San Andrés na Colômbia: quando ir e dicas de turismo no arquipélago

Que tal conhecer a ilha de San Andrés, na Colômbia? Além de linda, ela oferece passeios imperdíveis para você ver de perto as cores do mar caribenho.

O destino é repleto de belezas naturais de tirar o fôlego, badalação e, claro, muita diversão. Vem conhecer a ilha de San Andrés e se encantar com este que pode ser o seu próximo destino de viagem.

Não perca as melhores passagens aéreas do Brasil!

San Andrés na Colômbia: como aproveitar a ilha?

Desembarque nesse destino incrível e apaixonante. O arquipélago conta com muitas ilhotas e piscinas naturais que são as principais atrações entre os turistas.

Divida bem o período do dia entre um passeio e outro para não ter pressa em conhecer lugares lindos como o Cayo Cangrejo.

Visite o máximo de lugares possíveis para aproveitar cada cantinho da ilha de San Andrés. Não deixe de conhecer a ilha de Johnny Cay, que é imperdível e merece um dia inteiro da sua viagem só para ela!

Qual a melhor época para ir a San Andrés?

Quando ir a San Andrés
Fonte: Pixabay

Não fique preocupado ao viajar para a região, pois a ilha está fora da rota dos furacões, mas entre agosto e outubro há muitos ventos por lá. Claro que nada que atrapalhe seus dias de diversão.

As chuvas são ocasionais e passageiras e não há dias de muito frio. Em San Andrés, o sol predomina praticamente o ano todo, com temperaturas médias que oscilam entre 28º e 30º C.

Portanto pode viajar tranquilo para esse paraíso que, certamente, os dias serão ensolarados. E se, por acaso, amanhecer nublado, fique tranquilo que ao longo do dia, o calor aumenta e o sol vai brilhar!

No período de férias, entre dezembro e janeiro e julho e agosto, os hotéis estão mais lotados e os preços mais altos.

Fora deles, torna-se bem mais fácil negociar valores e encontrar locais bacanas para hospedagem e alimentação. Defina o perfil da sua viagem e escolha a melhor época para conhecer o arquipélago. 

Como chegar em San Andrés?

Os cruzeiros são raríssimos e ir para a ilha de avião é a melhor maneira de chegar ao destino. 

São três companhias aéreas que fazem voos do Brasil para lá: Avianca, LAN e Copa. Todas fazem conexão no Peru, no Panamá ou em Bogotá.

Na ilha, o Aeroporto Internacional Gustavo Rojas Pinilla é pequeno, mas atende perfeitamente às necessidades dos turistas que desembarcam por lá.

Qual a distância de San Andrés à Cartagena?

Para ir de uma ilha até a outra utilize os voos da Copa Airlines, que saem do aeroporto internacional de San Andrés direto para o Aeroporto Rafael Nunez, em Cartagena das Índias, também na Colômbia.

O tempo estimado de voo é de 1h25m em condições climáticas normais e levando em consideração a distância entre as ilhas, que é de 716.42 km em linha reta.

Qual moeda levar para San Andrés?

San Andrés: qual moeda levar?
Fonte: Pixabay

Essa dúvida ronda a mente dos brasileiros que querem conhecer essa ilha incrível. Saiba de antemão que não compensa levar reais para lá. Você irá perder muito dinheiro na hora da conversão das moedas.

Também não compensa comprar pesos colombianos – que é a moeda oficial do país – aqui, no Brasil. Portanto, opte por levar dólares. Troque-os ainda por aqui e leve a moeda norte-americana.

Quanto de dinheiro levar para San Andrés?

Esse valor irá depender do estilo de viagem que você quer. Se for levado em conta apenas o valor médio de alimentação e passeios por dia vamos ter uma soma aproximada de R$ 230,00 por pessoa.

Lembrando que, geralmente, já se paga as diárias de hospedagem com antecedência no ato da reserva. É preciso considerar a cotação do dólar que oscila muito e ver em quanto ele estará fixado no período da sua viagem.

No caso da alimentação, muito hotéis oferecem café da manhã. Então, calcula-se os preços a pagar pelo almoço e jantar em restaurantes onde as refeições são fartas, servem até duas pessoas, custando, em média, R$ 35,00.

Já o preço dos passeios irá depender de quais serão escolhidos por você, mas listando os principais deles é possível se divertir muito em vários pontos turísticos da ilha.

Lembre-se que lá, em muitos lugares, são cobradas pequenas taxas para entrar. Portanto, já vale incluir essas despesas juntamente com gastos extras como água, sorvetes, aluguel de cadeiras de praias.

Passagens para San Andrés Colômbia

Não adianta economizar durante a viagem se você não conseguir fazer a mesma economia na hora de comprar as passagens aéreas. 

Uma dica é pesquisar com antecedência os preços das passagens aéreas para a Colômbia. Utilize o Passagens Promo para realizar essa pesquisa!

Busque em dias e horários diferentes e evite os fins de semana e feriados, quando os valores podem estar mais altos.

O que fazer San Andrés: 10 atrações turísticas

Prepare um roteiro de passeios com o maior número possível de lugares nessa ilha caribenha. Não deixe de conhecer toda a beleza e tranquilidade da Ilha de Johnny Cay.

Reserve pelo menos um dia para visitar o Cayo El Acuario e suas águas transparentes, e o Cayo Cangrejo para mergulhar junto às espécies de peixes.

Não deixe de dar uma volta pelo La Loman e apreciar o bairro mais antigo da ilha de San Andrés. Conheça de perto a La Piscinita, onde você poderá jogar pão para os peixes.

Passeie pela Caverna de Morgan e conheça um pouco das lendas que cercam a história dessa ilha e viva a experiência de sentir os fortes ventos na fenda natural do Hoyo Soplador.

Está gostando do conteúdo?
Receba as melhores dicas de viagens no seu e-mail!

Fique tranquilo, não enviamos spam!

E-mail cadastrado com sucesso!
A partir de agora, você receberá as melhores
dicas de viagem diretamente no seu e-mail!

Mapa turístico San Andrés

Embora não seja tão ruim se perder nesta ilha maravilhosa, é melhor ter mãos um mapa que orienta a localização dos principais pontos turísticos e das melhores atrações.

Dê uma olhada nesse mapa que preparamos com as 10 atrações turísticas que são destaques entre os viajantes.

1. Ilha de Johnny Cay

Uma ilhota com muitas piscinas naturais, sossego e coqueiros que oferecem sombras prazerosas. É um dos passeios imperdíveis para se fazer em San Andrés e pode separar um dia inteiro para isso.

A praia de Johnny Cay é simplesmente deslumbrante, com águas claras e calmas. É possível conhecer essa ilhota caminhando por ela. Portanto, aproveite para explorar esse lugar e curtir todo o visual que ela oferece.

2. Eco Parque West View

Ecoparque
Fonte: Pixabay

No seu tour pelo arquipélago, os seus passeios em San Andrés deve incluir o Eco Parque West View, repleto de animais como iguanas e bezerros. Há muitas árvores nativas que produzem sombras e paisagens ótimas.

No local são servidas refeições e drinks saborosos e com preços bem acessíveis. Vale a pena almoçar por lá antes de seguir para outros passeios.

3. Cayo El Acuario 

Ele é um dos principais passeios neste pedaço do caribe colombiano! Visitar o Cayo El Acuario é se deparar com um banco de areia imenso, com águas transparentes e calmas que permitem ótimos banhos de mar.

El Acuario não tem tanta estrutura e não oferece locação de cadeiras, por exemplo, e tem poucas opções para compras. Mas é possível passar boa parte do dia por lá contemplando toda a beleza e tranquilidade do lugar.

4. Cayo Bolivar

San Andrés: Cayo Bolívar
Fonte: Pixabay

Essa pequena ilha não pode mais ser visitada por turistas e permanece fechada por tempo indeterminado. Alguns turistas arriscam-se, ilegalmente, a conhecê-la, mas é claro que não incentivamos essa atitude.

Em 2016, o Governo e a Marinha de San Andrés decidiram fechar a Cayo Bolivar para visitação devido à degradação ambiental que o local vinha sofrendo. Ela estava toda degradada e com a vida marinha comprometida.

5. Cayo Cangrejo

Parada obrigatória para os turistas que estão buscando o que fazer em San Andrés e querem encontrar um lugar paradisíaco para relaxar. As águas de Cayo Cangrejo são uma mescla de tons verdes e azuis e totalmente cristalinas.

O único inconveniente é que a entrada nesta pequena ilha é paga e, durante os fins de semana, ela fica bem cheia. 

Para chegar até Cayo Cangrejo é preciso ir de barco ou lancha. No local, o cardápio principal, claro, são os deliciosos caranguejos.

6. Praia de Spratt Bight

Mergulho
Fonte: Pixabay

Também conhecida como Playa Peatonal, ela tem poucas ondas e fica bem no centro de San Andrés com um enorme calçadão ao longo da orla para a prática de caminhada ou corridas.

A Praia de Spratt Bight tem excelente estrutura com vários restaurantes, bares e lojas. Aos fins de semana, ela se torna a praia mais movimentada da ilha e a prática de mergulho é intensa entre os turistas.

7. La Cueva de Morgan

Quem gosta de lendas e histórias irá se encantar com este lugar! A Caverna de Morgan é cercada por contos que são revelados durante o passeio guiado, como aquele que diz sobre tesouros que foram escondidos ali.

A caverna é conhecida como um dos lugares onde o pirata Henry Morgan permaneceu por um longo tempo e teria escondidos várias peças. Além disso, o local mostra muito do artesanato e da história de San Andrés.

8. Bairro La Loma

San Andrés: La Loma
Fonte: Needpix

Ao viajar para San Andrés aproveite para conhecer também os bairros residenciais da ilha e opte pelo La Loma, que é o mais antigo de todos! Ele fica no alto do morro e, lá de cima, pode-se contemplar todo o mar!

As casas pertencem aos moradores antigos da ilha e possuem arquitetura interessante e preservada. Ao redor do bairro La Loma há muitas atrações turísticas, como a Laguna Big Pond.

9. Hoyo Soplador

O Hoyo Soplador atrai visitantes pelo fenômeno natural. Entre as pedras forma-se uma fenda por onde sopra um vento muito forte assim que as ondas quebram logo abaixo desta fenda.

É só você ficar bem perto do Hoyo Soplador e esperar pelas ondas. Suas roupas e cabelos vão voar para o alto, tamanha a força dos ventos. O local rende excelentes fotos e é muito interessante de conhecer.

10. La Piscinita

San Andrés: La Piscinita
Fonte: Adelmo Trujilo, via Wikimedia Commons

Ela não é uma das praias em San Andrés, mas uma maravilhosa piscina natural cercada por pedras e que permite observar vários peixes e jogar pedacinhos de pão para eles.

Para entrar na La Piscinita é preciso pagar uma taxa. No local há bares que alugam máscaras para snorkel e colete salva-vidas. O mar que cerca as pedras é de águas cristalinas e muito calmas.

Outros passeios na ilha de San Andrés na Colômbia

As praias da Colômbia são sempre sucesso garantido nessa ilha caribenha, não é mesmo?  

Além de todas que já mencionamos aqui, conheça também as Praias de San Luis, com todo seu visual espetacular e diferenciais de cores do mar do Caribe.

E se você tem curiosidade em ver de perto as arraias, o destino é um local perfeito para isso.

Na ilha, há um tour conhecido como “Manta Raias”, que é um passeio de barco que te leva para ter contato direto com as arraias e até tirar fotos com elas.

Outro passeio bem legal é dar a volta na ilha de de bicicleta, moto ou de carrinhos adaptados. Durante o trajeto, são feitas várias paradas nos mais diferentes pontos turísticos da ilha. 

Dicas de viagem San Andrés Colômbia

Dicas de viagem para San Andrés
Fonte: Pixabay

Fique tranquilo, porque entrar na Colômbia não é complicado. Por pertencer ao Mercosul, os brasileiros não precisam de visto e nem de passaporte para conhecer a ilha de San Andrés.

Certifique-se apenas de estar imune contra a febre amarela e leve o cartão internacional de vacinação para comprovar.

Muitos comércios e hotéis na ilha aceitam dólares, mas prefira pagar suas despesas com pesos colombianos. Não pague diretamente com dólares as suas compras. 

Opte por trocar a moeda norte-americana pela moeda oficial da Colômbia e aproveite melhor o valor do câmbio.

Saiba que é preciso ter um cartão de turismo da Colômbia para conhecer a região. Esse cartão é vendido pelo preço aproximado de 48.000 COP e você poderá encontrá-lo nas próprias companhias aéreas.

O cartão turismo será exigido pelos fiscais colombianos tanto na entrada quanto na saída da ilha. Por isso, não o perca e cuide para que não fique danificado.

Sugestão de roteiro: que fazer em San Andrés em 3 dias?

Se não for possível ficar uma semana nesta ilha, tente planejar, pelo menos, três dias de estada neste destino caribenho

Nesse período, é possível conhecer lugares incríveis e fazer os principais passeios turísticos da ilha.

Fizemos este roteiro de três dias para ajudar você a curtir sua viagem por essa ilha, na Colômbia. Veja o que pode ser feito em três dias em San Andrés.

Cotação passagens aéreas para San Andrés Colômbia

Preparado para fazer as malas e embarcar rumo a esta linda ilha do Caribe? Para economizar antes mesmo da viagem começar compre passagens aéreas baratas!

Pesquise no Passagens Promo e encontre os menores preços de passagens para a Colômbia! Lembre-se de seguir nossas redes sociais e compartilhar todas as nossas dicas de viagens.

Melhores passagens aéreas para San Andrés!
Passagens aéreas saindo de
Copa GRU São Paulo ADZ San Andres Island 07 Abr 12 Abr R$ 2649 Copa CNF Belo Horizonte ADZ San Andres Island 08 Mar 12 Mar R$ 2779 Copa BSB Brasília ADZ San Andres Island 01 Jan 16 Jan R$ 2831 Copa BSB Brasília ADZ San Andres Island 02 Jan 16 Jan R$ 2912 Copa BSB Brasília ADZ San Andres Island 03 Jan 16 Jan R$ 2912 Copa BSB Brasília ADZ San Andres Island 23 Dez 01 Jan R$ 2983 Ver mais ofertas

Conhecer San Andrés será fantástico, principalmente, economizando na compra das passagens aéreas. Quer viajar barato? De Promo, você pode!

Recomendado para você
Turismo no Panamá: melhor época, principais destinos e dicas

Turismo no Panamá: melhor época, principais destinos e dicas

Ilhas do Caribe: quando ir, informações, dicas e o que conhecer

Ilhas do Caribe: quando ir, informações, dicas e o que conhecer

Punta Cana ou Cancun: infraestrutura, praias paradisíacas e preços

Punta Cana ou Cancun: infraestrutura, praias paradisíacas e preços

Destinos no Caribe: 8 lugares que você precisa conhecer

Destinos no Caribe: 8 lugares que você precisa conhecer