San Gimignano: símbolo da era medieval em meio a Toscana 

Uma cidade que encanta a todos com o seu charme medieval, conhecida por ser Patrimônio Mundial pela UNESCO, sua rica herança se destaca na Toscana e atrai uma variedade de turistas que pretendem fazer uma imersão histórica.

Mas, não para por aí, a cidade tem uma beleza natural gigantesca e sua paisagem pitoresca impressiona aos que buscam um destino na Itália em que a simplicidade e o charme andam juntos. 

Onde fica San Gimignano?

A região da Toscana  surpreende a todos com suas colinas e suas paisagens belíssimas. Não tem como não se encantar, e San Gimignano é uma das suas cidades de maior destaque, pois possui construções medievais. 

San Gimignano é conhecida como a Cidade das Belas Torres, por causa das suas majestosas 14 torres medievais.  A cidade fica aproximadamente a 56 km de Siena e de Floresça  a 40 km, com a curta distância seus turistas têm a oportunidade de explorar as três. 

É uma cidade interessante para conhecer, seu centro histórico é preservado e considerado Patrimônio Mundial da UNESCO. Caminhar pelas suas ruas é se deparar com locais imperdíveis que retratam a beleza medieval.

Como ir do Brasil a San Gimignano? 

Organizar como será a viagem é imprescindível para garantir que tudo ocorra bem e saber o trajeto é uma das etapas importantes. Para conseguir chegar a San Gimignano é preciso pegar um voo para Florença, Roma, Milão ou Bolonha, pois tem os aeroportos mais próximos da comuna medieval. 

O mais recomendado é o Aeroporto de Florença por ser um dos mais próximos. Ao desembarcar tem a opção de pegar um trem de alta velocidade para Poggibonsi e depois seguir viagem de ônibus ou táxi para San Gimignano.

Quem quiser ter mais autonomia e praticidade pode alugar um carro. Faça a contratação meses antes da viagem. Contrate uma empresa de confiança para quando chegar em Floresça o carro já esteja te esperando. 

Sem dúvidas, é uma grande vantagem para quem deseja explorar as cidades vizinhas e apreciar o cenário romântico que a região de Toscana  promove. Também não esqueça de estudar um pouco sobre as leis de trânsito da Itália e solicitar a liberação para dirigir em solo europeu.

Os brasileiros não precisam de visto para viagem a turismo que seja no máximo de 90 dias. Assim, se a sua viagem é dentro desse prazo não precisa solicitar à embaixada o visto. Consegue entrar no país tranquilamente sem antes precisar passar por todo o processo de solicitação que não é uma tarefa muito agradável.

Qual é a melhor época para viajar a San Gimignano? 

Decidir a época da viagem é uma etapa importante para garantir passeios personalizados e que combine com o seu estilo e preferência. Para quem deseja vivenciar um festival é recomendado ir no verão (julho e agosto), que é quando ocorre a famosa Ferie Delle Messi, uma celebração da Idade Média.

Se você prefere uma viagem mais tranquila, não é tão agradável viajar no verão, devido ao fluxo maior de turistas e também as temperaturas quentes.

A primavera (abril a junho) tem temperaturas mais agradáveis e o número de turistas é bem menor. O outono (setembro a outubro) também é bastante recomendado para quem está em busca desses fatores. 

Além disso, os preços das hospedagens e outros serviços ficam mais acessíveis por causa da demanda menor. Sem contar a paisagem que fica deslumbrante, na primavera os campos ficam floridos e no outono o destaque são os vinhedos dourados. 

Para viver um natal diferente, opte por ir no inverno (novembro a março), quando acontecem os famosos mercados de natal que comercializam uma variedade de produtos locais e natalinos. O melhor de tudo são suas temperaturas baixas que são irresistíveis para quem ama o frio. 

Tenha certeza que qualquer uma dessas épocas possibilitam aos seus visitantes conhecer a história local e também viver dias inesquecíveis em suas atrações. Agora basta escolher qual melhor te agrada. 

Faça a cotação da sua passagem aérea para San Gimignano 

O que fazer no Ferie delle Messi? 

No final de junho acontece um dos festivais mais empolgantes da Itália, o Ferie delle Messi que recria a Idade Média com a celebração da colheita de trigo que significa fertilidade e prosperidade. 

Antigamente os camponeses faziam uma comemoração por causa das colheitas e suas vitórias em batalhas contra outros vilarejos. Durante a festa a cidade faz uma verdadeira viagem no tempo, seus moradores se exibem com trajes típicos. 

Assista ao desfile colorido dos grupos locais que realizam diversas competições de atividades que remontam a Idade Média, como arco e flecha, corridas de carruagens e danças tradicionais. Além de promover lutas semelhantes aos confrontos medievais. 

O festival promove a culinária da Toscana, com seus pratos típicos à base de trigo e outros que enfatizam os sabores da região e tudo sendo comemorado com os seus vinhos locais. 

Pontos turísticos de San Gimignano 

O charme atemporal da cidade conquista a todos os apaixonados por história, especialmente a medieval. Fazer uma viagem a San Gimignano é conhecer um dos centros históricos mais visitados da Itália.

Sua beleza histórica promove edifícios que carregam a trajetória da região. Não tem como não viajar a San Gimignano e não se apaixonar.

Torres Medievais 

Torres Medievais 

Não tem como não falar de San Gimignano e não citar suas Torres Medievais que são uma verdadeira atração da Idade Média. Suba para apreciar a beleza dos campos da Toscana, apesar da subida ser um pouco íngreme vale a pena. 

Descubra sua história que remete aos séculos XII e XIV, foram levantadas como símbolo de poder e riqueza das famílias locais. Em muitas delas, você encontra placas e informações que explicam mais sobre a cidade na época medieval.

E na Torre Grossa tem um pequeno museu que traz o contexto da torre e alguns aspectos da cidade. Você irá ficar impressionado com seu charme histórico e sua vista panorâmica das colinas. 

Fique até o fim do dia para assistir o pôr do sol que pode ser visto de um lugar privilegiado. É um dos melhores lugares de San Gimignano para contemplar esse fenômeno natural.

Catedral de Santa Maria Assunta 

Catedral de Santa Maria Assunta 

Você precisa ir à Catedral de Santa Maria Assunta para conhecer um dos locais religiosos mais emblemáticos da Itália. Localizada na Piazza del Duomo, próxima a Torre Grossa, sua arquitetura medieval se destaca.

Embora sua fachada seja simples, os detalhes dos tijolos vermelhos trazem a sensação de época e o interior é uma verdadeiro espetáculo, repleto de obras de arte, como cenas do juízo final e alguns afrescos do antigo testamento. 

No interior também tem a capela principal e a imagem de Nossa Senhora da Misericórdia, uma das figuras mais venerada pelos locais. O que mais vai ganhar seu coração é a serenidade que o local promove. 

Museu Cívico de San Gimignano 

No Palazzo del Popolo, um dos edifícios do governo medieval fica o Museu Cívico na Piazza del Duomo e a poucos quilômetros da Catedral de Santa Maria Assunta.

Faça o tour para explorar a coleção de arte medieval e renascentista dos artistas de Toscana, também tem uma área específica para esculturas e afrescos que faziam parte de igrejas e de outros edifícios históricos. 

Tem uma sala repleta de afrescos de cenas do inferno feita por Dante Alighieri da obra Divina Comédia. Além dessas expressões artistas, o museu tem artefatos arqueológicos de San Gimignano com itens de antigas civilizações que habitaram a comuna.

Para fechar o passeio com chave de ouro contemple a bela paisagem que o museu oferece aos seus visitantes. 

Piazza del Duomo 

Piazza del Duomo 

Faça um passeio na Piazza del Duomo, uma das praças mais conhecidas de San Gimignano. A praça tem uma arquitetura medieval que oferece um charme único. 

Ela abriga a famosa catedral da cidade, o Palazzo del Popolo, Museu Cívico e mais, na praça também ficam as famosas Torres Medievais consideradas cartões-postais.

Você irá amar a atmosfera que a praça garante aos seus visitantes, um lugar ideal para fazer caminhadas relaxantes. Também encontra-se pequenas lojas e cafés ao redor. Aproveite e prove o famoso gelato em San Gimignano. 

