para que tudo possa ocorrer tranquilamente. No Salar Uyuni na época de inverno é recomendável ir aos passeios com uma roupa térmica e permeável, sem esquecer dos calçados confortáveis, opte pelos tênis de corrida, já que pode ocorrer algumas trilhas.

É importante levar óculos escuro, protetor solar e uma pequena bolsa para colocar algum lanche e alguns pertences que serão de grande ajuda para o seu passeio, por exemplo:

Dessa forma, você estará mais preparado para viver as aventuras sem nenhuma preocupação e se ficar com fome no meio do deserto ou com sede não vai ficar desesperado. Além disso, se for com uma excursão vai receber algumas dicas antes de partir para o passeio e não ficará desamparado.

É cara uma viagem para Salar de Uyuni?

Toda viagem pode ser cara ou barata, depende das suas escolhas, como transporte, alimentação, hospedagem e tipos de passeio. Para quem não quer gastar muito na viagem, saiba que não é uma missão impossível viajar para Salar de Uyuni e gastar pouco.

Com muita organização e antecedência, pode conseguir os preços mais acessíveis com os melhores benefícios, é preciso se atentar, conversar com pessoas que conhecem o local e reunir todas as dicas para ter a sua viagem do sonho e que cabe no seu bolso. 

Onde se hospedar em Uyuni?

Algumas pessoas que vão conhecer as atrações que estão próximas da cidade de Uyuni, preferem escolher algum dos hotéis da região para facilitar mais sua locomoção para os passeios e também para não precisar enfrentar um trajeto longo.

Quem viaja gosta de ficar em uma hospedagem que ofereça o máximo de conforto possível e tenha bons serviços, ninguém quer ficar em um lugar que não se sinta confortável, para te ajudar nessa escolha, confira alguns dos melhores hotéis da região, são eles:

Se você vai viajar em períodos de alta temporada, realize a sua reserva com antecedência, como é um destino muito turístico, se deixar para última hora é arriscado não conseguir um quarto em um bom  hotel. Por isso, quanto antes resolver essa questão antes de decolar, melhor para você.

Embarque em mais uma aventura!

A Bolívia é um país com muitas paisagens naturais que são absurdamente lindas e que conquistam principalmente o coração de quem gosta de aventuras. Saiba que um lugar propício para isso é a Salar de Uyuni e você pode garantir suas passagens aéreas para esse paraíso boliviano, aqui no Passagens Promo

Temos os melhores preços do mercado e garantimos que sua viagem será em uma das aeronaves de uma das companhias áreas mais comprometidas com a qualidade e a segurança do cliente.

Não deixe para amanhã e já use o nosso buscador de pesquisa para encontrar a sua passagem aérea para mais um destino cheio de desafios e belezas naturais. 

Quantos dias são necessários para conhecer o Salar de Uyuni e as atrações próximas?

No mínimo são 4 dias para que você possa explorar o Salar de Uyuni e realizar as atividades disponíveis no maior deserto de sal do mundo e também para visitar as atrações que estão próximas, sem precisar correr contra o tempo.

Infelizmente, não é todo mundo que tem esse tempo disponível e mesmo assim não está afim de perder grande parte da viagem, por isso, tem como organizar o seu roteiro e diminuir algumas horas que poderiam ser gastas em uma atração. Dessa forma, consegue realizar a sua viagem entre 2 ou 3 dias.

Veja Também: