Samoa Americana: conheça as ilhas e curiosidades dessa região da Polinésia!

Para muitos, a Samoa Americana é o que existe de mais verdadeiro em termos de refúgio tropical, onde os dias se resumem às mais diversas atividades à beira-mar.

Cravado no coração da Polinésia e cercado pelas águas azuis do Pacífico, o arquipélago ainda é um relativo desconhecido entre os principais roteiros internacionais.

Acredite: não é difícil perceber que essa fama discreta é um grande desperdício.

Afinal, a região não perde em nada para outras gigantes do turismo nas proximidades, como o Havaí e a Nova Zelândia, com cenários simplesmente paradisíacos: com ilhas vulcânicas, praias desertas e uma cultura riquíssima e intocada.

Para te ajudar a planejar uma viagem inesquecível, reunimos tudo que você precisa saber sobre o destino polinésio e informações essenciais para o sucesso da sua estadia, veja só!

Compre passagens aéreas com o menor preço neste link!

Samoa Americana: belezas naturais no sul do Pacífico!

Sob a bandeira dos Estados Unidos, a American Samoa é um destino como poucos outros no mundo, onde a influência dos grandes centros urbanos, em geral, passa despercebida.

O território, pouco maior que o da cidade de Aracaju, com 199 km², é formado por cinco ilhas de origem vulcânica, Tutuila, Aunu’u, Tau, Ofu e Olosega, e dois atóis, Rose e Swains, onde a diversidade animal é exuberante e encantadora.

Ali, a cultura típica dos povos polinésios é preservada em rituais milenares, bem como em uma gastronomia rica nos sabores tropicais e dos frutos do mar.

A grande protagonista, porém, é a natureza, com mais de 90% do território ainda inexplorado e impressionantemente bem preservado, guardando densas florestas, águas cristalinas e belezas indescritíveis.

Você só não pode se esquecer de planejar sua viagem com atenção, já que chegar ao arquipélago é um grande desafio e os únicos voos diretos partem da vizinha Ilha Samoa e do Havaí.

De qualquer forma, não precisa se preocupar, pois vamos te contar tudo que você precisa saber para montar o seu roteiro, confira!

O que significa a palavra Samoa?

O que significa a palavra Samoa?
Fonte: Pxhere / CC0

Também conhecido como Ilhas dos Navegantes, o grupo de ilhas Samoa foi batizado com uma palavra polinésia baseada na expressão “moa”, ou “oceano, mar profundo”.

Dessa forma, o nome do arquipélago em tradução direta fica algo como “pessoas do oceano” ou “pessoas do fundo do mar”.

Quem são os samoanos?

Antes de mais nada, é importante compreender que não existe apenas uma Samoa, e sim um aglomerado de ilhas espalhados pelo Oceano Pacífico, em uma região conhecida como Polinésia.

Os samoanos, por sua vez, são seus habitantes, que chegaram à região a partir de outras ilhas polinésias há milênios. Via de regra, por todo esse tempo mantiveram sua cultura muito bem preservada.

Isso só começou a mudar em meados do século XIX, quando os europeus e norte-americanos desembarcaram na área pela primeira vez.

A partir de 1889, Estados Unidos e Alemanha passaram a dividir as ilhas: aos norte-americanos foram reservadas as ilhas ao leste, enquanto os germânicos ficaram com as ilhas a oeste, conhecidas desde então como Samoa Ocidental.

Hoje, os samoanos vivem em situação de democracia plena, com economia forte, educação de ponta e qualidade de vida elevada, sem perder as vistas da rica cultura polinésia em seu dia a dia!

Samoa Americana: onde fica?

O complexo de ilhas de Samoa fica no meio do caminho entre o Havaí e a Nova Zelândia, pertinho de outros destinos incríveis, como Austrália, Fiji, Tonga, Tuvalu, Ilhas Cook e Polinésia Francesa.

A região é cercada por mares conhecidos por sua diversidade animal e botânica, que oferecem cenários perfeitos para mergulho, como o Mar de Coral, o Pacífico Sul e o Mar de Tasman.

Como ir a Samoa Americana?

Como ir a Samoa Americana?
Fonte: Pixabay

O deslocamento até a Samoa Americana é uma aventura por si só: afinal, não existem voos diretos para o arquipélago, com exceção de Samoa e do Havaí.

Por isso, o viajante deve voar do Brasil até Honolulu ou Apia, por exemplo, e embarcar, então, em um voo direto até o Aeroporto Internacional Tafuna ou o Aeroporto Internacional de Pago Pago, no lado americano do arquipélago.

Você também pode viajar a partir da Oceania: os aeroportos de Brisbane e Sydney, na Austrália, e de Auckland, na Nova Zelândia, oferecem voos ocasionais até as ilhas polinésias.

Em outras palavras, a distância de quase 13 mil km do Brasil não será um empecilho para quem deseja conhecer o paradisíaco arquipélago!

Onde fica Samoa no mapa?

Quem procura a Samoa no mapa vai encontrar o arquipélago escondido entre aglomerados de ilhas na região do Pacífico Sul, na Oceania.

As vizinhas são as igualmente tropicais Fiji, Micronésia, Papua Nova Guiné e Tonga!

Samoa Americana: clima

A localização privilegiada do arquipélago pode ser considerada um incentivo a mais para o turismo: como está a apenas 13 graus de distância da Linha do Equador, a região tem clima estável ao longo de todo o ano!

As temperaturas são elevadas, em torno de 26ºC de média, mas isso não significa que você deve ignorar o calendário ao planejar a sua viagem: compreender o regime de chuvas na região pode facilitar a sua escolha de datas.

O período mais seco acontece entre os meses de junho e setembro, enquanto a estação chuvosa ocorre de novembro a abril.

De qualquer forma, tenha em mente que você está viajando um destino tropical, onde as chuvas costumam ser abundantes em qualquer época do ano.

A vantagem é que as precipitações são rápidas, ou seja, o sol logo volta a brilhar para que você possa curtir a praia.

Samoa Americana: passagem aérea em promoção!

Que tal começar a planejar a sua viagem para a Samoa Americana agora mesmo sem comprometer o seu bolso? 

Visite o nosso buscador, Passagens Promo, para garantir suas passagens aéreas mais baratas.

Basta digitar as cidades de origem e destino, incluir as datas da viagem e escolher a oferta mais atraente para o seu bolso.

Você pode até simular outras rotas de viagem, como pela Austrália, Nova Zelândia e Havaí, para identificar a opção mais econômica para o seu percurso.

Lembre-se de ativar o alerta de preços para não perder nenhuma promoção para Samoa ou qualquer outro destino!

passagens-promo
Passagens aéreas saindo de
Passagens aéreas até 30% mais baratas Encontre sua promo ⇾

Samoa Americana: turismo

Algumas informações de ordem prática são simplesmente indispensáveis para quem deseja conhecer a Samoa Americana. Confira!

Qual é a capital da Samoa Americana?

Qual é a capital da Samoa Americana?
Fonte: Iseulaolemoana / Wikimedia Commons / CC BY-SA 4.0

A capital de Samoa é a animada cidade de Pago Pago, localizada na Ilha de Tutuila, onde o viajante poderá desfrutar de inúmeras atividades turísticas, incluindo mergulho, trilhas pelas montanhas e florestas, bons hotéis e restaurantes.

Qual é a população da Samoa Americana?

A população da Samoa, oficialmente considerada um território não-incorporado dos Estados Unidos, é de apenas 55 mil habitantes.

Samoa Americana: idioma?

O idioma mais falado no arquipélago é a língua samoana, mas se você não é fluente no idioma de origem polinésia, não se preocupe. 

O inglês também é uma das línguas oficiais de Samoa.

Qual é a moeda de Samoa Americana?

Lembre-se de que estamos falando de um território que pertence aos Estados Unidos e, por isso, segue os mesmos padrões encontrados no país da América do Norte. 

Isto é, a moeda oficial do arquipélago é o dólar norte-americano!

Quais documentos levar?

O arquipélago é um território não-incorporado dos Estados Unidos, o que representa algumas diferenças importantes na hora de planejar a documentação necessária para conhecer o destino.

O viajante é isento de visto para Samoa Americana, por exemplo, em viagens com duração máxima de 30 dias. 

Para isso, basta apresentar passaporte com validade mínima de seis meses a partir da data de embarque.

Além disso, você deverá apresentar comprovante de hospedagem e passagens aéreas de volta, bem como comprovação de que você dispõe de fundos suficientes para se bancar durante a estadia.

O que fazer em Samoa Americana

O que fazer em Samoa Americana
Fonte: Unsplash

A Samoa Americana concentra tantas atrações em seu pequeno território que você poderia encher um mês inteiro de viagem sem repetir nenhum ponto turístico!

Para te ajudar a selecionar as atrações que não podem ficar de fora do seu roteiro, destacamos os lugares mais imperdíveis do arquipélago. Confira!

Pago Pago

A vibrante Pago Pago é não apenas a capital do arquipélago, mas também um reconhecido santuário de preservação da vida marinha no Pacífico Sul.

A principal atração local é o National Park of American Samoa, cuja boa parte do território está sobre a Ilha de Tutuila, onde fica Pago Pago, e por onde estão distribuídas belas praias.

Não deixe de visitar o Jean P. Haydon Museum para aprender um pouco mais sobre a história e a cultura do destino!

Se você gosta de ir às compras, inclua um passeio pela Pago Plaza e pelo Fagatogo Square Shopping Center em seu roteiro de viagem.

Parque Nacional da Samoa Americana

Parque Nacional da Samoa Americana
Fonte: Eric Guinther / Wikimedia Commons / CC BY-SA 3.0

O Parque Nacional da Samoa Americana é uma atração imperdível em qualquer viagem pelo arquipélago. 

A reserva de vida marinha se estende por partes de três ilhas do arquipélago: Tutuila, Ta’u e Ofu.

Único parque nacional dos Estados Unidos localizado ao sul da Linha do Equador, o local tem a paisagem formada por picos vulcânicos e praias praticamente selvagens, com águas turquesas, areia branca e vegetação abundante.

Ali, será possível conhecer também ruínas da Segunda Guerra Mundial, sítios arqueológicos e uma rica fauna, que reúne centenas de espécies de pássaros, peixes e animais marinhos, como tartarugas, polvos e golfinhos.

A forma mais prática de acesso é a partir da ilha Tutuila, onde fica a capital, Pago Pago.

Tutuila

A melhor infraestrutura do arquipélago está na principal ilha, Tutuila, onde mora a maior parte da população e existe uma boa oferta de serviços urbanos.

A ilha abriga, ainda, um dos melhores portos do Pacífico, localizado em uma baía natural de águas calmas, de onde o arquipélago exporta artesanato e atum, entre outras commodities.

Assim como as ilhas vizinhas, a região se destaca pela exuberância natural, com o horizonte cortado por montanhas, incluindo o Monte Rainmaker e o Pico Matafao, além de belíssimas praias.

Os principais passeios de barco a outros pontos do arquipélago partem de Tutuila, então você deverá passar pela ilha em algum momento durante a sua viagem!

Manu’a Islands

As Ilhas Manu’a são as três mais intocadas do arquipélago: Ofu, Olosega e Tau, onde as praias parecem ser espremidas entre as montanhas e o mar azul, represado por uma barreira de corais que garante águas calmas.

Essas ilhas também fazem parte do território do American Samoa National Park e dispõem de seus próprios pequenos aeroportos, que garantem alguma comodidade aos viajantes que desejam explorar o lado mais selvagem de Samoa.

No entanto, você não encontrará muitas alternativas de hospedagem nas ilhas: a única acomodação da região é o luxuoso Va’oto Lodge.

Fagatogo

Fagatogo
Fonte: Eric Guinther / Wikimedia Commons / CC BY-SA 3.0

Ao escolher onde ficar no arquipélago, você provavelmente vai se ver entre duas alternativas: Pago Pago ou Fagatogo, considerada por muitos a “capital simbólica” de Samoa.

A cidade mantém viva a cultura milenar dos polinésios em seu colorido mercado popular Fagatogo Marketplace e nos arredores do movimentado Pago Pago Harbor, com o Monte Rainmaker a emoldurar a paisagem como pano de fundo.

Visite o Palácio do Governo de Fagatogo para conhecer a opulenta arquitetura local e, de quebra, contemplar a ilha de um ponto de vista privilegiado sobre o porto Pago Pago.

As proximidades da Fagatogo Square, por sua vez, concentram as melhores opções gastronômicas e hospedagens da região, além de muitas lojas para os amantes de boas compras!

Samoa Americana: curiosidades

Embora o arquipélago seja um desconhecido para boa parte dos viajantes brasileiros, é riquíssimo em curiosidades que podem tornar a sua experiência de viagem ainda mais inesquecível.

Poucos lugares do mundo têm uma cultura com mais de 3.000 anos tão preservada: os primeiros habitantes que chegaram a Samoa vieram de outras partes do Sudeste Asiático e deixaram suas marcas nos hábitos e crenças locais.

Como a região ficou relativamente isolada por milênios, houve pouca influência estrangeira na cultura, mas não confunda essa informação com atraso. Pelo contrário, os samoanos são considerados bastante progressistas.

Exemplo disso é que o arquipélago valoriza bastante seus fa’afafine, pessoas sem gênero definido que são inseridos na sociedade sem preconceitos e julgamentos!

Além disso, você provavelmente conhece um célebre meio-samoano: a mãe do astro do cinema Dwayne “The Rock” Johnson é samoana e faz parte da família real do arquipélago!

Que horas são na Samoa Americana?

Uma das maiores confusões que um viajante vai enfrentar durante a sua viagem é em relação ao fuso horário.

A Samoa Americana fica na faixa de fuso GMT-11, 8 horas “atrasada” em relação ao Brasil. Isto é, quando são 15h em Brasília, são 7h em Pago Pago.

O fuso horário, aliás, é motivo de bastante polêmica na região em que fica o arquipélago: as Ilhas Samoa, a apenas 163 km de distância, têm diferença de 24 horas no relógio. 

Ou seja, Samoa é um dos primeiros lugares do mundo a celebrar o Ano Novo, enquanto American Samoa está entre os últimos.

Isso acontece por um acordo feito pela Samoa Ocidental nas últimas décadas para facilitar as transações comerciais com as vizinhas Nova Zelândia e Austrália.

Encontre passagens em promoção para Samoa Americana!

Não deixe para planejar a sua viagem a Samoa Americana na última hora! 

Faça agora mesmo uma visita ao nosso site de buscas, Passagens Promo para garantir suas passagens aéreas pelo menor preço do mercado!

Nossa plataforma te ajuda a identificar a melhor rota e a melhor data para a sua viagem em poucos minutos, e você ainda pode contar com a ajuda do nosso time de especialistas em uma central de atendimento exclusiva em caso de dúvidas.

Ah! E não se esqueça de ligar o alerta de preços para não perder nenhuma promoção para o destino dos seus sonhos! 

Quer conhecer a Samoa Americana com segurança e economia? De Promo você pode!

passagens-promo
Passagens aéreas saindo de
Passagens aéreas até 30% mais baratas Encontre sua promo ⇾
Recomendado para você
Onde fica Bora Bora: prepare sua viagem e veja como ir e o que fazer!

Onde fica Bora Bora: prepare sua viagem e veja como ir e o que fazer!