Piazza della Cisterna

Faça mais uma parada encantadora em San Gimignano, a Piazza della Cisterna tem um reservatório de água no centro da praça do século XIII. Ao redor tem edifícios medievais, casas e palácios com fachadas de tijolos.

A praça também chama atenção pela tranquilidade e por ser menos movimentada que a Piazza del Duomo. Durante o Ferie delle Messi a praça ganha um toque especial e recebe os locais para a comemoração do festival. 

Além de explorar os monumentos e edifícios históricos que tem na praça, você pode aproveitar dos seus restaurantes que ficam ao redor para apreciar a culinária local e provar os seus vinhos locais. 

San Gimignano 1300

O San Gimignano 1300 não pode ficar de fora do roteiro, ele é um museu dedicado a promover uma imersão na história medieval. Seus espaços recriam como era a cidade no século XIII, especialmente a maquete  detalhada com suas ruas e fortes. 

Há exposições voltadas para a cultura, outras para o comércio e o cotidiano. Você vai compreender o funcionamento das rotas que conectam San Gimignano às outras cidades.

Participe de suas oficinas interativas como a de cerâmica, uma oportunidade ímpar de saber o trabalho que era feito com esse material. O melhor de tudo é que o museu permite aos seus visitantes um tour interativo que ajuda agregar mais valor e mergulhar na história. 

Porta San Giovanni 

Porta San Giovanni 

A Porta San Giovanni é uma das entradas da cidade, foi construída no século XIII, usada como fortificação contra os ataques em que a cidade sofria. Sua arquitetura militar simboliza poder e ao passar pela porta, você irá acessar a Rua San Giovanni.

Caminhe pela rua e conheça suas lojas de artesanatos, faça um tour em suas galerias, experimente algum prato típico nos cafés e restaurantes. 

Muitos turistas gostam de passear por essa rua para sentir como os viajantes e mercadores entravam na cidade. E cada área da rua tem características medievais e encantadoras.

Museu Festa dell’Uva

Em San Gimignano o que não faltam são vinícolas, a cidade tem uma longa história com os vinhos e para honrar essa rica tradição, tem o Museu Festa dell’Uva, dedicado à Festa da Uva.

Com exposições que abordam sobre a viticultura e os impactos que o vinho teve na cultura e economia local. Além disso, tem áreas que exibem artefatos antigos que eram usados na produção de vinhos, como prensas, barris e ferramentas para colheitas.

Por meio de fotos e documentos, você pode ter um vislumbre melhor do passado e das técnicas de vinificação. Também pode participar de uma sessão de degustação com acompanhamentos como queijos e azeites que suavizam com o sabor do vinho 

Sem dúvidas, o museu é um lembrete do festival e também celebra a riqueza da tradição dos vinhos locais na região. 

Condições exclusivas têm no Passagens Promo 

Melhores vinícolas de San Gimignano 

Em San Gimignano você pode apreciar o charme das suas vinícolas e participar de degustações em locais surpreendentes.

Aos apreciadores de vinho é uma chance única viver essa experiência em um das cidades italianas mais tradicionais.

Fattoria San Donato

Fattoria San Donato fica em uma propriedade histórica que tem até uma antiga igreja, um lugar belíssimo e promove cenários autênticos. 

Faça a visita guiada pelos vinhedos e adegas, você irá saber como acontece a produção dos vinhos típicos. Depois pode fazer degustações harmonizadas. 

Tenuta Torciano

A Tenuta Torciano oferece uma experiência completa, além das degustações de vinhos conduzidas pelos melhores sommeliers da região, ela promove também aulas de culinária das famosas massas caseiras. 

Participe de um dos seus almoços ou jantares. Durante todo o cardápio tem uma cartela de vinho específica para cada prato, tanto que tem até vinhos para sobremesas.

Podere La Marronaia

Especialista em vinhos orgânicos e biodinâmicos, a Podere La Marronaia é uma propriedade com uma vinícola e também de azeites artesanais. 

Seus visitantes podem percorrer seus vinhedos e oliveiras, junto com um guia que explica como funcionam as práticas sustentáveis desde o cultivo até a produção.

Você pode finalizar o passeio com um piquenique nos meios dos vinhedos. Um bom momento para ficar na memória.

Veja Também: